por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 30 de junho de 2023

DO “RUGIR” DO LEÃO AO “MIAR” DO GATINHO – José Nílton Mariano Saraiva 

Durante meses, antes da eleição presidencial de 2022, nos palanques da vida o então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, tal qual um leão ensandecido foi pródigo e incisivo em rugir desafiadoramente contra o constitucionalmente estabelecido, ao ameaçar colocar na rua o “meu exército” (sic), para quem ousasse desafiá-lo ou sequer contestá-lo.

Investindo sem qualquer escrúpulo contra tudo e contra todos, o psicopata que na oportunidade estava Presidente da República se detinha, entretanto, em dois alvos preferenciais: o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, na sua versão, seriam os principais responsáveis por questionar os seus descalabros, as suas diatribes, os seus excessos, as suas irresponsabilidades. 

Como integrantes das duas cortes citadas, os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes foram seus alvos prediletos, quando aventou, inclusive, a perspectiva de se mover um processo de impeachment contra os mesmos (embora sem nenhuma prova das acusações que proferira contra eles). 

Já em particular, usando sua condição de Presidente da República, chegou a convocar e receber, em palácio, uma reunião extraordinária com os embaixadores de diversos países que detinham vínculos com o Brasil, onde mentiu desbragadamente sobre as urnas eletrônicas usadas em nossas eleições, já que, na sua opinião, seriam passíveis de fraudes ao final da apuração de cada uma delas (embora ele e os filhos mafiosos hajam sido eleitos com os votos advindos delas, em mais de uma oportunidade). 

Enfim, enquanto estava no trono e cercado por uma camarilha de generais golpistas, reacionários, ultrapassados e comprovadamente mercenários, rugiu em alto e bom som (Braga Neto, Villas Boas Correia, Augusto Heleno, Pazzuelo, dentre outros). 

Covarde de primeira hora, medroso, inconfiável e frouxo, ao perder uma eleição onde gastou bilhões de dinheiro público na tentativa de reeleger-se, abandonou a Presidência da República e fugiu do país na calada da noite para os Estados Unidos, onde assistiria de camarote o desfechar de um golpe de estado arquitetado por ele e seus medíocres generais reacionários, cujo objetivo seria reassumir na marra o poder (tanto que Braga Neto chegou a afirmar para os vagabundos acampados em Brasília, em frente ao quartel do Exército, que tivessem paciência que algo ia acontecer em breve). 

E a prova disso tudo foi materializada quando a Polícia Federal achou com um dos seus principais assessores (Anderson Torres, então Ministro da Justiça) uma minuta detalhada de como se daria o golpe de estado (só que, após 04 meses preso, alegando depressão, saudades das filhas e saúde debilitada, foi incompreensível e esdruxulamente liberado pelo Supremo Tribunal Federal para cumprir prisão domiciliar). 

Em resumo, agora que a tentativa de golpe foi definitivamente descoberta e esclarecida, Bolsonaro deixou de rugir feito um leão e passou a miar como um gatinho, alegando não ter feito nada de errado, mas que em algumas oportunidades simplesmente estava “brincando” ao incitar o seu “gado”. 

Com o julgamento sobre a sua inelegibilidade em andamento (em razão das “cabeludas” mentiras e inverdades proferidas quando da reunião extraordinária com os embaixadores estrangeiros), espera-se que não pare por aí; assim, levando-se em conta que está incurso em diversas ações judiciais, é imperioso e necessário colocá-lo na prisão, se possível de segurança máxima (face a alta periculosidade que apresenta), a fim de pagar pelos muitos e graves crimes cometidos. 

Afinal, e até prova em contrário, para quem atua à margem da lei o lugar apropriado, merecido e correto é mesmo uma prisão de segurança máxima.