por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 6 de março de 2012


Por Chico Buarque

Soneto

Por que me descobriste no abandono
Com que tortura me arrancaste um beijo
Por que me incendiaste de desejo
Quando eu estava bem, morta de sono

Com que mentira abriste meu segredo
De que romance antigo me roubaste
Com que raio de luz me iluminaste
Quando eu estava bem, morta de medo

Por que não me deixaste adormecida
E me indicaste o mar, com que navio
E me deixaste só, com que saída

Por que desceste ao meu porão sombrio
Com que direito me ensinaste a vida
Quando eu estava bem, morta de frio

Chico Buarque

O beijo que ficou ... por Rosa Guerrera


O beijo mais marcante de toda a minha vida ,
foi aquele que ficou no desejo ,
e que nunca conseguí dar...
Mas até hoje sinto no coração
o seu sabor !

O GANSO DE ANNA






O GANSO DE ANNA

 
Anna é dona do único ganso da cidade.
Ele não tem serventia nenhuma,
exceto para trepar com as gansas.
A população inteira traz as gansas para trepar
com o ganso de Anna.
Mas ele só trepa nadando no lago,
que fica gelado no inverno.
Então Anna joga baldes e mais baldes
de água quente
no lago
para o ganso conseguir trepar.
 
 
 
 

NIGHTLIFE



Há 9 anos na estrada, a banda sul cearense NIGHTLIFE vem fazendo a diferença por onde tem andado. Tocando e encantando uma galera sem limites de idade, passeia pelo rock e pelo pop com um estilo único, transformando qualquer evento em uma verdadeira festa, onde a alegria e a descontração são a tônica.

Em sua mais recente fase, dessa vez em parceria com a Sertão Pop Produções, está preparando o seu primeiro disco de músicas autorais, e já vem com um grande sucesso que está fazendo a cabeça da moçada. "THE PASSION", é a música de trabalho do CD que promete estourar na região do Cariri e certamente por esse Brasil afora. Está sendo lançado também um clip com a música e outras mudanças para melhor estarão acontecendo ao longo dessa nova fase da banda.

Em breve disponibilizaremos todo esse material aqui para vocês.

Estamos à sua disposição para contratos e fazer acontecer um grande evento, seja em seu bar, sua casa, clubes, teatros, aniversários, casamentos, etc.

Nossos contatos:
SERTÃO POP PRODUÇÕES:
Rua Araripe 163 - Centro - Crato-Ceará. - CEP: 63.100-380
Telefones: (88) 3521.5398
9666.9666 - TIM
8824.2131 - OI
8102.4051 - VIVO
9231.0991 - CLARO
De: Sertão Pop Cariri



Feliz começo de semana!

Finalmente o calor passou. O clima foi ficando ameno, e a umidade voltou com todas as nossas alergias. Eu espirro, tu espirras, ele espirra... Um mundo de rosas! Tô assim, agora. O coração se aperta nas auguras do mundo, e depois se alarga, se expande e vira-mundo!


Pensamento do Dia. Liduina Vilar.


Uma chuvarada depois de noites e dias calorosos, traz-nos a alegria dos respingos, a vontade de pegar no trovão, de conversar com o relâmpago e saltitar ladeira abaixo, num verdadeiro encontro entre a água e o corpo. Corpo vestido de pano, que se torna transparente diante do banho de chuva caída do céu. Esse céu que imaginamos ser nossa futura morada, onde encontraremos caras pessoas, como também desafetos, que partiram para tal plano misterioso. Chuva, frio, vento, neblina, são elementos da natureza que às vezes esquecemos de vivenciar. Assim, deixamos a vida um pouco para trás. Por outro lado, se curtirmos tudo isso, um a um desses fatores, estaremos fazendo de nossa existência um festival de sorrisos, de mãos dadas com a alegria. Pensemos e reflitamos sobre isso e a vida de repente, poderá se tornar uma enorme ciranda de felicidade.

JOUBERT DE CARVALHO- por Norma Hauer


Foi no dia 6 de março de 1900 que nasceu em Uberaba, MG Joubert Gontijo de Carvalho, que ficou conhecido, nos meios musicais, como JOUBERT DE CARVALHO.

Felizmente, para Joubert, seu pai gostava de música e isso o ajudou em seu aprendizado .

Talvez já sonhando com a Medicina, compôs sua primeira valsa, dando-lhe o nome de "Cruz Vermelha”.

Seu pai, porém, não o apoiou porque queria vê-lo estudando Medicina, fato que o fez transferir-se, em 1920, para o Rio de Janeiro.

. Foi bom aluno na Faculdade e, terminando seu curso, defendeu sua tese dando-lhe o nome de "Sopros Musicais do Coração".

A música estava em seu sangue, e conseguiu sua primeira gravação com Pedro Celestino, em 1926; era um tango de nome "Agonia".

Em 1928 musicou um poema de Olegário Mariano de nome "Cai,Cai,Balão". Tornaram-se amigos e, da dupla, surgiram as músicas "Hula", "Zíngara" e "De Papo P'ro Ar", todas gravadas por Gastão Formenti.

Nessa mesma época, Carmen Miranda, que tivera sua primeira gravação com uma música de nome “Triste Jandaia”, gravou, de Joubert de Carvalho, “Tai”, que a consagrou como grande intérprete.

Para uma peça de Paschoal Carlos Magno", escreveu "Pierrô" e "Arlequim", gravadas por Jorge Fernandes. A peça não foi montada;" Arlequim" sumiu e "Pierrô" transformou-se em grande sucesso anos mais tarde, quando foi regravada por Sílvio Caldas.

É impossível recordar tudo que Joubert de Carvalho compôs, mas há obras que marcaram nosso cancioneiro nas vozes de todos os grandes cantores daquela época.

Assim tivemos:" Em Pleno Luar"; "Maria, Maria"; "O Silêncio do Cantor";"Volta para o meu Amor"; “Que Bom que Estava”...gravações de Orlando Silva, Francisco Alves, Sílvio Caldas, Aurora Miranda...

Mas e CARLOS GALHARDO ficou de fora? Claro que não! Além de regravar "Maringá", lançou, em 1965, um LP de nome "Jóias Musicais de Joubert de Carvalho", com algumas regravações e cinco músicas inéditas.

Uma, com letra de Mário Rossi, intitulada "Desde Sempre" é das mais belas composições de nosso cancioneiro. Quem a conhece?

Em fins dos anos 60, os festivais "fervilhavam". Não eram para Joubert de Carvalho. Mas... e um festival de serestas?

Em 1969 , no Clube Municipal foi realizado o "1º Festival Brasileiro de Serestas". E quem o venceu? Joubert de Carvalho, com "Sol de Estrada", defendido por Antonio João, um cantor que estava se destacando na época.

Um 2º Festival foi realizado, mas não teve a repercussão do 1º. Ainda assim, Joubert de Carvalho o venceu com "A Flor e a Vida".

Gostaria de relembrar aqui dois fatos que Joubert sempre gostava de contar referentes a "Maringá":

Através de um amigo foi apresentado ao então Ministro José Américo de Almeida, que apreciava suas músicas. Este propôs que fizesse algo que falasse numa seca e na leva de pessoas que deixam suas terras no Nordeste, em busca de melhores condições no Sul.

O Ministro José Américo era de Areias e seu amigo de Pombal. E a seca, nesse ano, foi pior em Ingá. Pronto: veio a inspiração e "nasceu" a "Maria do Ingá", que numa leva deixou sua cidade de Pombal. E "Maria do Ingá" se transformou em "Maringá".

"Foi numa leva que a cabocla Maringá,

Ficou sendo a retirante

Que mais dava o que falar.

E junto dela veio alguém que suplicou,

P’ra que nunca se esquecesse do caboclo que ficou”...

"Maringá" foi logo gravada por Gastão Formenti, tornando-se um grande sucesso.

E que aconteceu depois?

O segundo fato ocorreu anos mais tarde, quando a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, ficou encarregada de lotear e construir uma cidade na região. Concluído o trabalho, não sabiam que nome dar à cidade. Foi quando a esposa do Diretor da firma sugeriu o nome da canção entoada pelos operários enquanto trabalhavam. "Maringá".

E assim surgiu a CIDADE QUE NASCEU DE UMA CANÇÃO.

No dia 2 de abril de 1957 a principal rua de Maringá teve seu nome mudado de Bandeirantes, para Joubert de Carvalho, a cujo ato inaugural o compositor compareceu. Foi uma glória em vida.

Alguns meses antes de seu falecimento em uma entrevista ao Programa Sala de Visita, que Raul Maramaldo apresentava na Rádio Rio de Janeiro, Joubert de Carvalho contou a dupla história de “Maringá” (como canção e como cidade) e apresentou uma nova composição sobre “Maringá” (cidade) de nome “A Cidade que Nasceu de Uma Canção”, que nunca foi gravada.

No dia 20 de setembro de 1977 ele partiu. Tinha 77 anos, pois nascera em março de 1900.

Norma

BIDU REIS- por Norma Hauer



Ela nasceu em 5 de março de 1920, recebendo o nome de Edila Luisa Reis, ficando conhecida com o nome artístico de BIDU REIS, começou cantando em trio, depois em dupla com Emilinha Borba (também em início de carreira). Esta, seguindo seu caminho só, fez com que Bidu se dedicasse mais à composição, ao piano e à poesia.

E isso ela o fez até aos 90 anos.

Não compôs muito, mas quase tudo que produziu obteve sucesso, como “Bar da Noite” (parceria de Haroldo Barbosa e grande sucesso na voz de Nora Nei) “Caminhos Diversos “; “É Natal” co-autoria de Arsênio de Carvalho; “Quatro Histórias Diferentes”, parceria com Dora Lopes e por esta gravada; “Festa de Luz” e “Interesseira” ambos com Mário Latini... sendo a mais recente composta em parceira com Osmar Frazão, de nome “Fernanda”, gravada primeiramente por Paulo Barcelos e depois por Alberto Gino.

“Interesseira” foi um dos maiores sucessos do cantor Anísio Silva, mas vejamos a letra de .



BAR DA NOITE



Garçom, apague esta luz
Que eu quero ficar sozinha
Garçom, me deixe comigo
Que a mágoa que eu tenho é minha...


Quantos estão pelas mesas
Bebendo tristezas
Querendo ocultar
O que se afoga no copo
Renasce na alma
Desponta no olhar


Garçom, se o telefone bater
E se for pra mim
Garçom, repita pra ele
Que eu sou mais feliz assim


Você sabe bem que é mentira
Mentira noturna de bar
Bar, tristonho sindicato
De sócios da mesma dor
Bar que é o refúgio barato
Dos fracassados do amor

Tive o prazer de fazer parte de seu círculo de amigos e, assistia a suas apresentações “ao vivo” no programa “Onde Canta o Sabiá”, que Gerdal dos Santos apresenta todos os sábados na Rádio Nacional.

Bidu lá comparecia no primeiro sábado de cada mês e o fez até o de fevereiro de 2011. Afastou-se e, por motivo de doença, não compareceu em seu 91° aniversário, em 5 de março do mesmo ano. Não se recuperou da doença e no domingo, dia 26 de junho de 2011 veio a falecer.

Alguma nota em jornal ?... Nada !!!, afinal ela não nasceu naquele país do Norte, caso em seria manchete entre nós.

A Bidu, que do outro lado da vida, reencontre seu grande amor são meus votos.
Adeus.

Norma



Michelangelo



Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português europeu) ou Michelangelo (português brasileiro), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

wikipédia

Se for pra falar de amor eu me calo
Esqueci a palavra tão acariciada
Esqueço a hora de lembrar
E lembro, no primeiro raio
No sonho que espera
De olhos fechados

Fico a imaginar...
Mesmo céu, mesma linha
Silêncioso canto
Ou(vindo) sem pranto.

(socorro moreira)