por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 28 de abril de 2023

 A “MISOGINIA” EM QUESTÃO - José Nílton Mariano Saraiva

Por volta dos 19/20 anos de idade, Michelle de Paula foi mãe de uma menina a quem batizou como Letícia Firmo, fruto de um relacionamento proibido (o parceiro, o engenheiro elétrico Marcos Santos da Silva, de Brasília, já era casado e pai de família); assim, quando conheceu Jair Bolsonaro, em 2006, Letícia Firmo já tinha 04/05 anos de idade, Michelle de Paula 24 anos e ele 51 anos.

À época, Michelle de Paula era secretária na sala de liderança do PP e, como “pintou um clima” no momento em que os olhares se cruzaram, foi imediatamente requisitada para trabalhar no gabinete do próprio; dois meses depois – vapt-vupt – se assumiram.

No entanto, Michelle de Paula só se tornou Michelle Bolsonaro dois anos depois (2008) quando, por imposição dela, se casaram no civil, “em regime de separação de bens”; em 2010, nasceu uma menina, Laura, hoje adolescente (posteriormente, já exercitando e verbalizando em todo o esplendor sua reconhecida porção misógina, o próprio afirmou ter sido uma “fraquejada” de sua parte o fato de gerar uma filha mulher, já que os filhos anteriores, de outras mulheres, foram todos do sexo masculino). Só faltou culpar a Michelle de Paula por isso...

Assim, e certamente que cansados de ouvir o pai afirmar preconceituosamente que houvera casado com uma “mãe solteira”, (existem vídeos que comprovam) os filhos dos casamentos anteriores (já adultos) não fizeram nenhuma questão de aproximar-se da “madrasta”, tendo em vista a comprovada ascendência desta sobre o marido; pelo contrário, nutrem um certo desprezo e guardam uma certa distância regulamentar da “madrasta” (de idade parecida com a deles).  O tal "Carluxo" que o diga...

De família pobre e nascida em Ceilândia, cidade paupérrima vizinha a Brasília, Michelle de Paula cursou até o ensino médio e tinha como única experiência trabalhos administrativos na Câmara Federal, onde conheceu o futuro marido. Os dois têm uma diferença de idade de 27 anos – ele, hoje, está com 68 anos (à época 51 anos) e ela com 41 anos (à época 24 anos).

Esta, uma resumida amostra de quem seja a “evangélica” Michelle de Paula Firmino Reinaldo Bolsonaro, hoje – quem diria – cotada para substituir o marido nas próximas eleições à Presidência da República, na perspectiva que o próprio seja legalmente impedido pela Justiça de concorrer, como tudo leva a crer.

A pergunta que não quer calar: será que o “gado” referendará o que o partido decidir ???