por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 25 de fevereiro de 2012


O Carnaval de Joaquim Pinheiro


Lula para o Banco Mundial – (Gregory Chin da York University, Canadá)

O anúncio da saída de Robert Zoellick como presidente do Banco Mundial provocou uma nova rodada de debate sobre a escolha do próximo chefe da importante instituição de Bretton Woods. Demandas estão crescendo para quebrar a tradição de 65 anos de selecionar automaticamente um americano como o próximo chefe do Banco Mundial. Existem outras alternativas claras. No momento em que as economias avançadas preferem falar sobre como corrigir desequilíbrios macroeconômicos globais de comércio e finanças, para o Sul, os desequilíbrios são mais básicos: incluindo o desequilíbrio Norte-Sul na representação nas instituições globais. Brasil está entre aqueles que pressionam para dar a devida consideração aos candidatos dos países desenvolvimento. Guido Mantega, ministro das finanças do Brasil, disse: “Não há nenhuma razão para que o presidente do Banco Mundial seja de uma nacionalidade específica. Deve ser apenas alguém competente e capaz. Nosso objetivo é que os países emergentes tenham a mesma chance de competir para conduzir estas organizações multilaterais”. Mantega não precisa ir muito longe.
Sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva [presidente de 2003-2010], o Brasil entrou na crise financeira global forte e bem governado e emergiu mais rapidamente do que as economias mais avançadas. Seus bancos e multinacionais continuaram a subir nos ranking globais. Lula tem sido um dos líderes mais carismáticos do Sul Global, na última década. Seu perfil foi enérgico nas reuniões do G20, chamando aqueles que mal administram a economia mundial, e exigindo reformas para corrigir arranjos desatualizados de representação no sistema econômico global. Suas credenciais como um campeão das economias em desenvolvimento são fortes. Ele tem viajado pelo mundo, defendendo fortes laços Sul-Sul, inclusive com a África, e dentro dos Brics, e jogou apoio a fóruns regionais para a América do Sul. Ele exigiu uma maior voz aos países em desenvolvimento na tomada de decisão global e definição de agendas. Lula é respeitado por formadores de opinião do Norte. O Brasil tem feito contribuições substanciais para as instituições multilaterais, a partir do sistema da ONU, para dar mais do que a China para a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), fundo do Banco Mundial para os países mais pobres. No mundo da influência política, tanto em Chatham House, em Londres, como na Sciences Po em Paris, Lula foi premiado com honras do tipo “pessoa do ano”. A nomeação do ex-presidente brasileiro não serviria por si só para resolver os desafios que se colocam à legitimidade do Banco Mundial. Embora os problemas de credibilidade do Banco não sejam tão graves como do FMI, não deve ser esquecido que há apenas quatro anos o Banco nomeou seu primeiro economista-chefe do mundo em desenvolvimento – da China. O simbolismo da nomeação de Lula seria difícil de perder.
Para os EUA, iria quebrar a espera dos Estados Unidos sobre a presidência e poderia ser visto como risco numa altura em que muitos ao redor do mundo estão questionando o modelo de desenvolvimento que o Banco deve promover A crise financeira mundial abalou os pressupostos anteriores. Para os poderes tradicionais, e tem sido grande, a escolha de Lula não deve ser subestimada. Se, por razões de saúde, Lula preferir não assumir o cargo – uma resposta totalmente compreensível – a pesquisa deve então recorrer a alguém com características semelhantes, mesmo que de credenciais não iguais.

FIM DE TARDE - I Wanna Rock!

Depois de um longo período, estamos retomando o projeto "FIM DE TARDE", uma forma diferente e super bacana de curtir a balada mais cedo. Além de ser um diferencial pelo horário, esse projeto tem como maior bandeira o respeito às pessoas, aos vizinhos do TERRAÇUS e principalmente o cumprimento do que determina a lei. Queremos diversão e arte e com esse projeto achamos que dá para conciliar diversão, arte e respeito às pessoas. A SERTÃO POP tem essa preocupação e queremos mostrar que vale a pena.

O evento acontecerá no próximo sábado, dia 3, a partir das 18h, com as maravilhosas bandas REI BULLDOG - tocando BEATLES sem parar, e LOS THE OS, com seus rocks, blues e o carisma que lhe é peculiar.

Vamos nessa. Acabou o carnaval, agora "Eu quero Rock!"

Os ingressos antecipados custarão 10 reais e serão vendidos nos seguintes locais:

CRATO - LOJA LARAS (Praça da Sé - em frente ao Museu) - 3521.2820
JUAZEIRO - PORÃO ROCK (Rua Carlos Gomes, 441 - ao lado de Prefeitura) - 3511.7527

OS INGRESSOS NA PORTARIA SERÃO COBRADOS A 15 REAIS

https://www.facebook.com/events/242523919169430/?context=create#