por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 18 de abril de 2021

FORMAR UM FILHO... "DOUTOR" - José Nilton Mariano Saraiva

 FORMAR UM FILHO... “DOUTOR” – José Nilton Mariano Saraiva

Durante o pavoroso regime nazista comandado por Adolf Hitler (e evidentemente que sem entender da profundidade do tema), muitas mães implicitamente incorriam na traumática “escolha de Sofia”: aquele horripilante e pavoroso lance em que uma mãe judia prisioneira era literalmente obrigada a “sacrificar” um dos rebentos em detrimento de outro, porquanto, se não o fizesse, ali, na hora, ao invés de um (o menino ou a menina ???) os dois, seriam “premiados” com um banho letal de cianureto, nas câmaras de gás.

Pois bem, a reflexão é só pra lembrar que, desde tempos imemoriais, principalmente no seio de famílias menos favorecidas do “interiozão brabo” desse nosso Brasil varonil, principalmente na área rural (e temos parentes que aqui se incluem), o desejo acalentado e inconteste de pais e mães sempre foi o de ... “FORMAR UM FILHO DOUTOR” (aqui entendido como o graduar-se em Medicina). Para tanto, estavam a praticar a “escolha de Sofia”.

É que, por absoluta carência de recursos necessários à contemplação de mais de um (e como à época vigorava o conceito de que “onde come um comem dez” e o tal “controle da natalidade” era uma miríade distante), o “fazer filhos” era a regra de uma família paupérrima, na maioria das vezes objetivando uma futura e decisiva ajuda na luta pela sobrevivência, ali, na roça, no cabo da enxada (excetuando-se, como explicitado acima e restou comprovado a posteriori, aquele a quem se destinaria o “olimpo”, na cidade grande).

Mas aí, em muitas oportunidades, o próprio rebento “premiado”, depois de ralar muito e ser aprovado no mais concorrido dos vestibulares, depois de encher os pais de orgulho, depois de seis anos de dedicação “full time” visando tornar realidade o sonho dos pais, pois bem, não mais que de repente descobre não ter vocação para a coisa e que havia, sim, um meio mais fácil  de “se fazer na vida”: o ingresso na corrupta atividade política.

Assim, e lamentavelmente (devido à carência de profissionais numa área ainda tão prioritária) muitos dos que se formaram DOUTORà custa do esforço sobre-humano dos pais, nunca fizeram um simples curativo, sequer manipularam uma seringa, jamais prescreveram qualquer medicação a algum paciente e - quem sabe - jamais adentraram em um hospital ou posto de saúde, se mudaram de mala e cuia  para o “eldorado” mafioso da política carreirista. E para tanto, aí sim, passaram a usar e abusar da patente de “Doutor”, a fim de “abrir portas” (o vistoso e reluzente “anel no dedo” em muito contribuía).

Adstringindo-se à nossa praia (o Ceará) na capital e interior temos “doutores” em profusão no exercício dos cargos de vereador, prefeito e deputado (todos ricos), sem que nunca tenham exercitado a “atividade-fim” da formação acadêmica (e os filhos são encaminhados para tal).

Assim, o sonho dos pais, acalentado durante anos e anos, jaz esquecido e deixado para trás, por obra e graça dos “encantos” e da facilidade que a atividade política oferece de “se fazer na vida” rapidamente (mesmo que por métodos heterodoxos). Definitivamente, os tempos são outros.

Alfim, há que se destacar, sob pena de não o fazendo injustiçá-los, que os vocacionados para o mister, aqueles que realmente “vestiram a camisa” desde o ingresso na faculdade e até a pós-formatura não medem esforços, são, sim, dignos e merecedores de encômios e de reconhecimento público, pelo verdadeiro “sacerdócio” no dia-a-dia de uma atividade estressante e sofrida. Afinal, além de não os frustrarem, se mantiveram fiéis ao sonho dos pais de um dia... “FORMAR UM FILHO DOUTOR”.

Poderão, mais à frente, após “passados na casca-do-alho” de uma longa experiência no “laboratório da vida” (o exercício diuturno da Medicina) ingressar na arena política objetivando melhorar a vida dos menos favorecidos, aos quais acompanharam “pari-passu”. 

Para tanto, adquiriram ao longo do caminho o competente “know-how”.