por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro de 2001


Chapeuzinho verde- por Socorro Moreira


eu perdi o meu chapéu
quando o vento lá da serra
carregou com sua força
e foi parar no Grangeiro


mas chapéu é pra cabeça
que não pode levar sol
se não pensar
ele enfeita
se pensar demais,
explode !

tiro o chapéu pra poesia
pintura e fotografia ...
o músico tira o chapéu
pra cantar loa na feira
caí vintém,
e até cruzeiro
só não acho que é real
o cachê do violeiro.


chapéu- de- couro é bolo
que a minha vó bem fazia
mistura de milho e açúcar
canela , ovo e manteiga
uma pitada de erva doce
a mistura mais perfeita
botava na frigideira
e dividia em pedaços
pras netas bem comportadas
que não falavam besteiras.

vovô usava chapéu
que vinha do Panamá
comprado com muito gosto
Eu ficava com a caixa
pra esconder meus tesouros
tinha até fita encarnada
anel com pedra de vidro
carmim, e frasco de cheiro
espelho , e um 3 x 4
que eu ganhei do namorado
oferecido no verso

"pra que você não me esqueça"!


Tudo passa
até o cheiro
tudo morre em janeiro
ou em qualquer fevereiro
mas renasce a esperança
do novo em caixa grande
e da pequena intenção
brota em todo coração
um sonho pra vida inteira !.


Abro a caixa do passado
e sacudo a esperança
pincelo o seu desbotado
e deixo da cor da folha
o manto do agasalho

vejo estrelas que esperam
olhares que se despregam
pra voltar no fim do ano.

deixo a palavra na pauta
pros versos de mais adiante
E por ser de madrugada
chamo a lua da "calçada"
mas ela não me responde !

voce também , dos repentes ...
vá pra calçada e encomende
uns versos de violeiro !

Amor - perfeito - por Socorro Moreira


lua em harmonia com o sol
realizando desejos
espero que ele volte ...!
pois meu amor quando some
deixa o Cariri vazio
e o mundo fica cinza
em todo instante do dia.


quando se trata de amor
minha rima fica pobre
se encolhe pelos cantos
e deixa o coração gritar
amor calado não canta
fica rindo às gargalhadas
e num gesto embobecido
fica de alma lavada


acredito no amor
mesmo não podendo vê-lo
ele é Deus de muitas caras
tá na cara que é solteiro
ou um ser que já assume
ser bígamo por natureza.


amor crístico
amor búdico
amor ágape
amor bruxo
o amor que sinto
é complexo
mas é simples como um suco
essência de uma fruta
que Deus plantou neste mundo


Amor ,
me chama de novo?
Amor,
eu quero essa troca ...
pra te espalhar nos canteiros
do jardim deste Planeta.


Amor
procura constante
mora em cima das roseiras
símbolizando o perfume
que se espalha pelos ventos
e corre pelas galáxias
procurando quem lhe queira


Amor eterno ET
amor finito ETU
Amor enorme... ITU !


mas deixando a brincadeira
penso no amor- perfeito
uma florzinha encantada




que se aloja em todo canto
e arde em labaredas
incendiando o mundo.


e o mote continua
porque hoje é Domingo
começo a minha semana
chamando o povo que rima
pra falar daquele amor
que aquece a nossa vida
Chamo Carlos, Magali
Brandão, Lidú e Aloísio


Stela, Nico, Ulisses...
e o povo escondido,
que tem uma ruma de amor
pra doar, no dia a dia.

Seresta - Por Socorro Moreira



Noite  quieta e nostálgica.
Minha avó, meu pai, cantavam muito quando estavam tristes , quando perdiam algo - " quem canta seus males espanta". Até pensei em "canto triste " de Edu Lobo. Mas hoje é o dia da seresta.
Quisera que o Crato reunisse sempre , na praça, em qualquer uma delas, um grupo de seresteiros. Essa programação acabou faz tempo. Os bares aboliram a música de seresta. A gente que gosta foi ficando em casa, e o pessoal jovem, na sua maioria, não a suporta.
Vale lembrar alguns dos nossos bons e inesquecíveis seresteiros : Vicente Padeiro, Fernando , Célio Silva, Siebra, Reinaldo Cangalha, Correinha, Audísio Teles, Lira, Zé dos Prazeres, Flaviano Calou,Fernando Calou, Picha, Gilberto Pinheiro, Ana Neri de Joaquim Patrício , Socorro Alencar,Gilberto Milfont, Zé Flávio Teles,Geraldo Maia, Francisco Peixoto, Orlando Peixoto, e tantos outros !
Minha geração ( Jovem- Guarda) , gozou as influências da música de seresta ( graças a Deus !).
Antigamente, se eu passasse num lugar, e um grupo estivesse tocando violão, eu parava, entrava na roda, e só desistia, quando guardavam os instrumentos. E foi bem assim, em todos os lugares por onde morei, andei. Automaticamente, a gente internalizou o repertório. O que alguém tocasse, a gente sabia acompanhar ( com ou sem afinação), aplaudindo entusiasticamente , e extrapolando a emoção.
Meu pai foi um grande seresteiro( Alfredo Moreira Filho- Moreirinha). Conquistou a minha mãe cantando na sua janela, as músicas da época. Foi nesse tempo talvez, que a minha alma escolheu o pai , que ela queria ter. Vida boa : rua, madrugada, violão, canto e paixão. Ora, ora...
Ainda gosto !
Minha rua é bem curtinha. São poucos os moradores. Hoje ela está saudosa , lacrimejosa , e cala o assobio.Não dá pra cantar com um nó na garganta , e uma saudade grande , entalada no peito.
Mas, cantar é preciso !



Memórias: Vicente Celestino, Raul Roulien e a Rádio Nacional - Por Norma Hauer


VICENTE CELESTINO

Foi em Santa Teresa, em uma rua de nome Paraíso, que ele nasceu no dia 12 de setembro de 1894. Foi uma voz mais possante que este país conheceu. eu nome VICENTE CELESTINO. Só não foi um tenor de renome universal porque não quis deixar seu Brasil, para estudar na Itália e lá se dedicar ao canto lírico. Foi para tal convidado pelo tenor Enrico Caruso, quando este aqui se Apresentou em 1916.
Preferiu cantar operetas e música brasleira, em teatros e circos e depois no Rádio, quando este passou um ser o grande Divulgador de nossos cantores.

Suas primeiras gravações mecânicas foram, até 1927. Neste ano, a eletricidade passou a fazer parte das gravações e ele foi obrigado a gravar de costas para que o timbre de sua voz possante não "estourasse" os cristais dos microfones Sensíveis.

Ficou muito marcado por suas letras com composições trágicas, como "Coração Materno", "Fatalidade", "Matei" Rasguei o Teu Retrato "," O Ébrio ".. Até em uma de suas últimas gravações (Vingança) Ele colocou tragédia ". . Devido a "O Ébrio", muitos o consideravam um Ébrio, principalmente por sua interpretação no filme de mesmo nome. Mas ele era abstémio.

Os principais compositores de músicas românticas de seu tempo, como Cândido das Neves ( "Noite Cheia de Estrelas"), Catulo da Paixão Cearense ( "Luar do Sertão"), Mário Rossi ( "Terra Virgem"), Marcelo Tupinambá ( "O Cigano ") Freire Júnior
Santa ")... conheceram VICENTE sendo o sucesso Através de suas gravações,
CELESTINO o cantor que mais gravou Cândido das Neves e Catulo.

No cinema, interpretou dois filmes inspirados em nomes de canções de sua autoria: "O
Ébrio "e" Coração Materno ". Atuou Também em uma Peça Teatral de nome" Coração Materno ".
Faleceu em 23 de agosto de 1968, no camarim do teatro em que se apresentava em
São Paulo, em um show de Caetano Veloso.

No interior do Campo de Santana, aqui no Rio de Janeiro, há um busto dele
Inaugurado em 1970. Passei lá no último fim de semana para deixar-lhe uma "flor de
saudade ", como ele pediu em um de seus últimos LPs.


Raul Roulien

No dia 8 de setembro de 2005, faleceu aqui no Rio de Janeiro o cantor, ator e diretor teatral e cinematográfico Raul Roulien. Hoje, poucos sabem quem foi Raul Roulien e sua importância na fase inicial do cinema brasileiro.

Iniciou sua carreira teatro não, em 1928, formando dupla com Abigail Maia, depoios com quem se casou.
Raul Roulien Participou de cerca de 20 filmes, tanto nacionais, como de Holywood, onde Trabalhou ao lado de Greta Garbo e Fred Astaire em um filme que aqui recebeu o nome de "Voando para o Rio". Foi um grande sucesso na época.

Viveu grande parte de sua vida nos Estados Unidos, mas aqui realizou filmes que marcaram nossa indústria cinematográfica, como "Aves Sem Ninho", "Jangada"; "Maconha, Erva Maldita" e "O Grito da Mocidade", este, de 1937, que mais marcou sua carreira.
Como cantor, gravou, de Hekel Tavares e Joracy Camargo, posteriormente duas composições gravadas por outros cantores, mas que fez grande sucesso em sua voz, como seu primeiro intérprete. Trata-se de "Favela" e "Adeus, Guacira".

Vejamos uma letra de
FAVELA
No carnaval
me lembro tanto da Favela, oi
Onde ela, oi, Morava
Tudo o que eu tinha
Era Uma esteira e uma panela, oi
Mas ela, oi, gostava

Por isso, eu ando
pelas ruas da cidade
Vendo que a felicidade
foi uma vida que passou
E a Favela
que era minha e dela era
Só deixou muita saudade
Porque o resto, ela levou

Me lembro tanto
fazer numa tigela café, oi
ela que, oi, me dava
E de umas reza
por mim que, lá na capela, oi
Ela só, oi, husice

No outro dia
eu fui lá em cima, na Favela, oi
e ela, oi, não estava
Onde casa era
Só achei uma chinela, oi
ela que, oi, usava.

(Repete uma primeira estrofe)

Nossa amiga Thais Matarazzo, de São Paulo, uma jovem de 26 anos que aprecia tudo de belo que foi feito em nossa música popular, mandou-me uma cópia do filme "O Grito da Mocidade e pude" rever Raul Roulien.

RÁDIO NACIONAL-ANO 73

Era 12 de setembro, era o ano de 1936, quando uma canção tradicional já ecoou em nossos céus e uma voz firme abriu uma nova emissora dizendo: "está entrando no ar, neste momento, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro". A canção era "Luar do Sertão" era voz ea de Celso Guimarães.

O que seria o rádio antes? Quantas emissoras, Pioneiras, abriram espaço para que surgisse mais uma? O espaço foi uma visão de futuro de Roquette Pinto, que, nos idos de 1923, Inaugurou a primeira emissora de rádio no Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Roquette, como professor, percebeu uma facilidade da Educação Através de um elemento novo e desconhecido: o rádio. Daí seu lema "pela cultura dos que Vivem em nossa terra, pelo progresso do Brasil".
Seu objetivo foi tomando vulto, vieram outras emissoras oriundas de pequenos núcleos familiares e clubes ou sociedades, sem muito prestígio. Além disso, os aparelhos receptores que possuíam alguns privilegiados, eram feitos de cristais de galena, um derivado de chumbo, receptiva Capacidade que tinha filhos e conseguia captar os Emitidos pelas ainda pouco conhecidas ondas hertezianas.

No final dos anos 20, aqui no Rio, já funcionavam como Educadora e Rádios Clube do Brasil e Mayrink Veiga. Todas seguindo o lema de Roquette, uma vez que só com o fim educativo tinham permissão de funcionar. Não Admitida era propaganda comercial nas emissoras, o que dificultava sua manutenção, por falta de capital.

Foi no início dos 30 que uma empresa holandesa "Philips", já que
investia em aparelhos receptores de rádio, resolveu instalar-se aqui, importar esses aparelhos, ao mesmo tempo em que teve permissão de Criar uma nova estação Radiofônica: um Philips Rádio.

Com esse investimento e com uma permissão, a partir de 1932, da transmissão de anúncios comerciais, como Tomaram emissoras impulso ea Rádio Philips investiu em um programa firme de outro pioneiro: Adhemar Casé.
.
Pois foi exatamente a Rádio Philips, que deu origem à Rádio Nacional. Embora o prefixo da Philips fosse PRC-6, a Nacional nasceu como PRE-8.

Um ano antes da Nacional foi inaugurada a Rádio Tupi, em um galpão em Santo Cristo.
Até o início dos anos 40, a Nacional se Manteve não sendo que mesmo nível das outras emissoras, na época, a de maior prestígio era um Mayrink Veiga, principalmente a partir de 1933, com o ingresso ali de César Ladeira, outro pioneiro.

A Nacional, que passou a funcionar no edificio do jornal "A Noite", foi anexada às Empresas e incorporadas ao Patrimônio Nacional, com o apoio do então Presidente Vargas, deu um salto, transformando-se na maior emissora da América Latina.
Ao mesmo tempo, outras Importadoras entraram na disputa pelo comércio de aparelhos de rádio, atingindo quase todas as classes sociais.

Enquanto isso, a Nacional foi lançando programas que alcançavam o grande público, já então fanático pelo rádio. Eram cantores, rádio-atores, instrumentistas, programadores, animadores de auditório, maestros, locutores ... Francisco Alves, liderava os cantores; Celso Guimarães dos Santos e Ismênia, os rádio-atores, Jacó do Bandolim, os instrumentistas, Paulo Roberto OS Programadores; César de Alencar, os animadores de auditório, Radamés Gnatalli, os maestros impulsionando uma grande orquestra da Nacional; Saint-Clair Lopes, os locutores ...

Pela Rádio Nacional passaram os maiores gênios do rádio, como Paulo Tapajós, Almirante, Mário Lago, Renato Murce, Lamartine Babo, Iara Salles e Herber de Boscoli e seu "Trem da Alegria", Paulo Gracindo, Manoel Barcelos; Brandão Filho ... cantores e cantoras alucinavam Auditórios OS ... Orlando Silva, das Multidões o cantor, Emilinha Borba, Linda Batista, Dalva de Oliveira, Marlene, Caubi Peixoto, Francisco Carlos, Bob Nelson, Jorge Goulart, Nora Nei, Alcides Gerardi, Nuno Roland, Gilberto Milfont ... Não dá para citar todos. Seu elenco "foi o maior da América do Sul, quiçá do mundo.

Teriam as emissoras americanas, inglesas, francesas, um elenco tão grande e tão eclético? Não creio!

Os programas humorísticos, finos, bem feitos, como o "Edifício Balança, Mas Não Cai", "Neguinho e Juraci", "Tancredo e Trancado", que ofereciam os prêmios, como "A Felicidade Bate A Sua Porta", os de auditório , como os de César de Alencar, Paulo Gracindo e Manuel Barcelos, como das Disputas "fãs" de Emilinha e Marlene ...

E as novelas? As novelas do rádio eram mais interessantes que as da TV.
Como os artistas não eram vistos, nossa imaginação idealizava os personagens.

Assim, cada ouvinte tinha o seu "Albertinho Limonta e" sua "Mamãe Dolores (de" O Direito de Nascer "). Mamãe Dolores era representada por uma atriz branca e moça (Iara Salles). E um imaginávamos uma simpática Preta e rochonchuda. Outras novelas marcaram época, como a primeira "Em Busca da Felicidade que" rendeu "um ano;" Renúncia "; Vidas Mal traçadas "....
Transmissões esportivas, com Oduvaldo Cozzi, Jorge Curi traziam "o Maracanã para nossa casa, da mesma forma que" Alma do Sertão "e" Jerônimo "nos" traziam "E o sertão" O Sombra O suspense "..." Quem sabe o mal que se esconde no coração humano? ... O "Sombra sabe", ah, ah, ah ...".

É, não dá para falar um mínimo sobre a extensão ea Importância da Rádio Nacional. O que podemos fazer é dar "asas" lembrança nossa e trazermos à memória "a grandeza do rádio brasileiro ea exuberância da Rádio Nacional.

Por Norma Hauer

Minha turma de Ginásio - 1965



Eu quero de volta os meus livros,
meus amigos;
Os bancos da praça , confortáveis;
O almoço feito por minha mãe,
me esperando ...
As flores do canteiro , quase
em todos os cabelos.
Minha farda - esperando
a goma;
meu primeiro namorado ,
e o som da jovem-guarda.
Quero tudo isso
aqui e agora ...
A Igreja de porta aberta,
a hora do recreio ,
a cabeça cheia de sonhos,
o futuro sem temor
O futuro...
Foi tudo que ficou !
Gente grande ,
a peleja por encontros,
o brincar do faz-de-conta...
- Nada mudou ! ?

( socorro moreira)

Ítalo x Adélia Prado ( para os meus amigos de Várzea Alegre)- por Socorro Moreira


Adélia Prado me foi apresentada por José Ítalo de Andrade Proto, em 1981.Recebi pelos Correios , o presente de um livro de poesias com a dedicatória :
"Adélia não é a tua cara ?
-Insaciável , em termos de vida !"
Li, avidamente.Afinal , Ítalo fôra e continuara sendo o meu maior referencial afetivo de sabedoria, sensibilidade e inteligência.
Descobri na Adélia, a simplicidade que existia em mim ... Pensar poeticamente, enquanto lavava a louça do café, varria a casa, cuidava do jardim, testava uma receita nova, se enfeitava para esperar um namorado.
Em 1987, Ítalo foi convocado pelos céus, e partiu.As pessoas que o amavam tiveram que conviver com a dor da separação, hoje transformada , na mais doce das saudades.
Ítalo amigo , cidadão, camarada, filho , irmão ... "O Mimim" dos afetos mais próximos !
Com esta ponte sutil , permaneci ligada à suavidade do Ítalo , e sabedoria poética da Adélia.
Conheci o Ítalo, em Várzea Alegre, no ano de 1967. Época de férias. Juventude lúdica : dançante e cantante. Mas ele era diferente ... Preocupava-se com as causas sociais. Instigava a nossa consciência crítica. Queria por idealismo , um mundo mais justo, mais fraterno, mais livre.
Nos correspondemos por meses seguidos... Até que nos ligamos a outros destinos , sem jamais perder o fio da meada : boas lembranças !
Uma década depois, em 1977, nos reencontramos em Fortaleza. Ele me olhou e disse :
Socorrinha, você, Odalice e Dayse não ficam velhas ,nem feias...Continuam lindas !
Já adultos, e com responsabilidades , curtimos uma grande amizade. Cantamos Nelson Cavaquinho, Chico, Vinícius ...Voltamos a dançar, e a fazer poesia com o nosso olhar. E, por mais dez anos, nos correspondemos.
Cartinha vai, cartinha vem...Eu de vários recantos...Ítalo , no Rio de Janeiro. Dizia-me sempre : Você devia morar em Londres !
Até que um dia , as cartas tornaram-se telepáticas.
Visitou-me algumas vezes , e ainda me visita, trazido pelo perfume de uma flor ou o som de uma canção de amor. Arrastado pelo vento, ou voando como um passarinho...Pousa nas minhas janelas diurnas e noturnas, e faz com a alma , um afago, um carinho.
"Love is a many splendored thing"...
-A voz de veludo e o verde esmeralda do olhar, que nunca esqueci !

o meu pequeno vinicius

O meu filho sempre vem ao navio
feito um belo pirata e foge
deixando dentro dos canhões
seus chinelos.

É hora de comer o chocolate
que ele esqueceu na geladeira.

Dois dias com o filho
não se pode ensinar-lhe
caçar baleias cinzentas.

Ninguém matará baleia alguma.
Só mostrarei como dormem as mamães.
Barriga pra cima e cauda feliz balançando.

Agora se o pequeno quiser chamar atenção
mergulhando próximo e puxando os cílios
das mamães baleias

estarei por perto
fazendo cócegas

ora na barriguinha da baleia
ora nos pezinhos do meu pirata.

O meu filho é um pirata.

E as baleias mamães dormem
como digo, de barriga pra cima
balançando a cauda feliz.

por socorro moreira


Depois de um dia contido
Eu reflito, sem conflito

Andei nas ruas dos jazidos das famílias...
Desejei melhor trânsito
Melhor sinalização, mais verde...
Mais flores, mais passarinhos

Ressuscitei pessoas queridas
E tentei adivinhar meu futuro lugar

A quem devo convocar por uma melhor estrutura
do cemitério da nossa cidade?

Lá a desigualdade também é evidente...
- Normal!
A gente olha de longe as altas cruzes de alguns...
No plano de base ,outras cruzes, mal identificadas

Noutros planos também existirá esta confusão?
O que é uma boa morte?
O que viajar para um bom lugar?

A vida tem mais pontos de interrogações;
Muitas exclamações;
E um ponto final, comum...
Inescapável!



Prefeitura vai construir maior cemitério púbico da Paraíba; são 23.250 vagas
06/09/2011 | 12h06min

A população de João Pessoa ganhará nos próximos meses o maior cemitério público do Estado da Paraíba que será construído pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) no Conjunto Cidade Verde. O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e corresponde a 23.250 novas vagas para sepultamentos. Agora ele será encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) para estudo de viabilidade ambiental.

Do total de vagas, 11.976 serão em covas verticais/rotativas e outras 11.274 em covas horizontais/permanentes. Ao todo, são 95.581 metros quadrados de equipamento que está totalmente adequado às normas ambientais. O projeto passou por um estudo técnico que mostrou a viabilidade da obra, localizada mais de quatro metros acima do lençol freático, descartando qualquer perigo de contaminação da água e do solo.

Em relação à estrutura, o cemitério irá dispor de uma capela ecumênica, central de velórios, administração, copa, ossários rotativos e permanentes, estacionamento, além de área gramada. “Será o maior e mais moderno cemitério público do Estado e, certamente, vai atender vários bairros da cidade”, ressalta do secretário da Sedurb, Lucius Fabianni. Ele acrescenta que não há problemas de vagas nos cemitérios públicos, mas que o novo empreendimento irá arejar os atuais cemitérios de João Pessoa.

Parque – Uma novidade do cemitério é que ele terá a estrutura de um parque. São 70 mil metros quadrados de área verde entre o interior e o entorno do equipamento com um cinturão de mata de cinco metros que separa a obra das ruas que dão acesso às residências. Isso deixa os moradores próximos mais confortáveis porque não terão visibilidade do interior da estrutura.

Reformas – Assim que for inaugurado, o cemitério do Cidade Verde será administrado pela Sedurb que já é responsável por outros seis cemitérios públicos de João Pessoa (Senhor da Boa Sentença, Santa Catarina, Cristo Redentor, São José, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha) e acompanha a administração de dois particulares (Jardim Mangabeira e Parque das Acácias). Juntos, eles recebem cerca de 350 sepultamentos por mês. Além da manutenção tradicional, a gestão municipal também estuda a reforma destes equipamentos mais antigos.

Ainda as "eólicas" - José Nilton Mariano Saraiva

Se vocês ainda estão lembrados das fotos das imensas “pás” de turbinas eólicas, que aqui postamos dias atrás, agora, em aditamento, estamos anexando a matéria que mostra como funcionam; dá pra perceber que o processo não é tão simplório como tendemos a imaginar e que, no centro de tudo, se acha o poder criativo do homem (lá atrás) aliado à tecnologia (na atualidade).
Os maiores produtores de energia eólica (posição 2009) são: Estados Unidos, Alemanha, Espanha, China, Índia, Itália, França, Reino Unido, Dinamarca e Portugal (o Brasil ocupa atualmente a 24ª posição)
Confiram.

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GIRA-GIRA: Embora existam turbinas com duas pás, as mais potentes contam com três pás, de até 45 metros (o equivalente a um prédio de 15 andares). Na base de cada pá existe um mecanismo que permite gira-las para tirar melhor proveito da direção do vento.

ENTRANDO NOS EIXOS: Entre a hélice e o gerador há dois eixos interligados. O principal é conectado diretamente à hélice e, por isso, gira devagar (entre 20 e 30 rotações por minuto). No encontro deste eixo com o outro, que alimenta o gerador, um conjunto de engrenagens conhecido como “multiplicador” faz com que o segundo eixo atinja entre 1.000 e 1.500 rotações por minuto.

E SE FEZ A LUZ: O que diferencia uma turbina eólica de um moinho é justamente o gerador, que aproveita a rotação mecânica do eixo (que, em um moinho, move o triturador de grãos) para gerar energia elétrica. Isso acontece porque dentro do gerador há uma bobina metálica (de cobre, em geral) em contato com um imã, que, por indução, produz eletricidade.

SOB CONTROLE: Cada turbina tem um computador – chamado de controlador – que a ajusta de acordo com a velocidade e a direção do vento. Por meio dele dá para mudar a posição das pás e inclusive da turbina toda. É ele que liga o gerador quando o vento atinge a velocidade mínima (pouco mais de 10 km/hora) e também aciona o freio quando os ventos estão fortes demais (acima de 95 km/hora).

EM BUSCA DO VENTO: O ideal é que o vento chegue à turbina em posição perpendicular à torre. Por isso, toda turbina conta com um “sensor de direção” do vento, conectado ao controlador. Quando o vento começa a bater de lado, a turbina inteira gira para pega-lo de frente.

QUARTEL GENERAL: As centrais eólicas têm uma “central de transmissão” onde se encontram os fios que saem de cada uma das turbinas. Daí a energia parte direto para a rede elétrica. O número de turbinas que compõe uma central eólica varia muito: em Altament Pass, nos Estados Unidos, existem mais de 4.000 turbinas, enquanto em Fernando de Noronha uma única turbina distribui energia para a ilha toda.

Fonte: Sites da Internet



A despedida  é uma festa silenciosa e triste de lembranças felizes.
Uma constelação de amigos  disse adeus  à grande figura humana de Maurílio Peixoto.
A esperança da ressurreição é um alento...!

Lançado na Saraiva, Portal Cariri Cangaço



Manoel Severo ao lado do Documentarista Aderbal Nogueira e do Produtor Aldo Anísio



Aconteceu no meio desta semana, no Espaço Raquel de Queiroz, da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Fortaleza, o lançamento em alto estilo do novo Portal Cariri Cangaço; uma iniciativa do curador Manoel Severo e que tem a coordenação do Jornalista Heldemar Garcia, um dos responsáveis pela a Comunicação Institucional do Cariri Cangaço.

Na oportunidade foi mostrado aos participantes e convidados o novo formato do Portal Cariri Cangaço, que está em fase experimental, devendo entrar "no ar" totalmente, logo após o evento deste ano, quando "teremos todas as condições de atualizá-lo e deixá-lo atraente para a grande família Cariri Cangaço" acentua o Jornalista Heldemar Garcia.

Para Manoel Severo a iniciativa se une a outras que também já estão sendo pensadas, inclusive já se adiantando nos preparativos de muitas novidades. Manoel Severo ressalta "o poder das mídias digitais no mundo contemporâneo, nos provoca a está sempre inovando, e nós que tínhamos um espaço privilegiado, apesar de muito segmentado; com mais de mil visitas por dia; que é o blog do cariricangaco.com, agora trouxemos mais essa ferramenta que sem dúvidas será também uma grata surpresa. Vídeos, Galerias de Fotografias, Podcasts, Interação total e irrestrita, enfim; é o Cariri Cangaço entrando de vez no mundo digital"


Jornalista Heldemar Garcia e Produtor Aldo Anísio




O Cariri Cangaço entra de vez no mundo Digital com o www.cariricangaco.com , agora com seu mais novo parceiro, o www.cariricangaco.net e ainda com suas páginas nas Redes Sociais, através do Facebook : Cariri Cangaço, Twiteer e dentro da Programação Cariri Cangaço 2011, o lançamento da TV Digital do Cariri Cangaço, uma iniciativa de Cariri Cangaço com a parceria de Dihelson Mendonça.

Para saber de todas as novidades e acompanhar toda a programação, visite nossas páginas na internet.

Cariri Cangaço 2011

20 a 25 de setembro de 2011

Região Metropolitana do Cariri

Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras


Jornalista Heldemar Garcia - Fortaleza

Nota!

Logo mais, às 8h ,  será celebrada missa de corpo presente, na capela do Cemitério do Crato, em sufrágio da alma de Maurílio Peixoto, nosso irmão do coração.
Que Deus o receba , em sua bela e eterna morada.


Amo a tua solidão
Vazio que acontece,
em átimos,
da tua preguiça poética.
No mais
tudo é verso
alma vulcânica
serenada pela poesia
lava pródiga
que jorra, e nos encaminha !

(socorro moreira)

Por Socorro Moreira

Conta - por Socorro Moreira



No faz de conta da vida
eu faço a conta do mês
sobra um bocado de prosa
e uns trocados de rima
pra feira do outro mês.

Na conta dos meus amores
o vermelho é bem pintado
mas no azul dos meus sonhos
meu amor é desenhado
Ficam na ponta das nuvens
as contas do meu rosário.

E no ajustar destas contas
o dito é bem delegável
Mas se promessa é dívida
Tô me sentindo afogada
Amasso o papel da conta,
ou faço um barco na praia,
pra minha prosa remar ?

Conta do verbo contar
Conta do verbo narrar
Conta que aprendi a somar
conta que aprendi a gastar
Mas duvido que uma conta
eu não consiga pagar !

As contas do outro mundo
eu fecho os olhos, e penso
Se Deus é tão complacente
já descontou dividendos
e quando o dia chegar
meu juízo é quem dirá
se o pagamento no céu
é uma conta perdoada
E se arrependimento matar
eu vou continuar bem viva
pra pecar mais um bocado !

socorro moreira



Alegria do pecado às vezes toma conta de mim
E é tão bom não ser divina
Me cobrir de humanidade me fascina
E me aproxima do céu


Moska e Zélia Duncan

Almery Cordeiro Lima






Mar imenso

Mar profundo

Mar triste e verde


Verde = esperança

Esperança quer dizer : Espera

Espera = vida

Vida = existência


Existência termina com a morte

Morte =Paz

Paz= quietude
quietude = silêncio, escuro ...

Depois ...Tudo é mistério.
(Almery Cordeiro Lima) .

Filha de Rosália Lima Cordeiro e Vicente Cordeiro de Souza , viveu quase setenta anos entre nós. Depois de aposentada pelo Centro de Humanidades da UFP retornou ao Crato , onde permaneceu por mais de duas décadas.

Há dois anos atrás , despediu-se da minha vida, da nossa rua, do Crato, dos familiares e amigos. Fechou o ciclo. Outro , terá seu início ...!

Saudades imensas, querida !

Doenças de Cearense - por José do Vale Pinheiro Feitosa



Outro dia recebi e-mail com a nomenclatura de doenças no falar cearense. Na verdade no falar nordestino. Fora algumas escritas ao som da voz como “dordói” ao invés de “dor-d´olhos”, fiquei surpreso com a quantidade de palavras dicionarizadas pelo Houaiss. E o mais interessante como era de se esperar a grande maioria não se tratava de regionalismo. São palavras arcaicas, de séculos passados que ainda hoje perduram na linguagem oral.

Evidente que muitas palavras são de uso popular e não se adéquam ao linguajar médico, com, por exemplo: “espinhela caída. Mas mesmo assim dão conta da topografia da doença como “dor nos quartos” e “pé desmentido.” Mas vamos a alguns exemplos da lista que recebi.

FARNIZIM é o mesmo que farnesim - frenesi; PASSAMENTO (mesmo que morte); CAXINGAR é o Coxear; COBREIRO DE PÉ se trata de cobrelo, cobra pequena, o formato da erupção na pele; CURUBA dicionarizada e origina-se do tupi. A palavra TERSOL é uma grafia trocada de uma palavra que existe com este nome mas que significa “toalha pequena que o sacerdote usa na missa para enxugar as mãos”. Na verdade houve uma troca de grafia da palavra TERÇOL que é efetivamente um termo da oftalmologia. Para a palavra PILÔRA existe o termo pilora no dicionário como sinônimo de cachaça e talvez isso guarde sentido com o termo nordestino de tontura ou desmaio. A palavra ESTALICIDO é o mesmo que estalicídio “coriza nasal” que é uma variação de estilicídio de origem latina; o interessante é que existe a palavra “estalecido” que significa aquele que sofre de tuberculose ou asma. ALÔJO dicionarizada como alojo que é um regionalismo mineiro para vômito e vem de alojar; ÍNGUA originária do latim com o significado de virilha, Já DENTIQUÊRO é uma palavra não dicionarizada, significaria dente do siso – aliás o erro na internet sobre a grafia de siso é enorme (cizo, ciso) é que a palavra origina-se do latim com o significado de senso ou da maturidade do juízo.

A cultura ibérica está profundamente associada a estes vocábulos populares. Por exemplo REIMOSO é dicionarizado e não é regionalismo, origina-se de reima que já é a mesma coisa que reuma – catarro ou o líquido escuro que escorre das talhas da azeitona; ZOVIDO ESTOURADO (a graça é a escrita. Aliás a famosa brincadeira zói, zunha, zôvido, zapragata, deve se originar da ligação do plural necessário nestas palavras “os olhos”, “as unhas”. BERRUGA é um regionalismo da palavra verruga). DIFRUÇO é o mesmo que defluxo de origem latina “escoamento, escorrimento. GÔTO INFLAMADO (goto é dicionarizada como uso informal é o mesmo que glote. PÁ QUEBRADA ou apá que é são as carnes mais larga e carnuda da perna dianteira do gado, é carne de segunda).JUÍZO INCRIZIADO (poderia ser de encruzilhado, encruzado?). DESENCHAVIDO (dicionarizado como desenxavido que é o mesmo de desenxabido significando coisa sem sabor, sem interesse; monótono etc. origina-se do latim insípido. PIRA dicionarizado como O mesmo que escabiose, originada do tupi). INTANGUIDA (de entaguir, ficar hirto de frio.; SAPIRANGA NOS ÓI (sapiranga é dicionarizado como regionalismo, se origina do tupi esapi´ranga, em que esa é olho e piranga vermelho. INQUIZILA (mesmo que enquizilar ou quizília que pode ser entendido por amofinação). ESQUENTAMENTO (é um tabuísmo para gonorréia). DOR NO MUCUMBÚ (dicionarizado sem assento, é mesmo que cóccix, origem indígena. ENTOJO (dicionarizado de antojar, enjôo); TIRISSA (talvez de inteiriço que não sofre interrupção); LUNDU (no sentido de saúde, amuado, mau humor é dicionarizado); ALGUEIRO (dicionarizada como argueiro); ESTOPOR (dicionarizado como estupor); GÔGO (dicionarizado sem acento como significado de gosma da galinha ou singamose); CALOMBO (dicionarizado e de origem banto).
 por José do Vale Pinheiro Feitosa