por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 6 de setembro de 2017

ACERTO DE CONTAS - Dr. Demóstenes Ribeiro



Só me faltava esse enfarte e os olhos dela. Eu já os vira antes, lembrei do que não devia e revivi minha maldição. Pois, até 68 tudo era sucesso. O mar e as mulheres, Simonal e as chacretes na TV, até o telefone tocar e ter que me apresentar no quartel. Acabou a boa vida e eu, que só navegava e me divertia mundo afora, recebi em silêncio outra missão:

“- Precisamos de você. A coisa é séria, o perigo ronda o país. Eles estão em toda a parte. Nos sindicatos, na Igreja, nas forças armadas... Se não agirmos, destruirão o Brasil e a liberdade. Nós já lhe matriculamos na medicina.

- Na medicina, e o vestibular?

- Não faça perguntas. É a segurança nacional. Estão recrutando universitários. Mude a aparência, identifique os cabeças e nos informe. Na hora H, saberemos que é um dos nossos.”

Simpático e discreto, eu gostava do curso e da moçada, tinha paixão por ginecologia e obstetrícia, e até ganhei o apelido de G.O. Um dia, fui chamado de novo:
“ – Você terá que sumir, estão desconfiando, temos informes. Esqueça a faculdade. Vamos apertar essa canalha no Nordeste.”

E foi assim que, na equipe de interrogatório, eu me tornei o Anatomista. Às vezes, me dava pena aqueles jovens, iludidos com a revolução cubana e usados no delírio de uns velhos porra-loucas, sem saber. Porém, eu aplicava direitinho o choque elétrico. Alguns, logo abriam o bico; outros iam pro afogamento, pro pau-de-arara ou pra cadeira-do-dragão.

Certo dia, em Recife, trouxeram uma mulher bonita, talvez ligada ao Lamarca. Já estava desfigurada, quase sem luz nos olhos. Anselmo estava presente. Já haviam assassinado o Marighela, e o Fleury veio de São Paulo colher mais informações. Com ele, a morte entrou na sala. Urina, sangue, fezes, o grito lancinante e agoniado... Ela morreu e não entregou o capitão.

Ninguém concorda comigo, mas a gente não se navega. Cumpri ordens, fiz o trabalho sujo e fiquei sem nada. Mas conheço quem se deu bem, gente que ficou milionária, virou nome de rua ou foi reitor. Esse é o mundo: roubo, delação e mau-caratismo geral.

Mudei de nome e hoje, pra ganhar a vida, dirijo caminhão. Passo a noite acordado, estrada afora. Só me faltava o enfarte e, de novo, aquele olhar. Pois a doutora não me é estranha e acho que me reconheceu. Ela disse que amanhã iria me examinar com mais cuidado.

Não sei por que tanto passado a me mandar lembranças. Sou mais um à deriva, entre os inúmeros sobreviventes do mal. Está chegando o centenário da Revolução Russa. Um dia vão alterar essa lei da anistia e o acerto de contas virá, cedo ou tarde.
Já é madrugada e, antes que me descubram, vou fugir desse hospital pra Porto Velho ou outro lugar bem longe. Mais uma vez, trocarei de nome. Talvez, transportar madeira. Quem sabe eu esqueça o Anatomista e essa estória de G.O.

****************************

Dr. Demóstenes Ribeiro - Médico Cardiologista - Fortaleza-CE