por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Unidos da Tijuca faz a festa em Exu – PE



Publicado por Demóstenes em 09 de setembro de 2011 às 17h41min




O sertanejo tem mais um dia especial para guardar na memória. Ontem (08) milhares de pessoas de diversas cidades da região e de outros estados, lotaram completamente a Praça de Eventos Francisco de Miranda Parente em Exu-PE, para assistir a apresentação da Unidos da Tijuca na terra do velho Lua.


A festa entra para história da cidade que recebeu com carinho os integrantes da escola e em especial o presidente Fernando Horta que visivelmente se sentiu em casa, caminhava pelo público retribuindo com toda atenção e carinho.


Comissão de frente da Tijuca


O show teve diversas atrações e o público foi ao delírio quando a Comissão de Frente entrou em cena. Mulatas, bateria, mestre sala e porta bandeira deram o tom da festa. A escola mostrou que entrou no clima do baião e cantou diversas músicas da região e do filho ilustre em ritmo de samba.


No final, o intérprete mandou o recado do presidente para povo da cidade; “Em 2012 estaremos aqui novamente para comemorar com o troféu de campeão do carnaval”


A Escola veio comemorar os 104 de emancipação política de Exu-PE, em 2012 a escola do Borel entrará na sapucaí com o enredo; “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, em homenagem ao filho ilustre desta terra.



Fots: Demóstenes / Blog da Folha de Exu

Governador do Pernambuco, Eduardo Campos, recebe título de Cidadão Cratense




Sexta-Feira, dia 09 de Setembro de 2011

O poder Legislativo, representado pela Câmara Municipal do Crato, prestou homenagem ao Exmo. Dr. Eduardo Campos, Governador do Estado de Pernambuco.
Aconteceu no auditório da Rádio Educadora do Cariri, na manhã deste dia, com a presença maciça dos representantes políticos e sociais da nossa região.
Uma homenagem justa, em se tratando do profundo respeito que a comunidade cratense devota à família Arraes. Momento histórico, reconhecimento inconteste, pela participação política e social, relevante, no âmbito regional e nacional.

(socorro moreira)

C E R I M O N I A L


01- RECEPÇÃO FESTIVA AO GOVERNADOR DR. EDUARDO CAMPOS E A SUA
COMITIVA EM FRENTE À FACULDADE CATÓLICA DO CARIRI, À RUA
CORONEL ANTONIO LUIZ.

02- EXECUÇÃO DO HINO DO ESTADO DE PERNAMBUCO PELA BANDA DE
MÚSICA MUNICIPAL DO CRATO, SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO
BONIFÁCIO SALVADOR.

03- HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS: BRASIL, CEARÁ, PERNAMBUCO, CRATO E DO INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI, AO SOM DO HINO NACIONAL, PELA BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL.

04- ENTRADA DAS AUTORIDADES PELA PORTA PRINCIPAL DA FACULDADE CATÓLICA DO CARIRI EM DIREÇÃO À RÁDIO EDUCADORA DO CARIRI.

05- ABERTURA DA EXPOSIÇÃO HISTÓRICA E FOTOGRÁFICA DA FAMÍLIA ARRAES DE ALENCAR, NA ÁREA COBERTA DA RÁDIO EDUCADORA.

06- DESLOCAMENTO DAS AUTORIDADES PARA O AUDITÓRIO DA RÁDIO EDUCADORA, UTILIZANDO A RAMPA DE ACESSO.

07- RECEPÇÃO DE BOAS VINDAS ÀS AUTORIDADES, PELO CORAL DA SOCIEDADE DE CULTURA ARTÍSTICA DO CRATO- SCAC, SOB A REGÊNCIA DA PROFESSORA DIVANI CABRAL.

08- EXIBIÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE O EX-GOVERNADOR MIGUEL ARRAES.

09- SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL PRESIDIDA PELO VEREADOR FRANCISCO AILTON ESMERALDO.

- COMPOSIÇÃO DA MESA DE HONRA.
- POSSE DO DR. TADEU ALENCAR NA CADEIRA MIGUEL ARRAES DO
INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI, PRESIDIDA POR DR. MANOEL PATRÍCIO
DE AQUINO, COM SAUDAÇÃO DE DR. NAPOLEÃO TAVARES NEVES,
PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO ICC.

- OUTORGA DO TÍTULO DE SÓCIO HONORÁRIO DO INSTITUTO CULTURAL
DO CARIRI, PELO SEU PRESIDENTE DR. MANOEL PATRÍCIO DE AQUINO,
AO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO DR. EDUARDO CAMPOS.

- OUTORGA DA MEDALHA DO MÉRITO BÁRBARA DE ALENCAR À DEPUTADA
FEDERAL ANA ARRAES DE ALENCAR, GENITORA DO GOVERNADOR DR.
EDUARDO CAMPOS.

- OUTORGA DO TÍTULO DE CIDADÃO CRATENSE AO GOVERNADOR DR.
EDUARDO CAMPOS, COM SAUDAÇÃO PELO VEREADOR FERNANDO
BRASIL E PALAVRA DO GOVERNADOR.

- ENCERRAMENTO DA SOLENIDADE COM O HINO DO CRATO.

- COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO NO LOCAL.

CRATO(CE), 09 DE SETEMBRO DE 2011

FLORISVAL SOBREIRA CORIOLANO
PRESIDENTE DA CÂMARA DO CRATO

Para reflexão- Colaboração de Walda Mavignier



O modo de vida, os novos costumes e o desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está o macho da espécie humana.
Tive apenas 1 exemplar em casa, que mantive com muito zelo e dedicação num casamento que durou 56 anos de muito amor e companheirismo, (1952-2008) mas, na verdade acredito que era ele quem também me mantinha firme no relacionamento. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem os Homens!'
Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da masculinidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

1. Habitat.

Homem não pode ser mantido em cativeiro.
Se for engaiolado, fugirá ou morrerá por dentro.
Não há corrente que os prenda e os que se submetem à jaula perdem o seu DNA.
Você jamais terá a posse ou a propriedade de um homem, o que vai prendê-lo a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente, com dedicação, atenção, carinho e amor.

2. Alimentação correta.

Ninguém vive de vento. Homem vive de carinho, comida e bebida. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ele não receber de você vai pegar de outra. Beijos matinais e um 'eu te amo' no café da manhã os mantém viçosos, felizes e realizados durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não o
deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial. Portanto não se faça de dondoca preguiçosa e fresca. Homem não gosta disso. Ele precisa de companheira autêntica, for te e resolutiva.

3. Carinho.

Também faz parte de seu cardápio - homem mal tratado fica vulnerável a rapidamente interessar-se na rua por quem o trata melhor.Se você quer ter a fidelidade e dedicação de um companheiro completo, trate-o muito bem, caso contrário outra o fará e você só saberá quando não houver mais volta.

4. Respeite a natureza.

Você não suporta trabalho em casa? Cerveja? Futebol? Pescaria? Amigos? Liberdade? Carros? Case-se com uma Mulher. Homens são folgados. Desarrumam tudo. São durões. Não gostam de telefones. Odeiam discutir a relação. Odeiam shoppings. Enfim, se quiser viver com um homem, prepare-se para isso.

5. Não anule sua origem.

O homem sempre foi o macho provedor da família, portanto é típico valorizar negócios, trabalho, dinheiro, finanças, investimentos, empreendimentos. Entenda tudo isso e apóie.

6. Cérebro masculino não é um mito.

Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino.Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente não possuem! Também, 7 bilhões de neurônios a menos). Então, agüente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar amigos gays e homossexuais delicados, tente se relacionar com um homem de verdade. Alguns vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja desses, aprenda com eles e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com as mulheres, a inteligência não funciona como repelente para os homens. Não faça sombra sobre ele... Se você quiser ser uma grande mulher tenha um grande homem ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ele brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ele estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.

Aceite: homens também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. A mulher sábia alimenta os potenciais do parceiro e os utiliza para motivar os próprios. Ela sabe que, preservando e cultivando o seu homem, ela estará salvando a si mesma.

E Minha Amiga, se Você acha que Homem dá muito trabalho, case-se com uma Mulher e aí Você vai ver o que é Mau Humor! Só tem homem bom quem sabe fazê-lo ser bom!

Eu fiz a minha parte, por isso meu casamento foi muito bom e consegui fazer o Fernando muito feliz até o último momento de um enfisema que o levou de mim. Eu fui uma grande mulher ao lado dele, sempre.


Com carinho,

Fernanda Montenegro

Recebido por e-mail

Quatro Letras

TODO HOMEM PRECISA APRENDER APENAS QUATRO

(4) LETRAS DO ALFABETO, PARA SER FELIZ COM A

SUA ESPOSA:

O, B, D, C

cotidiano

Tenho algumas coisas sagradas comigo.
Alguns trejeitos, olhares, nuances.

Quando pego minha xícara
já ao entardecer e ponho açúcar
minhas faces mudam, há um certo júbilo.

Sinto que meu olho direito treme.
Mas treme de modo singular,
dando voltas em torno
da própria órbita.

Outro instante delicado
é quando faço a cama.

Estendo os lençóis, bato os travesseiros,
puxo a colcha aqui e acolá
e pareço sorrir.

Já ao fazer a cama quando acordo
muitas vezes não a faço.

Deixo os lençóis cansados da longa noite
espremidos entre as dobras
e os travesseiros loucos por não terem
conseguido dormir.

Se durmo bem,
meus travesseiros não dormem.

É natural,
se durmo bem
estou sempre enforcando
um ou outro em forma de abraço.

A minha vida é recheada de intervalos mágicos.
Beber café sob o crepúsculo e fazer a cama
antes de dormir e ao acordar são epifanias
próprias de um solitário.

Existe, entretanto, um ato em si mesmo
mais elevado, existencial, que carrego
desde a mais tenra infância:
limpar os ouvidos.

Ora com o dedo mindinho,
ora com o dedo indicador.

E ao cheirá-los
nunca muda o cheiro.

É um cheiro forte,
um cheiro de parto.

O "papa-anjo" de Pau dos Ferros - José Nilton Mariano Saraiva

Em postagem anterior (Coisas da vida...), nos referimos à receptividade, ao calor humano dos seus habitantes e, mui especialmente, à “beleza-brejeira” e à requintada elegância das mulheres da cidade de Pau dos Ferros - RN.
Mas Pau dos Ferros, como toda cidade pequena que se preza, também tinha suas excentricidades, suas esquisitices, suas idiossincrasias, suas legendárias e folclóricas figuras (e bote folclore nisso). E, dentre elas, sem favor nenhum se destacava um tal “papa-anjo” de Pau dos Ferros.
Paraibano, presumíveis 30 e poucos anos de idade, altura mediana, esbelto, educado, conversa agradável, gentil, afável e chegado a uma cervejinha gelada, o colega de trabalho Godofredo (nome fictício, evidentemente) contava também com um “handicap” pra lá de poderoso, em relação aos demais colegas, perante aquelas mulheres monumentais: a maviosidade da sua voz e a competência e destreza com que dedilhava as cordas de seu sonoro violão, de par com um repertório eclético e de agrado de todos.
Nas noites de sexta-feira, por exemplo, em uma churrascaria localizada no então “campo de aviação” da cidade (uma espécie de planalto, onde pousavam os “teco-tecos” da vida), quando toda a sociedade pauferrense se reunia para comemorar a chegada de mais um final de semana, a voz de Godofredo ecoava tonitruante e maravilhosa, desvirginando o sepulcral silêncio da madrugada (vezes sem conta, a nosso pedido ele interpretou “Súplica Cearense”, em tributo ao Ceará que ele tanto admirava); outrossim, se em noite de lua cheia você quisesse surpreender sua amada com um toque de enlevo e romantismo, bastava convidar que nosso amigo sempre se achava disponível para uma seresta maravilhosa, tão comum em cidades interioranas, (evidentemente que “deglutindo” alguma “marvada”, com tira-gosto de siriguela”, em plena três horas da matina); quando de um casamento religioso, se alguém quisesse mais brilho (e sempre queriam), lá estava ele na Igreja, devidamente paramentado, com o seu dileto amigo violão, a entoar a Ave Maria; enfim, não tinha um evento sequer, alguma comemoração, uma reunião oficial, civil, eclesiástica ou particular em que o nosso grande Godofredo não fosse o primeiro a ser convidado para abrilhanta-la. E não se mostrava de rogado; comparecia e mostrava, sempre e sempre, a competência usual. Era, sem favor nenhum, a garantia de inolvidáveis momentos.
Mas...
Godofredo tinha uma esquisitice, uma coisa um tanto quanto difícil de entender, uma preferência que era pura excentricidade: apesar de literalmente disputado “no tapa” pelas exuberantes mulheres da cidade (com as quais se dava muito bem), só namorava (com seriedade e repleto de boas intenções, tanto que durante a semana fazia questão de freqüentar suas casas e conhecer os pais), jovens recém-saídas das fraldas, desabrochando para a vida, cheirando a leite (como ele mesmo gostava de dizer) e que tivessem - NO MÁXIMO - 14 anos de idade (mas não havia, com sinceridade d’alma, nenhuma intenção pedófila; aliás, nem se falava nisso àquela época).
Quando, aos fins de semana, na bifurcação do crepuscular por do sol e o alvorecer da noite, aparecia no principal “point” da cidade (a Sorveteria do Sales), de mãos dadas com uma daquelas meninotas estonteantes que exalavam frescor e inocência por todos os poros, seu sorriso era mais sorriso, sei olhar brilhava intensamente (mesmo que em plena escuridão) e ele parecia flutuar nas nuvens, certamente que ao som de algum canto celestial inaudível para nós outros, mortais-comuns; a impressão que se tinha é que Godofredo se comprazia e parecia querer fazer aflorar em todos nós, pobres-diabos, um dos pecados capitais, a inveja; e assim, só nos restava, ante a visão daquelas formosas e inocentes beldades, humildemente improvisar “babadores” gaigantes, usando as toalhas das mesas para tal fim.
Mas foi aí, depois dele desfilar com tantas formosuras e despertar aquele sentimento em todos nós, que um colega mais expedito “vingou-se” em alto estilo, ao lhe por a alcunha apropriada, perfeita, mortífera: Godofredo, o “papa-anjo” de Pau dos Ferros. O tempo quase que fecha. Foi uma dureza acalmar os ânimos. Mas a coisa “pegou” e Godofredo teve que conviver com aquele “calo”, a partir de então.
Com o passar dos meses situações novas apareceram e Godofredo, transferido para uma cidade maior, finalmente deu de cara com a temida “mulher fatal”, a conhecida “aqui é final de linha”, aquela que lhe colocou nos trilhos, chamou-o à responsabilidade, deu-lhe um solavanco, impôs-lhe uma nova postura, um diferente padrão de comportamento. E a flechada foi tão certeira, seu efeito tão imediato e devastador, que, rendido pelo cupido, nosso amigo deixou até o querido violão de lado, apagou a chama do seu canto, deu um sumiço na maviosidade da voz. Godofredo, literalmente, eclipsou-se. Foi a nocaute (sua esfarrapada desculpa é que cansara daquela vida de “eterna procura”). Acredite se quiser...
Hoje, aposentado, muitíssimo bem casado, pai de filhos e já caducando com os netos, Godofredo tem uma dúvida atroz a persegui-lo diuturnamente, deixando-o meio cabreiro e com uma pulga atrás da orelha: será que os seus descendentes, filhos e netos (todos incrivelmente do sexo masculino), hão de “herdar” os métodos e a incômoda alcunha de “papa-anjo”, que o perseguiu durante anos, desde os inolvidáveis momentos vivenciados em Pau do Ferros ??? Será que essa coisa complicada e difícil de entender, chamada DNA, contempla até isso ???
Será ???

Na Rádio Azul


Samba da Volta
Toquinho e Vinícius


Você voltou, meu amor,
alegria que me deu
Quando a porta abriu
você me olhou, você sorriu,
ah, você se derreteu
e se atirou, me envolveu, me brincou,
conferiu o que era seu
É verdade, eu reconheço,
eu tantas fiz,
mas agora tanto faz
O per- dão pediu seu preço,
meu amor
Eu te amo
e Deus é mais
e se atirou, me envolveu, me brincou,
conferiu o que era seu
É verdade, eu reconheço,
eu tantas fiz,
mas agora tanto faz
O perdão pediu seu preço,
meu amor
Eu te amo
e Deus é mais
Composição: Toquinho e Vinicius de Moraes

Uma frase para pensarmos.- colaboração de Geraldo Ananias




Como se encaixa BEM aos dias que estamos vivendo.
Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa:

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.

CURTINHA. Por Liduina Belchior.


O AMOR DE VERDADE, FLUI

A GENTE NOTA,

PERCEBE,

RECEBE.

Existem sonhos que nos levam pra longe. Outros, nos fazem voltar... - Por Socorro Moreira









"DJ Grace Kelly (www.djgracekelly.com) Vive em Berlim desde 1996. Ela sempre foi fascinada por este Metropole multicultural no meio da Europa. E aqui ela interpreta a música de seu país nativo afrobrasilian Bahia: América, Brasil, com influências de drum'n'bass e latino-electro. Em Berlim, ela entrou em contato com a música oriental e do leste europeu, que desde então se tornou uma parte de sua música-mix. Na Bahia / Brasil Grace Kelly sempre tocava bateria em festas e festivais.Em Berlim, no palco, se apresentam com grande alegria e diversão aos ritmos tradicionais e variedade da música brasileira. Por exemplo, no "Karneval der Kulturen" (www.karneval-berlin.de), em Berlim. Grace Kelly era parte do carnaval das culturas de Berlim, a partir do seu primeiro momento. Ela era uma dançarina com o "Afoxé Loni", o grupo que lidera o desfile de carnaval, fora de competição. É um verdadeiro destaque do evento. Durante o aftershow partidos de "Afoxé Loni", Grace Kelly começou a trabalhar no deck, toca-discos e mixers e tornou-se um DJ profissional.
No ano de 2000 o tema do festival anual "Heimatklänge" foi o Brasil e, durante este Verão Grace Kelly se tornou um dos DJs mais famosos do Verão de 2000 em Berlim. Em 2001, ela estabeleceu o seu próprio Partido permanente do evento: "Mundo Mix" (www.myspace.com / mundomixberlin), o total de partido-global, que viaja através de diferentes localizações grande festa em Berlim. Todo segundo sábado do mês Mix Mundo apresenta bandas internacionais e locais e DJs convidados da cena da música do mundo. Bandas de Berlim mundo da música como Nomad Soundsystem, RotFront, Tiger Hifi ter jogado na mistura mundo. Bandas de Berlim mundo da música como Nomad Soundsystem, RotFront, Tiger Hifi ter jogado na mistura mundo. Dj Latrama (Madrid) e DJ Shotnez (Nova York) teve sua estréia na Alemanha, com Grace Kelly nos pratos.
Mundo Mix se tornou um estabelecimento dentro do Mundo de Berlim Groove e é apoiada pela estação de rádio local Rádio Multikulti (Berlin 96,3 www.multikulti.de). Dj Grace Kelly tem um programa de rádio - Beats Selektor Brasil - no rádio Multikulti cada primeiro sábado do mês.
Na Primavera de 2004, ela experimentou um sucesso estrondoso em seu país de origem, Bahia, quando interpretou suas músicas em Trancoso, uma praia maravilhosa cidade. Dance-multidões em bares, discotecas e nas praias em uma linha permanente de diversão enorme partes. Também em 2004 ela jogou em Bali - Ku De Ta (www.kudeta.net) e em Campeggio Girassol Udine / Itália.
Este ano, ela vai se apresentar no Festival de Cannes e em Marrocos, Rabat (www.mawazine.ma) Desde que este ano Dj Grace Kelly anfitriões de um evento festa mensal "Haubeats" em colaboração com o Teatro Hebbel am Ufer, em Berlim. Na Haubeats já realizados Ceza, Peaches e Think of One."

Em 1988 eu dei um pulo geográfico de Bela Vista-Ms para o interior da Bahia ( Barra do Mendes)- finalzinho da trilha do café. Cidade pequena , de gente feliz. , festeira. Em poucos dias já havia agregado-me a algumas famílias. Minha casa já acendia as luzes pra receber a moçada , que procurava uma conversinha antes de dormir: ouvir música, assistir um filme, fazer um lanche, ensaiar uns passos de dança.
Grace Kelly estudava, em Juazeiro da Bahia, Agronomia. Apesar da relação estreita com o natural, e a terra, tinha pimenta nas mãos e nos pés. Era pura percussão e rítmo. Não perdíamos uma noite de baile...
Quando fui transferida , ainda nos encontramos em muitas paradas. A música era o motivo da festa.
Passou um silêncio, e quando voltei a saber da baianinha ela já morava em Berlim , e já detonara sua carreira como DJ.
-Que o seu sucesso tenha vida longa e marcante , Grace Kelly !

Tinha dança nos pés,
nos olhos e cabelos
Rosto com trejeitos
Tudo sedutor !

Cheiro de Madeira
perfumado leito
Vida em delírio,
Me pegou sem jeito

Em cada toque,
um choque ...
Uma tatuagem,
gravada na pele,
mesmo envelhecida.

O amor é toldo
A pessoa parte
O amor é João
Que teimoso fica !

Socorro Moreira
fotos do acervo de Grace Kelly

Nas trilhas do sol - Pachelly Jamacaru e Célia Dias



Célia Dias (Nas Trilhas do Sol)


Nas trilhas do sol
Rebusco as canções
Presentes do tempo
Que brotam na gente
E se espalham no vento...

Nas trilhas do tempo
Rebusco as pessoas
Presentes do sol
Que brilham na gente
Em qualquer estação...

Nas trilhas do sol e do tempo
Rebusco outros elos
Entre o céu e o momento de um lugar...






Fonte : CD Balaios da Vida de Pachelly Jamacaru

Monsenhor Ágio Augusto Moreira - Um poema vivo - Por: Socorro Moreira





Na década de 80 eu resolvi estudar música. Aprendi a ler em pentagrama, solfejei, mas admiti que tinha pouca destreza ou nenhuma, para tocar um instrumento. A convivência com o Pe. Ágio, por uns tempos , nas noite amenas do Belmonte, valeram-me um rosário de festas, considerando as contas de alegria.
Em 1964/65 eu tinha sido sua aluna no Ginásio. Ele nos ensinou Inglês por dois anos. Não sei se aprendemos a dominar a gramática inglesa , mas aprendemos a cantar em inglês, uma infinidade de canções. Na realidade não me parecia aula de língua estrangeira. Tínhamos com ele, uma aula de canto orfeônico. Minhas colegas da época que o digam!
Devo-lhe uma infinidade de visitas. Quero que me repita , mais uma vez, sobre o valor do mel de abelha, na longevidade, e conservação da juventude. Aliás, o que de mais revigorante a alma deseja , alem da música ? Quando a gente perde o desejo de ouvi-la, buscá-la, cantá-la, aprendê-la , a vida está por um fio, ou já nos abandonou de vez.
O prazer de sentir a música é o meu termômetro de sanidade física, mental e espiritual.
Com Mons. Ágio descobri que ela está no ar ( as notas), e que podemos arrumá-las , atávica ou sistematicamente ... A música obedece aos sentimentos !


*Durante uns anos contribui para a Sociedade lìrica do Belmonte , cujo valor era descontado no meu Imposto de Renda. Depois fui embora, e esse hábito foi negligenciado. Seria bom que voltássemos às contribuições ...!
-Tenho muito medo que o tempo não seja eterno, quanto penso !

Socorro Moreira

Liev Tolstói



Liev Tolstói, também conhecido como Léon Tolstói ou Leão Tolstoi ou Leo Tolstoy, Lev Nikoláievich Tolstói (Yasnaya Polyana, 9 de setembro de 1828 — Astapovo, 20 de novembro de 1910) é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos.

Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza.

Junto a Fiódor Dostoiévski, Gorki e Tchecov, Tolstói foi um dos grandes da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.

Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.
wikipédia

Aiunda Estátuas- por Everardo Norões





Na TV
antigos oficiais alemães
lembram seus homens transformados
em estátuas de gelo
enquanto contempalvam
brancas estepes da Rússia.

No vale do Sidim
estátuas de sal :
viram, ao longe,os espectros
de Gomorra e Sodoma.

De que mat´-eria
serão feitas as estátuas
dos que avistam
a faixa de Gaza?

A conquista nda velhice- Lya Luft



"A velhice, que hoje tarda bem mais do que décadas atrás, pode ser bela, alegre e apreciada enquanto não for amarga"


Uma das melhores frases que escutei sobre velhice e envelhecer, porque realista e bem-humorada, foi: "Velhice? Eu acho ótima, até porque a alternativa seria a morte!" Não é em geral o que se escuta. Mesmo velhos que têm boa saúde e poderiam estar curtindo alguma coisa costumam se lamentar em lugar de viver. E, acreditem, sempre há o que fazer, aprender, renovar. Vai-se, é verdade, parte da energia (a lucidez, não necessariamente, e se a perdermos não saberemos: a natureza pode ser misericordiosa).


Para quando a inevitável velhice chegar, tomei como meu modelo, talvez inatingível, minha comadre, madrinha de um de meus filhos, minha amada amiga Mafalda Verissimo, viúva de Érico e mãe de Luiz Fernando. Sei que ainda hoje, esteja onde estiver, ela sabe de mim, me cuida. Se pudesse me aconselhar, como costumava fazer, haveríamos de dar juntas boas risadas.


Essa velha dama, que, como minha mãe, morreu aos 90 anos, detestaria ser lembrada com tristeza. Uma de suas marcas era o bom humor, que nessa idade, mais do que em todas, é essencial: divertidos eram seus olhos muito azuis revelando o interesse múltiplo e alerta, aberto o coração.


A gente não a visitava para lhe fazer companhia (sua casa abrigava família e muitos amigos), mas porque nós precisávamos dela, ela nos alimentava com seu interesse, nos animava com sua vitalidade. Lia todos os jornais, entusiasmava-se com novidades, e as que não aprovava lá muito eram comentadas, também, com seu jeito divertido. Mafalda sempre me fez refletir sobre a velhice que escolhemos ter, para além das inevitáveis transformações que de preferência não escolheríamos. Com ela entendi melhor que velhos não são isolados porque os filhos não prestam ou os amigos morreram, mas também porque se tornaram chatos demais: reclamando, querendo controlar, chantageando e cobrando.


A gerontocracia pode ser cruel: é urgente rebelar-se contra ela, se queremos conviver com os velhos. E, se queremos ser um dia velhos com quem os outros gostem de estar, é bom evitá-la a qualquer custo. Velhos, como todos nós, podem ser vítima de seu próprio preconceito – além da rejeição generalizada a tudo o que não for jovem e fulgurante. É comum encontrar alguém que bem antes da velhice já não diz duas frases sem acrescentar em tom lastimoso "na minha idade". Por que não encarar o tempo como transformação da beleza enérgica da juventude na serena beleza da velhice?


Hão de arquear as sobrancelhas, mas eu lhes digo que, se hoje me divirto mais do que aos 30 anos, espero aos 80 achar ainda mais graça em muitas coisas que, décadas atrás, me fariam arrancar os cabelos em desespero. Se alguém na velhice é realmente só, sem ninguém, nem vizinho nem conhecido nem parente nem mesmo o quitandeiro da esquina com quem falar, me perdoe: a não ser que uma tragédia tenha devastado sua vida sem deixar pedra sobre pedra, possivelmente faltou cultivar interesses e afetos, em vez de esperar por eles como obrigação alheia. Sinto muito: se o velho sempre bonzinho é um mito, o velho simpático, aberto e otimista é uma realidade. Quando comentei isso, alguém retrucou: "Mas todos morreram, não tenho ninguém da minha idade para conversar".


É bem possível e até provável, mas você nunca fez amizades com gente mais jovem? Nunca se abriu para o que há de estimulante no outro tempo da vida? Nunca se renovou, nunca se abrandou? Quem não tiver obsessão pela juventude perdida pode se interessar pela imensa variedade de assuntos que todo dia entram em nossa casa pelos jornais, pela televisão e – por que não? – pelo computador. E não me venham com "na minha idade".


Os grupos da chamada terceira idade podem ser divertidos, estimular amizades, fazer sentir que a gente não é a única nem a vítima do destino cruel... Mas, por favor, não botem as velhinhas a dançar com vestido de bailarina saltitando com balões nas mãos, ou para fazer teatro infantil. Não as maquiem em excesso, não as tornem caricaturas.


A velhice, que hoje tarda bem mais do que décadas atrás, pode ser bela na sua beleza peculiar; alegre na sua alegria boa; alerta na medida de seus interesses; procurada e apreciada enquanto não for amarga.


Enfim, que sejamos todos e todas Mafaldas Verissimo, a que até o fim nos amou, nos apoiou, nos divertiu, nos escutou, aquela a quem procurávamos pelo nosso próprio bem e que deixou uma saudade boa, não um vazio de sombra.


E assim, amiga, enfim te homenageei.


Lya Luft

Manhã de Setembro- por Socorro Moreira



As luzes estão acesas. O dia ainda é escuro.
Meus escuros são claros.. Vida besta. Vida fácil , e farta de aflições.
A palavra de ordem é relaxar, ter paciência, não se estressar.
Já fiz a primeira refeição. Já postei alguns textos, escolhidos pela intuição, e pelo prazer de ler determinados autores.
Queria vestir farda no cotidiano, mas ele está sempre de férias ou de licença especial, pastorando as horas que saltam, nos dias ensolarados.
Daqui a pouco tem cheiro de café na casa. Nena faz a tapioca, e eu procuro alguma frutinha, enquanto a mesa fica posta.Depois tiro um novo cochilo com os anjos, e escuto os cochichos das almas que aproveitam pra enviar seus recados.Devo esse tempo às madrugtadas insones com a TV ligada, interferindo nos sonhos.
Bom dia, Crato e amigos !
Vou batalhar uma nova casa .Uma casa que tenha um jardim. Ontem meu pé de algaroba resolveu secar, e foi sacrificado, mas a raiz ainda ficou lá... Resistindo vida , desesperançada.
Minha manhã é azulada. O sol não castiga. É discreto neste novo dia de setembro, quando a festa dos passarinhos reomeça !

Nós e a Música Popular Brasileira !





A Volta

Composição: Ronaldo Bôscoli

Quero ouvir a tua voz
E quero que a canção seja você
E quero, em cada vez que espero
Desesperar, se não te ver
É triste a solidão
É longe o não te achar
É lindo é o teu perdão
Que festa é o teu voltar
Mas quero que você me fale
Que você me cale
Caso eu perguntar
Se o que te fez mas lindo ainda
Foi a tua pressa de voltar
Levanta e vem correndo
Me abraça e sem sofrer
Me beija longamente
O quanto a solidão precisa pra morrer
Levanta e vem correndo
Me me abraça e sem sofrer
Me beija longamente
O quanto a solidão precisa pra morrer
O quanto a solidão precisa pra morrer

*Sempre gostei de letras de cançoes. Cantá-las , entendendo a mensagem . Descobrir se elas fazem jus às melodias. Não sei de quem mais gosto, se do poeta ou do músico !
E quando a música marca uma história nossa, quando a elegemos num momento mágico ( geralmente sentimental), ela passa a nos companhar, como joia de família, só que ninguém deseja, nem consegue furtar.
Tenho uma irmã que tem "Eu sei que vou te amar", em todas as vozes, arranjos, versões e gravações. Eu tenho infinitas canções, que gosto de ouvir, cantarolar, e guardar , como uma carta do passado , que nunca se amassa.
Acho primorosos os repertórios de Elis, Nana, Elizete, Gal, Bethânia, Nara, Rosa Passos, Cida Lôbo, Leny de Andrade, grandes intérpretes femininas da música popular brasileira, entre outras.
Todos os dias, sinto vontade de homenagear um dos nomes da nossa música, ou vários !
Façam isso, vocês também !
Revelem as suas preferências musicais.

A poesia de Isabella Pinheiro




O mundo que vejo não é o mundo que quero



Quero o mundo com cores

Borboletas e muitas flores

Quero o mundo sorrindo

Quero o mundo feliz

Quero o mundo comigo

Quero o mundo sem mendigo.



Vamos parar de poluir

Vamos juntos trabalhar

E o mundo salvar

Vamos nos ajudar



Um papel faz diferença

Vamos todos cuidar

E no lixo jogar

Vamos deixar o mundo uma beleza.

Vamos cuidar da natureza!

Nem se despediu de mim - José do Vale Pinheiro Feitosa



Quem pensa só nas letras, esquece o sentimento. Cante com as sílabas, evolua com os versos, mas nunca esqueça do rumorejar do teu interior. E não se engane este interior é igual ao mundo cá fora, com seus voluteios e assentos na penícula de paz da superficie dos açudes. Vejam como esta letra dos versos desta linda canção de Luis Gonzaga e João Silva guarda o mundo inteiro do povo do nordeste fluindo pelo seu linguajar

Nem se despediu de mim
Nem se despediu de mim

Já chegou contando as horas
Bebeu água e foi-se embora

Nem se despediu de mim

Te assossega coração
Esse amor renascerá

Vai-se um dia mais vem outro
Aí então, quando ele voltar

Quebre o pote e a quartinha
Bote fogo na camarinha
Que ele vai se declarar