por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

posteridade

As tartaruguinhas quando fogem do ninho
desesperadas pela praia de encontro ao mar

elas só desejam
refrescar a cabecinha
exercitar as nadadeiras

e chegam ao cúmulo
(as mais espertas)
oferecer crustáceos
aos tubarões.

Cansei de esgrimir
contra nuvens.

Agora sou uma tartaruguinha
de tranças rastafári

antes de beijar o vento
o sol queimar a cara

abraço logo a concha
e deslizo até as ondas.

Tenho sorte.

Acabo nas costas
de um golfinho

e sou levado
até o teu navio.

De longe eu te vejo:
ah, tu  me esqueceste.

O capitão te consola
os braços em volta
da tua cintura.

Sabes o que faz
uma tartaruguinha
desolada e triste?

Pula das costas do golfinho
volta à praia (a nado)

e se enterra lá,
no buraco da areia

onde só restam cascas
do passado.

Um filme, uma música ...

Vitrine Virtual - por Nívia Uchôa





O olhar fotográfico sonha acordado !

A luz não se esconde de ti.
Parabéns, fotógrafa do Cariri !
TELEVISÃO
60 ANOS DA TELEVISÃO NO RIO DE JANEIRO

Ela começou em São Paulo. em outubro de 1950, mas foi no dia

20 de janeiro de 1951

Que teve seu início aqui no Rio.
E chegou para vencer ! Seus idealizadores, com seus esforços e ainda com pouca técnica, colocaram no ar aquela que seria a pioneira na estão Capital Federal.

Assis Chataubriand, dono de um império em que predominavam rádios, jornais e revistas, como as Rádios Tupi e Tamoio, os jornais “Diário da Noite”, “O Jornal”, a revista mais popular de sua época “O Cruzeiro” deu início, primeiro em São Paulo e meses depois aqui no Rio da era da televisão no Brasil.

Embora, sem a técnica atual, a TV Tupi trouxe-nos programas belíssimos, "ao vivo", o que poderia trazer algumas "gafes" mas que eram fruto de trabalho de gente de cultura e de vontade de mostrar que a TV seria o futuro da comunicação no mundo.

Saudades do "Teatrinho Trol", do "Grande Teatro", de "O Céu é o Limite", do "Clube do Guri", do"Repórter Esso", com Gontijo Teodoro, dos "Espetáculos Tonelux", do "Vigilante Rodoviário", do "Alô Doçura (com Eva Wilma e Jonh Hebert), das primeiras novelas... Ah, não dá para lembrar como era gostosa a TV em seus primeiros anos...

Depois da Tupi veio a Rio (em 1955), vieram a Excelsior, a Continental, a Manchete......Todas extintas.

Hoje, a Globo (que já começou “traindo” por receber o canal que seria da Nacional) domina tudo trazendo violência, sexo explícito, Faustões, Xuxas e semelhantes, humorismo sem graça, só escapando “A Grande Família”, criado por um gênio (Oduvaldo Viana Filho) e mantido (mesmo com seu criador falecido) no mesmo molde.

O resto é lixo, apesar de o "Casseta e Planeta" ser uma cópia do programa radiofônico "PRK-30", de Lauro Borges e Castro Barbosa.

As novelas de Janet Clair e Irani Ribeiro (oriundas do rádio), de Dias Gomes e alguns poucos pioneiros, hoje caíram na violência, na pornografia explícita, no mal vencendo o bem, nos honestos humilhados, enfim em uma inversão de valores.

O pior é que o “povão” acredita e cada vez mais a violência domina, vinda também através dos filmes americanos exibidos principalmente pela Globo.

Hoje a técnica é espetacular, o dinheiro circula alto pelas mãos de "celebridades", mas falta aquele "charme", aquela doçura, aquela criatividade do tempo da TELEVISÃO TUPI.

QUE SAUDADE!!!!

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< Nota: na próxima segunda-feira, dia 24 será lançado, na Livraria da Travessa, no Leblon, um livro sobre a TV. Tupi. Entretanto já existe um, escrito por Vida Alves, a atriz que proporcionou o primeiro beijo na TV. Esse livro já conta tudo o que foi a TV Tupi, com fotos da época. O novo não pode ser melhor. 12:44 (7 horas atrás) Vó Jacy E quando sairá o livro sobre a RADIO MAYRINK VEIGA do RIO 14:38 (5 horas atrás) Ernesto Norma . Você mexeu com a saudade... . Lembro dos programas citados (Teatrinho Trol, Clube do Guri, etc) e de outro que eu gostava: era um seriado chamado “O Falcão Negro”. Como era feito “ao vivo”, tinha cenas muito gozadas... Uma vez, depois de uma luta de espadas, o bandido cai... morto. Mas, como tudo era ao vivo e o responsável pela imagem não cortou imediatamente, deu para ver o “morto” se levantando... . Falando de música, tinha um programa muito interessante: “Um instante maestro”. Eu nunca gostei do Flávio Cavalcanti, como pessoa (era de direita, defendia e imitava o Carlos Lacerda), mas conhecia muito de música brasileira e seu programa era muito bom, levando grandes artistas. . Flávio Cavalcanti apresentou grandes programas na Tupi e na Excelsior: “Noite de Gala”, “A grande chance”, “Um instante maestro” e “Programa Flávio Cavalcanti”. 17:11 (3 horas atrás) Norma TELEVISÃO TUPI ERNESTO De fato deixei de citar programas importantes que, no momento em que escrevia, não me vieram à memória. Flávio Cavalcanti era como David Nasser: um grande artista e um odioso jornalista. E ainda se parecia com Carlos Lacerda. O livro sobre a TV Tupi, de Vida Alves é muito importante para a história da TV no Brasil. Não sei como será o outro, mas posso garantir que é impossível ser melhor. JACY Meu livro sobre a Mayrink Veiga está no prelo. Terça-feira irei à Editora saber em que pé se encontra.

Norma

Reflexões. Liduina Belchior.

O AMOR não pode ser adiado. Alguém morrerá com sua ausência.

É preciso que a gente viva o presente com gosto de eternidade.


No Crato, o escritor cratense : GERALDO ANANIAS !



Feliz encontro. Culpa do Emerson, que está sempre só ou bem acompanhado.
Enfim, ganhei de presente , o romance :
LEVADO AO vento - do G.Ananias.
Tenho certeza que viverei 500 páginas de prazer,na leitura. E este prazer já começou.
O cenário é regional. Parece que a gente está noutro plano, e passeia no Crato.

Valeu , amigos !
Pros dois, agradecimentos e abraços.

Café para dois- por socorro moreira






Hoje discutia com uma amiga sobre o assunto: poligamia.
Concluímos que ela é inerente à natureza humana, e ao mesmo tempo constatamos que, os nossos ideais românticos e éticos buscam a monogamia, com todas as suas propriedades e inteireza.
A rotina resfria a excitação. A idade também!
O amor esquenta e motiva as turbinas das construções e reconstruções.
Apresentam performances múltiplas como as das fases da lua, mas na essência é um grande sol.
Quero-me raio- violeta inofensivo, transmutado do atávico.
Quero bronze no sereno pra humedecer as folhas.
Quero o anoitecer compactuado, e um amanhecer acompanhado.
Lembrei de uma música das antigos: “chá para dois...”, mas pode ser café!




Vigília - por socorro moreira

Tenho as horas de vigília que não se dobram ao sono.
A intuição fala grosso (estranho, pois é feminina)
Ela diz, eu entendo como se pudesse traduzir o japonês que eu invento.
A verdade é clara, em qualquer idioma.

Reflexão minha...

Os atropelos diários movem os nossos passos.
Soluções emergenciais.
Entre o vivido e o percorrido , a ida é diferente da vinda.
Um anti-andarilho confunde-se e aprofunda-se.
"Não adianta mudar a cidade...O poço fica !"

(socorro moreira)

Federico Fellini



Federico Fellini (Rimini, 20 de janeiro de 1920 — Roma, 31 de outubro de 1993) foi um dos mais importantes cineastas italianos.

Fellini ficou eternizado pela poesia de seus filmes, que mesmo quando faziam sérias críticas à sociedade, não deixavam a magia do cinema desaparecer.

Trabalhou suas trilhas sonoras, na grande maioria das vezes com o grande compositor Nino Rota.

Lembrança antiga de Canoa Quebrada- por socorro moreira



19878.
A praia estava bem ali,mas pesado era o caminho.Dunas, dunas, dunas, num céu aberto. Enfim o lugarejo de pescadores.Sem tv, luz elétrica , tudo funcionando no primitivo. Gostava do abrigo do Seu Adolfo, e da sua filha Babuda. Nós e todos, bem dispostos : tapioca, café, peixe e radiola ( pra balançar o corpo).
A noite parecia curta. Luarada numa ermida branca, sempre de portas fechadas. Um violão soltava seus acordes, e a gente cantava Caetano. Depois a procissão em busca da dormida, nas casas de taipas. Redes e esteiras no chão... Que importava ?
Sono profundo, no inusitado. Chegávamos a nos infectar de simplicidade e ser nativo como aqules pescadores ,aqueles porcos e galinhas, aquelas meninas cheirando mar.
Ainda escuto a cantiga de uma canoa quebrada, no mar adentro.Vento sibilante, “ me traz notícias de lá”...



20 de Janeiro - Dia de São Sebastião



SÃO SEBASTIÃO nasceu em Narbonna em 250 d.C. em Roma. Era um valente soldado, tendo ingressado no exército com cerca de 19 anos de idade. Sua fama de bom soldado era tamanha que tornou-se estimado pelos imperadores Diocleciano e Maximiano; tanto que confiaram o comando do primeiro exército pretoriano a ele. Era sem dúvida nenhuma um soldado exemplar!

Mas se era tão querido e exemplar, então porque o mataram?

Sebastião vivia num tempo em que era proibido confessar que era seguidor de Jesus. Os soldados prendiam sem dó nem piedade os cristãos.

Acontece que Sebastião era um cristão, e o imperador não sabia disso. E Sebastião ajudou tanto aos demais cristãos que foi conhecido depois como o DEFENSOR DA IGREJA. A atuação de Sebastião nesse sentido consistia, principalmente, em confortar aos cristãos que eram perseguidos, e especialmente aos que padeciam no martírio. Até mesmo pessoas em altos postos do sistema carcerário romano se converteram à fé em Jesus por meio do seu testemunho.

Então, Sebastião foi denunciado ao imperador Diocleciano que ficou indignado e irado, pois o homem em que pusera sua confiança era um cristão (e cristão de ação!); e o condenou à morte. Levaram-no para um campo aberto, e os arqueiros da Mauritânia o flecharam. Dando-o por morto, abandonaram-no preso a uma árvore.

Acontece que, como deus não abandona aos seus servos, Sebastião, por um milagre, resistiu às flechadas e sobreviveu. Não muito depois, foi encontrado por uma piedosa viúva, que cuidou de suas feridas. Após sua recuperação, o valente Sebastião se apresentou ao imperador Diocleciano, censurando-o por sua crueldade e exortando-o a deixar de adorar os falsos deuses, mediante suas imagens de escultura. O imperador ficou estarrecido ao ver em sua presença aquele que cria estar morto. Preso novamente foi açoitado até morrer.

Prezado amigo, SÃO SEBASTIÃO é, sem sombra de dúvidas, um exemplo a ser seguido por todos nós. Por Jesus ele viveu e morreu. Muitas pessoas conheceram o amor de Deus, manifestando em Jesus, por intermédio da pregação desse jovem soldado romano. E o que ele tanto desejava era que o imperador e todas as pessoas do mundo abandonassem a idolatria e adorassem somente a Deus. Ele sabia que as imagens usadas na adoração pelo imperador e pelos demais eram contrárias à vontade de Deus. Pois, diz a Bíblia no Salmo 135:15 a 17 > “Os ídolos das nações são preta e ouro, obras de mãos humanas: têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; não há um sopro sequer em sua boca. Os que os fazem ficam como eles, todos aqueles que neles confiam.” A Bíblia também diz o seguinte sobre as imagens/ídolos: “Eles não podem falar; devem ser carregados, porque não podem caminhar! Não tenhais medo deles, porque não podem fazer o mal e nem o bem tampouco.” (Jeremias 10:5). Por isso, o primeiro Mandamento declara: “Não farás para ti imagens esculpida, nem figura alguma do que há em cima do céu, nem debaixo na terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso.” (Êxodo 20:4 e 5).

Sim, SÃO SEBASTIÃO viveu uma digna de ser imitada por todo o mundo, inclusive por VOCÊ. Por que você não resolve ser, também, como ele? VOCÊ acha que se SÃO SEBASTIÃO pudesse ver tudo isto que acontece, ele ficaria contente de ver pessoas, hoje, se ajoelhando, fazendo pedidos, beijando ou carregando alguma imagem? VOCÊ acha que ele, conhecendo os mandamentos de Deus, cometeria esses atos de idolatria? PENSE NISSO!

O nosso povo vive cheio de crendices e superstições em busca de algo que possa preencher o vazio do seu coração, homens e mulheres sem razão para viver. Desesperados, entregam-se aos prazeres e vícios; ao ocultismo e idolatria. Há somente uma resposta para os anseios e problemas da alma: Jesus , o Salvador, em quem todos os mártires cristãos criam (incluindo Sebastião) e milhões de pessoas hoje crêem, e desfrutam da perfeita paz e alegria que só Jesus pode dar.

Abandone o pecado, a superstição, a crendice, a idolatria. Confie no Jesus que venceu a morte e o diabo por você. Ele lhe oferece vida abundante e paz real.


Extraído do folheto “A VIDA DE SÃO SEBASTIÃO”, distribuído pelo Centro de Pesquisas Religiosas (Caixa Postal 65.120 – CEP: 20072-970 – Rio de Janeiro)



Garrincha


Manoel dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha (Magé, 18 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1983), foi um grande futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. A FIFA o elegeu o segundo melhor jogador da história do futebol. No auge de sua carreira, passou a assinar Manoel dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol.
wikipédia

Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas" , foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Com Garrincha e Pelé jogando juntos, a Seleção jamais perdeu uma partida sequer. A força do seu carisma ficou marcada rapidamente nas palavras do poeta de Itabira, Carlos Drummond de Andrade, numa crônica publicada no Jornal do Brasil, no dia 21 de janeiro de 1983, um dia após a morte do genial Garrincha:

Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho.


— Carlos Drummond de Andrade

Moon River - Trilha sonora do filme "Bonequinha de luxo"


Moon river
Wider than a mile
I'm crossing you
In style some day
Oh, dream maker
You heart breaker
Wherever you're goin'
I'm goin' your way


Two drifters
Off to see the world
There's such
A lot of world to see
We're after the same
Rainbow's end
Waitin' 'round the bend
My huckleberry friend
Moon river
And me


Moon river
Wider than a mile
I'm crossing you
In style some day
Oh, dream maker
You heart breaker
Wherever you're goin'
I'm goin' your way


Two drifters
Off to see the world
There's such
A lot of world to see
We're after the same
Rainbow's end
Waitin' 'round the bend
My huckleberry friend
Moon river
And me
Rio da Lua
Rio da Lua,
mais largo que uma milha
Eu atravessarei você
com elegância algum dia
Oh, criador de sonhos,
você partiu meu coração
Onde quer que você esteja indo,
eu estarei seguindo seu caminho.


Dois errantes
Fora pra ver o mundo
Há tanto
do mundo para se ver
Nós procuramos a mesma
extremidade do arco-iris
Esperando em volta da curva
Meu amigo Huckleberry
Rio da Lua
e eu.


Rio da Lua,
mais largo que uma milha
Eu atravessarei você
com elegância algum dia
Oh, criador de sonhos,
você partiu meu coração
Onde quer que você esteja indo,
eu estarei seguindo seu caminho.


Dois errantes
Fora pra ver o mundo
Há tanto
do mundo para se ver
Nós procuramos a mesma
extremidade do arco-iris
Esperando em volta da curva
Meu amigo Huckleberry
Rio da Lua
e eu.

Audrey Hepburm



Audrey Hepburn em cena do filme Breakfast at Tiffany's de 1961.Audrey Hepburn (Ixelles, 4 de maio de 1929 — Tolochenaz, 20 de janeiro de 1993) foi uma atriz, modelo e humanista nascida na Bélgica e radicada entre Inglaterra e Países Baixos.. É considerada um ícone de estilo e a terceira maior lenda feminina do cinema de acordo com o American Film Institute.

Um filme, uma música

COMPROVE!!!!! - Autor desconhecido


DEPENDE DA POSIÇÃO...

Dependendo da posição, o prazer será maior...
Segundo estudos recentes:
parado em pé, fortalece a coluna;
de cabeça baixa, estimula a circulação do sangue;
de barriga para cima é mais prazeroso;
sozinho, é estimulante, mas egoísta;
em grupo, pode até ser divertido;
no banho pode ser arriscado;
no automóvel, é muito perigoso...
com frequência, desenvolve a imaginação;
entre duas pessoas, enriquece o conhecimento;
de joelhos, o resultado pode ser doloroso...
Enfim, sobre a mesa ou no escritório,
antes de comer ou depois da sobremesa,
sobre a cama ou na rede,
nus ou vestidos,
sobre o sofá ou no tapete,
com música ou em silêncio,
entre lençóis ou no "closet":
sempre é um ato de amor e de enriquecimento.
Não importa a idade, nem a raça, nem a crença, nem o sexo, nem a
posição socioeconômica...


... Ler é sempre um prazer...!!!
DEFINITIVAMENTE, LER LEVA A DESFRUTAR DA IMAGINAÇÃO...
E VOCÊ ACABOU DE EXPERIMENTAR ESSE FATO...!!!
E, É CLARO, PENSOU BESTEIRA...RSSSS!


Recebido por e-mail

Pensamento para o Dia 20/01/2011


“Para vocês se libertarem da sucessão de mortes, o único meio é "Conhecê-lO". Não se imaginem como pecadores, pois vocês são herdeiros da bem-aventurança (Ananda) eterna. Vocês são "imagens" de Deus. Vocês, por natureza, são sagrados, completos. Há um pecado maior de que chamá-los pecadores? Vocês desonram-se, difamando-se, quando aceitam o título de "pecadores". Ergam-se! Rejeitem o sentimento de que são o corpo. Não sejam enganados por essa idéia. Vocês são o Atma. São gotas do Néctar (Amrita) da Imortalidade que não reconhece começo ou fim. Todas as coisas materiais são seus escravos algemados, vocês não são escravos algemados delas.”
Sathya Sai Baba

As flores feridas - Emerson Monteiro

No palco dos sonhos das lindas canções,
Vivendo nos braços de ilusões passageiras,
Artistas em festa alimentam o destino
Dos pássaros ligeiros lançados aos céus.

Quanta dor reunida num vento que passa:
Laços fortes e presas são mãos invisíveis
A dominar suas vidas de moços cantantes,
Produzidos, ligeiros, bonitos e frágeis.

Assim acontece aos que se esquecem
Das possibilidades dos trilhos da vida,
Caminhos desertos e inocentes vítimas
Da garra amolada nos shows dessa lida.

Há também outras lutas em vários sentidos,
De sorrisos e luzes, nos ritmos e planos
Das ricas histórias dos grandes artistas,
Os Senhores da fama e bonecos das fitas.

Ninguém acredite em desejo arriscado
De subir as escadas de um jeito afoito
Que persegue talentos e planta ilusões
Na carreira animada dos astros da mídia.

Melhor bem será crescer consciente,
Saber ser humilde e estudar com prazer
Na escola dos dias; e amar bem os livros,
Para erguer seus castelos nos solos seguros.

E depois disso tudo vem vir o sucesso
Das fases amenas, no palco dos sonhos,
Nas horas benditas dos mundos melhores,
Ao pouso tranquilo dos campos dourados.


200111.

Solidariedade feminina ou..."a posição" - José Nilton Mariano Saraiva

O grande segredo de todas as mulheres com relação aos banheiros é que, quando pequenas, quem as levava àquele recinto era a própria mãe. Ela ensinava a limpar o assento com papel higiênico e cuidadosamente colocava tiras de papel no perímetro do vaso e instruía: "Nunca, mas nunca mesmo, sente em um vaso sanitário de banheiro público". E, em seguida, mostrava "a posição", que consiste em se equilibrar sobre o vaso sem que, no entanto, o corpo entre em contato com o próprio.
A "posição" é uma das primeiras lições de vida de uma menina, super importante e necessária, e irá acompanha-la por toda a vida. No entanto, ainda hoje, em nossa vida adulta, "a posição" é dolorosamente difícil de manter quando a bexiga está estourando.
Quando você TEM que ir ao banheiro público, encontra uma fila de mulheres que faz você pensar que o Brad Pitt deve estar lá dentro. Você se resigna e espera, sorrindo para as outras mulheres, que também estão com braços e pernas cruzados na posição oficial de "estou me mijando". Finalmente, chega a sua vez. Isso, se não entrar a típica mamãe com a menina que não pode mais se segurar. Você, então, verifica cada cubículo por baixo da porta para ver se há pernas. Todos estão ocupados!
Finalmente, um se abre e você, desesperada, se lança em sua direção, quase que puxando a pessoa que está saindo. Você entra e percebe que o trinco não funciona (nunca funciona); não importa... Você imagina pendurar a bolsa no gancho da porta, mas...não há gancho. Então, você inspeciona a área. O chão está cheio de líquidos não identificados e você não se atreve a deixar a bolsa ali; então, você a pendura no pescoço mesmo, enquanto observa como ela balança sob o teu corpo, sem contar que você é quase decapitada pela alça porque a bolsa está cheia com os 50 kg de bugigangas que você foi enfiando lá dentro, a maioria das quais você não usa, mas que você guarda lá, porque ...nunca se sabe, né ???
Mas, voltando à porta... Como não tinha trinco, a única opção é segurá-la com uma mão, enquanto, com a outra, você abaixa a calcinha com um puxão e se coloca "na posição". Alívio...... AAhhhhhh.....finalmente...
Aí é quando os seus músculos começam a tremer ...Porque você está suspensa no ar, com as pernas flexionadas e a calcinha cortando a circulação das pernas, o braço fazendo força contra a porta e uma bolsa de 50 kg pendurada no pescoço. Você adoraria sentar, mas não teve tempo de limpar o assento, nem de cobrir o vaso com papel higiênico. No fundo, você acredita que nada vai acontecer, mas a voz de tua mãe ecoa na tua cabeça "jamais sente em um banheiro público!!!" e, assim, você mantém "a posição" com o tremor nas pernas... E, por um erro de cálculo na distância, um jato finíssimo salpica na tua própria bunda e molha até tuas meias!! Por sorte, não molha os sapatos.
Adotar "a posição" requer grande concentração. Para tirar essa desgraça da cabeça, você procura o rolo de papel higiênico, maaassss... puuuuta que o pariuuuu...! O rolo está vazio...! (sempre).
Então você pede aos céus para que, nos 50 kg de bugigangas que você carrega na bolsa, haja pelo menos um miserável lenço de papel. Mas, para procurar na bolsa, você tem que soltar a porta. Você pensa por um momento, mas não há opção...E, assim que você solta a porta, alguém a empurra e você tem que freiá-la com um movimento rápido e brusco, enquanto grita, OCUPAAADOOOO!!!
Aí, você considera que todas as mulheres esperando lá fora ouviram o recado e você pode soltar a porta sem medo, pois ninguém tentará abri-la novamente (nisso, as mulheres se respeitam muito) e você, enfim, pode procurar seu lenço sem angústia. Você gostaria de usar todos, mas quão valiosos são em casos similares e você guarda um, por via das dúvidas.
Você então começa a contar os segundos que faltam para sair dali, suando em bicas, porque você está vestindo o casaco, já que não há gancho na porta ou cabide para pendurá-lo. É incrível o calor que faz nestes lugares tão pequenos e nessa posição de força, que parece que as coxas e panturrilhas vão explodir. Sem falar da porrada que você levou da porta, da dor na nuca pela alça da bolsa, do suor que corre da testa, das pernas salpicadas...
Heroicamente você resiste a tudo, já que prevale a lembrança de tua mãe, que estaria morrendo de vergonha se te visse assim, já que sua bunda nunca tocou o vaso de um banheiro público, porque, "você não sabe que doenças você pode pegar ali".... Você está exausta. Ao ficar de pé, você não sente mais as pernas. Você acomoda a roupa, rapidíssimo, e tira a alça da bolsa por cima da cabeça!...Você, então, vai a pia lavar as mãos.
Está tudo cheio de água, então você não pode soltar a bolsa nem por um segundo. Você a pendura em um ombro, e não sabendo como funciona a torneira automática, você a toca até que consegue fazer sair um filete de água e estende a mão em busca de sabão. Você se lava na posição de “corcunda de notre dame” para não deixar a bolsa escorregar para baixo do filete de água.... O secador, você nem usa. É um traste inútil; então, você seca as mãos na roupa porque nem pensar usar o último lenço de papel que sobrou na bolsa para isso. Você então sai..
Sorte sua se um pedaço de papel higiênico não tiver grudado no sapato e você sair arrastando-o; ou pior, a saia levantada, presa na meia-calça, que você teve que levantar à velocidade da luz, e te deixou com a bunda à mostra!
Nesse momento, você vê o teu carinha que entrou e saiu do banheiro masculino e ainda teve tempo de sobra para ler um livro enquanto esperava por você. "Por que você demorou tanto?" pergunta o idiota. Você se limita a responder: "A fila estava enorme"
E esta é a razão porque as mulheres vão ao banheiro em grupo. Por solidariedade, já que uma segura a tua bolsa, outra o casaco, a outra segura a porta e assim fica muito mais simples e rápido, já que você só tem que se concentrar em manter "a posição" e a dignidade.

Autor: desconhecido
Água e riso


eu rio.
tu deságuas.
nos afogamos no riso
do nosso amor.

é bom a harmonia no riso
a alegria compartilhada
uma coisa assim brincante
sapeca
meninices...
de quem já tem água prateada
nos cabelos.

(Stela Siebra Brito)