por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 25 de agosto de 2019

UM BOM TEXTO "INTERNETIANO"


O capitão está louco para fugir de um navio afundando (Por Sebastião Nunes)
Depois de verificar que estavam bem acomodados no avião presidencial os filhotes 01, 02 e 03, os ministros mais chegados e o maior rato que já existiu na face da Terra, o capitão Jair Messias ordenou que levantassem voo.– Pra onde? – perguntou solícito o piloto, sem tirar os olhos do ratão. – Pra onde houver um navio afundando.
O piloto, sem entender a ordem, olhou para o copiloto que, imediatamente, ligou para o serviço de informações da marinha. – Quem é responsável pelos navios em afundamento? – Não seja idiota, cara! – respondeu de lá um mequetrefe descontente. – Navio em afundamento não tem responsável, só tem irresponsável. – Então me passa o irresponsável de plantão.
Esperou alguns minutos, olhando de banda o ratão. – Alô? – disse uma voz irritada. – Você é o irresponsável pelos navios em afundamento? – Eu mesmo. – Sabe me dizer onde tem algum navio afundando neste momento? – Estamos em falta. Todos os que estavam afundando já afundaram. – Obrigado, cara – agradeceu o copiloto e, virando-se para o piloto, confirmou a informação: – Por ora estão em falta, comandante. O piloto se voltou para o capitão: – Sinto muito, capitão, mas afundando não tem nenhum.
O piloto verificou os comandos e viu que estava tudo ok. Olhou para o capitão e percebeu que nem tudo estava ok. – Desculpe, capitão. Mas por que procura um navio afundando? – Você quer saber do navio ou prefere saber o que esse ratão tá fazendo aqui? – As duas coisas, acho – confessou o piloto. – Explica pra ele, meu chapa – disse o capitão ao escudeiro-Moro –, você que é ministro da injustiça e anda devendo explicações. – Mas explicar o quê, capitão, se a ideia foi sua? – Minha, não, a ideia foi do Guedes. Ou do Salles. Alguém sugeriu e eu topei. – A ideia foi minha, capitão – disse o ministro que tem nome de pedra. – Ah, eu sabia que tinha sido um de vocês! – vociferou o capitão. – Uma ideia tão idiota só podia ser de um ministro. Explica aí, ó nome-de-pedra.
Mais que depressa, o ministro nome-de-pedra começou a explicar: – Estava eu no gabinete jogando porrinha com minha secretária, quando lembrei de um ditado muito popular: “Quando um navio afunda, os ratos são os primeiros a cair fora”. Me pareceu perfeito pra situação atual do Brasil. – Não entendi – confessou o piloto. – Vê se eu explicando você entende, porra! – explodiu o capitão. – O Brasil tá uma merda só, não tá? Hein? Tá ou não tá? – Se o senhor tá dizendo… – anuiu o piloto. – Pois então? – continuou o capitão. – Faça de conta que o Brasil é um navio e o navio tá afundando. Ficou claro? – Se o senhor tá dizendo… repetiu o piloto.
– Se o navio, quer dizer, se o Brasil tá afundando como um navio, os primeiros a cair fora são os ratos. Como pensamos em cair fora antes do navio, quer dizer, do Brasil afundar, montamos nesse ratão e agora precisamos de um navio afundando. – Até aí tudo bem. Mas eu nunca tinha visto um ratão desse tamanhão. – Isso foi ideia do Guedes – explicou o capitão. – Como o bosta não consegue sair do atoleiro econômico, encomendou esse ratão aí pra gente montar nele e fugir do navio afundando, quer dizer, do Brasil afundando. – Encomendou de quem? – insistiu o piloto. – Encomendou da CIA, cara. Ligou pro Trump e na CIA fabricaram esse ratão e mandaram pra nós. A CIA é capaz de tudo, cara! É ou não é?
– Mas mandaram numa boa? – duvidou o piloto. – Sem pedir nada em troca? – Claro que pediram, meu chapa – riu-se o capitão. – O sacana do Trump pediu a Amazônia em troca. Mas, esperto como sou, ele só vai levar a metade, depois que nossa gente incendiar ela tudinho. Ele leva metade e o resto fica pra gente criar boi. O nome-de-pedra tá preparando a minuta da escritura pro congresso aprovar. – Isso aí, papai! – aplaudiram a uma voz os filhotes 01, 02 e 03, felizes por terem um pai tão esperto e tão bom negociador.


BOLSONARO X MACRON


A DIFERENÇA ENTRE BOLSONARO X MACRON (Sandra rota  2 horas atrás  edited

Agora, mudando o rumo da prosa, eis que o capitão comete mais uma indignidade que não condiz moralmente e nem legalmente com o cargo presidencial ao exercer seu machismo grotesco comparando sua mulher à do presidente francês levando a disputa para o campo pessoal de uma forma desprezível. Eu não devia perder meu tempo fazendo comentário sobre esse tipo de indignidade, mas não resisto e vou partir para o campo pessoal como ele fez.

Sem entrar no mérito sobre as ações e posições políticas de Macron e também ao seu caráter, digo ao capitão o seguinte:

A Michele é bonita e jovem e talvez por causa da sua beleza e juventude o senhor se relacionou e se casou com ela em quatro meses sem conhecer a família dela (segundo suas próprias declarações) o que - no auge dos meus cabelos brancos - me permite especular que a Michele virou a cabeça do senhor que não passa de um velho mau caráter e misógino. E uma mulher jovem e bonita casada com um velho asqueroso como o senhor e que declara em rede social que o marido rasga a camisola dela nos dentes não me inspira confiança. 

Me chama a atenção o fato da Michele esconder os antecedentes da família dela e só Deus sabe o porquê se casou com um velho tosco e ignorante como o senhor. Agora, o Macron, além de outras especializações, tem formação em filosofia e se casou com uma professora. O Macron tem 41 anos. Ele assumiu um relacionamento com a esposa aos 18 anos e se casou com ela em 2007. Ou seja, são 23 anos de relacionamento, dentre os quais, 12 sao de casamento. A esposa dele tem quase 70 anos e dá para perceber que nunca foi bonita, mais ele é, e ainda por cima é rico, famoso e ocupa o cargo mais alto da França. 

Com essas credenciais é de admirar que ele ainda esteja com a mulher e não a tenha abandonado. Macron só se casou uma vez e o senhor se casou 3 vezes. É sabido que homens velhos e bem sucedidos encontram muitas mulheres bonitas e oportunistas no seu caminho. Acho que isso diz tudo sobre a diferença entre a vida amorosa do senhor e do Macron.