por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 30 de abril de 2020

"BANANAS" - José Nilton Mariano Saraiva


Séculos atrás, o velho e sábio filósofo “Branxu” já pregava aos seus discípulos: “aos inimigos não se mandam flores, mas, sim, bananas... de dinamite (preferencialmente acionadas à distância, via controle remoto).

A reflexão tem a ver e nos remete de pronto à excessiva brandura e diplomacia com as quais o Supremo Tribunal Federal brinda a “coisa” que está Presidente da República que, em solenidades públicas “mete o pau” em integrantes daquela corte para, em seguida, em particular, pedir desculpas e desdizer o que houvera dito minutos antes (ou seja, para a sua cambada de simpatizantes ruge tal qual um leão em fúria, para, a seguir, miar como um gatinho abandonado). .

Agora mesmo, quando de volta de uma viagem internacional foi inquirido judicialmente por uma juíza federal a apresentar exames comprobatórios sobre uma possível contaminação pelo “coronavírus” (já que todos os integrantes da comitiva presidencial foram infectados) o “malandro” OBRIGA (afinal “eu é que mando”) a Advocacia Geral da União a laconicamente emitir uma banal nota garantindo que não o fora (ou seja, ele e a  mulher foram os únicos com os quais o danado do vírus “não simpatizou nem um pouco”).

Num segundo momento, pressionado com um pouco mais rigor a apresentar os “exames” e não “notinhas”, eis que o “traste”  já admite que “talvez, talvez”  (sic) tenha sido (infectado), mas que “não senti nada”.

Não seria essa a hora do Supremo Tribunal Federal entrar de vez na jogada e EXIGIR, sem maiores tergiversações, já que de interesse público, que os exames sejam mostrados incontinenti ???

Afinal, se tinha consciência que era mesmo portador do vírus (como a exibição dos exames poderá indicar) e circulou, abraçou, cumprimentou e beijou dezenas de pessoas, claro que incorreu em grave “crime de responsabilidade” (além de transgressões outras) agindo até dolosamente (ou seja, com intenção de).

Comprovada tal cafajestice por parte de alguém que mentiu despudoradamente em benefício próprio, muitas seriam as opções (judiciais ou legislativas), a saber: afastamento, impedimento, cassação do mandato, impeachment (e por que não, cadeia, preferencialmente na companhia dos traquinos “meninos” ???).  



ESSE TAL "DNA" - José Nilton Mariano Saraiva


Se algum dia, algum desavisado, por algum motivo, teve algum resquício de dúvida sobre a veracidade contida nesse tal DNA (podem acreditar que existe, sim), o clã Bolsonaro (contrariando todas as expectativas), se presta a tirar tais dúvidas, de letra, ao nos fornecer a verdade cristalina: realmente, os tais “filhos-numerais” (01, 02 e 03), obedecem à mesma linhagem do 00, o pai.

Carregam no sangue e no caráter, hereditariamente, o gene do ódio, da desonestidade, da vingança, da devassidão, da falta de respeito, da desumanidade e, enfim, do desprezo pelo ser humano, como se fossem alienígenas cuja função primordial no planeta Terra seria a de exterminar de vez com a raça humana.

Só assim se pode entender o “porquê” de, pegando “carona” no “corona”, se neguem (os “atletas” Bolsonaros) a socorrer as “pessoas normais” no terrível enfrentamento ao vírus, porquanto estimulando-as a, sem maiores preocupações,  saírem às ruas, se confraternizarem, se aglomerarem, a circularem e se contaminarem nas “latas de sardinhas” (transporte público) que as transportam pra cima e pra baixo,  no pressuposto, eminentemente nazista, de que “um dia todos nós vamos morrer mesmo” (palavras do infectado 00, o pai). A propósito, cadê mesmo o exame que ia sair em 24 horas ???

Enquanto isso – e fazendo de conta que absolutamente nada de mais grave está a acontecer no seu entorno – o patriarca (chefe da gangue) empreende luta intestina na tentativa de “blindar” as traquinagens patrocinadas pelos “meninos” (01, 02 e 03) através da nomeação de mafiosos da mesma laia, em postos chaves do serviço público (Polícia Federal e Ministério da Justiça, por exemplo), nem que isso implique em afrontar os demais, e desmoralizados, poderes da república (judiciário e legislativo).

Até quando, porra ???