por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O "FOTÓGRAFO" - José Nílton Mariano Saraiva

Ciro Sabóia Gomes, o problemático filho de Ciro Ferreira Gomes e Patrícia Sabóia, continua aprontando. Recorrentemente envolto em confusões (mormente aos finais de semana), dessa vez o bafafá se deu na comunidade conhecida como Baixa Pau, no Poço da Draga, favela localizada de frente pro mar, ao final da Praça de Iracema, aqui em Fortaleza. Foi atingido por um tiro de revólver, sem maiores consequências.

Diligentes, e antes que a mídia tupiniquim tomasse conhecimento, vapt-vupt os zelosos e cuidadosos pais trataram de emitir um comunicado conjunto à sociedade, dando sua “versão particular” sobre o caso, vazado nos seguintes termos:

"Em atenção à opinião pública, informo que um dos meus filhos sofreu tentativa de assalto próximo à Praia de Iracema, em Fortaleza, por volta das 21h deste sábado. Ele foi ferido com um tiro mas, graças a Deus, sem maior gravidade e não corre risco de morte. Nossa família agradece a todas as manifestações de solidariedade que estamos recebendo".

Como esqueceram de explicar o que fazia nas proximidades de uma favela perigosíssima, em plena noite de sábado, um jovem que tem acesso aos mais sofisticados “points” da vida social da cidade, a tendência é que algum morador da comunidade finde “pagando o pato” e a verdade jamais será esclarecida, daí o comunicado à opinião pública perder substância (faltou a parte mais relevante).

No entanto, pra “refrescar a memória” dos que sofrem de “amnésia” ou já ingressaram nas agruras provocadas pelo “alzheimer”, é bom atentar para a notícia divulgada por um segmento da mídia da capital cearense, três anos atrás, a saber (ipsis litteris):

(abre aspas) 24/11/2012 15h12 - Atualizado em 24/11/2012 20h47

Filho de ex-ministro Ciro Gomes é detido por porte de droga no Ceará. Droga foi achada no carro de Ciro Saboya após acidente de transito. Segundo a AMC, Ciro avançou o sinal vermelho e colidiu com outro carro.

O filho do ex-ministro Ciro Gomes, Ciro Sabóia Gomes, de 27 anos, foi detido na manhã deste sábado (24) por porte de droga, após se envolver em acidente de trânsito que deixou uma pessoa ferida. Segundo a polícia, após o acidente foi descoberta uma pequena quantidade de maconha no veículo de Ciro Saboya Ferreira Gomes. O G1 tentou entrar em contato com o advogado de Ciro Saboya, mas não obteve retorno. O motorista não quis falar com a imprensa.

O acidente, de acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), ocorreu por volta de 6h15, no cruzamento entre as Ruas Costa Barros e Idelfonso Albano. Segundo testemunhas relataram aos agentes da AMC no local, o carro Honda Fit conduzido por Ciro Saboya avançou o sinal e colidiu com o Volkswagen Fox. Segundo agente da AMC, Leonardo Duarte, ele se recusou a fazer o teste do bafômetro.
O filho do ex-ministro foi conduzido para o 2º Distrito Policial, onde prestou depoimento. Cirinho, como é conhecido o filho mais velho de Ciro Gomes, foi levado para realização de exames em um carro do Instituto Médico Legal e depois retornou para a delegacia para continuar o depoimento, sendo liberado em seguida. De acordo com a Polícia Civil, ele foi liberado por ter cometido crime de menor potencial ofensivo.
Duas pessoas estavam no outro carro envolvido na colisão, uma teve ferimentos leves e passa bem. Ainda de acordo com agentes de trânsito, a documentação do veículo de Ciro Saboya estava atrasada e o veículo foi retido. (fecha aspas).

Convém lembrar, a propósito, que naquela oportunidade e por influência do tio-governador (Cid Gomes) o distinto sequer foi autuado e a imprensa fez um silêncio sepulcral sobre a ocorrência (apesar de dirigir bêbado, recusar-se a fazer o teste do bafômetro, circular com a documentação do veículo atrasada, ter sido encontrada maconha no carro e ter causado ferimento em pessoas outras, o crime foi considerado pelas autoridades... “de menor potencial ofensivo”, daí ter sido liberado).

Alfim, antes que alguém questione sobre, segundo consta a profissão do referido senhor é “fotógrafo” (portanto, se você possui ou mesmo conhece alguma fotografia do dito-cujo, considere-se um privilegiado).