por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Privataria Tucana - O Filme

"O livro que desmascarou a imprensa" - Ricardo Kotscho

Do Blog Balaio do Kotscho
O ano em que um livro desmascarou a imprensa

"Se a Gazeta Esportiva não deu, ninguém sabe o que aconteceu" (Slogan de um antigo jornal de São Paulo, nos tempos pré-internet, que ainda inspira muitos jornalistas brasileiros).
***
Daqui a cem anos, quando os historiadores do futuro contarem a história da velha mídia brasileira, certamente vão reservar um capítulo especial para o que aconteceu em 2011. Foi o ano em que um livro desmascarou o que ainda restava de importância e influência da chamada grande imprensa na formação da opinião pública brasileira.
O suicídio coletivo foi provocado pelo lançamento de um livro polêmico, A Privataria Tucana, do premiado repórter Amaury Ribeiro Júnior, com denúncias sobre o destino dado a bilhões de reais na época do processo de privatização promovido nos anos FHC.
Como envolve personagens do alto tucanato em nebulosas viagens de dinheiro pelo mundo, o livro foi primeiro ignorado pelos principais veículos do país, com exceção da revista "Carta Capital" e dos telejornais da Rede Record.
Nos dias seguintes, os poucos que se atreveram a tocar no assunto se limitaram a detonar o livro e o seu autor. Sem entrar no mérito da obra, o fato é que, em poucos dias, A Privataria Tucana alcançou o topo dos livros mais vendidos do país e invadiu as redes sociais, tornando-se tema dominante nas rodas de conversa do Brasil que tem acesso à internet. .
No final de semana, o fenomeno editorial apareceu nas listas de jornais e revistas, mas não mereceu qualquer resenha ou reportagem sobre o seu conteúdo.
Em 47 anos de trabalho nas principais redações da imprensa brasileira, com exceção da revista "Veja", nunca tinha visto nada igual, nem mesmo na época da ditadura militar, quando a gente não era proibido de escrever, apenas os censores não deixavam publicar.
Foi como se todos houvessem combinado que o livro simplesmente não existiria. Esqueceram-se que há alguns anos o mundo foi revolucionado por um negócio chamado internet, em que todos nos tornamos emissores e receptores de informações, tornando-se impossível esconder qualquer notícia.
O que mais me espantou foi o silêncio dos principais colunistas e blogueiros do país _ falo dos profissionais considerados sérios _, muitos deles meus amigos e mestres no ofício, que sempre preservaram sua independência, mesmo quando discordavam da posição editorial da empresa onde estão trabalhando. Nenhum deles ousou escrever, nem bem nem mal, sobre A Privataria Tucana, com a honrosa exceção de José Simão.
Alguns ainda tentaram dar alguma desculpa esfarrapada, como falta de tempo para ler e investigar os documentos publicados no livro, mas a grande maioria simplesmente saiu por aí assobiando e mudando de assunto.
O que aconteceu? Faz algum tempo, as entidades representativas da velha mídia criaram o Instituto Millenium, uma instituição voltada à defesa dos seus interesses e negócios, o que é muito justo.
Sob a bandeira da "defesa da liberdade de expressão", segundo eles sempre ameaçada por malfeitores do PT e de setores do governo federal, os barões da mídia promoveram vários saraus para denunciar os perigos que enfrentavam. O principal deles, claro, era "a volta da censura".
Pois a censura voltou a imperar escandalosamente na semana passada, só que, desta vez, não promovida por orgãos do Estado, mas pelas próprias empresas jornalísticas abrigadas no Millenium, que decidiram apagar do mapa, não uma reportagem ou uma foto, mas um livro.
O episódio certamente será um divisor de águas no relacionamento entre a grande imprensa e seus clientes. Por mais que cada vez menos gente acreditasse nessa conversa, seus porta-vozes sempre insistiam em garantir que a mídia grande era independente, apartidária, isenta, preocupada apenas em contar o que está acontecendo e denunciar os malfeitos do governo, em defesa do interesse nacional e da felicidade de todos.
Agora, caiu definitivamente a máscara. Neste final de semana, ouvi de várias pessoas, em diferentes ambientes, que vão cancelar assinaturas de publicações em que não confiam mais.
Como jornalista ainda apaixonado pela profissão, fico triste com tudo isso, mas não posso brigar com os fatos. Foi vergonhoso ver o que aconteceu e não deu para esconder. Graças à internet, todo mundo ficou sabendo.
E agora? O que vão dizer aos seus ouvintes, leitores e telespectadores?

Oração do Aniversariante

“Concedei, Pai, a graça de olhar em frente, no amanhecer deste dia, agradecer pelo maior presente que já ganhei de tuas mãos: a minha própria vida.
Que ela também seja um presente na vida das outras pessoas e que eu possa fazer dela, além de uma bela dádiva, grande instrumento de aprendizagem.
Que eu possa, daqui para frente, reconstruir a minha história, se for necessário, ou continuar escrevendo-a com base nas tuas santas palavras.
Perdoai-me pelos pecados cometidos ao longo do ano que passou e ajudai-me para que, nesse novo ano de vida, eu possa resistir às tentações que me fazem pecar.
Permita que eu faça como teu amado Filho, que caiu, mas levantou e que eu não esqueça que amanhã haverá sempre um novo dia.
Faz com que meu tempo seja farto de esperança e que o equilíbrio seja a minha palavra de ordem.
Tudo isso para que, chegando meu próximo aniversário, eu possa dizer parabéns para mim mesmo pelos frutos colhidos e muitas felicidades pela vida bem aproveitada, na sua Divina Presença.

Amém!”

ICC ELEGERÁ A NOVA DIRETORIA

Durante todo o dia 30 de dezembro de 2011, em sua sede à Praça Filemon Teles, em Crato, conforme convocação do seu atual presidente, Dr. Manoel Patrício de Aquino, o Instituto Cultural do Cariri permanecerá em Assembléia Geral Extraordinária para eleger sua nova Diretoria relativa ao biênio 2012/2013.

Podem votar e ser votados todos os ocupantes de cadeira do sodalício visando preenchimento dos cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral e Tesoureiro, além dos componentes do Conselho Superior.

Desde 8 até 17h, acontecerá a coleta dos votos na composição dos dirigentes da principal instituição lítero-cultural de Crato.

Homenageado do dia: José Flávio Vieira!


..."Existiria a verdade/verdade que ninguém vê..."

DECLARAÇÃO - por Ulisses Germano

QUAL O CONCEITO MODERNO SOBRE MODERNIDADE?

Declaro meu amor a esta cidade
E como a fala é um texo em voz  alta
Vou falar sério do que ainda falta
Pra'este amor ficar mais revigorado
Para que possa ser compartilhado
E expressado como amor maturado

TODAS AS GRANDES CIDADES DO BRASIL SOFRERAM...

Assim como o recreio das Escolas
São miniaturas da sociedade
Os prédios e praças de uma cidade
São as digitais que certifica
Identidade cultural que fica
Saudáveis saudades que a identifica!

...COM A MENTALIDADE TACANHA
A história sempre se repete, sempre!
Algumas, mais iguais que'as outras, ficam
Insistindo em dizer o que ensinam:
"-Retorno com uma roupa diferente
Para que os erros sejam visto de frente
E consertados consequentemente!

A Praça Siqueira Campos
É do povo! É do povo!
Como o ovo é do omelete
É assim que nasce o novo
Na História que se repete!


Sem fazer da razão uma arrogância
Este é meu ato político'amoroso
Não posso aceitar tanta discrepância
Não vejo no ufanismo nenhum gozo
Falo da Antropofagia Banguela
Da pobreza entalada na goela
E do Reino do Poder Orgulhoso


CAFÉ CINELÂDIA - UM ELEFANTE BRANCO

Gomez, Correinha, Mestre Aldenir
E os diletos Irmãos Anicetos
É certo, ninguém pode destruir
Na memória nunca estão quietos
Eles é quem podem nos redimir
CAFETEIRA DO CAFÉ CINELÂNDIA - Foto Rara!

Declaro para os devidos fins,
Não sou candidato a vereador
Nem sei em quem ainda vou votar!
O que sei é que quem governa-a-dor
Pode, quem sabe um dia, melhorar
É só saber que quem se comunica
Nunca, em tempo algum, se entrubica
Pode até ver elefante saltar!

 Ulisses Germano
Crato-CE.

P.S.