O domínio do partido nazista no governo da Alemanha durou 12
anos. Mussolini governou a Itália com o regime fascista por 21 anos. Ambos os
regimes foram derrotados pelas hostilidades externas com guerras entre nações.
Mussolini perdeu o governo com a invasão dos Exércitos
aliados e depois foi fuzilado pelos partisans tentando fugir com a mulher numa
localidade perto de Como. Seu corpo, da mulher e outros membros da hierarquia
fascista ficaram expostos por vários dias em Milão. Hitler teria se suicidaria
num banker militar já com Berlim tomada pelos exércitos soviéticos.
O Estado Novo de Getúlio Vargas durou 8 anos. Foram estas as
ditaduras que nasceram na esteira das crises do liberalismo econômico na
primeira parte do século XX. Na segunda parte as ditaduras tiveram caráter
imperial em função do domínio bipolar do mundo entre os Estados Unidos e a
União Soviética que foram as verdadeiras forças vencedoras da segunda guerra mundial.
Aliás no continente Europeu o grande vencedor foram os russos.
Estes intervalos de ditadura têm tempo para montar uma
estética? Fazer tal pergunta até parece primário, pois é claro que toda
ditadura precisa de símbolos e estes são melhor entendíveis pelos rituais e
pelas artes. E no caso do Nazismo, de tão curta duração, mas tão nefasto a
ponto de se tornar mais evidente do que seu tempo de história de governo, o
centro foi a música.
Mas nenhum governo, mesmo que violento, mesmo que agressivo
é capaz de criar uma estética (ou toda a simbologia) que necessariamente cresce
nos mitos lentos e ardentes do povo. Por isso, além das canções tipicamente
compostas para as instituições nazistas tantas outras foram apanhadas do gosto
popular histórico do povo alemão.
A canção mais marcante da estética nazista é o próprio hino
do partido composta por Horst Hessel, membro ativo da SA e que foi assassinado
por um militante do partido comunista e assim transformado em herói por Goebbels.
Hino do Partido Alemão - Die Fahne Hoch – numa gravação de 1933 (ela também é conhecida por Horst Hessel Lied em homenagem ao compositor.
Outra canção tipicamente nazista é esta Sieg Heil Viktoria
que era a canção da SS.
Outra típica é uma canção militar chamada de Alte Kamaraden
Marsch.
Mas aí temos o que falamos. Canções vindas do século XIX e
mesmo do Século XX que nada tinham com a guerra nem com o partido nazista, mas se
prestavam à exaltação. É o caso do Wester Wald Lied, que foi composta por
Joseph Neushäuser, que se referia a uma cadeia de montanha que fica na região oeste
da Alemanha. O compositor inclusive chegou a ser perseguido pelos nazistas.
Estas canções servem para levantar o papel da música e das
artes na relação humana e em sua organização política e social. Isso é muito
importante pois nem sempre quando ouvimos uma melodia e ela nos remete ao
passado isso seja apenas reflexão da memória entre ela e o momento. Na verdade
ela representa a estética de uma época.
A estética é uma forma de entendermos, também, de onde
viemos e para onde vamos.