A marcha busca chamar a atenção da sociedade e exortá-la para a luta em favor da legalização do aborto.

 A Marcha das Vadias promete realizar, em Barbalha, no próximo domingo (3), manifestação em favor do aborto. A intenção de realizar o ato nesta data é por ocasião do dia do Pau da Bandeira, que abre a Festa de Santo Antônio e quando a cidade recebe em torno de 250 mil visitantes. A Marcha das Vadias busca chamar a atenção da sociedade e exortá-la para a luta em favor da legalização do aborto. Os manifestantes pretendem fazer a manifestação a favor do aborto e contra o machismo justamente pela manhã, na hora da abertura da festa. Durante suas manifestações, as integrantes do movimento costumam usar pouca roupa e maquiagem chamativa.

Em manifestações já realizadas em outras cidades, as integrantes do movimento chegaram a desfilar usando roupas íntimas e até mesmo nuas da cintura para cima, com o corpo coberto por pinturas e palavras de ordem. Religiosos estão se manifestando contra a realização da marcha em Barbalha e já se mobilizam no sentido de pedir a intervenção das autoridades no que diz respeito à proibição deste ato.
Origem da Marcha das Vadias - O movimento surgiu em Toronto, no Canadá, no ano passado, organizado por estudantes da universidade local, a partir da declaração de um policial que afirmou, durante uma palestra, que o fato de as mulheres se vestirem como “vadias” poderia estimular o estupro. Desde então tornou-se um movimento internacional realizado por diversas pessoas em todo o mundo.


Josélio Araújo-Cetama