por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 24 de dezembro de 2011

Polyana,Zé Flávio,Samuel,Fabiana, Socorro e Blandino

Colaboração de Marcos Barreto


Aniversariante do dia 25 de dezembro:Rosa Guerrera !




Para ela nossos votos  redobrados de  saúde, paz, amor e prosperidade.

Abraço  azul.

O único dia- Mensagem Natalina

Fico imaginando como era o cenário da Terra a mais de dois mil anos atrás, quando se preparava para receber o Menino Jesus. Certamente este foi o mais belo de toda uma existência; com a verdura exuberante dos campos, as flores exalaram os melhores aromas e mostraram as mais belas cores, a mais perfeita melodia e harmonia dos pássaros se fez, os espelhos d’águas refletiram o brilho fulgurante do sol, e quando por fim se apresentou a noite, a lua juntamente com as estrelas pratearam as montanhas vestidas com seus véus. Hoje se torna inefável para nós simples seres descrevê-lo. Entretanto, importa trazer para nossas vidas esta representação, pois este é o verdadeiro sentido desta data. Este único dia da vinda do Maior Ser que este Planeta habitou foi transformado em uma grande festa, (sem fogos de artifícios), apenas com a melodia da verdadeira Felicidade, que estava presente dentro da verdadeira e única Paz, pois veio imbuída do grandioso de todos os sentimentos: o Amor Incondicional.
**Esta não é uma visão religiosa, pois não comungo de nenhuma, é apenas minha visão de como era este planeta, e de como ele poderia ter permanecido, é uma pena mais tudo foi se modificando, e nós só temos que aceitar, pois somos os únicos causadores desta transformação.
Feliz Natal e todas as realizações no Novo Ano - Com as bênçãos de Jesus Cristo.
Rosemary Borges Xavier

VINGANÇA (Frei Ambrósio B. Lôbo)

"Isto é meu corpo
Tomai-o, comei-o"
Belas palavras de quem nos ama;
Sentimento sublime do coração de Deus.
Mas quem crê? Quem aceita
Tua oferta, Mestre Divino?
Pobre Jesus, tenho pena de ti
Não foste feliz em tua invenção de amor.
Te pediria: Vinga-te, Senhor.
Sim, vinga-te de nosso torpor
Dá-nos amor, imenso amor
Que abrase o nosso ser
E faça arder o nosso coração
Em holocausto só para ti, Senhor.
Ouve minha prece, atende meu clamor
Dá-nos tua luz; por ela veremos
Compreenderemos a grandeza, o valor
De vivermos de ti
De vivermos para ti
E somente por ti, Senhor.

CONTO DE NATAL - Liana Barreto de Melo

Era uma vez uma menina que acreditava em Papai Noel mais do que qualquer outra criança, pois era somente no natal que recebia presentes. Acompanhava com alegria aquela movimentação mágica e feliz em sua casa: a mãe desfazendo as caixas e arrumando cuidadosamente o presépio, forrando com tanto carinho o berçinho do Menino Jesus, como se fosse ela a sua mãe, até que saiam da caixa José e Maria, devotamente colocados ao redor do aniversariante. E a cena do natal ia sendo montada; os anjos, o boi, o galo....os Reis Magos.... As guirlandas nas portas, a árvore com suas bolas coloridas, brilhantes e alguns presentes embaixo dela. A festa também passava pela cozinha: um peru para assar, bolo de gente rica(Luis Felipe) pra fazer, refrigerantes e vinho. Havia músicas de natal na vitrola, e todo o brilho da festa se refletia nos rostos das crianças. À noite, com ansiedade e receio, amenina colocava o seu único sapatinho branco de verniz na janela do quarto e dormia com o seu coraçãozinho palpitando feito ponteiro de relógio. E o sereno??? E o ladrão??? Papai Noel precisa passar antes dessas ameaças, meu Deus! Mas nada podia desfazer o seu sonho...Nem bem amanhecia, lá estava ela com a cabeça mergulhada embaixo da cama à procura dos seus presentes. E com os presentes nas mãos, sorria pra vida e se vestia de festa por muitos dias. A menina que sonhava com a chegada do natal, cresceu e descobriu que o Papai Noel era um espírito de festa que habitava em cada pessoa, que era Jesus renascendo nos corações, garimpando sorrisos, alegria. Passou então a alimentar este sonho: ser o Papai Noel, fazer a festa em seu coração; distribuir muitos presentes, abraços, beijos, sorrisos e, sobretudo, desejos de paz, amor, saúde, amizade, paciência, compreensão, solidariedade, justiça, boa vontade, persistência, esperança, auto-estima, coragem. Este ano, embora esteja fiel ao espírito de natal (VERMELHO no banco e VERDE na esperança de um ano novo próspero), não poderá cumprir o sonho do seu Papai Noel. Ele deixou o saco Ra$gar e caírem do trenó todos os presentes....Mas não fique triste, pois aqueles mais importantes (os desejos) estão com ela e são especialmente pra VOCÊ, sua família, seus amigos, e todas as pessoas desse mundo!!! Com eles, receba também o seu beijo e abraço carinhoso e saiba que a alegria de ter VOCÊ na vida dela é hoje o seu grande presente de natal.

A menina do conto de natal se chama Liana


Liana Barreto de Melo

Por Norma Hauer- O ÚLTIMO BALUARTE


Na véspera de Natal de 2006, quando a cidade se preparava para as festas, com suas luzes tremulando, uma se apagou, deixando um rastro de Saudade: João de Barro, o nosso Braguinha partiu.

E por que João de Barro?

Eles eram 5: CARLOS BRAGA, Henrique Foréis, Noel Rosa, Henrique Brito e Alvinho. Criaram o "Bando dos Tangarás" lembrando um pássaro cantador. Cada qual se
"incorporou" em um pássaro e começaram a cantar, apresentando-se nas emissoras de rádio então existentes, em pequenas reuniões e em qualquer lugar onde pudessem se apresentar como um grupo de "cantadores".
Sua primeira gravação, na gravadora Parlophon, foi um samba de Almirante (Henrique Foréis), de nome "Mulher Exigente".

Com a morte de Henrique Brito e a saída de Alvinho, o grupo se desfez e cada qual seguiu seu caminho, dentro da esfera musical da época (fim dos anos 20). Henrique Foréis passou a ser conhecido como Almirante, Noel Rosa era o Noel que todos conhecemos e Carlos Braga, que adotara o pseudônimo de João de Barro, foi o único que manteve o nome do pássaro. E assim passou a assinar as inúmeras composições que foi criando.
E como criou! Um de seus primeiros sucessos foi gravado por Mário Reis: "Moreninha da Praia":

Moreninha querida/ da beira da praia /que mora na areia todo o verão.../ que anda sem meia,/ em plena avenida,/ varia como as ondas/ o seu coração".

Andar sem meia era um ato corajoso.

Os anos foram passando e ele sempre produzindo com o nome de João de Barro.

Vieram a "Chiquita Bacana" que se vestia "com uma casca de banana nanica", as "Touradas em Madri", ele cantou as "Noites de Junho": "noite fria,/ bem fria de junho,/ os balões para o céu vão subindo... " transformou parte da letra de "Linda Pequena", de sua pareceria com Noel Rosa, tornando-a um dos maiores sucessos de todos os tempos, com o nome de "As Pastorinhas", da mesma forma que, fazendo a letra de um velho choro que vinha dos anos 10, da autoria de Pixinguinha, marcou uma das músicas mais ouvidas em todos os tempos: "Carinhoso".

Enfeitou o carnaval dizendo "Yes, nós temos banana", cantou o "Balancê", "A Saudade Mata a Gente", os "Sonhos Azuis", navegou pelos "Mares da China", descobriu ser Copacabana a "princesinha do mar" e revelou ao estrangeiro "Onde o Céu Azul é Mais Azul".

Maracanã - 1950-Copa do Mundo. Jogo: Brasil x Espanha – vitória do Brasil! Todo o povo canta "eu fui às touradas em Madri,/ parara tim-bum...e quase não volto mais aquiii...".
Braguinha, o nosso João de Barro, emocionado, começa a chorar. Nessa emoção, ouve alguém dizer: "o que este espanhol está fazendo aqui?" Era o autor chorando por sentir como sua música alegrou uma multidão feliz.

Carnaval de 1984 – desfile da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, sambódromo lotado e Braguinha desfilando, sendo homenageado com o enredo vitorioso "Yes, nós Temos Braguinha".

Isso é pouco diante do muito que ele nos deixou.
Partiu quase centenário e era o último baluarte dos anos de ouro do rádio, vindo da década de 20.

Norma

Soneto do Amigo - Vinícius de Moraes



Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

Vinicius de Moraes

SEMPRE A MINHA ESPERA por Rosa Guerrera


Tua voz chega sempre
onde me encontro
trazendo uma suave melodia
ao meu coração.

E é confortante a certeza
de que alguém
pensa em nós !

É como se nas borrascas
dos mares do meu destino
brilhasse de repente
uma tremula vela
numa jangada distante.

É assim que ouço o teu canto !

Convicta de que
nos senfins das minhas dores,
tua luz estivesse
sempre brilhante...
a minha espera .

O NATAL E OS MUITO “COMO” NA NOSSA VIDA!- Colaboração de Eurípedes Reis




(Um texto de Luiz Marins)

O Natal é uma boa época para falarmos em valores e princípios elevados.
É também uma época propícia para falarmos da importância de sermos os autores de nossas escolhas e para pensar se elas estão mesmo nos levando a uma vida cheia de significados e sucesso pessoal, profissional, material e não material. E os mais modernos autores apontam para a verdade de que só é possível vencer, se nossas ações, comportamentos e conduta forem construídos sobre os pilares de princípios e valores elevados.
Dov Seidman, consultor americano, considerado pela revista Economic Times “um dos 60 maiores pensadores do mundo na última década”, em seu livro “Como - Por que o como fazer algo significa tudo... nos negócios (e na vida)” [DVS Editora - São Paulo, 2011] à página 285 diz o seguinte:
“Se você dividir sua vida em o que faz e como faz, a estrutura da liderança descreve uma abordagem do como:
como se comunica, como trabalha,

como trata os outros,

como toma decisões...

como atua consistentemente.”

Aproveite, pois, este tempo de Natal para fazer esta reflexão sobre os “como” de sua vida. Lembre-se que o como pode mudar tudo. Repare que muitos dos problemas de comunicação que temos, não ocorrem por causa do que foi dito, mas quase sempre do como foi dito.
Certa vez uma pessoa me disse que sua mágoa não era tanto pelo fato de ter sido dispensada de seu emprego, mas o como ela havia sido dispensada.
Nossa irritação com uma determinada empresa, na maior parte das vezes se refere a como somos tratados e não à qualidade do produto. Como falar, como olhar, como cumprimentar pode mudar tudo.
Assim, se você quiser ser o roteirista do seu próprio sucesso, pense em como você tem agido, como tem se comportado, como tem se relacionado com as outras pessoas, enfim, como você vive o seu dia a dia.
Revisite o conjunto de crenças e valores que governam sua vida e inspiram o como você é e o como é visto pelas pessoas com quem se relaciona em todas as esferas da sua vida: família, trabalho e amizades.

Pense nisso. Sucesso! Feliz Natal!

FELIZ NATAL PARATODOS - Ulisses Germano

Se existe alguma coisa
Maior que a feliciade
Eu desejo pra você
Com toda sinceridade
Pra todos os meus parentes 
Amigos e aderentes 
Sáude e prosperidade!

Ulisses Germano
Crato - CE.