por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 10 de setembro de 2013

Os "mercenários" - José Nilton Mariano Saraiva

Sabe daquela máxima de que “nada melhor que um dia atrás do outro, com uma noite no meio” ??? Pois é, em 1992, o então governador do Ceará, Ciro Gomes, durante uma greve dos médicos do estado, investiu de forma truculenta contra os integrantes da categoria, ao peremptoriamente afirmar que além de “mercenários”, os médicos eram como sal: “branco, barato e tem em todo lugar”.

Depois daí, mesmo com tamanho desrespeito e desprezo à categoria, forçou a barra para tentar viabilizar-se como ministro da Saúde nos governos de Fernando Henrique e Lula da Silva, sem sucesso (aliás, convém atentar que a família Ferreira Gomes se acha toda “empregada” na política: o irmão mais novo é governador, a ex-mulher vereadora, e o outro irmão responde hoje pela Educação de Fortaleza).

Eis que, agora que se achava desempregado (porque o povo negou-lhe mais um mandato, no executivo), recebeu do irmão-governador o “presente” que sempre acalentou, o “mimo” objeto de desejo: atuar na saúde (embora a nível estadual).

Se dará conta (ou não) do recado, difícil prognosticar; até porque, para conseguir tal desiderato, obrigatoriamente terá de mudar radicalmente seu diagnóstico a respeito dos “mercenários”  que são “barato e tem em todo lugar”.

Conseguirá o apoio dos antigos desafetos ???