por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 5 de fevereiro de 2011

Nesta madrugada- por Socorro Moreira



DVD de Mercedes Sosa. Grande intérprete !
Silencia quem a escuta. O espanhol não é tão claro para mim, mas entendo o sentimento da música, perfeitamente.
Por que perdi a fé no amor, e não desisto de resgata-la?
Por que os fracassos amorosos nos tornam céticos e estáticos?
A vida é tão cheia de possibilidades! Ela nos mostra as nossas, e a de todos os nossos próximos. Próximos figuram-se: toda a humanidade!
Encaro o caminho até o coração de alguém. Chego ao centro, decifro os registros, através das suas vibrações, com a linguagem que aprendi, percorrendo o meu caminho.
Tropeço nos nossos escuros. Os meus são breus. Os dos outros são estrelas, nas noites sem luz.
O mais sofrido e inquietante que nos acomete é o contar do tempo perdido, mal aproveitado, ocioso, desgovernado. Contando este tempo, eu vejo que a vida se esvai, e que a coisa mais urgente é o presente!
A noite está sonolenta.Dentro dela um pacote de sonhos desconstruídos por fúteis desejos.

Meu desejo é secreto.
Deles, sou a única que se despede.
Disperso o pensamento, e apago rastros.
Dentro de toda esta confusão emotiva,
Alguém me acena de um planalto.
Altos planos,
Na intenção de bem querer, bem fazer, bem viver!
Estamos repetindo experiências, nas danças dos círculos.
Precisamos quebrar o anel que nos acorrenta,
E nos afasta de um abraço, no meio da praça,
No correr dos ventos, o cheiro que eles trazem é novidade !

Para Corujinha Baiana !







Lindos !

Um filme, uma música

Documentário "Um homem de moral" sobre Paulo Vanzolini ronda no azul sonhado


SÃO PAULO - Aos 85 anos completados em 25 de abril, Paulo Vanzolini recebe do cineasta Ricardo Oliveira um presente: o lançamento de "Um homem de moral", documentário sobre sua obra musical que estreia nesta sexta-feira nos cinemas do Rio e de São Paulo. No longa, o cientista e compositor, autor de mais de 70 canções e 150 artigos acadêmicos, revisita sua obra, revela parcerias e amizades e lembra seus tempos de boemia. Autor de "Ronda" e "Volta por cima", Vanzolini nunca estudou música e jamais pensou em abandonar a carreira de zoólogo para se tornar compositor profissional.
- Nunca estudei música, não sei nem a diferença entre tom maior e menor. Meu professor foi o rádio. Sempre fui um grande ouvidor de rádio, sou até hoje - revela Vanzolini em entrevista ao GLOBO em sua casa, no bairro do Cambuci, em São Paulo, e completa - Sou zoólogo. Já pensei em me dedicar exclusivamente à zoologia. Não sou músico, não tenho sentimento musical nenhum, sou duro de ouvido. A música era hobby, coisa pra fazer nas horas vagas, sem conversar com ninguém.
" Não tenho saudades de compor. A vida da gente é feita de partes "
Além de depoimentos de Vanzolini, o documentário mostra as gravações de "Acerto de contas", conjunto de quatro CDs lançados em 2003 pela Biscoito Fino, e os bastidores do show homônimo no Sesc Vila Mariana, realizado para marcar o lançamento da antologia.
- Algumas das minhas melhores músicas eu fiz quando estava nos Estados Unidos, com saudades de São Paulo - lembra Vanzolini sobre a época de seu doutorado em zoologia na Universidade de Harvard.
O cientista boêmio conta que descobriu artistas e músicas caminhando pela noite paulistana.
- Gostava muito de andar de noite na rua. Uma noite abri uma porta e descobri a Virgínia Rosa num dancing. Foi assim também que descobri o Bando de Macambira.
O zoólogo começou a compor quando cursava a faculdade de medicina.

- Comecei a fazer música na faculdade. Eu fazia medicina, mas fiz parte da Caravana Acadêmica da Faculdade de Direito, junto com Inezita Barroso. Nós viajavamos pelo interior fazendo shows e aí, lidando com o regional, começou a me dar a idéia de fazer música.
Sem compor desde 1997, quando criou "Quando eu for eu vou sem pena" interpretada em "Acerto de contas" por Chico Buarque, Vanzolini diz que não sente falta de criar músicas.
- Não tenho saudades de compor. A vida da gente é feita de partes. Agora estou pensando em criar meu neto - diz e completa, sobre seu processo de criação - Ficava procurando um tema. Aparecia uma frase de letra, uma frase musical e depois eu trabalhava em cima. Por isso que eu larguei. É muita mão de obra. É um trabalho cansativo e obcecante. Você acorda e dorme pensando naquilo.
Apesar de ter abandonado a composição, Vanzolini não vive sem música.
- Temos até uma sociedade que se reúne aqui em casa aos sábados para fazer samba, chamada Os Ignorantes do Samba - conta.
" Nunca pensei que 'Ronda' fosse fazer tanto sucesso "

A idéia de "Ronda", um dos maiores sucessos de Vanzolini, surgiu na época em que Vanzolini servia o Exército e fazia rondas na cavalaria.
- Fazíamos ronda a pé. Uma vez por semana íamos no baixo meretrício. "Ronda" surgiu vendo mulheres procurarem homem no bar. A música é uma brincadeira que eu fiz com o público. Dá impressão que ela estava procurando o homem para uma reconciliação, mas é na verdade para encher ele de bala. Nunca pensei que "Ronda" fosse fazer tanto sucesso. É difícil se colocar no lugar do público e imaginar o que as pessoas vão gostar. Nunca fiz uma música para ser gostada ou não.
Barack Obama conhece Vanzolini?
Um mistério que intriga Paulo Vanzolini diz respeito a um trecho do dicurso de posse do presidente americano Barack Obama.
- De repente, telefona a minha filha: "pai, estou escutando o discurso de posse do Obama na televisão e ele tá falando em 'Volta por cima'. Ele usou a música no discurso dele".
Era o célebre verso "levanta, sacode a poeira e dá volta por cima". Vanzolini pediu para a filha investigar e descobrir como e se Obama conhece "Volta por cima", única composição que rendeu dinheiro a Paulo Vanzolini.
- Ganhei muito dinheiro com "Volta por cima", comprei livro de US$ 1 mil sem perguntar o preço. Mas foi só. Mas "Volta por cima" tem um fracasso. Porque ninguém entendeu que o importante não é dar a volta por cima, é reconhecer a queda - diz com modéstia o mestre do samba paulista.

Veja trecho do filme acessando:http://oglobo.globo.com/cultura/video/2009/12550/

Prosa política/social - Luis Eduardo

Esperamos nós humanidade vivermos muito bem, sei que isso acontecerá, e sinto que devo de minha parte fazer alguma coisa nesse sentido. Suponho que as pessoas melhores preparadas linguisticamente elas estarão muito mais capacitadas para se organizar, de modo que então será possível esperar que os sistemas da governança melhorem.

Tem-se tanta corrupção no executivo, no legislativo e no judiciário, se tudo vira propriedade privada no mundo, é porque a população está muito ignorante. Afinal, as pessoas que vão compor os poderes (letras minúsculas por causa da sua atual e gigantesca impropriedade) executivo, legislativo e judiciário, os pilares da “democracia”, se encontram conspurcados pela corrupção, e seus asseclas mídia, corporações, propriedades privadas fazem estragar as escolas, agricultura, impedem a moradia das pessoas – você se lembra, em Nova Friburgo, ao (o Estado) procurar onde construir novas moradias, para as pessoas que tiveram as suas destruídas, se depararam com o fato de todos os locais propícios serem “propriedades privadas...” Pode uma coisa dessas? Por fim, além da dificuldade para moradia, todo mundo refém do proprietário privado, tem a alimentação, cheia de agrotóxicos. As escolas privadas, preparatórias de mão de obra, ao invés de gente – que entre outras qualidades naturalmente teria desenvolvido várias habilidades criativas, profissionais.

Com tanto carnaval, cerveja e sexo banal, para onde vai a nossa criatividade? Arranjar concorrência para “rebolation”?... Esse ano, o que irão “criar”? Aquela menina baiana já repete insistentemente banalizou beijar... A promiscuidade total? Suruba geral? Que terrível.

– Por isso a necessidade de fazermos algo muito bom.
Como nos orienta a sabedoria, ao invés de combater o mal, alimentar o bem!

*Recebido por e-mail, por enquanto !

Colaboração de Luis Eduardo

O MELHOR QUE VOCÊ PODE OFERECER
Uma mensagem de Jeshua canalizada por Pamela Kribbe em
dezembro de 2010

Queridos amigos,

Eu sou Jeshua. Tenho representado uma nova energia na Terra, que é a energia Crística. É um tipo de energia ou consciência que reconhece a unidade de tudo e de todos. É a energia da conexão, que traz a unidade de volta à Terra. Meu objetivo era e é recuperar o sentimento de ligação entre todas as criaturas que vivem na Terra. A chave para isto é o coração. O coração conecta. O coração é o lugar onde você pode voltar a se sentir em Casa. Sentir-se em casa tem a ver com estar conectado, conectado com seu Eu mais profundo. Seu Eu mais profundo está sempre conectado com o todo.

O que o todo é não pode ser descrito com palavras. Você pode usar palavras como universo ou cosmos, mas o todo não é uma coisa e nem uma entidade. O todo é a fonte indescritível do ser, um reino infinito de probabilidades. Cada vida individual tem seu próprio lugar específico dentro do todo. Todos os seres humanos são parte de uma totalidade infinitamente grande, que é eterna e, ao mesmo tempo, dinâmica e variável. A vida se move constantemente, numa interminável dança de manifestação e recolhimento, nascimento e morte, criação e liberação. Como ser humano, você toma parte nessa dança criativa, na sua forma atual, como homem ou como mulher. Ao mesmo tempo, existe um núcleo divino e indestrutível dentro de você, que é independente da forma.

Imagine que você, no seu corpo atual, está conectado com a incompreensivelmente imensa totalidade. Na sua mente, você não pode entender como e por que você faz parte do todo e qual o lugar que lhe pertence. Entretanto, pode senti-lo em seu coração. Você está incorporado no todo, conectado com o coração pulsante do cosmos, e para isto você não precisa fazer nada. Isto é um fato. É uma parte inseparável do ser que você realmente é.

Você tem um lugar único e um papel único no todo. Encontrar o seu lugar e deixar sua luz brilhar fazem com que você se sinta profundamente realizado. Fazem você sentir-se feliz e contente. Estar nesse local exclusivo, cumprindo o seu papel exclusivo, ativa o melhor que você pode doar de si mesmo. É sobre isto que vou falar hoje; o melhor que você pode oferecer.

Muitos desejam estar alinhados com a fonte de luz que são no nível mais profundo, desejam existir a partir da Fonte, doar e brilhar neste mundo. Sinta a Fonte de dentro para fora, pois ela flui através das suas células. Ela conecta tudo dentro de você, embora não possa vê-la. Por favor, sinta-a… sinta o fluxo vivo que o carrega. A vida sabe que lugar lhe é destinado e que papel é o seu. Sinta o seu desejo de incorporar o melhor de você, o anjo de luz que você realmente é, independente de tempo e espaço. Você está aqui temporariamente, nesse corpo, para que possa trazer a luz que você é para este lugar. A Terra é um lugar que você ama. Sinta isto. Sinta como, no fundo de si mesmo, você está conectado com o coração da Terra.

Abandone seus pensamentos sobre como é difícil viver na Terra, como é difícil lidar com os aspectos sombrios da sociedade humana. Conecte-se apenas com a própria Terra, com a essência do planeta. Pense nas extensas florestas da Terra, nos oceanos e na amplidão do céu. Pense na abundância de animais, árvores, plantas e flores. Conecte-se com a Terra… e sinta como ela está incorporada na totalidade do cosmos, dentro do qual ela segue seu próprio caminho.

Existe um lugar para você, aqui e agora, na Terra. Acredite em si mesmo, saiba que você está conectado com o todo e que existe um caminho que o leva à manifestação do seu eu mais elevado.

Como encontrar esse caminho? E como saber se você está desenvolvendo e manifestando o seu eu mais elevado? Citarei três aspectos através dos quais você pode reconhecer se está “dando o melhor de si”.

O melhor que você pode oferecer é exclusividade sua.

O primeiro aspecto é que o melhor de você, o melhor que você pode oferecer na Terra é algo exclusivamente seu. Sua contribuição é uma combinação única de características e qualidades, com sua própria vibração e sabor. Essencialmente, você está doando você mesmo. O melhor que você pode dar é você! O que o distingue dos outros não é o que você aprendeu dos outros, como certas habilidades e conhecimentos. O melhor que você pode dar não vem de fora de você. Não, você é o vínculo decisivo.

É lógico que você adquiriu conhecimento e informações de outros, de livros e através da educação. É lógico que você é formado pela sua cultura e criação. Entretanto, você integrou essas influências na sua natureza à sua própria maneira. Devido a tudo que passou na sua vida – nesta vida e em vidas anteriores – você possui um carisma único. Você irradia a sua luz na vida à sua maneira. As pessoas são atraídas a esta luz única. Ela é a luz que se irradia do seu lugar na Terra; é a luz que faz você brilhar.

Sua luz exclusiva é uma mistura de qualidades terrenas e celestiais. Nesta vida, você é um homem ou uma mulher que teve certo tipo de criação e educação. Você é formado pela cosmovisão da sociedade em que vive. É assim que deve ser, pois esta formação ajudou-o a adquirir um conhecimento íntimo da vida humana. Tendo passado por todas essas experiências difíceis, você adquiriu uma percepção profunda das sensações humanas e dos altos e baixos emocionais que se pode vivenciar como ser humano. Através da sua própria jornada de exploração pela escuridão e pela luz, você seguiu seu caminho exclusivo. Assim, o que você tem a dar para os outros também é uma mistura única de qualidades.

Sempre mantenha sua individualidade na área da criatividade e trabalho! Independentemente do que você faça – como padeiro, professor, artista, terapeuta espiritual, etc… – dar o melhor de si corresponde a expressar sua individualidade e compartilhá-la com todo o mundo. O mundo não está completo sem você. O universo está esperando pela SUA contribuição e não pela cópia ou reprodução que você fez da contribuição de alguma outra pessoa. O universo quer encorajá-lo a deixar que sua energia única flua. Assim, incorporar o seu eu mais elevado se refere a ser você mesmo e expressar a sua individualidade.

Dar o melhor de si mesmo é receber o melhor para si mesmo.

O segundo aspecto é que dar o melhor de si mesmo sempre implica em receber o melhor para si. Na verdade, estas duas correntes estão indissociavelmente ligadas entre si. Quando você deixa sua luz exclusiva brilhar, abre seu coração e doa a partir do seu coração, você experiencia uma satisfação e um contentamento profundos, pois está se permitindo ser você mesmo completamente e irradiar sua luz sem reservas. Você sente que fazer isso é certo, natural e sincero. Quando se dá tão aberta e livremente, você recebe algo muito especial ao mesmo tempo. O maior presente que você recebe é a volta ao lar. No momento em que você é verdadeiramente você mesmo, você se unifica naturalmente com o todo maior, com Deus. Você se sente em casa consigo e com o universo ao mesmo tempo. Não existem julgamentos passados a seu respeito e nem a respeito dos outros; não há mais nenhum julgamento que os separe. Vocês são Unidade.

Ao ousar ser fiel a si mesmo e expressar seu ser mais elevado no mundo exterior, você atrai boas coisas para a sua vida. As coisas materiais necessárias e as pessoas certas para você aparecem automaticamente. O universo o sustenta e nutre, e lhe oferece as circunstâncias certas para que manifeste a energia da sua alma. Deste modo, o fluxo de doação é retribuído por um fluxo de recebimento, o que o preenche e enriquece em todas as áreas da sua vida. No nível mais profundo, você se deu tudo isso por ter tido a coragem de deixar sua própria luz brilhar. A vida lhe dirá sim de todo coração, se você disser sim para a vida sem nenhuma reserva.

A totalidade da criação, dentro da qual todos nós temos um papel a desempenhar, é como um enorme quebra-cabeça, onde cada um de nós representa uma peça. O quebra-cabeça não está completo sem você. No momento em que a peça que você representa é colocada no lugar certo, você oferece ao quebra-cabeça algo que ninguém mais é capaz de acrescentar a ele. Nesse mesmo instante, você também recebe um presente muito precioso: sua volta ao lar! Você sente que está em harmonia com o todo maior, que a vida o está sustentando e que você está em segurança. Você sabe que está fazendo uma contribuição essencial e sente-se recebido pelo todo com alegria e apreciação. Oferecer o melhor de si é dizer sim para si mesmo, de um modo profundo, e se permitir receber tudo o que você precisa para desabrochar e brilhar.

Na verdade, dar o melhor de si significa que você não está mais separado do todo; você não é um ego, não é um indivíduo separado nesse momento. A pergunta “como equilibrar os fluxos de doação e recebimento?” realmente se dissolve nesse estado de ser. O equilíbrio é assegurado automaticamente; ele acontece naturalmente. Quando você se expressa a partir da parte mais sincera de si mesmo e deixa sua luz brilhar, você é, ao mesmo tempo, a luz e aquele que a recebe. Esta é a experiência de unidade pela qual todos anseiam.

Agora, você pode se perguntar: “Como faço isto? Como posso me alinhar com o que há de mais elevado em mim, com minha dádiva única, com minha verdadeira luz?” Isto nos leva ao terceiro aspecto que desejo mencionar a respeito de oferecer o melhor de si.

Você oferece o que há de mais elevado em si, se for capaz de se conectar com o que há de mais inferior em você.

Você oferece o que há de mais elevado em si, se estiver aberto e disposto de se conectar com o que há de mais inferior em você. Por “inferior” quero dizer medo, dúvida, depressão… em resumo, a escuridão que existe na sua alma como resultado de experiências dolorosas não resolvidas.

Seu eu mais elevado brilhará no momento em que você acolher a sua parte mais escura. Ao tomar consciência da sua parte inferior, você permite que sua luz brilhe sem o julgamento dessas partes da sua alma que têm se sentido rejeitadas e banidas. Esta é a parte de você que se tornou raivosa, triste, amarga e solitária devido a experiências dolorosas. Por favor, tenha compaixão dessa sua parte que vive na escuridão e procura soluções a partir da sombra, o que geralmente o afasta mais ainda da luz.

Na escuridão, você desenvolve mecanismos de sobrevivência que o impedem de sentir o que realmente está acontecendo no seu interior: medo, desespero, depressão e solidão. Você dá as costas a tudo isso. Na verdade, geralmente você é ensinado a fazer isso, pelo mundo à sua volta. “Afaste-se de emoções negativas. Seja positivo. Faça o melhor. Seja útil.” Estes tipos de conselhos e invocações criam, no seu interior, um medo da sua própria sombra e o tornam alienado dos seus sentimentos mais profundos.

Todos os seres humanos anseiam profundamente pela luz, pela liberdade inerente à entrega a quem realmente são. Por favor, entenda que você acende a luz mais intensa dentro de si quando está disposto a dar atenção à sua parte mais escura e negligenciada.

Convido-o a fazer isso agora, neste instante. Por favor, dê uma olhada e perceba se existe alguma emoção ou pensamento negativo no seu interior, que se apresenta constantemente e precisa da sua atenção. Em primeiro lugar, entenda que esta emoção ou pensamento sombrio faz parte de ser um humano. Imagine que essa área escura no seu interior é uma criança que foi desprezada. Você pode encontrá-la escondida num canto. É um menino ou uma menina?

Observe e veja se consegue encontrar essa criança e se pode entrar em contato com ela. Comece com um contato visual e depois lhe estenda a mão cuidadosamente. Olhe com carinho para ela e perceba com quanta dificuldade ela tem tentado sobreviver. Esta criança está cheia de alegria e paixão pela vida. Entretanto, ela teve que enfrentar tanta coisa, que o poder da alegria e da paixão se distorceu. A energia original da criança foi pega por todo tipo de máscaras e mecanismos de sobrevivência, de modo que sua força vital começou a trabalhar contra ela mesma. Mas agora, a criança tem permissão para ser quem ela verdadeiramente é. Por favor, estenda sua mão e deixe sua luz brilhar. Acolha essa criança com seus olhos.

Deixe a criança vir até você no próprio ritmo dela. Espere pacientemente e então a tome em seus braços e aperte-a contra seu coração. O que a criança precisa para relaxar e se recuperar é ser vista e confortada por você. Observe como você brilha com carinho, amor e compreensão quando está em contato com esta criança indefesa e atormentada. Ao convidar sua parte mais escura para entrar, acolhendo-a e trazendo para casa, você permite que sua parte mais leve se expresse, você entende como essa criança se sente. Esta compreensão cura. A criança no escuro representa a parte de você que tem carregado muita dor sem ser capaz de entender por quê. Ao envolver essa dor com compreensão e compaixão, você irradia sua luz em áreas que costumavam ser a fonte de emoções e pensamentos negativos. No instante em que você abraça a criança atormentada no seu interior, você se torna um anjo humano. Você leva luz à escuridão, o que é exatamente o que a humanidade precisa neste momento.

A humanidade não precisa de santos nem gurus que ensinem de cima de um púlpito ou pedestal, mas pessoas reais de carne e osso, que vivenciaram a escuridão e a luz por si mesmas e são capazes de acolher ambas sem julgamentos. Você se torna um anjo humano no momento em que ousa encarar e aceitar sua própria escuridão. Isto fará com que a sua luz se torne pura e poderosa. A vida o sustentará. Você será levado a oportunidades e lugares onde poderá revelar seu eu mais elevado de maneira fácil e natural. Você não tem que trabalhar para isto. Você não tem que fingir ser outra pessoa, pois a vibração e energia exclusivamente suas inspiram as pessoas e levam alegria a elas. É você! Você representa o amor de Deus no seu modo único, porque está disposto e é capaz de enfrentar e abraçar sua própria sombra com compreensão. As pessoas experimentam abertura, ternura e inspiração na sua presença, na maneira com que as ouve. O que quer que você faça para expressar e manifestar seu eu mais elevado na Terra, encorajará as pessoas a brilharem por si mesmas e acreditarem em seus próprios e exclusivos poderes e talentos. Oferecer o que há de mais elevado em você encoraja os outros a fazerem o mesmo.



© Pamela Kribbe 2010

Tradução de Vera Corrêa veracorrea46@ig.com.br -

Revisão de Luiz Corrêa

Acabei de Ler e Recomendo


"Que faço depois de tudo... Reflexos de uma Sociedade" da escritora, cronista do cotidiano,poeta ,escultora e pintora paraense, membro da Academia Espirito-santense de Letras, residente em Vila Velha ES, Aracélia S. Rodrigues.


É um livro que não pode, nem deve faltar na estante de toda mulher,e por que não ( ? ) também de todo homem, que viveu e acompanhou o período da revolução do movimento feminista . Com uma linguagem simples, direta, coloquial , a autora convida o leitor para algumas reflexões.
Alguns títulos encontrados nessa obra: "A Condição Feminina ","Filhos e Netos da Ditadura","Velhice: Uma Questão de Educação","Reflexos de Mim","Faça Sua História, Finque Suas Raízes",e muitos outros de grande relevância.


Encontra-se à venda na http://www.livrariacultura.com.br/


OBS. O livro é ilustrado com quadros a óleo sobre tela,de autoria da própria autora, e apresenta citações de Buda, Confúcio,Einstein, e até Bob Marley entre outros grandes pensadores.

Sem dúvida nenhuma , é uma leitura que vale a pena .

No embalo da música cubana

Lou Andreas- Salomé





Lou Andreas-Salomé, nascida Louise von Salomé, (São Petesburgo, 12 de fevereiro de 1861 — Gotinga, 5 de fevereiro de 1937) foi uma intelectual alemã, nascida na Rússia.

Lou Andreas-Salomé foi uma bela mulher que escandalizou a sociedade e quebrou regras morais. Teve vários amantes. Conheceu Sigmund Freud, Friedrich Nietzsche, Rainer Maria Rilke, Paul Rée, entre outros grandes homens. Mulher sensível, tinha mito de sedutora.

A produção literária de Lou esteve sempre muito ligada aos seus envolvimentos amorosos e da relação com Rainer Maria Rilke, aos 36 anos, resultaram obras fundamentais da escritora como "A humanidade da mulher" e "Reflexões sobre o problema do amor".
.
Ouse, ouse... ouse tudo!!

Não tenha necessidade de nada!
Não tente adequar sua vida a modelos,
nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém.
Acredite: a vida lhe dará poucos presentes.
Se você quer uma vida, aprenda... a roubá-la!
Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer.
Não defenda nenhum princípio, mas algo de bem mais maravilhoso:
algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!!

"Cuba Musical" - Omara Portuondo

Essa música me tira do sério ...

História Inacabada - Por Gabriella Federico





Primeiro me surpreendeu com a atração, depois fiquei encantada ouvindo...
Descobri a cada passo o que estava a tempo procurando e não acreditei.
A um trato fiquei com medo de perder o que não tinha.
Comecei a afogar e me lembrei que sabia nadar.
Comecei um trabalho organizado, com a paciência no primeiro lugar.
De dentro para fora, antes de qualquer coisa, a cura.
Cada um fique onde está, vamos agora crescer, vencer, mudar.
O tempo não conta quando se encontra o que estava faltando nas voltas.
Superação de espera, imobilidade, amônia e tristeza da solidão, e a escolha da delicadeza ou da força das palavras para acordar cada sentimentos escondidos e mal-entendidos.
Restauração recíproca, responsabilidade única
Superar a dor, treinei a vida inteira, é brincadeira!
Essa é a prova final, no final da vida se vencer o não vencer...Morre-se, às vezes, por amor!

Gabí

A Linguagem da Nobreza-Por: Rosemary Borges Xavier

O silêncio da paz existe onde o amor é completo, e se realiza o afago das mãos de todos os povos, onde a nobreza é simplicidade e se deixa cair o orvalho sobre as flores do bem, onde todos aprenderam a falar a linguagem dos sentimentos.

Perfil Especial- Lupeu Lacerda


Dona Sebastiana cantando uma canção inexistente

quem fez o mar e colocou o mar dentro do olho de quem chora?
quem fez o mar no vendaval da fúria insana e o colocou no coração de quem se
apaixona?
quem fez o mar no pôr do sol brando e sereno e o colocou no coração do velho
sapateiro?
quem fez o mar e o encheu de criaturas esquisitas e as colocou na cabeça dos
insones suicidas?
quem fez o mar e o colocou no copo cheio de cerveja ou vinho morno do velho
professor?
quem fez o mar e o colocou no risco da queda nos malabares dos meninos do
semáforo?
quem fez o mar?
quem fez o mar?
o mar é feito de coisas por fazer ainda
o mar é sonho, projeto,
não existe ainda...

"a areia do mar não tem quem apanhe não tem quem apanhe a areia do mar"

Lupeu Lacerda( Por ele mesmo)
Tenho quarenta e dois anos nasci em São Paulo e tenho um Ceará chamado Cariri entranhado na alma.sou de alma leve, mas afundo como um titanic desgovernado. Basta um olhar, um bar, um iceberg. Moro em Juazeiro da Bahia, escrevo, sou escultor, tenho duas filhas lindas. E milhões de ilhas pra me tornar um robinson crusoé pós-meta-linguagem.
sou o que ainda não cheguei a ser.
ser ei.se rei.sereias em meus sonhos de menino quarentão.

Sílvio Rodriguez

Curtas. Liduina Belchior.

Onde anda o tempo
que o tempo esgotou?
Onde anda o tempo
que vive sem tempo?
Te encontrar?
É só te preferir!!
Acredito no rito
No mito desmentido que diz que
Algo esperado
Nunca será dito:
Sinto muito, eu não sinto muito
Realmente, o frio não foi desta vez.
Realmente, nenhuma dessas estradas
Tem o sabor inesperado do novo
Não espere então, que alguém, desesperado
esteja te
esperando no final
da curva.

Um filme, uma música

Chicago - Por Domingos Barroso

Quem sentenciou que para ouvir jazz
necessariamente tem de ter um copo
de uísque na mão?

Deito-me na minha cama box solteiro
e me bastam o ventilador limpo
e os travesseiros altos.

Depois consigo me levantar bem
sem tropeçar nem nos brinquedos
do meu filho nem nos cadarços soltos
da jovem formiguinha que joga tênis.

Galeria Virtual - A Arte de Samuel Gregório Araújo- Samuk





Fotos e telas by Samuk.

* Sou apreciadora deste artista cratense. Votos de louvor à sua arte !

A graça de Miguel Pinheiro Fiqueiredo



Ele é neto do nosso amigo e colaborador Joaquim Pinheiro. Bisneto de Dona Almina Arraes.
Colhi este vídeo no youTube.

Prosa com Luis Eduardo

... Em 2004, eu morava na 713 sul – no Plano Piloto, a parte do DF que recebe o governo, os ministérios etc., a que se chama Brasília; o que seriam os bairros aqui são chamadas cidades satélites, umas vinte, moramos em Taguatinga, a maior delas.
Um dia, em 2004, logo que eclodiu o escândalo “mensalão do PT”, eu ouvia a CBN. Em frente à casa que eu morava, na av. W3 sul, fica o bar do Chico, onde ia de vez em quando. Não conhecia bem as pessoas, mas observara que havia lá um grupo de várias “da direita”, do PSDB e do PMDB. Da “esquerda”, não havia quase ninguém, não me lembro de alguém. Eu ia até lá com Kleber, o editor Da Anta Casa, editora que publicou livros excepcionais, de conteúdo diferenciado e grande esmero técnico. Kléber é meu conterrâneo, de Patos de Minas, MG. (O nome da nossa cidade naturalmente vem de a região, rota de tropeiros, ter um lago e muitas das aves, e as pessoas acampavam ali, até que se formou um povoado, que aumentou...)
Naquele dia, ouvia a Rádio CBN, quando o senador Eduardo Suplicy foi entrevistado. Eu não sou partidário, mas nas eleições fiz votar sempre na “esquerda”, PT, PCdoB, nutri portanto simpatia pelos partidos supostamente de tendência socialista ou comunista. Politicamente, não colocaria alguém da “direita”, essencialmente defensor da ideia da propriedade privada no poder, pois isso me pareceu sempre colocar a raposa para tomar conta do galinheiro... O repórter da CBN: “Senador, agora que está patente que o PT está envolvido no ‘mensalão’, o senhor vai deixar o partido, certo?” E Suplicy respondeu que não, que o PT não tinha nada a ver com mensalão, que o PT surgira de um sonho de liberdade e justiça social, que haveria apuração de tudo, que os culpados seriam punidos, e que o PT representava um sonho de liberdade no Brasil... Ele disse algo assim. Fui ao bar “da direita”.
No bar, onde cheguei batendo palmas, praticamente exigindo a atenção das pessoas, os pmdbistas e psdbistas estavam no fundo, próximos à televisão. Eu me dirigia a eles batendo palmas e dizendo algo como “Atenção, por favor, vocês ouviram a entrevista do Suplicy?” O senador sempre foi respeitado pelos “direitistas”, por isso os abordava daquela maneira. Todos naturalmente negaram ter ouvido a entrevista, que acontecera aquela hora, pelo rádio. Fiz uma resenha rápida da entrevista e endossei a posição do senador. Eles me olhavam sem poder falar nada. Eu desabafara, de tanto ouvi-los “descer a lenha” no PT e na esquerda em geral, meus simpáticos...
Em seguida a falar para eles, virei-me para o balcão e perguntei a Chico por uma cerveja e uma pinga (beber pinga naquele momento era um sinal de que não brincava...). Nisso, alguém, de duas pessoas sentadas do lado de fora do bar, que bebiam, me faz sinal para me aproximar, insiste. Já com a cerveja e a pinga na mão, me dirigi à parte de fora do bar, e a pessoa me diz que gostou do que falei, e me convida para me sentar. Sim, me sentei e conversamos. Era Oswaldo, mais ou menos 60 anos, petista. As pessoas o respeitam muito, digno, sincero, militante de tempo integral das idéias cooperativistas. Passamos a nos encontrar diariamente no bar, onde ele sempre bebeu três Teacher’s, 6h da tarde, e saiu em seguida, geralmente ficando 30/40 minutos apenas.
Um dia, Mauro, amigo de Patos, me dá um edital do MEC oportunizando um concurso para a elaboração de textos que atendessem ao público do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA). À noite, chegando ao bar, à pergunta de Oswaldo sobre o dia, disse-lhe que a única novidade era que um amigo me dera o edital de concurso literário do MEC. Pediu para ver, “posso levar para ler a íntegra, trago de volta amanhã”... Claro!
No dia seguinte, Oswaldo me esclareceu o edital e disse já ter começado o texto, que gostaria me mostrar, e contar com meu trabalho de revisor. Quando vi seu material, gostei – seu ponto de vista contempla o esoterismo maçônico, o cooperativismo e a administração, sua formação básica –, e propus algumas ideias complementares aos raciocínios que ele desenvolvia. Pediu que escrevesse tais idéias, fiz isso, e ele disse que sim, que estava adequado. Fizemos o livro, não fomos contemplados no concurso – o MEC disse que o livro era “autoritário”, “preconceituoso”. Com estes adjetivos, Oswaldo considerou que então “o livro é bom”, se o pensamento estabelecido o qualifica de tal modo... Ele o livro ficou de lado alguns anos, Oswaldo muito envolvido em seu trabalho, a construção de um centro clínico, ele administrador de uma cooperativa de médicos, e eu envolvido com as revisões de textos. Em 2005 deixei aquele endereço e vim para Taguatinga...

*Eduardo chegará ao Crato dentro em breve. Espero muito a sua participação ativa neste espaço.
Podem apostar numa figura amiga.

Amor e Perseguição - Por Marta Medeiros




"As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas”. Norman Mailer. Copiem. Decorem. Aprendam.

Temos a mania de achar que amor é algo que se busca. Buscamos o amor em bares, buscamos o amor na interner, buscamos o amor na parada de ônibus. Como num jogo de esconde-esconde, procuramos pelo amor que está oculto dentro das boates, nas salas de aula, nas platéias dos teatros. Ele certamente está por ali, você quase pode sentir o seu cheiro, precisa apenas descobri-lo e agarrá-lo o mais rápido possível, pois só o amor constrói, só o amor salva, só o amor traz felicidade.

Amor não é medicamento. Se você está deprimido, histérico ou ansioso demais, o amor não se aproximará, e, caso o faça vai frustrar suas expectativas, porque o amor quer ser recebido com saúde e leveza,ele não suporta a idéia de ser ingerido de quatro em quatro horas, como antibiótico para combater as bactérias da solidão e da falta de auto-estima. Você já ouviu muitas vezes alguém dizer: “Quando eu menos esperava, quando eu havia desistido de procurar, o amor apareceu”. Claro, o amor não é bobo, quer ser bem tratado, por isso escolhe as pessoas que, antes de tudo, tratam bem de si mesmas.

“As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas”. Norman Mailer. Divulguem. Repitam. Convençam-se.

O amor, ao contrário do que se pensa, não tem que vir antes de tudo: antes de estabilizar a carreira profissional, antes de viajar pelo mundo, de curtir a vida. Ele não é uma garantia de que, a partir do seu surgimento, tudo o mais dará certo. Queremos o amor como pré-requisito para o sucesso nos outros setores quando, na verdade, o amor espera primeiro você ser feliz para só então surgir diante de você sem máscaras e sem fantasia. É esta a condição. É pegar ou largar.

Para quem acha que isso é chantagem, arrisco sair em defesa do amor: ser feliz é uma exigência razoável e não é tarefa tão complicada. Felizes aqueles que aprendem a administrar seus conflitos, que aceitam suas oscilações de humor, que dão o melhor de si e não se autoflagelam por causa dos erros que cometem. Felicidade é serenidade. Não tem nada a ver com piscinas, carros e muito menos com príncipes encantados. O amor é o prêmio para quem relaxa.

-----------------------------------------------------------------------------
"Amor, faça jus: a quem ama em paz, luzes da mesma luz." (Eduardo Gudin)
Colaboração de Vera barbosa

Sonho Botânico- Por Assis Lima





Sonho botânico

Há quem se sonhe árvore
à sombra da qual
o animal repouse.
A avó que conheci
plantava bogaris
e cultivava mamonas.
Uma vez a surpreendi
brincando de voar com os passarinhos.
Assim a vejo e a tenho.
Meu avô plantava tabaco.
Era a sua planta de poder.
Raras vezes cantava,
e, ao fazê-lo,
tal uirapuru,
calava as outras aves,
a escutá-lo.
Meu pai sabe a angico,
ao bom angico,
com sua densa e saborosa resina.
Minha mãe, perfumada caroba,
me rimava com cravo e alecrim.
Só Jesus é tão cravo.
Só José alecrim.
Pela carne da macaúba,
pela polpa do pequi,
pela massa do jatobá
desasnei
e sobrevivi.
Há quem viva à sombra
das carnaúbas,
da samaúma,
do juazeiro,
da figueira
ou do salgueiro.
Mas, como diz um mestre
das plantas medicinais,
toda planta é sagrada,
mesmo os matinhos mais simples.
Folheando um manual de botânica,
encantei-me com o ramo
rico e polimorfo das solanáceas:
ervas,
arbustos,
árvores,
trepadeiras,
tão brasileiras.
O tomateiro,
o pimentão,
várias pimentas,
a beladona
e as ornamentais.
A vida ornou-me
e o sonho valeu-me.
Foto: Nívia Uchôa



Meu pai adorava pescar.Costumávamos passar fins de semana e feriados,nas fazendas dos parentes, ora em Missão Velha, ora no Exu. Considerava um momento para contemplação e meditação. Dizem que a sensação do peixe beliscando a isca é adorável.
A pescaria pode ser como o cachimbo...Um prazer solitário. Sempre preferi esperar o resultado , e fazer a caldeirada.
Intimamente tenho um carinho poético, quase religioso, pela figura dos pescadores.
Pescar é um ato terapêutico de sobrevivência e aventura.
Tudo que se refere à pesca tem o seu encanto. Seja um poema de Adélia, uma canção de Dorival, uma foto da Uchôa, como esta.


Casamento
(Adélia Prado)


Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como "este foi difícil"
"prateou no ar dando rabanadas"
e faz o gesto com a mão.


O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.


A PROFECIA ECOLÓGICA-ESPIRITUAL DA MINHA AMIGA IEDA



QUANDO É QUE FINALMENTE ADMITIREMOS QUE TUDO ESTÁ INTERLIGADO: O SOCIAL, O NATURAL-ECOLÓGICO E O ESPIRITUAL?

Os recentes acontecimentos em diversos Estados me fez reprisar esse texto que criei já faz algum tempo.

No início da década de 80 decidi sair da casa de meu pai para ir morar sozinho. Um ano após da minha saída, por questões econômicas, mudei de endereço no mesmo bairro do Flamengo. O Flamengo é um bairro nobre da zona sul do Rio de Janeiro. Os aluguéis lá eram e ainda são caros. Então, encontrei uma saída econômica que era morar num quarto alugado próximo à praia. E a moradora, uma gaucha de uns 40 anos de idade, me sub-alocou um pequeno quarto confortável para mim e meu irmão mais velho. Ieda era (ou é ainda (?)) uma mulher de convicções firmes e muito simpática. Sempre sorridente, Ieda cativava a todos com sua coragem , força de vontade e fé no processo de superação de uma doença raríssima no mundo. Era muito comum vê-la dopada para suportar as dores dos pequenos nódulos que surgiam por todo o seu corpo.
Num belo dia ela me contou como ficou sabendo, com bastante antecedência, o caminho de sofrimento que teria que passar nessa vida terrena. Contou-me ela que seu avô havia planejado ir à praia (no Rio Grande do Sul onde ela morava quando pequena) com ela e um garotinho. E assim aconteceu. Saíram cedo com o objetivo de voltar um pouco mais tarde. Em dada hora, o avô percebendo que precisava fazer o lanche que levara forrou a areia com um pano e retirou da sacola uma melancia para repartir entre eles. Buscou na sacola uma faca e foi aí que percebeu que havia esquecido a mesma em casa. Por um instante ficou confuso com o fato de ter esquecido a faca. Tentou encontrar uma maneira de executar a ação. Foi aí que de repente surgiu do nada uma figura humana de um velhinho vestido todo de branco. Seus cabelos eram brancos e possuía uma grande barba branca também. O velhinho se aproximou disposto a ajudá-los. Ele fez um sinal da cruz sobre a melancia, e a melancia se repartiu milagrosamente em quatro pedaços. Após esse feito ele se apresentou como sendo Jesus Cristo. E em seguida orientou o avô dela para que não continuasse mais batendo na esposa. E quanto a ela, disse: “Você terá uma doença muito rara no mundo. Mas, não se preocupe porque é para seu próprio bem devido aos karmas adquiridos em outras vidas”. Após essa fala ele profetizou o que iria acontecer com o ser humano devido a sua ação destruidora da natureza. Ele afirmou: “Tudo o que o homem toma ou interfere na natureza provocará uma ação contrária fazendo com que surjam tempestades e todo tipo de catástrofes que envolvem a natureza. A natureza vai querer tudo de volta!”. E segundo minha amiga Ieda ele mencionou algumas cidades onde ocorreriam essas catástrofes (p.ex.: Santa Catarina, Rio de Janeiro etc).
E a partir dessa história contada por Ieda fiquei atento aos desastres naturais. E toda vez que acontece um desastre “natural” lembro-me de Ieda e do velhinho espiritual.

Quando é que finalmente admitiremos que tudo está interligado: o social, o natural e o espiritual? Hoje, se discute quanto tempo temos (se é que temos) ainda para consertar os erros do passado e do presente. O mundo vive apreensivo sobre o destino da humanidade caso ações concretas não sejam realizadas a tempo para mudar o rumo da intervenção desastrosa da vida humana na Terra. Tudo será afetado: água, solo, subsolo, ar, florestas, cidades etc.: “O Sertão virará mar, e o mar virará Sertão” diz a música sertaneja. A conta desses desastres será paga por todos, principalmente os mais pobres e carentes de recursos. No COP-15, em Copenhague, se discutiu um acordo de como repartir as responsabilidades, ônus e bônus. Mas, não houve consenso de quanto cada um deverá investir e doar de si para salvar o planeta. Enquanto isso, continuamos poluindo, desmatando e destruindo o que resta ainda de original e sagrado ao nosso redor.
Bernardo Melgaço da Silva

Pensamento para o Dia 05/02/2011


“Não há necessidade de procurar a Verdade em qualquer outro lugar. Procure-a dentro de você: você é o milagre dos milagres. Tudo o que não está dentro de você não pode ser encontrado em qualquer lugar fora de você. O que é visível exteriormente a você é apenas um reflexo aproximado do que realmente está dentro de você! A crença antiga era a de que Deus (Easwara) governou o Mundo, estando fora dele. Os investigadores indianos puseram isso à prova através do Sadhana (disciplina espiritual) e revelaram que Deus estava e está no mundo e é dele. Essa é a primeira contribuição dos indianos para o mundo espiritual, de que Deus não é exterior ao homem, mas é a sua essência interior. Eles declararam que é impossível removê-Lo do coração onde Ele mesmo se instalou. Ele é o mesmo Atma do nosso Atma, a alma da nossa alma. Ele é a Realidade interna de cada um de nós!”
Sathya Sai Baba

Começou... - José Nilton Mariano Saraiva

Nem bem começou o período legislativo federal e o ex-jogador Romário (um eterno malandro) já começou a aprontar das suas e a nos mostrar como vão ser os próximos quatro anos: farra todo dia, no Rio de Janeiro (bem distante de Brasília), com a turma de sempre. Será que os cariocas, que o elegeram com uma montanha de votos, têm alguma moral pra reclamar da sua atuação ???
No mais, qual a novidade em tal comportamento, se até o político profissional e estrela maior do mesmo partido (PSB), como o Ciro Gomes, passou quase todo o seu mandato faltando às sessões, depois de receber mais de 600 mil votos no Estado do Ceará ??? Romário não estaria apenas e tão somente sendo um aplicado e “bom aluno” ??? Veja a notícia do portal G1, abaixo:
“Romário justifica ter jogado futevôlei em horário de sessão na Câmara”
Jornal 'Extra' publicou foto. Deputado jogava futevôlei em praia do Rio. Ele disse que presença não era obrigatória e que se reuniu com assessores.
O deputado e ex-jogador Romário de Souza Faria (PSB-RJ) usou o Twitter, nesta sexta (4), para justificar o fato de ter sido fotografado jogando futevôlei em uma praia do Rio de Janeiro na quinta-feira, no mesmo horário de uma sessão na Câmara.
A foto foi publicada pelo jornal "Extra". Segundo Romário, a sessão não era deliberativa, e a presença não era obrigatória. Mesmo assim, afirmou, fez reunião com assessores. Ele disse que a partida de futevôlei começou após as 17h30. Na quarta, em entrevista ao G1, Romário disse que se dedicaria ao futevôlei aos sábados e domingos, no Rio. "Aqui em Brasília, é trabalho", afirmou. “Em primeiro lugar, ontem (quinta, 3), não deixei de trabalhar como foi noticiado por um jornal carioca. Ontem, para aqueles que não sabem, não teve plenário e a presença não era obrigatória. Mesmo assim, como eu já havia dito aqui, marquei minha presença e me reuni com meus assessores. Para todos aqueles que votaram e acreditam em mim, vocês podem ter certeza de que eu nunca irei decepcioná-los”, escreveu o deputado em sua página no Twitter.
Romário afirmou que o voto de confiança de recebeu dos eleitores “vale mais que qualquer coisa”, mas deixou claro que é um esportista. “Amo futebol e futevôlei e vou continuar praticando pelo resto da minha vida”, disse. Eu não decepciono as pessoas ! Vocês podem contar comigo e, principalmente, acreditar num político atuante". Em outro trecho, ele escreveu que está longe da perfeição. “Sei que tenho meus defeitos, cometerei alguns equívocos, até porque estamos longe da perfeição."

Henfil




Henrique de Sousa Filho, mais conhecido como Henfil (Ribeirão das Neves, 5 de fevereiro de 1944 — Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 1988), foi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro.



Tem esse negócio chamado década, década de 60, década de 70… que década o cacete! Não existe isso. E eu não tenho 39 anos. Eu tenho milhões de anos, já tenho conhecimento mínimo suficiente para saber que sou fruto genético de uma ameba. Não sou filho de Dona Maria da Conceição. Sou filho de uma ameba há trilhões de anos. Não tenho 39 anos, tenho trilhões de anos. [ Henfil ]