por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

seu pedro

Há cinco dias não pesco.
Juro que a minha jangada
se não estivesse com o bico enterrado
correria pro mar e me largaria sozinho.

Conhecedor dessa sua natureza impetuosa
afundei-lhe o bico na areia e a parte detrás
amarrei aos meus cabelos.

Só se mexe se balanço o pescoço.
E se vou à cozinha preparar um cafezinho
levo-a junto cruzando o quarto e a área de serviço.

Há cinco dias não vejo meus irmãos golfinhos
nem abraço as minhas amigas baleias.

Na verdade só vou pro alto mar
pra me sentir bem acompanhado.

Conversar com as estrelas,
paquerar a lua que hoje,
grávida de quíntuplos,

suspira lembrando-me
que há cinco dias
não me vê.

Libra: O dom do Amor


Comportamento Geral :

Este dom do amor de Libra trata do amor conciliador.
A busca da união que deve haver para cada "pessoa - universo" distinto. O sentimento do pertencer.

Libra lembra a cada um de nós de que nós nos completamos através da união e do amor, seja no íntimo seja na comunidade da qual fazemos parte.

A personalidade Libra é toda doce, amável, afável. Tudo o que mais deseja é agradar e ser aceito.

A personalidade libriana se desenvolve a partir de seus relacionamentos e dos sentimentos que lhe são espelhados.
Se você perguntar a um libriano se ele deseja sair para ir ao cinema, ele possívelmente lhe retornará com outra pergunta, do tipo: "você quer ?"

A identidade de Libra se manifesta pela sua inserção ao grupo.
Daí que quando se trata de tomar alguma decisão, o libriano sofre, pondo e repondo pêsos na balança.
Na verdade, seu problema é justamente aí: Libra gostaria de poder optar sem desequilibrar a balança.
Não se conforma com a idéia de que se escolher um caminho estará abrindo mão de outro.

Nesta busca do equilíbrio, nada espantoso de que seja uma pessoa diplomática capaz de exercer julgamentos imparciais.
Certamente a expressão: "vamos agradar a gregos e troianos" saiu de uma alma libriana.

Fica ainda mais fácil compreendermos agora o fato de que Libra detesta injustiças.
Ele é O justiceiro do zodíaco e nos surpreenderá com a destreza com que manipula a espada da justiça.

Em conformidade com Venus, seu planeta regente, a personalidade Libra desenvolve um senso estético refinado (são ótimos decoradores inclusive), e frequentemente cultivam um comportamento de requintada educação.




O signo de Libra e a Amizade



Para quem tanto gosta de ser aceito e admirado, Libra cultiva bastante as amizades.

Para Libra, o mundo inteiro cabe em sua simpatia.
Mas, de preferência, irá escolher como amigos ou amigas, personalidades fortes. Pessoas que brilham.



Não importa o histórico cultural do libriano, ele rápidamente aprende a frequentar com desenvoltura ambientes de prestígio , gurpos de interesses artísticos, passarelas onde até podem desfilar personalidades renomadas.

Ele pode até se sentir à vontade em locais chiques, porém, não se enganem: com os amigos, Libra tem um coração generoso e não discrimina.

O que importa de verdade, é a lealdade.




Hannibal em Matozinho


Assilon Cananéia tremeu do topete ao dedão do pé. De repente, ante as invectivas de D. Soledade, percebeu : tinha sido pego com as cilhas da cangalha frouxas. Ficou de um lado para outro, como galinha procurando canto para pôr o ovo. Parecia que ensaiava os passos cadenciados do Raggae, feito papagaio em areia quente. E agora? Soledade tinha sido categórica, firme, definitiva: amanhã você tem que se confessar, Si-Si, senão não vai poder comungar no casamento de Zuleika! Naquele exatíssimo momento se tinha interposto a última bola que lhe formatara a sinuca de bico. Ainda tentou contra-argumentar com a mulher. Já tinha tanta gente para a fila da hóstia, carecia lá mais um pecador no pé do padre? Soledade enfureceu, fez cara de cachorro pé-duro quando sente cheiro de onça maracajá. Aquilo seria uma desfeita sem tamanho! Onde já se viu? A filha no pé do altar e o pai esborrotando de pecado, se recusando a ajustar as contas com o Salvador? Pois bem, ameaçou a esposa: Zuleika já disse, seu miserável, se o pai não se confessar, ela se recusa a entrar na igreja, prefere viver junta com Senevaldo. Filha de pecador, tem que seguir os rastros do pai. A arapuca estava armada.

Assilon saiu meio capiongo para o trabalho. Cobrador de ônibus por longos anos, atualmente esquentava o banco no escritório da “Viação Rola Cachecha”. Não lembrava a data da última confissão. Ficou pensando na ruma de pecado que ia ter que fazer desfilar nos pés do padre. Alguns cabeludos como jumento novo. Cidade pequena, todo mundo conhecia todo mundo, ficou pensando no constrangimento que iria passar. Primeiro relacionado com o tempo da entrevista que já assustaria todos da fila da confissão e depois com o tamanho da penitência que o rigoroso Padre Arcelino lhe sapecaria. Preocupava-se, sobremaneira, com um namorico escondidíssimo que entabulara com uma beata da igreja, D. Zulena, que, por uma coincidência terrível, era sobrinha logo de quem ? Do vigário da cidade: o brabíssimo Arcelino. Convenhamos que Si-Si estava carregado de muitas razões para entrar no trabalho daquele jeito: mais prá baixo que diferencial de cururu. Os colegas perceberam o carrego , mas ignoraram, não tinham intimidade suficiente para escarafunchar aquele maribondo de chapéu. Havia, no entanto, um amigo mais chegado . Pois bem, Deusamém , montado numa confidencialidade de muitos e muitos anos, cutucou o vespeiro, sem medo das ferroadas. Si-Si , então, com os problemas já vazando pelo ladrão, contou tudo. Estava preocupado com a tarefa inadiável do dia seguinte e temendo a repercussão. Deusamém, macaco velho, saltou de lá com uma idéia brilhante. Lembrou que estava na cidade, visitando o pároco, um Padre alemão, recém chegado ao Brasil. Ainda não falava direito o português, mas teimava em confessar os fiéis. Deusamém acreditava que o Padre Nossinger Radikoff seria uma ótima saída, pois se não falava bem o português, imaginem o Matozinês, um dialeto dos mais intrincados e difíceis do mundo ! Assilon respirou aliviado e voltou para casa mais tranqüilo. Deusamém arranjara uma saída genial. Primeiro a demora seria facilmente compreendida pelo choque lingüístico entre confessor e confessado, depois havia a possibilidade de absolvição plena , sem demais protocolos e burocracias.

No dia seguinte, um contrito Assilon tomou piedosamente lugar na fila da confissão. Quando chegou sua vez, ajoelhou-se candidamente e esperou o palavrório de Nossinger que não demorou a ser escarrado da goela, com aquele sotaque forte de quem se entalou com farinha seca:

--- Meurr Filhorrr , digarr seusrr pecadorrrss!

--- Seu padre eu botei um “gato” na água lá de casa e no trabalho como cobrador, carrego um monte de “cabrito”no ônibus!

--- Meurr filhorrr, deixe de marvadezarrr com os bichinhosrrr de Deusrrr. Não derrr banhorr em gatorr não, viuuu? Agora carregarrr cabritooorr, meu filhoorrr, não serrr pecado não! Querr mais ?

--- Seu padre, quando eu vou para a roça, vez por outra eu como uma cabrinha que eu crio por lá.

--- Meurr filhorrr, isso não serrr pecadorrrrr, carne de vacarr, de boderrr, de porcorrr só serrr pecado na Semanarr Santarrr... Querr mais, meurrr filhorrr?

--- Quando não é a cabra seu padre, gosto de pelar uma sabiazinha...

--- Marvadezarrrr com os bichinhorrr de Deus, seu Assilonrrrr, de novorrr? Querr mais ?

--- Seu padre, eu tô comendo uma beata, é pecado?

--- o quêrrr ? Vocêrrr é caniballll, hein?

--- Não seu padre, eu tô fazendo um calamengau com ela toda noite!

--- Com elarrr quem ???

--- O calamengau é com Zulena !

--- Mingaurrr de Maizenarrr não é pecadorrr não seu Assilonrrr !

--- Mas seu padre, eu tenho feito com ela é por trás...

---- Porrr trássss? Arrrrr seurrr Assilonrrr ! Pois o senhorrr é um sujeitorrr traiçoeiroorrrr, não errrr ?...

No dia seguinte, devidamente purificado,ante os olhares de gratidão de D. Soeldade, o ex-traiçoeiro, ex-canibal, ex-judiador de gatos e sabiás , o ainda traiçoeiro Assilon lá estava pronto para papar a hóstia sagrada no casamento de Zuleika e Sonevaldo .

J. Flávio Vieira

P.S. – De uma idéia original de Armando Rafael , este texto é dedicado ao Capitão Ariovaldo Carvalho, Cidadão Matozense.

A CÍCERO DIAS

                  
O mundo começa no Recife

A mulher com vaso de flores no barco
e as figuras de pescadores

A mulher com chapéu de flores
e a justiça

Tudo é a cor da memória

A moça com a mão na cabeça
e a tarde no terraço

As mulheres na varanda
e o canavial

O casamento da água de beber
com as bailarinas

Os coqueiros ao vento na praia branca
e a grande mãe

As figuras na paisagem
a graça da infância em Boa Viagem

A melancolia
da moça no pátio de São Pedro

A nostalgia
da mulher com a maçã sentada na janela

No porto
a pastoral da paisagem com o mar

Na tarde tropical
a saudade e o sonho da prostituta

Um ciclo de vida
no vaso com flores

Cícero pinta
com o diamante na boca

Cícero viu a gênese do mundo
pintado

                  J. C. Brandão



Miles Davis & John Coltrane

Pablo Neruda



Pablo Neruda (Parral, 12 de Julho de 1904 — Santiago, 23 de Setembro de 1973) foi um poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha (1934 — 1938) e no México.

Romy Schneider




Romy Schneider, nome artístico de Rosemarie Magdalena Albach (Viena, 23 de setembro de 1938 — Paris, 29 de maio de 1982) foi uma atriz austríaca que atuou no cinema europeu, especialmente no francês.

Ray Charles



Ray Charles (Albany, 23 de Setembro de 1930 — Los Angeles, 10 de Junho de 2004) foi um pianista pioneiro e cantor de música soul que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de um inovador intérprete de R&B.
Foi eleito pela Rolling Stone o 10º maior artista da música de todos os tempos.

Calor. Por Liduina Vilar.


Hoje é dia de sol
o sol nasceu brincando
mandando dizer que
o dia vai esquentar os corpos,
os campos, as casas...
O âmago agradece, pois tempo
gélido, sem um calorzinho
nos remete ao limbo do coração.
E coração é coisa séria, ele pára
quando não se sente bem. Cuidemos
dele com carinho.
Ganhamos neste dia,de presente, uma
calorosa sexta-feira de setembro.
Agradeçamos. A vida está dentro de
nós a toda hora...
Lembremos da nossa pequena criança
interior, que saltita feliz e agitada, pois
pode debruçar na janela, olhar para o
mundo e gritar: VIVA!

SONHO DE AMOR


A história do genial pianista húngaro Franz Liszt



Título Original: Song Without End

Elenco : Dirk Bogarde, Genevieve Page, Capucine

SINOPSE: O esplendor e a música do século XIX na Europa estão perfeitamente retratados em Sonho de Amor, a história de genial pianista húngaro Franz Liszt. Dirk Bogarde interpreta o perturbado virtuoso, cujo escandaloso affair com uma condessa casada o forçou a abandonar seu público de Paris para se dedicar à vida de compositor. A relação lhe deu filhos, mas não felicidade. Então quando Liszt conhece a linda princesa Caroline da Rússia, ele abandona a condessa e a criança e parte para uma nova vida ao lado de seu novo amor. De Viena a São Petersburgo, as platéias aplaudem o gênio da música, mas Liszt toca para uma mulher, Caroline. Juntos, eles têm que enfrentar muitos problemas, entre eles o czarismo, o severo julgamento do papa e o sentimento maternal da condessa. Um filme tocante que emociona a todos.