por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Primavera - José do Vale Pinheiro Feitosa


Primavera - Tim Maia

Qual tradução diz em português que Sprung é estalado e nisso me aprisiono como quebrado, rachado e esqueço que aos ovos fritos se diz estalado ou estrelado que é a fusão e a não rachadura entre a gema e a clara? É que Sprung tem o mesmo significado de apaixonado e isso gira entre a rachadura da minha individualidade em função dela, como a derreter a paz firme do gelo da existência numa dor permanente de primavera a brotar milhares de vida dentro de mim. E vida é necessidade permanente dos elementos: da luz, da água, das plantas e das carnes.

Ali naquela palavra além da primavera se encontra a mola que mesmo corrompida em sua forma por compressão ou estiramento, retorna à forma original. Em Spring se tem as água que brotam do chão. E por isso se tornam fonte, o nascedouro de algo. Pois tudo é a emergência do novo, de algo, da vida, dos fenômenos. O salto repentino a surgir na cena.

E daí tantas ações traduzem o homem: mover, saltar, desenvolver, crescer, produzir, divulgar de súbito, revelar, descobrir, apresentar evidências e assim por diante. E onde isso tudo se encontra?

Na dança da dualidade, entre eu e ela, esta exuberância de individualidade a gerar movimentos repentinos a tudo mudar como a conjugar-se como uma mola em que tudo retorna ao original modificado apesar das compressões e descompressões.

Mesmo no éter que norteia este impreciso para o qual marchamos o sorriso dela se encontrará em meus sonhos. Como um documento de identidade carimbado com o irremovível rosto dela. Este tempo sem ela que se torna espera ou com ela a louvar completude. A crônica doença cuja cura é a presença dela. O perfume que rouba o presente, a música que expõe saudade e a sessão de cinema que se tornou um símbolo histórico da nossa companhia. É querer viver tudo de novo até quando o universo retornar à singularidade antes do big bang.  

Fechar os desaguadouros por onde ela poderia pegar algum atalho. Um atalho em que não esteja junto a ela. E desejar uma trovoada de notícias para compartilhar tudo, mas tudo mesmo, que ela não viu, não ouviu e não sentiu junto a mim. Provar o fel da solidão como um conceito das noites em que ela não se deitou comigo.  

O silêncio de sua voz na mudez destas chamadas telefônicas. A tela de mensagens ausentes nas redes sociais e nos arcaicos cartões de natal. Este gosto de primavera a sentir o ígneo de nossos corpos suados. O Xangri-lá do peso da cabeça dela sobre meu ombro deitado.

Tudo a rachadura de mim na partilha necessária para fundir partículas de primavera. Eles numa cadeia de nove meses de gestação. 

Mostra IP está com inscrições abertas



Estão abertas as inscrições, até o dia 05 de dezembro, para a Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances (Mostra IP), que acontecerá no Teatro Municipal Salviano Arraes, em Crato, entre os dias 13 e 14 do mesmo mês.

A Mostra IP receberá vídeos de artistas e coletivos de todo o Brasil que tratem de registros de intervenções urbanas e performances. A intenção da mostra é, além de possibilitar a socialização e exibição dos trabalhos nesta área da arte contemporânea, criar também uma rede de diálogo nacional entre os grupos, a partir de uma plataforma de comunicação virtual.

Os trabalhos que participarem da Mostra IP, automaticamente, também estarão inscritos na Bienal de Arte e Cultura da UNE: o maior festival estudantil da America Latina, que será realizado em janeiro de 2013 em Recife - PE. As inscrições podem ser feitas online, bastando o preenchimento da ficha de inscrição e o envio de link para o vídeo. O regulamento está disponível no endereçowww.mostraip.blogspot.com. O Acervo da Mostra será disponibilizado para o público através de um blog.


A Mostra IP é realizada pelo Programa Nacional de Interferência Ambiental – PIA, que na região do Cariri é representado pelo artista/educador Alexandre Lucas. São parceiros do projeto a Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-reitoria de Extensão e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, assim como o Coletivo Desmascarado, o Coletivo Camaradas e o Centro Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes - CUCA da UNE.

Mais informações:
Alexandre Lucas – (88) 9661-6516

E agora, José ??? - José Nilton Mariano Saraiva



Lula foi convidado para ser articulista do New York Times (Enviado por luisnassif, qui, 18/10/2012 - 08:48)
Com a informação abaixo, vai ter muito jornalista tirando as calças e pulando sobre elas em certas redações de jornais e revistas brasileiras....  O "Apedeuta" continua atacando...
Da Istoé
Um novo articulista é esperadíssimo pelo “The New York Times”. Convidado antes da descoberta do câncer na laringe para escrever para o jornal americano, o ex-presidente Lula teria adiado a proposta para depois das eleições municipais. “Ele vem conversando, não bateu o martelo ainda, mas deve acontecer. Teremos algo concreto ainda este ano”, disse um auxiliar do ex-presidente. Ainda não está definido quem vai traduzir os textos para o inglês.

por socorro moreira


Pra que tantos sentidos, seu lobo?
A comodidade do silêncio
Traz uma nova linguagem.
As respostas são precisas?
Existem pontos de interrogação...
E são tantos!

Sento na varanda gradeada
E procuro adivinhar...
Perderam-se minhas asas no caminho do norte?