por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 9 de março de 2014

Postagem antiga, mas... atual - José Nilton Mariano Saraiva

UMA “ODISSÉIA NO ESPAÇO” – José Nilton Mariano Saraiva.

Nos confins do universo, navegando a uma velocidade supersônica na imensidão infinita do cosmos, no interior daquele insignificante artefato construído pela raça humana desenrolava-se um drama inimaginável: é que, através do recurso conhecido como leitura labial, “HAL” houvera descoberto que os até então fiéis companheiros de viagem tencionavam eliminá-lo da missão, silenciá-lo de vez, descartá-lo como um dos responsáveis pelo sucesso da empreitada, seguindo viagem sozinhos. A partir daí, então, depois de infrutíferas tentativas, ciente de que não poderia dissuadi-los a desistir de uma viagem que considerava inviável, “HAL” arquitetou e pôs em prática, paulatinamente, seu fulminante contra-ataque, que culminou por levar o homem (um único sobrevivente) a romper sua dimensão temporal, transportando-o a uma outra galáxia, uma outra dimensão, onde ele, homem, morre e, paradoxalmente, renasce para a vida, começando tudo de novo, só que longe do seu habitat natural.

Sem qualquer pretensão literária, este é um resumo enxuto de uma das maiores obras de ficção científica já produzidas pelo homem, o filme “2001-Uma Odisséia no Espaço”, narrativa premonitória das dificuldades que, no futuro, o homem (tripulantes de aviões ou uma nave espacial) teriam que enfrentar quando tivessem que “bater de frente” com sua própria criação: a máquina inteligente, o computador “HAL”. Enfim, o célebre conflito criador X criatura.

Produzido numa época em que ainda não existiam os famosos “efeitos especiais”, onde o aparato e instrumental tecnológico era uma brincadeira de criança em comparação ao existente nos dias atuais, onde a limitação orçamentária era uma realidade, e sem contar em seu “cast” com nenhum ator famoso capaz de chamar bilheteria, “2001-Uma Odisséia no Espaço” nos mostrava, lá atrás, no hoje distante 1968, a tenebrosa perspectiva de que um dia a “criatura” enfim se rebelasse contra o “criador”, quer que por mero “ciúme” ou, então, pela não aceitação de manter-se “subjugado” a uma “mente inferior”.

A reflexão acima vem a propósito da recente tragédia aérea com a portentosa máquina voadora Airbus, da Air France, dotada com o que há de mais moderno em termos tecnológicos, e em duplicidade (numa tentativa de prevenir qualquer surpresa desagradável), mas que, desaparecida misteriosamente de uma hora para outra, quando empreendia a corriqueira travessia (considerando-se os padrões atuais), do Oceano Atlântico, na ligação entre o continente sul-americano e a Europa.

Estupefatos com a ocorrência e a real perspectiva só agora confirmada da morte dos seus 228 ocupantes, especialistas do mundo inteiro se debruçaram sobre pranchetas, mapas e a vasta literatura pertinente e se puseram, num primeiro momento, a aventar as mais diversas versões na tentativa de justificar a tragédia: turbulência pesada no interior de uma nuvem “cumulus nimbus, de extensão e resistência invulgares, trazendo por conseqüência descargas elétricas assustadoras, ventos com velocidade inimagináveis e capazes de desestabilizar a máquina, congelamento de sensores vitais da aeronave e por aí vai. 

Refeitos do impacto, descobriu-se que a própria máquina, teoricamente preparada para “agüentar o tranco”, sem que houvesse qualquer interferência humana houvera emitido mensagens diversas ao centro de controle, dando conta da ocorrência de uma possível “pane” em um dos seus três principais computadores centrais, gerando conflito de dados e informações e fazendo com que o sistema elétrico entrasse em absoluto processo de falência, comprometendo a navegação automática; como os painéis de orientação simplesmente “pifaram (ou se apagaram), o comando manual tornou-se impraticável, já que sem saberem da velocidade, altura, temperatura externa e outras varáveis absolutamente necessárias, piloto e co-piloto se viram diante da tétrica e assustadora realidade de um vôo absolutamente cego, na escuridão da noite cósmica e tendo abaixo a imensidão do Oceano Atlântico. Algo simplesmente apavorante, de arrepiar.

Agora, ante a perspectiva real de a aeronave ter se desintegrado (por “EXCESSO” de velocidade, que comprometeria sua estrutura) ou simplesmente ter despencado lá de cima de encontro ao oceano (por “INSUFICIÊNCIA” de velocidade, que a desestabilizaria em termos de sustentação), o fato é que talvez nunca venhamos a saber realmente o que aconteceu naqueles momentos aterrorizantes vivenciados por nossos irmãos de mais de trinta nacionalidades, já que as famosas “caixas pretas” (de aproximadamente 50 centímetros de comprimento) dificilmente serão localizadas no fundo do mar.

As perguntas que se impõem são: se, lá atrás (1968), já se ventilava, embora por mera ficção, a perspectiva de falha ou “rebeldia” do computador e, agora, existe a quase certeza que a ficção tornou-se uma dolorida e cruel realidade (um dos computadores “discordou” dos demais e forneceu dados que “baratinaram” todo o sistema de navegação), será que viajar de avião ainda é mesmo o meio mais seguro ???

Quantos “vôos cegos” são realizados, diuturnamente, sem que saibamos se as empresas proprietárias guardam algum sigilo sobre uma possível iminente catástrofe, em razão do componente econômico, como se está a duvidar que a Air France disponha de tais (informações) e jamais as divulgará por mera conveniência mercadológica ???

Post Scriptum

Postagem de meses atrás. Fato é que comprovado restou, depois de surpreendentemente encontrarem a “caixa-preta” no fundo do mar, que o congelamento de um simplório “sensor” externo impossibilitou a tripulação de informações básicas; mesmo assim, houve erro dos tripulantes ao “subirem”, ao invés de “descerem”, na tentativa de se livrar da tormenta.

"777" - José Nilton Mariano Saraiva

O “777-200” não é um aviãozinho qualquer. Com capacidade para 400 passageiros e pesando milhares de toneladas, atinge a estupenda velocidade de 950 km horários e é dotado do que há de mais moderno e revolucionário em termos tecnológicos. Difícil imaginar, pois, que uma máquina tão portentosa desapareça assim, sem mais nem menos, no trajeto “Malásia-China”, com 239 pessoas a bordo.

E, no entanto, a infausta notícia oriunda da Ásia é de que essa maravilha tecnológica, depois de apenas duas horas de vôo e, evidentemente, já em velocidade de cruzeiro, simplesmente haja desaparecido dos radares e, provavelmente, despencado lá de cima e mergulhado nas profundezas do Oceano.

O que teria acontecido: falha humana, defeito técnico ou atentado terrorista ??? Afinal, essas são as únicas opções de um acidente aéreo e, somente se encontrarem a “caixa-preta” da aeronave no fundo do Oceano se terá ciência do ocorrido (lembremo-nos do acidente do voo Rio-Paris, meses atrás, quando conseguiram resgatar a “caixa-preta” do fundo do mar, possibilitando a constatação de que, além da falha técnica, houve erro grotesco do piloto e co-piloto ao levarem o avião para o centro de uma tormenta meteorológica de proporções alarmantes).   
  
Fato é que, embora o transporte aéreo ainda se nos apresente como o que oferece mais segurança, comodidade e rapidez, quando uma tragédia de tamanha proporção acontece, ceifando a vida de tanta gente, é que entendemos da nossa insignificância.

Pessoalmente, já passamos por uma experiência um tanto quanto desagradável e traumática, no tocante a viagens aéreas, quando o avião que faz a rota Fortaleza-Juazeiro, depois de tocar o solo, “arremeteu” de forma abrupta e violenta. E, durante aproximadamente cinco minutos, depois de um silêncio sepulcral, onde só se ouvia o chororô de alguns e as preces de outros, finalmente o pouso se fez. Na saída, como ninguém se manifestou, indagamos dos “simpáticos” componentes da tripulação, postados à porta, o que houvera ocorrido. A resposta: “uma lufada de vento muito forte, daí o comandante preferir arremeter”. Como não “deglutimos” aquele argumento, dia seguinte ligamos para o “0800” da empresa Avianca e, para nossa surpresa, a desculpa foi a mesma.


Agora, aqui pra nós: vento no interior do Ceará, em dia de sol brabo, sem nuvens,  capaz de desestabilizar uma aeronave pesando toneladas ??? Claro que o comandante jamais colocaria em seu relatório que falhou feio, colocando a vida de dezenas de pessoas em perigo. Mas foi isso o que aconteceu.