1. A Filosofia é fruto da racionalidade humana

    por Adelmir Barbosa
    A filosofia não está e nem pode está, dissociada da história da humanidade. Cada sistema filosófico que emerge na história trás em seu arcabouço teórico, as questões vigentes e intrinsecamente relativas ao momento em que surgem.

    Em seu nascedouro, a filosofia se encharca antes de todos os elementos que de alguma forma afligem a humanidade em seu momento histórico, para só então se manifestar como fruto da racionalidade humana. E por isso vem sem sombra de dúvidas plena de princípios éticos gestados no seio do grupo social em que emerge.

    A filosofia é jogo argumentativo, é comunicação, é linguagem. Os diversos sistemas então, enfrentam um infindável combate argumentativo em busca de legitimação, de justificação e de fundamentação. Nisso consiste a tentativa de Platão em se fazer compreendido no famoso "Mito da Caverna". Porque de fato, para se tornar "amigo da sabedoria", antes é preciso libertar-se das amarras morais que os sistemas sociais, anteriores, impõem como forma de dominação e subserviência. A história da humanidade sempre foi marcada por essas formas de dominação.

    Filosofar, portanto, é refletir sobre as questões vigentes no seio da formação social à qual se pertence. filosofar é sentir medo, mas não se calar diante das injustiças. Filosofar é sair da cômoda situação dentro de caverna de cada um; onde não se terá que enfrentar obstáculos, e entrar nesse duro jogo argumentativo em busca que quebrar, dissolver e desconstruir os princípios fundamentadores de éticas duvidosas, injustas, imorais e dominadoras. Enquanto houver injustiça, haverá sempre um filósofo.