por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 7 de agosto de 2015

"ÓDIO" E "INSENSATEZ": PERIGOSA COMBINAÇÃO - José Nilton Mariano Saraiva

Mercê da generosa remuneração oferecida, da possibilidade de traficar influência, da garantia de uma aposentadoria precoce e polpuda e de mais um mundo de facilidades no dia a dia, não há como contestar que - no Brasil – lamentavelmente o ingresso na atividade político-partidária transformou-se numa espécie de rentável e atrativo “investimento”, verdadeiro “meio-de-vida” sem fazer força, assegurador de um futuro risonho e promissor (e tal juízo de valor não exclui nenhuma das atuais legendas, embora, evidentemente, sem contemplar todos os seus integrantes).

Eis a razão do “enxame” de candidatos que, mesmo antes de adentrar a arena política, visa apenas e tão somente “se fazer”, mesmo e apesar do total desconhecimento da nobreza do conceito grego sobre o que venha a ser “política” (com “P” maiúsculo), daí a pouca ou nenhuma importância – ou seria “conveniente ignorância” - sobre ética, interesse público, bem estar coletivo, priorização do social, dedicação a uma causa maior e por aí vai.

Como resultado, temos o surgimento no seio do nosso parlamento federal, de “bancadas” às mais diversificadas e específicas, cada uma puxando com avidez a sardinha para a sua brasa: bancada da bola, dos evangélicos, da bala, dos latifundiários, dos banqueiros, dos empresários e tantas outras (quanto ao povo, que lá os colocaram, que “se exploda”, como diria Chico Anísio).

Como em toda regra há as exceções de praxe, evidentemente que também aqui existem aqueles que objetivam servir ao próximo, conseguir melhorias para o país, priorizar o social e melhorar a vida dos menos favorecidos, conforme nos mostraram na “prática-executiva” Lula da Silva e Dilma Rousseff, ao excluir o Brasil do mapa mundial da fome, ao catapultar da pobreza absoluta milhões e milhões de compatriotas e ao fazer o país crescer e desenvolver-se.

A encimada e simplória reflexão objetiva lançar um olhar sobre o atual e difícil momento pelo qual atravessa a nação, quando, a uma “crise econômica” (e o Brasil não é uma ilha) séria e merecedora de cuidados (mas, perfeitamente superável), as dezenas de “pilantras-políticos” com assento no Congresso Nacional irresponsavelmente e sem qualquer compromisso com a seriedade, resolvem tentar criar, por picuinha, interesses contrariados ou mera pirraça, uma “crise política” que pode ter repercussões inimagináveis ou desaguar no caos absoluto (a última, lembremo-nos, nos custou 21 longos e angustiantes anos, sob o tacão de uma ditadura militar braba).

Fato é que, juridicamente (o único meio legal disponível), o “impeachment” de uma presidenta democraticamente eleita pelo povo é algo anômalo e impraticável, simplesmente por não existir um fato determinado que o justifique (conforme já anunciado por causídicos de escol). Há que prevalecer, pois, a legitimidade do voto popular.

Assim, querer desfraldar tal bandeira (detonar a presidenta) escudando-se na corrupção desenfreada praticada por meia-dúzia de bandidos no âmbito da Petrobras (sem que haja qualquer resquício de participação da mandatária maior da nação) ou até por esta ter adotado métodos de política econômica de uso recorrente pelos seus antecessores (uma espécie de contabilização específica de determinadas transações, de pronto e imediatamente rotuladas pejorativamente de “pedaladas fiscais”) trata-se de algo inaceitável e que cheira ao mais abjeto golpismo.

Principalmente em se sabendo que nas duas casas legislativas federais (Câmara e Senado) não só existem dezenas e dezenas (a maioria) de “picaretas” que foram beneficiados com propinas e doações às mais diversas (inclusive oriundas do esquema Petrobras) assim como pelo fato de que tais denúncias envolvem os respectivos presidentes (Eduardo Cunha e Renan Calheiros), teoricamente metidos até o pescoço em tenebrosas transações.

A constatação a que podemos chegar é que, por não se conformarem de terem sido derrotados nas quatro últimas eleições presidenciais, e por não aceitarem um modo de fazer política resultante na ascensão dos menos favorecidos, os líderes oposicionistas ao atual governo se acham movidos pelo ódio, tomados pela insensatez, incensados pela truculência, possuídos pelo revanchismo, daí o pouco caso demonstrado com os destinos do país (a ordem é mesmo tentar inviabilizar o governo a qualquer custo, tocar fogo no país e solapar as leis, independentemente do que seja a essência de um “regime democrático”).

Agora, o inacreditável nisso tudo é ver o líder da oposição no Senado, Cássio Cunha Lima (que recentemente teve o mandato cassado por abuso do poder econômico e corrupção), o Aécio Neves (que teve o “privilégio” de receber de uma das empreiteiras envolvidas no Lava Jato uma generosa doação), o José Agripino Maia (beneficiário de um milhão de reais em operações do Detran, em Natal, além de outras “mutretas” em estatais federais) e um Fernando Henrique Cardoso (que comprou votos para ser reeleito, usou das mesmas “pedaladas fiscais” e torrou o patrimônio nacional através de privatizações fajutas) posarem agora de “paladinos da  moralidade e da justiça”.


É dose, senhores, é dose.    


NUNCA VIRAM COISAS A GRANEL.

Uma reta asfaltada, motor turbinado, mais de 160 quilômetros e as margens da via são apenas um turvo passar de algo que se admite sejam vegetais. E foram horas nestas retas de correr tempo e reduzir paisagens.

E na margem da estrada tanta vida há.

Ele, um fruto exuberante da raça humana. O cheiro dos sertões, o ímpeto de vergar o impossível, a aceitação do inevitável e o romper cercas que tentam nos reter.  

Ela, o mais suave pé no chão, um rosto de exprimir divindades, cabelos de explodir sensualidade, uma voz suave e protetora como a rendilhar minutos e tecer longos tapetes do amanhecer.

Um cão que caça, olha, parece revelar toda a complexidade dos seres vivos. E quando nada se pensa, ele é certo que acontecimentos não são pontos finais, apenas o ruído articulado pelos suspiros da vida.

E aos trancos e esborrachadas, a 160 quilômetros por hora, os desta classe seguem. Saem de quatro paredes, sem olhar as margens, diretamente para outras quatro paredes. E ali tramarão enriquecer ainda mais.

E como zumbis da pós-modernidade, com seus polegares loucamente digitando, a cabeça dobrada sobre o tronco, eles correm pelas redes sociais sem olhar as margens.

Não têm o gosto dos lábios dela ou dele e nem o olhar adivinhado de um cão. São apenas margem.
Marginais dos novos tempos. 

Nunca ouviram falar na Estrada de Canindé.


Pois é, pra quê? 

palestra PONDÉ - "POR QUE CONTRA UM MUNDO MELHOR?"