por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 25 de abril de 2021

A DOR DA "SAUDADE" - (Miguel Falabella)

 A DOR DA “SAUDADE” (Miguel Falabella) 

Trancar o dedo numa porta, dói; bater com o queixo no chão, dói; torcer o tornozelo no jogo de futebol, dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. 

Mas o que mais dói é a... “DOR DA SAUDADE”. 

Saudade de um irmão que mora longe; saudade de uma cachoeira da infância; saudade de um filho que estuda fora; saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais; saudade do pai que morreu, do amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade; saudade da gente mesmo...que o tempo não perdoa. 

Doem essas saudades todas ! 

MAS A SAUDADE MAIS DOLORIDA É A SAUDADE DE QUEM SE AMA. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos; saudade da presença e até da ausência consentida. 

Você podia ficar na sala e ela no quarto, sem se verem, MAS SABIAM-SE LÁ; você podia ir para o dentista e ela para a Faculdade, MAS SABIAM-SE ONDE; você podia ficar o dia sem vê-la, ela o dia sem vê-lo, MAS SABIAM-SE AMANHÃ. 

Contudo, quando o amor de um acaba, ou torna-se menor, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter. 

SAUDADE É BASICAMENTE NÃO SABER; não saber se ELE continua sem fazer a barba por causa daquela alergia; não saber se ELA foi à consulta com o dermatologista, como prometeu; não saber se ELA tem comido bem por causa daquela mania de estar sempre ocupada; se ELE tem assistido às aulas de Inglês, se aprendeu a entrar na Internet e a encontrar a página do Diário Oficial; se ELA aprendeu a estacionar entre dois carros; se ELE continua preferindo Malzebier; se ELA continua sorrindo com aqueles olhinhos apertados; se ELE continua cantando tão bem. 

SAUDADE É NÃO SABER MESMO. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos; não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento; não saber como frear as lágrimas diante de uma músicanão saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche. 

Saudade é não querer saber se ELA está com outro, e ao mesmo tempo querer; é não querer saber se ELA está feliz, e ao mesmo tempo perguntar a todos os amigos por isso; é não querer saber se ELE está mais magro, se ELA está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer. 

Saudade é isso que senti enquanto estive escrevendo e o que você, provavelmente, está sentindo agora, depois que acabou de ler... 

***************************************

 “Não importa o quanto essa vida nos obriga a ser sérios; todos nós procuramos alguém para sonhar, brincar, amar; e tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender”.