por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 19 de outubro de 2014

VOTAREI EM DILMA POR ESTAS RAZÕES - José do Vale Pinheiro Feitosa

Hoje, domingo, dia 19 de outubro de 2014, horário de verão e os ponteiros do relógio sendo ajustados à novidade. Daqui a uma semana o povo Brasileiro escolherá a Presidenta Dilma ou o candidato Aécio Neves para quatro anos de mandato, renováveis por mais quatro, em eleições iguais a estas.

Não preciso nem dizer, quem já leu alguma coisa que escrevi nos últimos dias sabe que votarei em Dilma Roussef. Votarei na expectativa que o país avance em torno de uma sociedade democrática, onde a base real, material, moral e ética, é bem estar comum e a igualdade de condições custe o que custar em impostos diretos para os mais ricos.

Votarei contra o ódio. Às ideias que desigualdade e a pobreza é um atributo natural do mundo. Votarei a favor de que o bem estar é a distribuição das riquezas produzidas pelos trabalhadores segundo as necessidades de cada um. Votarei a favor de uma série de políticas públicas:

- De um Sistema Único de Saúde nos termos da Constituição Federal, com atenção básica, acesso à média e alta complexidade seja quem você for ou onde viver.

- Da Educação Pública, universal, com acesso garantido a todos os níveis de escolaridade, onde qualquer cidadão, independente de gênero, raça e situação econômica possa galgar qualquer estágio evolutivo do ensino e da pesquisa em ciência e tecnologia. 
  
- Da Segurança Pública voltada para a proteção da sociedade, independente de qual classe social pertença ou em que lugar habite. A Segurança Pública como sinônimo de um bem público, com controle social, e nunca voltada para perseguir segmentos específicos da sociedade e nem grupos especiais.

- Da Garantia que o Salário Mínimo seja o suficiente para comprar a cesta básica e que se combata todo tipo de ódio que pretende deixar os pobres na subserviência da esmola e da decisão privada dos privilegiados da economia.

- Da Garantia que toda família, todo cidadão, em situação de risco social e econômica seja imediatamente assistido pelas políticas públicas, onde elas vivem e como elas vivam, independentemente de qualquer preconceito religioso, moral e político.

- Das políticas públicas que redirecione as cidades para que cada vez mais se reduzam as longas distâncias entre emprego e moradia, como fator essencial de estímulo à mobilidade urbana e à qualidade de vida.

- Das políticas urbanas que regularizem o solo em benefício do conjunto, zoneando as áreas segundo suas vocações, não permita o estoque de áreas para especulação imobiliária, que amplie parques, áreas de lazer e convívio, proteja o curso e os reservatórios de água, universalize a oferta de água limpa, a retirada do lixo e o esgotamento sanitário, reduza o transporte por carros e estimule as bicicletas e o deslocamento a pé.

- Do controle estatal do Petróleo e sua exploração, de acordo com a luta dos brasileiros por esta via, não deixando jamais de pertencer ao comércio mundial, mas sem sujeitar-se a qualquer tipo de chantagem para permitir que jogos das grandes multinacionais subtraiam as riquezas do povo.

- Da inserção internacional independente do país, aprofundando o MERCOSUL, as instituições dos BRICs, o comércio com África, os Estados Unidos e a Europa. Isso significa acordo comercial regional (MERCOSUL), coparticipação em novos organismos (instituições do BRICs), liberdade de negócio internacional, parceria equilibrada com EUA e União Europeia.

- Da reforma política abrangente, extraída do debate da sociedade, que explicite melhor a democracia direta e de ofereça força à representação política especialmente nos municípios, regiões e estados.

- Da democratização dos meios de comunicação, dando maior relevância às expressões da cultura local e regional, ampliando o acesso aos instrumentos de mídia por segmentos da sociedade, desfazendo a concentração de mídias por uma única organização empresarial, estimulando a comunicação através das novas mídias. Garantindo a liberdade de expressão e regulamentando os conflitos inerentes a esta liberdade.

- Da ampla liberdade de manifestação e exercício das lutas sociais, das expressões sociais, políticas e partidárias, das religiões, das manifestações culturais, das opções sexuais, da liberdade de manifestar o contraditório.

Por tudo isso voto em Dilma Roussef, porque não acho que Aécio Neves possa atender a esta agenda política. Mesmo que críticas tenha aos governos do PT nos últimos anos, a melhor opção, agora e neste próximo domingo, ainda continua sendo Dilma, não porque apenas por ela mesmo ou porque o PT, mas por ser a porta onde em paz e com firmeza podemos avançar numa agenda tão complexa e tão necessária.