por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Quando o Cariricaturas completou um mês

A Socorro que socorre com réstias do tempo. - José do Vale Pinheiro Feitosa
Socorro Moreira tem feito aqui no Cariricaturas uma coisa que parece óbvia, mas não é tão simplesmente realizável. Refiro-me a esta coisa de quem já viveu, conheceu personagens do mundo e por assim ter experimentado tende a achar que todos também sabem o mesmo. Não é bem assim, especialmente em relação às novas gerações.

Ao fazer breves biografias de personagens da cultura, das artes e da política, ela estimula e enriquece a formação das pessoas. Eu sempre vi os MP3 da vida como algo muito positivo para a cultura. Os CDs já haviam demonstrado isso ao trazer do Fundo dos Baus tanta coisa que seriam esquecidas entre colecionadores. Como já havia um grande esforço de digitalização, herdamos um acervo fantástico de músicos e músicas fazendo com que as novas gerações possam realizar outras escolhas. E certamente ainda ouviremos a revisita destas coisas maravilhosas numa outra escala igualmente maravilhosa do curso desta civilização.

Quando vejo uma pessoa de mais idade rejeitando a priori a música atual, com um asco irracional ao novo forró ou ao Funk, por exemplo; sempre me abate um remorso de gritar para alertá-las. O mundo não é tão desprovido de movimento para que nos escudemos na preguiça que não instiga. Do mesmo modo assim desejo gritar quando um jovem não consegue entrar nos meandros do acervo da cultura já agora histórica. Na verdade o mundo nem tem esta separação entre o velho e o novo, nós é que assim procedemos para operacionalizar melhor certos detalhes.

A rigor todos estamos no toque dos segundos entre a escala dos percebidos fatos e dos ainda não percebidos mas já acontecendo. Esta aura de incerteza colore o nosso espírito ao ímpeto à materialidade que ao mesmo tempo que realiza apreende o tempo como nossos.

Gente da minha terra, pegue estas réstias da Socorro Moreira e façam delas um clarão. Um claro de vida.

Finalmente um recado a todos: não durma sem antes dizer o que há para dizer. E o Cariricaturas completa um mês.

por José do Vale Pinheiro Feitosa

Nenhum comentário: