por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Apenas singular - por José do Vale Pinheiro Feitosa


Quando nasci,
Buscava eternizar-me,

Sobrevoar a poeira do tempo,
Desdobrar-me em circunstâncias,

Transpor a finitude,
Expor-me aos experimentos do espaço,

Extrair-me do cotidiano,
Antecipar-me ao futuro,
Sobretudo esgueirar-me ao passado.

E vim entre tais promessas,
Sujeitando-me ao esmeril do tempo,
Teimando em perenidade.

Qual nada me descobri mais.

Nem finito e nem eterno,
Apenas singular.

Colaboração de Eurípedes Reis- recebido por e-mail


É um assunto encantador. Quero compartilhar com você

Como você sabe, eu trabalho nas Casas André Luiz. Temos muitas funcionárias. Uma delas ficou grávida e, ao fazer o pré-natal recebeu a noticia que a criança que está esperando é deficiente.



Ela procurou uma das médicas da Instituição e disse: "Felizmente estou trabalhando nas Casas André Luiz. É como se Deus me estivesse preparando para a missão que eu terei."



A nossa médica mandou-lhe o texto abaixo, que transcrevo:

************************************************************************************************************

Sempre me pedem para eu descrever a experiência que tive de ser mãe de uma criança deficiente – para tentar ajudar aquelas pessoas que vivenciam essa experiência original, para que possam compreender como se sentiriam, conto a seguinte história:



É como esta imagem:

Quando você tem a notícia que está grávida, é como planejar uma fabulosa viagem de férias à Itália . Você compra um guia de viagem e faz planos maravilhosos. O Coliseu, o David de Michelangelo, as gôndolas em Veneza, a região da Toscana, a Capela Sistina. Você aprende algumas palavras e frases acessíveis em italiano. É tudo muito emocionante! Após meses esperando, ansiosamente, o dia da viagem à Itália chega finalmente. Você faz suas malas e vai. Algumas horas depois, o avião aterrissa. O comissário de bordo entra e diz :Bem-vindos à Holanda!



"Holanda ! Você disse Holanda? O que significa bem-vindo à Holanda ? Eu comprei uma passagem para a Itália! Eu só posso imaginar que eu estou na Itália.Toda a minha vida eu sonhei em ir para a Itália!"



“Mas é que houve uma mudança no curso do voo. Chegamos na Holanda e aqui é seu destino".



A coisa mais importante é que não te levaram para um lugar horrível, repugnante, sujo e cheio de doenças.É apenas um lugar diferente.

Assim você deve ir comprar um novo guia de viagem. Você deve aprender palavras e frases de uma língua inteiramente nova . Você vai encontrar-se com novos grupos de pessoas diferentes que você nunca pensou em encontrar. É apenas um lugar distinto.

O progresso é mais lento do que na Itália, a vida é menos ofuscante do que na Itália. Mas depois você olha em torno, trava a respiração e começa a observar que a Holanda tem moinhos de vento, a Holanda tem tulipas, a Holanda tem até mesmo Rembrandt. Mas todo mundo que você conhece está ocupado indo e vindo da Itália e se vangloria sobre o tempo maravilhoso que eles tiveram lá. E para o resto de sua vida, você dirá, "sim é onde eu sonhei ir. O lugar que eu tinha sonhado em ir"

E a dor daquela vontade nunca passa, você sente sempre, porque a perda desse sonho é uma perda muito significativa. Mas se você passar a sua vida inteira lamentando pelo fato de que você não foi à Itália, você nunca estará livre para apreciar as coisas muito especiais e encantadoras da Holanda!!!



(Escrito por Emília Kingsley)



******************************************************************

Algum tempo depois, a funcionária enviou para a nossa médica o convite para o Chá de Bebê. No convite estava desenhado tulipas, moinhos de vento e a frase "Bem-Vindo a Holanda". Achei lindo.

Eirípedes Reis

As "oropa" é bem ali - José Nilton Mariano Saraiva


Já afirmamos aqui, mais de uma vez, que no nosso entendimento a política é, hoje, uma atividade pra lá de rentável, um meio de vida difícil de ser igualado. Aliás, tem muito nêgo que abdicou de exercer a profissão para a qual batalhou 4, 5, 6 anos numa faculdade e com a qual o pai tanto sonhou, pra dedicar-se “full time” à atividade política. Partindo de tal pressuposto não é difícil constatar que o empregão de “político” que se espraia pela família Ferreira Gomes (Ciro, Cid, Ivo, Patrícia e por aí vai) tem como mentor (ou padrinho) o irmão mais velho e chefe do clã, Ciro Gomes (que, paradoxalmente, hoje se acha desempregado, mas porque o povo assim o quis). Todos os familiares, pois, lhe devem obediência e gratidão.

Mas como na política impera a hipocrisia (em estado latente), eis que Ciro Gomes, de passagem por sua aristocrática Sobral, soltou a seguinte pérola (da boca pra fora), em relação às eleições de Fortaleza: “Sou LIDERADO do governador Cid Gomes com muito prazer, mas, se depender de mim, não haverá acordo para apoiar o nome que comanda a educação da cidade, que se encontra em penúltimo lugar no Ceará”.
 
Com ironia e sarcasmo, tratou de transferir alguns das suas “qualidades” (arrogância e prepotência) para a atual inimiga pública número um, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, ao disparar: “O povo de Fortaleza está sendo tratado como bicho. Fortaleza está em uma encruzilhada e nós temos a obrigação moral de buscar uma alternativa. A prefeita, em sua arrogância e a prepotência, se tornando um coronel de saia, parece que quer realmente eleger um poste sem luz” (aqui pra nós, como referido senhor se acha no direito de falar em “moralidade”, se conseguiu do irmão Governador ser nomeado “consultor” do PSB, percebendo uma razoável remuneração mensal ???).

Fato é que, mui provavelmente em obediência ao irmão mais velho, o Cid Gomes (Governador do Estado) teria cruzado o Atlântico rumo a Portugal com a missão de tentar sensibilizar o sempre “ausente” ex-Deputado Federal, Moroni Torgan (ouro espertalhão, que só aparece por aqui em tempo de eleição, e que durante o exercício do mandato nunca fez nada pelo Estado) para se engajar na campanha do PSB (provavelmente como vice de um dos queridinhos dos Ferreira Gomes: Ferrúcio Feitoza ou Camilo Santana).
Afinal, as “oropa” é bem ali.

por socorro moreira



Fora do espaço, afloram alegrias
Sereno da noite, orvalhando a flor
Encontros iluminados,no espelho da casa.

Meninos , o pouco é tanto ...!
Reposição de estoque
Duplicata de emoção
Recibos da devoção.

E os mares ?
Guardando sereias
Alojando a caixa-preta
Ou o báu de Pandora ?

Incertezas sustentam sonhos
Nesta adição de sementes
A regra é a floração.

O inferno é o limbo
A tristeza é a inconsciência
O pranto nos cofres da alma
E a arte nos átimos da noite.

Meninos,
Prendam a calda do porvir
O mel desse pêssego
Está na madrugada
É preciso retê-lo !