por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A CORRUPÇÃO GENERALIZADA - José do Vale Pinheiro Feitosa

Essa vai dar uma roda no pessoal que vive o complexo de vira-latas. Ou seja o narciso ao contrário. E não apenas isso. Vai deixá-los sem referência em relação ao país mais corrupto do mundo que naturalmente para eles é o Brasil e os petistas que estão Papuda.

É deprimente o que o pessoal vai saber. Três em cada Quatro Europeus acredita que a corrupção está generalizada. É o resultado de uma pesquisa feita com os cidadãos da comunidade pela Comissão Europeia e li este resultado no Jornal El País da Espanha.

Na Grécia, Itália e Espanha esta opinião é praticamente e de todos (mais de 95% acha isso). Até no símbolo da Comunidade Europeia que é a Alemanha o índice atinge 59%. Mas tem mais. Os alemães se encontram no divisor mínimo que acham isso pois na imensa maioria dos demais países estes índices estão acima de 60%. Somente nos países escandinavos essa opinião foi menor que a Alemanha: Suécia com 44% (assim é alto para o que esperamos daquela sociedade), Finlândia (29%) e Dinamarca (20%).

Mas não isso que os analfabetos políticos brasileiros querem: fazer da corrupção uma bandeira para construir um povo. O “Lacerdismo” só vai desaparecer da cultura brasileira quando a geração que cresceu sob a ditadura desapareça. Essa é primeira observação a ser feita.

A segunda é óbvia. Isso é sistêmico e como coisa sistêmica se origina de um sistema e esse é o capitalismo. Portanto a percepção do povo europeu é a natureza da observação que irá se tornar crítica de certo liberalismo econômico (dando origem a propostas autoritárias, como o fascismo) e em segundo lugar, com algo mais aprofundado, a criação das bases de uma sociedade mais igualitária e menos movida apenas a negócios de corporações econômicas. Uma sociedade mais solidária já tem nome na história é só estudar suas bases teóricas e algumas práticas.


Em qualquer circunstância se não foi esse o resultado de uma resiliência fatalista, estamos diante de algo crítico do qual emergirá forças mais autoritárias em contraponto com forças democráticas. 

EU VOU CONTAR A DEUS! - José do Vale Pinheiro Feitosa

A ameaça que dá título a esta postagem teria sido feita por uma criança morrendo em decorrência da guerra na Síria. De tão revoltada com as malvadezas daqueles humanos em fúria destrutiva de si e dos outros, a criança disse que iria enredar a Deus sobre aqueles crimes todos. Disse isso enquanto morria.

E contar a Deus é contar para a história. Toda malvadeza se escuda no rompante e na finitude do contexto onde pratica o mal. Assim como o senso de impunidade. Tudo passa. Tem a possibilidade de adiar a culpa e assim, entre trancos e barrancos ir levando.

Sem contar que a malvadeza tem como justificativa a perenidade do mal entre todos. Se alguns as praticam então, como dado da realidade, a que este pratica se equivale a daquele. Afinal ninguém inventa a maldade em seu ato. Ele não inaugura a maldade. Ele se justifica pela agressividade sobre a dignidade do outro e se esconde no cipoal da maldade geral.

Mas contar a Deus, como já disse, é contar para a história. Aquela criança estaria contando para a história o horror que perdura contra pobres, crianças, idosos, etnias e tantos outros grupos vítimas de genocídios.

E esta denúncia me veio a respeito do premiado Humorista Danilo Gentili, que foi alçado ao SBT para continuar com um humorismo nascido junto com as redes sociais e todo tipo de neo-conservadorismo que empunha espadas, família e propriedade contra direitos humanos, sociais, solidariedade, políticas corretas e de compensações entre outras bandeiras dessa época.

Danilo, meio no estilo da perseguição da direita paulista aos nordestinos, fez piada com a pernambucana Michel Maximino que foi a maior doadora de leite materno do Brasil. Ela entregava todo o excedente para um banco de leite há 80 quilômetros de sua casa.

Os bancos de leite nasceram exatamente desse espírito de solidariedade. Do mesmo modo que os bancos de sangue. E Danilo Gentili atacou exatamente este esforço fazendo comparações de mau gosto com um ator pornô. Isso tudo pela Bandeirantes em rede nacional. A moça virou piada e foi hostilizada pelas redes sociais e pelas ruas da pequena cidade onde mora.

Tiveram que abandonar tudo, mudar de cidade e irem morar na capital para se esconder das bombas assassinas da rede de televisão em sua ação impune de praticar o mal.


DANILO EU VOU CONTAR PARA DEUS