por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A frase que Niemeyer não disse - José do Vale Pinheiro Feitosa

Os  blogs de vários lugares e inclusive do cariri, em larga escala, picaram uma suposta frase do Niemeyer que é uma farsa. De cara se deve suspeitar da mesma pois Niemeyer tinha lá suas ingenuidades, mas sabia perfeitamente qual a realidade em que projetou Brasília. A outra coisa mostra a ignorância dos farsantes (que fizeram a montagem) e que todos embarcaram pelo vício do cachimbo, pois acredito que todos os nossos coordenadores de blogs sabiam aprioristicamente que o Plano Piloto em formato de Asa de Avião é de Lúcio Costa. Aliás Brasília é rigorosamente o projeto de três gênios: Niemeyer, Lúcio Costa e Joaquim Cardoso no cálculo estrutural.

E tem mais: Brasília é o maior projeto de expansão para o Centro Oeste que já houve. Com ela o Brasil mudou a ponto de ser o que é hoje. Portanto tem Juscelino na Política, tem os engenheiros, tem os candangos e muita gente empreendedora, entre alguns malfeitores. Brasília custou caro não apenas pelo  roubo, mas pelo que é de fato construir uma cidade no meio do sertão em pouco mais de três anos. E tem mais: a marchar para o interior do Brasil já deu retorno de milhares de vezes o que se gastou em Brasília. 

A farsa já tem um viés ideológico de marca: os comunistas arrependidos. Niemeyer foi até o último suspiro sendo uma pessoa universalmente querida mantendo a sua coerência de comunista. Inclusive financiando atividades, ajudando à sobrevivência do PCB e de uma editora de livros. E tem mais o modo acrítico como se divulga é o resquício redivivo do velho udenismo golpista. 

O segundo erro: não basta assinar para se tornar o texto de alguém. Oscar Niemeyer é elegante, não usaria a palavra penico para descrever Brasília e jamais compararia Brasília com um Camburão. À direita brasileira não apenas por vezes falta senso de acerto, como exagera na ignorância. Um comunista o é essencialmente porque acredita na política e nela realiza o combate, jamais se insurge como nesta frase contra a política. E por último: basta ir agora mesmo ao Google e examinar outras frases do Niemeyer, além de não ser grosseiro, ele acreditava na sua obra realizada. 

Eu vi essa reprodução em vários blogs aí do Crato e seria bom uma nova avaliação dos seus responsáveis. Volto ao assunto por uma questão já apontada ontem na manipulação frequente da internet. Por isso roubam senhas de pessoas desavisadas e por vezes ingênuas. 

Discussão politica caracteriza o Festival Nacional de Teatro de Rua no Ceará

Teobaldo Silva - Coordenador do FESTMAR


A VIII edição do Festival Nacional de Teatro de Rua do Movimento de Agitação e Resistência da Cultura Popular  de Aracati no Ceará – Festmar que está sendo realizada no período de 05 a 08 de dezembro na cidade litorânea  Aracati tem como diferencial esse ano a defesa de 2% no orçamento do Município destinado para a cultura. Em diversas cidades do Ceará, os movimentos de culturas estão se articulando neste sentido, como é o caso da cidade do Crato. Outro ponto defendido no Festival é a criação de uma rede de grupos e coletivos de artistas da região nordeste com o caráter de contribuir no intercâmbio entre os artistas e o fortalecimento político e organizativo dos grupos.  

O Festmar vem se consolidando no Estado do Ceará. Esse ano reúne grupos de teatro dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul.

O evento reúne 22 companhias e ocupam os espaços públicos da cidade como Praças e monumentos históricos do Patrimônio Artístico e Arquitetônico Nacional.

Para Teobaldo Silva, coordenador do Festmar, o evento surgiu em 1999, como um festival da cidade e posteriormente foi tendo uma abrangência nacional. Ele destaca que o evento ainda realizado com dificuldades financeiras. “Resistimos fazendo arte, pois acreditamos que ela é um instrumento político e desenvolvimentista importante para a população”, frisa Teobaldo.

Para Alexandre Lucas que integra o Programa Nacional de Cultura – PIA, uma rede de coletivos e artistas que trabalham com intervenções e performances,  é imprescindível a criação de canal de diálogo e mobilização política entre os artistas, como é a intenção do Festmar esse ano.     

O evento é apoiado financeiramente pelo Fundo Estadual da Cultura – FEC e conta com algumas parcerias locais, como  Casa da Cultura e uma empresa de contabilidade.                 

MAIS UMA DA “ÓIA”



(Jornalista da Veja pede desculpas por ter publicado imagem falsa de Lula)

Depois de ficha falsa, dossiê falso, telefonemas falsos, ainda tinha uma foto... obviamente falsa. Essa é a nossa imprensa... falsa.
 Da Veja
Ricardo Setti
Amigas e amigos do blog, não tenho compromisso com o erro, e nem medo de pedir desculpas. Então, queria dizer que a suposta foto que até há alguns minutos ilustrava o post sobre o “Caso Rose” que publiquei hoje, mostrando Lula supostamente abraçado a Rosemary Noronha, de um lado, e a dona Marisa Letícia, de outro, é na verdade uma montagem. Foi feita a partir de foto do Carnaval de 2009, no Sambódromo. Na foto, realmente Lula abraça dona Marisa e outra mulher, na verdade a esposa do cantor Neguinho da Beija-Flor, Eliane Reis. Neguinho aparece na foto original, abraçado a Lula e a dona Marisa, mas foi eliminado na montagem.

(Em aditamento à postagem do Zé do Vale).