por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 4 de abril de 2013

Universidade Federal do Cariri - José Nilton Mariano Saraiva


Quando da reunião final para a escolha da cidade onde ficaria localizado o "campus-Cariri", da Universidade Federal do Ceará, o então prefeito da cidade do Crato (Samuel Araripe), mesmo estando em Fortaleza, deixou de comparecer à sede da Reitoria da UFC, manifestando, pois, absoluto descaso para com a obtenção daquele importante preito. E, embora uma alentada caravana de verdadeiros cratenses tenha se feito presente, o resultado todos nós conhecemos: embora o Crato, por sua tradição no campo educacional, fosse o cotado para sediá-lo, o componente político se fez presente e aquele empreendimento foi “desviado” para Juazeiro do Norte.
A reflexão acima é só pra lembrar que, nesse momento em que nos chega a notícia de que o "campus-Cariri" da UFC será transformado na Universidade Federal do Cariri, com sede em... Juazeiro do Norte, é bom lembrar que a falta de visão, o desinteresse e o pouco caso para com a Educação do então prefeito do Crato nos fez perder tão importante equipamento.
Não esquecer que, naquela oportunidade, os áulicos do então mandatário da cidade, por miopia, insensibilidade, ignorância ou porque não queriam mesmo nada, trataram de mascarar ou esconder o real significado de tão importante perda, sob a alegativa estapafúrdia de que “... somos um só povo, uma só Região Cariri”.
O resultado não poderia ser mais trágico: a alardeada “capital da cultura do interland alencarino” dançou solenemente. De novo, outra vez, novamente.