por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 17 de dezembro de 2011


FOTO MOSTRA A CORAGEM DA MULHER

Minha amiga Edênia Marul, ex-coordenadora do Centro Cultural do BNB em juazeiro, atualmente morando em Salvador, mandou e-mail com uma foto da Presidente Dilma em 1970, como ré, respondendo por crime contra a Segurança Nacional, como as autoridades de então enquadravam os que eram contra o regime militar. A foto é sugestiva: a ré, combatente contra a ditadura, barbaramente torturada, hoje é presidente do Brasil, eleita com os votos de 56% dos brasileiros. Sucedeu Lula, outro perseguido da ditadura. Lula, por sua vez, substituiu Fernando Henrique Cardoso, aposentado compulsoriamente e exilado durante o governo militar. Depois da redemocratização (1984), a corrente política que apoiou e participou da ditadura militar elegeu um único Presidente, Fernando Collor de Melo, que governou pouco mais de 3 anos. Antes dele, considerando da redemocratização anterior (1945), chegaram ao poder pelo voto uma só vez, 1960, com Jânio Quadros cujo governo durou apenas 7 meses. Resumindo, nos últimos 66 anos, a facção mais à direita e reacionária, comandou legitimamente o governo menos de 4 anos. Mandaram outros 20 anos graças ao golpe militar. Não foi a toa que logo depois do assalto ao poder (em 1964) eliminaram eleições diretas. Um dado estatístico dá pista de como os governos dos generais eram distante da população brasileira que pretendiam representar: na eleição e 1989, a primeira escolha direta de presidente pós 64, os identificados como seguidores do regime de exceção obtiveram pouco mais de 15% dos votos (Maluf, 9%, Guilherme Afif, 5%, Aureliano Chaves 1%). Voltando à foto, há um detalhe bem significativo. Dilma, apesar da prisão e das torturas sofridas, apresenta-se com postura corajosa, cabeça erguida e olhar firme. Do outro lado da bancada, os oficiais representantes do Estado, na condição de juízes militares encarregados de julgá-la, estão de cabeça baixa e escondem os seus rostos com mão, certamente envergonhados do papel que lhes foi imposto.

Eternizada!


Há uma luz... - Por José de Arimatéa dos Santos

Foto: José de Arimatéa dos Santos

Magistral Abidoral.

Suspeito que sou, nem por isso mesmo, deixaria aqui de fazer menção ao Show de Abidoral Jamacaru.

Ninguém mais do que eu tem acompanhado a trajetória deste compositor Magistral. Desde os Festivais, o Grupo Nessa Hora, até os dias de hoje. Pouparia até de fazer os comentários já previsíveis do: Abidoral é isto, Abidoral é aquilo, mas ressaltaria apenas que dentre tantos que estendem a voz por tantos, Abidoral nunca deixará de ser isto e nem aquilo que seja o que de melhor simboliza nossa musicalidade. Inovador, renovador, autêntico, conciso, inteligente, visionário e atual.

Denominamos de “ícone” a isto e ou aquilo que alguém por excelência atinja e faça-se destacar pela unicidade.

Autoral, plural, fenomenal, magistral, musical, universal e para sempre... O Jamacaru Abidoral.




Não tinha ângulo para mostrar todos os músicos, mas em nome de todos, Parabéns!



Não Abidoral, deixe os aplausos por nossa conta!


Fotos: Pachelly Jamacaru

III Natal Solidário - Emerson Monteiro

Será no dia 25 de dezembro, às 14h, no Estádio Mauro Sampaio Castelo Branco, o Romeirão, em Juazeiro do Norte, a realização da festa dos Anjos Solidários – Cevema relativa ao III Natal Solidário. O exemplo dos dois anos anteriores já oferece à instituição beneficente lugar expressivo junto às populações carentes, que, decerto, comparecerá em apreciável multidão para comemorar o nascimento de Jesus, numa bem sucedida iniciativa.

Após esforços desenvolvidos durante todo o ano visando arrecadar recursos destinados a prêmios distribuídos em sorteios sucessivos e demais atrações do grande evento, a data permanecerá na lembrança de todos pelo brilho de que se revestirá, vistos os preparativos desenvolvidos e a organização que caracterizam o grupo filantrópico coordenado pelos empresários Luiziane e Tadeu Alencar, responsáveis por práticas permanentes. Com isto visam, sobretudo, dar testemunho do serviço fraterno aos juazeirenses, unindo a iniciativa privada e o poder público em demonstrações coletivas de solidariedade.

A fórmula de gerar benefícios sociais desenvolvida pelos Anjos Solidários durante todo o ano vem surtindo seus efeitos promissores, ocasionando a aproximação das classes aquinhoadas com os que ainda não usufruem das benesses da justiça comunitária.

À medida que outras lideranças compreendam a importância de práticas semelhantes, haverá mais sensibilidade nas relações entre os extremos sociais, isto alimentando a possibilidade cristã da fraternidade verdadeira.

Deste modo, os Anjos Solidários – Cevema convida todos os cidadãos de Juazeiro do Norte a comparecer ao Estádio Romeirão, na tarde do dia 25 de dezembro do corrente ano, no objetivo de vivenciar a bela festa natalina de 2011, com isto repetindo os bons resultados obtidos nas vezes passadas.

Enquanto almeja aos caririenses votos plenos de Felicidades neste Natal, seguido de um Ano Novo pródigo das melhores realizações, na Luz do Amor e da Bondade ensinadas pelo Divino Mestre Jesus.
Passageiro de um mundo passageiro
Passageiro desse mundo ligeiro
Passageiro do mundo do dinheiro
Passageiro aprendiz de feiticeiro
Passageiro derradeiro justiceiro
Passageiro da bola sem goleiro
Passageiro passageiro passageiro...
Por que tudo passa tão ligeiro?

(Ulisses Germano)


Porque estamos de passagem, companheiro!

Frase antológica (Mário Quintana)

Inserta numa das últimas postagens do Zé Flávio, uma frase que entendemos possa ser classificada como antológica (não fosse Mário Quinta um gênio), daí sua repetência:

“Os espelhos partidos têm muito mais luas”...

Mário Quintana