por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 15 de maio de 2014

"Sufoco" - José Nilton Mariano Saraiva

Ainda a propósito da calamidade hídrica que atinge o todo poderoso Estado de São Paulo, que terá que se valer do “volume morto” (aquele resto d’agua que fica abaixo do nível das comportas) do reservatório de Cantareira, a fim de sanar sua sede e atender suas necessidades básicas, claro que nesse momento todos os brasileiros se unem num só sentimento de solidariedade e torcem (mas torcem mesmo) para que as águas caiam lá de “riba” e a coisa volte à normalidade. A situação é crítica, merece e precisa ser encarada como tal.

De outra parte, e sem qualquer revanchismo, o “sufoco” dos dias atuais servirá para que os paulistanos (e sua classe política, especialmente) se     conscientizem do que é se viver numa região semi-árida, onde a precipitação pluviométrica é deficiente, como o Nordeste brasileiro e, deixando de lado picuinhas políticas que a nada levam, atentem para a importância de uma obra da dimensão da transposição das águas do Rio São Francisco, tão criticada por eles (confiram, abaixo, sua grandiosidade e dimensão).

“O Projeto de Integração do Rio São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Formado por dois canais que somam 477 quilômetros lineares, a integração do Rio São Francisco também envolve a construção de 14 aquedutos, 09 estações de bombeamento, 27 reservatórios e 04 túneis para transporte de água.  O projeto vai garantir a segurança hídrica de mais de 12 milhões de pessoas em 390 cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A Estação de Bombeamento (EBI 1) é a primeira elevatória do Eixo Norte. No mês de março, o Ministério da Integração Nacional iniciou a montagem das duas bombas dessa estrutura. Cada equipamento (bomba) pesa cerca de 100 toneladas, o equivalente a 100 veículos populares. O processo de montagem dos equipamentos (bombas) é iniciado conforme as estações são concluídas.

Ao todo, três elevatórias estão em construção 24 horas por dia entre os municípios pernambucanos de Salgueiro e Cabrobó. As estruturas vão elevar a água em 176 metros acima do nível do rio São Francisco – altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares.  Cerca de 1.100 trabalhadores estão contratados para atuarem nesses serviços. As Estações são responsáveis por elevar a água do rio São Francisco, que serão conduzidas pelos canais que vão beneficiar os estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba.”