por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 8 de junho de 2011

Por Tânia Peixoto





Vôo entre o popular e o universal

A música da cantora Flávia Wenceslau está de cara nova. Paraibana radicada em Salvador há três anos, a artista está com mais um disco saindo do forno. Diferente dos trabalhos autorais anteriores, Agora (2006) e Quase Primavera (2007), que eram mais regionais, Saia de Retalho (2010) aposta em sonoridade e temática universais – traz uma pegada pop, em letras que falam de amor, amizade e vivências cotidianas.

Flávia afirma que a intenção com o disco é passar leveza e alegria. "Eu quis refletir sobre as coisas de maneira leve, unindo aos pequenos fatos do dia a dia nossa busca pelo infinto", ressalta a ganhadora do Troféu Caymmi, em 2007, que já fez shows em cidades de quase todo o País.

Como destaque de Saia de Retalho, surgem as participações especiais de duas grandes cantoras baianas – Marienne de Castro e Margareth Menezes. Em duas músicas distintas, cada uma empresta a voz e divide o microfone com Flávia Wenceslau, que não fica atrás no talento das convidadas.

Dona de um timbre marcante, a paraibana de 28 anos, que canta profissionalmente desde a adolescência, demonstra técnica e afinação impecáveis ao longo das 10 faixas do CD. As composições, todas próprias, são marcadas pelo acompanhamento do violão e arranjos percussivos, mais evidentes no trabalho atual.

A canção Borocochô lamenta como dói sofrer por amor, mas festeja o desejo maior de continuar amando. Pra ver Tanajura lembra da infância. Você Que Vai Chegar é um presente aos que estão para nascer. Filha do Mar indica uma aproximação com a Bahia. Love My Way é desses hits para cantarolar sem parar, em um dia ensolarado.

De todas, a faixa título é a melhor senha para fazer a leitura do disco: é pop, é delicada, é alto astral. Como uma série de elementos que se unem para formar um tecido musical singular, Saia de Retalho é uma combinação de técnica e despojamento. Um vôo entre o popular e o universal.



Jornalista Luisa Torreão- Jornal A Tarde , Salvador BA


Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Nenhum comentário: