por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 21 de abril de 2014

"Progresso Social": BRASIL x BRICS

BRASIL já ultrapassou com folga a CHINA e a RÚSSIA nos “Indicadores de Progresso Social”, a saber:

1º - Suécia: 64,81 pontos;
2º - Reino Unido: 63,41 pontos;
3º -  Suiça: 63,28 pontos;
4º - Canadá: 62,63 pontos;
5º - Alemanha: 62,47 pontos; ...
18º - Brasil: 52,27 pontos; ...
32º - China: 47,92 pontos;
33º - Rússia: 46,89 pontos; ...
39º - África do Sul: 44,67 pontos;
43º - Índia: 39,51 pontos;
50º - Etiópia: 32,13 pontos.

Estudos internacionais já mostram que o Brasil descolou dos BRICS na redução da desigualdade e no combate à miséria. Segundo o novo “ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL”, criado pela Harvard Business School, o Brasil é o que mais avança socialmente entre as economias dos BRICS. 

Em vez de analisar indicadores econômicos, entre eles o crescimento do PIB, o índice avalia resultados sociais e ambientais, usando fontes de dados do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde. “O progresso social será crucial para a ambiciosa estratégia de desenvolvimento do Brasil”, diz o professor da Harvard Business School, Michael Porter, criador da metodologia. Porter trabalha em colaboração com economistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e importantes organizações internacionais de empreendedorismo social, de administração, filantrópicas e acadêmicas.