por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 24 de agosto de 2015

HOJE HÁ 61 ANOS

No horário desta postagem, há 61 anos, fazia mais de 12 horas que o país vivia uma convulsão. Até a noite do dia anterior - 23 de agosto - o povo estava calado. Era a vez da gritaria na mídia, os discursos e textos de Lacerda, oficiais da Aeronáutica usurpando as instituições do Estado.

A cortina de fumaça golpista era tão densa de denúncias e desgraças que o povo estava sem fôlego. Esperando, que alguma brisa, que fosse, permitisse o livre correr de suas observações e sentimentos.

Getúlio Vargas não previu tudo o que daquele estampido em diante ocorreria. Ele entendeu o sufocamento político e antes de ser um cadáver político, transcendeu a arapuca inimiga e acordou o povo para a realidade.

O povo começou a quebrar todas as fontes da mídia que eram a sede da cortina de fumaça. Eles se acovardaram. Tiraram o Presidente, mas não conquistaram o governo. Tiveram que engolir as vozes do povo e os partidos que os representava.

Há 61 anos aquele corpo voltaria à sua terra natal. E hoje começamos a manhã aqui no Brasil recebendo a dura realidade da crise ampla da economia mundial. Especialmente nos polos dinâmicos que ainda restavam. O polo asiático e da Oceania.  

Mais do que nunca estaremos diante da necessidade de um projeto nacional para suportar os estragos que destes fatos virão. Precisamos pactuar soluções e compreender que é na dinâmica dos direitos sociais e do consumo do brasileiro que parte do problema se resolverá.


E que orientemos nossos espíritos para símbolos de nossa história, abandonemos as ideias de salvadores da pátria, fortaleçamos quadros e lideranças lúcidas, mas sobretudo tomemos vantagem da organização social, de todas as dimensões para que internalizemos o nosso próprio futuro.