por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 27 de março de 2012

Ao Emerson Monteiro - José do Vale Pinheiro Feitosa

Emerson Monteiro tem a natureza de um ser a decifrado. O rosto severo de um sertanejo que não se derrete ao sol e uma disciplina no trabalho acompanhada de compromissos desta mesma origem cultural. Mas o contato revela um ser suave e muito atento ao outro. Tem o espírito voltado para o coletivo, os seus textos revelam isso, suas posturas na vida, sua militância e suas posições de princípios. Nessa fase da vida, não sei bem de quando ou se não foi de sempre, tem se revelado com uma sensibilidade religiosa universal, que junta oriente e ocidente, além de uma história de lutas sociais.

A beleza do aniversário não é a contagem do tempo, é aguçar a beleza de termos gente como ele neste momento em curso. Convenhamos é uma grande companhia nesta estrada.

Salve, Emerson!



Antes que o dia acabe, nosso abraço de parabéns e desejos de felicidades!
Você é tão nosso, tão querido...!
Nos encontramos  no começo do dia.Nas minhas correrias, esqueci que o dia era seu!


Feliz aniversário,amigo!
Particularmente, obrigada por fazer parte da minha vida.

A "amargura" do Chico - José Nilton Mariano Saraiva

Muito já se escreveu e se comentou sobre o falecimento do “gênio” Chico Anísio, o cearense motivo de orgulho pra todos nós, seus conterrâneos; também muito já se falou sobre a sua incrível criatividade e versatilidade, capaz de nos brindar com mais de duzentos tipos, todos absolutamente convincentes e capazes de arrancar riso escancarado do mais sisudo dos mortais. Chico Anísio foi, pois, um iluminado, a quem muito devemos.
Estranhamente, no entanto, ninguém fez qualquer comentário ou se ateve às entrelinhas e detalhes da sua última entrevista para a Rede Globo, quando, já visivelmente debilitado em razão do severo tratamento a que vinha se submetendo, prestou homenagem à atual mulher e teceu comentários sobre temas variados à belíssima repórter Patrícia Poeta, do “cast” global.
Pois bem, lá pras tantas, certamente que já ciente do seu delicado estado de saúde, o “homem” se sobrepôs ao artista, o “ser humano” se impôs ao humorista, o “irreverente” cedeu lugar a um sombrio personagem e, claramente amargurado, aflorou um Chico Anísio a reclamar do desprezo a que havia sido relegado, do sumiço de “espaço” na televisão, da repentina falta de “trabalho” e de como haviam “batido” nele nos últimos tempos.
E, finalizando, para que dúvidas não pairassem e todos tomassem conhecimento, categoricamente afirmou que o responsável pela triste e vexatória situação em que se encontrava estava vivo e, certamente, assistiria àquela entrevista.
Portanto, agora, que a Rede Globo se apressa em “homenageá-lo” reprisando seus melhores momentos (nada mais justo), sobra a indagação: quem, da cúpula global, seria o responsável pela “amargura” do Chico ???