por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 30 de janeiro de 2011

Um filme, uma música - Colaboração de Zélia Moreira

"Saudade de Não Ter Saudade"


A palavra Saudade pode ter inúmeros significados dependendo do contexto onde é aplicada. Sua origem encontra-se no Latim, Solitate, mas, sabemos que, atualmente, perdeu a conotação original, isto é, sentimento de solidão, embora isso continue a ocorrer nas línguas neolatinas como o espanhol ( soledad ).

Na gramática portuguesa, Saudade é considerada um “idiotismo”, isto é, uma palavra que é própria e exclusiva de uma língua. Os outros idiomas têm dificuldade em traduzi-la ou atribuir-lhe um significado preciso: Te extraño (castelhano), J'ai regret (francês) e Ich vermisse dish (alemão). No idioma inglês encontramos várias tentativas: homesickness (equivalente a saudade de casa ou do país), longing e to miss (sentir falta de uma pessoa), e nostalgia (nostalgia do passado, da infância). Mas todas essas expressões estrangeiras não definem exatamente o que sentimos, e não correspondem ao significado que queremos atribuir a esse “sentimento” - são apenas tentativas... sabemos que é, principalmente, uma característica cultural própria da língua de Camões.

Hoje,30 de janeiro, celebra-se o "Dia da Saudade".

Eu sinto SAUDADES :

- Dos meus tempos de escola - Escola Getúlio Vargas ( Primário) ICEIA ( Ginásio ) e Colégio da Bahia - Central ( Curso Clássico )
- Da minha primeira professora - Wanylda de Araújo Vianna, que costumava me convidar para passar o domingo em sua casa, e tocava piano para mim.
- Da minha primeira caixa de lápis de cor Faber grande com 24 lápis.
- Da minha primeira caneta- tinteiro Parker 51, azul ,com bocal dourado, linda de morrer.
- Do meu primeiro acordeón - Hering, cinza pérola de 80 baixos ,4 abafadores e 12 registros.
- Do meu primeiro livro de poesia -"Eterno Motivo " de J.G. de Araújo Jorge.( presente dos meus 15 anos ).
- Do meu primeiro vestido amarelo, após 10 anos só usando azul e branco.
- Do meu primeiro radinho de pilha , que eu ganhei dentro de uma caixa de sapato, acreditando que fosse um.
- Dos cinemas chics de Salvador, ( Guarany, Tupy, Tamoio,Capri, Politeama, Art ,Excelsior ) nos anos 50 e 60,quando faziam parte do programa, aos domingos e feriados, e a gente se arrumava,e se enfeitava, como se fosse a uma festa.
- Do meu primeiro salto alto, no também primeiro reveillon, no Clube Fantoches da Euterpe.
- Dos grandes musicais da Metro (Gene Kelly, Doris Day, Jane Powell, Kathryn
Grayson
,Howard Keel,Leslie Caron …)
- Das chanchadas da Atlândida ( Eliana, Adelaide Chiozzo, Oscarito, Anselmo Duarte, Cyl Farney... )
-Das Marchinhas de Carnaval ...
- De “Sissi” , “Sissi, a Imperatriz “ e “Sissi e Seu Destino”...
- Dos grandes faroestes e seus “cowboys”: John Wayne,Alan Ladd, Roy Rogers, Randolf Scott e até dos faroestes apelidados “macaroni”ou “ espaguete” com Giuliano Gema.
- De Marcello Mastroianni, o maior de todos os atores do cinema italiano .
- De Bing Crosby, Nat King Cole, Elvis Presley, Glenn Miller, Românticos de Cuba, Billy Vaughn, Xavier Cugat, Casino de Sevilla, Waldir Calmon,Los Panchos ( 0riginal ), Los Tres Diamantes, Gregorio Barrios,Bievenido Granda,Joselito ( El Pequeño Ruiseñor )Maysa, Nara Leão, Vinícius, Nelson Gonçalves
- Das novelas da Rádio Nacional do Rio e da Rádio Sociedade da Bahia ...
- Das fotonovelas “Grande Hotel” e “Capricho” que minha irmã colecionava, guardava embaixo do colchão, e eu devorava às escondidas.
- Das revistas Cinelândia e Seleções de Reader´s Digest ( a de hoje não é mais a mesma )...
- Das "Hit Parades "...
- Das novenas do mês de junho em casas de amigos...
- Da minha Primeira Comunhão quando ainda acreditava que a "hóstia consagrada" era um pedaço do corpo de Cristo, e se a mastigasse ela se transformava em sangue.
- Dos meus tempos de menina, adolescente, garota ingênua,que não conhecia a maldade do mundo, nem a hipocrisia das pessoas.


Enfim, eu sinto saudade do tempo que eu não sabia o que era sentir saudade.

( Corujinha Baiana - 30 de janeiro de 2011 - Dia da Saudade )

Heládio Teles Duarte



Recebemos neste dia, mais um colaborador amigo. Trata-se do médico Heládio Teles Duarte, que esconde no baú artístico , inimagináveis possibilidades. Dizem que ele desenha, faz poesia...Acredito!
Sei que nas horas de folga gosta de passear pelas estradas do Arajara, e fotograr o que os seus olhos captam.Através desta brincadeira plural, já nos passou muitas informações singulares.Espero recebê-las, doravante, e compartilhá-las com todos.
Seja bem-vindo, Dr. Heládio!
Nosso apreço, num abraço !

Fotos  by Heládio Teles Duarte

Herivelto Martins

Herivelto de Oliveira Martins (Engenheiro Paulo de Frontin, 30 de janeiro de 1912 — Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1992) foi um compositor, cantor, músico e ator brasileiro.


Pensando Em Ti
Herivelto Martins
Composição: Herivelto Martins/David Nasser

Eu amanheço pensando em ti
Eu anoiteço pensando em ti
Eu não te esqueço
É dia e noite pensando em ti
Eu vejo a vida pela luz dos olhos teus
Me deixa ao menos, por favor, pensar em Deus

Nos cigarros que eu fumo
Te vejo nas espirais
Nos livros que eu tento ler
Em cada frase tu estás
Nas orações que eu faço
Eu encontro os olhos teus
Me deixa ao menos, por favor, pensar em Deus


Herivelto Martins tem sua trajetória dividida em duas partes: antes e depois de Dalva de Oliveira, de 1936 até 1950, quando se separaram definitivamente.

Participou da Dupla Preto e Branco e, em seguida, do grupo Trio de Ouro, com a participação da cantora Dalva de Oliveira, dona de uma voz poderosa por quem Herivelto se apaixonou.

A vida conjugal de Herivelto e Dalva foi sempre muito tumultuada. Após 10 anos de casamento e dois filhos Pery (Ribeiro, que fez muito sucesso bem mais tarde) e Ubiratan, separaram-se, protagonizando um escândalo nacional, divulgado pela imprensa.

Esse episódio serviu para fortalecer a carreira de Herivelto, pois, diante do sofrimento da separação, fez letras que eram maravilhosas, retratando fielmente, a crise que estava vivendo.

A partir daí houve um verdadeiro duelo musical, ele de um lado, juntamente com David Nasser (jornalista e compositor) e Dalva de outro, sustentada por letras/músicas de Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho,Mário Rossi, J. Piedade e Marino Pinto.

Tudo começou com o samba de Herivelto "Cabelos Brancos", respondido por Dalva com o "Tudo acabado", de J. Piedade e Osvaldo Martins.

Herivelto respondia com outras canções como "Caminhemos", "Quarto Vazio", "Caminho Certo" e "Segredo".

Dalva rebatia com "Calúnia", "Errei sim" e "Mentira de Amor". E o público brasileiro era quem ganhava. A época era de viver uma boa fossa e as música embalavam os suspiros a favor, ora de Herivelto, ora de Dalva.

Mas, a vida não deixa barato e ele conheceu Lurdes Torelly, seu grande amor e companheira pelo resto da vida. A morena de olhos verdes viveu com ele por quase 40 anos e lhe deu três filhos: Fernando, Yaçanã e Herivelto Filho.

Para ela foi composta a música "Pensando em ti", que acirrou mais ainda o duelo musical com Dalva..

Algum tempo depois Dalva e Lurdes tornaram-se muito amigas, sendo Lurdes o esteio de Dalva até o fim de sua vida.

Herivelto teve duas mulheres muito especiais.


http://www.letras.com.br/biografia/herivelto-martins

"Uma Postagem Puxa Outra ..."

WALDIR CALMON



Waldir Calmon Gomes (Rio Novo, 30 de janeiro de 1919 — Rio de Janeiro, 11 de abril de 1982) foi um pianista e compositor brasileiro de grande sucesso nos anos 50.

A primeira vez que visitei o Rio, quis conhecer a "Estudantina", antes do Pão de Açúcar. Naquela noite, tocava Waldir Calmon . Não arredei o pé da mesa. Fiquei olhando aqueles casais que arrasavam na dança de salão. lembrei os meus passos tímidos, no salão do Crato Tênis Clube, e amarelei. Na segunda vez que fui à Estudantina, arrisquei!

Um Filme - Uma Música " Blue Velvet "

CURTA E SÁBIA- COLABORAÇÃO DE EDMAR CORDEIRO


"Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.
Ele disse: - Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós.
Um é Mau - É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego.
O outro é Bom - É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade,
humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: - Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:

- Aquele que você alimenta!"

Os Guris da Rua Coronel Secundo Por Joao Marni



Didaticamente, a vida pode ser dividida em três fases: o passado - que já acabou; o presente - em extinção; e o futuro - mera expectativa. Sempre que a vida nos aborrece quando estamos já adultos, sentimos uma necessidade urgente de sorrir e aí recorremos ao passado, se tiver sido bom.
Felizmente, todos nós, da rua Coronel secundo, nos anos cinqüenta, dourados, mesmo os de poucos recursos, gozamos de uma infância feliz, pois tivemos o básico para acharmos a vida prazerosa: um teto, uma família, alimentação suficiente, ótimo ensino público e uma rua, berço e palco do talento de cada um.

Acordávamos cedo e nos recolhíamos pouco depois do anoitecer. Nada havia de mais interessante a fazer do que dormir e sonhar.

Quanto verde havia: o bosque (hoje a Praça Alexandre Arrais), as matas ciliares do rio Granjeiro (das piabas), a mata de Seu Jéferson e o Sítio Lameiro. Sob essas árvores, sombras queridas se foram e vozes se calaram. A beleza simples, suprema benção das coisas e das criaturas, encontramo-la na memória da infância, no areal do bosque e da nossa rua mais bonita, ainda descalça feito nós, local de matanças hoje inconcebíveis, de borboletas, com nossas camisas, e aos gritos de " alô boy, matalê um"!...

Que falta faz a lama e o cheiro desses lugares que pisamos e que nos inundaram até o espírito, a ponto de nenhum banho, ainda hoje, ser capaz de nos lavar. Vejo, admirado, que muitos meninos de agora não mancham as suas roupas com nódoas de caju... Que vida sem graça!

Nos reencontros dos amigos da rua não catamos os sinais de decadência do outro, mas procuramos amavelmente as marcas dos nossos pequenos pés na areia... Usamos a imaginação e viajamos ao tempo em que as águas do rio eram claras, onde lavávamos até nossas almas e voltávamos alegres e felizes pela rua da qual fizemos estribo para a vida.

Hoje as pessoas têm pressa. Não param mais para conversar, como fazem as formigas... mas nós da rua Coronel Secundo, não; pois sempre valorizamos o toque interpessoal, antenados que somos com base nos pilares da formação humana, quais sejam: o amor, o respeito e humildade, da grande família parquense pelo bom Deus.

O escritor João do Rio, em sua obra " A alma encantadora das ruas", faz uma citação belíssima: "...Eu amo a rua; e esse amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos nós. Nós somos irmãos, nos sentimos parecidos e iguais porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este sentimento impertubável e indissolúvel, o único que , como a própria vida, resiste às idades e às épocas".

Assim somos os filhos da Coronel Secundo: Os Bantim, Correia, Figueirêdo, Lóssio, Dantas, Siebra, Martins, Paletó, Chagas, Alencar, Barbosa, Matos, Policarpo, Abath, Pinheiro, Jamacaru...

Um filme, uma música...

Um abraço de boas vindas ao escritor José do Vale Pinheiro Feitosa !




No azul da nossa alegria, você chega!

Esqueço a tristeza , e comemoro, badalando os sinos da alma.
Figura querida, tem uma rede armada, cafuné,e café quentinho!
Já liguei o som: "Grande,grande,grande"...É esse menino!

Chapeuzinho Encarnado- Por Geraldo Ananias






O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.
(Alfred Montapert)

Ei, Amandinha. Venha cá, filhinha, sente-se bem aqui no colo do papai. Vou lhe contar uma historinha que aprendi há anos, lá no interior do Ceará, onde vovó mora.
Com cerca de cinco anos, ela, como toda criança, adorava historinhas infantis. Assim, logo correu e pulou em meu colo:
— Conta, papai!
E comecei: “Era uma vez uma garotinha pobre que morava na roça. Ela usava um vestidinho e uma blusinha bem velhinhos, tudo remendado. Calçava sandálias de rabicho e currulepo.” E adivinhe o que ela tinha na cabeça?
— Piolho, papai, gritou Amandinha com os olhos esbugalhados, com ar de quem dera a melhor resposta do mundo.
Dei uma gargalhada. Apertei suas bochechas e lhe disse pausadamente:
— Piolho, não, linda! Ela carregava um chapeuzinho encarnado na cabeça. E não era vermelho não, era encarnado mesmo. Por isso que o nome dela era... Vamos, diga!
Nesse momento, aí foi que os olhos de Amandinha se esbugalharam mesmo. Ficaram brilhando de emoção. Olhou firmemente para mim com uma cara de espanto e articulou timidamente:
— Encarnado???
— Isso mesmo, filha, o nome dela era “Chapeuzinho Encarnado”.
— Ela cantava a canção de “Chapeuzinho Vermelho, papai?” Indagou.
— Não, filha, a canção dela era outra bem diferente. Fique quietinha e escute que papai vai lhe contar tudo agora, está bem?
— Tá bem, papai. Tá bem. Pode contar...
E continuei relatando uma história inventada na hora....:

Era uma garotinha bem pobrezinha, da roça, que ia levar “dicumê” para o avô — o pai-da-mata, que vivia sozinho, morando numa rede feita de cipó, trepado numa árvore bem alta, lá no meio da escuridão da mata fechada da Serra do Araripe. Todo dia ela pegava uma cuia e nesta colocava farinha, rapadura e biju. Enchia uma cabaça d’água e colocava na cabeça. Daí saía de casa levando todas essas coisas para o pobre do velhinho. E ela andava muito a pé e sozinha até chegar à casa do pai-da-mata. No caminho, ia sempre alegre da vida cantando esta música: “Oh, Deus, perdoe essa pobre coitada, que de joelho rezou um bocado, pedindo pra chuva cair sem parar... ”
Certa vez, quando ela estava na metade do caminho, uma caipora enlouquecida e perversa começou a persegui-la, correndo atrás dela; queria matá-la. E ela saiu em disparada, gritando, pedindo em vão para o pai-da-mata acudi-la. De repente, tropeçou num cipó e caiu dentro de um buraco bem profundo, cheio de centopéias, formigas e ratos. Na queda, quebrou a cabaça d’água, misturou a farinha com terra, perdeu os pedaços de rapadura e, pior de tudo, machucou uma das pernas. Daí começou a chorar e a pedir proteção à Nossa Senhora Santana, enquanto a caipora malvada ficava ciscando e dando os urros mais feios do mundo nas bordas do buraco.

Nesse momento, entendi que havia exagerado um pouco e pude perceber, pelos batimentos cardíacos de minha filha, que ela estava muito emocionada. Seu coração batia a mil por hora e só faltava sair da caixa torácica. Imediatamente, comecei a moderar o teor da narrativa, tornando-a mais leve, serena e adequada à criança da faixa etária dela. E continuei:

Eis que, felizmente, por sobre as nuvens, um carcará bondoso, que procurava comida para seus filhotes, viu os pulos e ouviu os gritos de “Chapeuzinho Encarnado” dentro do buraco. Da mesma forma, enxergou os movimentos e escutou os urros da caipora, que queria, a todo custo, pegar a pobre criança indefesa. Mais que depressa, ele voou até o ninho do poderoso pavão misterioso para pedir-lhe ajuda para salvar “Chapeuzinho Encarnado”. Velozmente, como um relâmpago, desceram os dois num voo de mergulho no rumo do buraco para socorrer a “bichinha”.

Fiz uma pausa...
— Vamos, papai, conta depressa, não pare, diga logo o que aconteceu com a pobrezinha, por favor!
E continuei...

Chegando lá, o carcará, com o bico afiado, foi logo atacando a caipora perversa; furou-lhe os olhos malvados só com rápidas e certeiras bicadas; e o pavão misterioso, por sua vez, mergulhou buraco adentro e, com o bico, forte e comprido, foi logo puxando pela blusa, para fora, com toda segurança, “Chapeuzinho Encarnado”, que nesse momento já estava sendo atacada também pelos bichos horripilantes que se encontravam com ela lá dentro daquele buracão escuro e repugnante.

Nesse instante, fui interrompido por Amandinha, que, a essa altura do enredo já podia sentir — conforme denunciado pelos inconfundíveis sinais de alegria estampados no olhar e no rostinho angelical — que o bem venceria o mal:
— Ela se salvou, não se salvou, papai?
— Claro, filha. E tem mais:

O pavão misterioso a levou diretamente lá para um maravilhoso passeio no pino da árvore mais alta da floresta, para ela brincar um pouquinho no ninho onde estavam os filhotes dele. Enquanto isso, a caipora cruel, ao sair cega no meio do mato, foi logo atacada por um monte de onças pintadas que, em pouco tempo, a devoraram.

— Muito bom, papai! Agora cante de novo a música, a de “Chapeuzinho Encarnado”, com voz de neném... Vamos, cante!
Cantei, cantei, e ela sorriu, sorriu...
Passaram-se muitos dias... E vez por outra ela me pedia para cantar a música “Súplica Cearense” à “Chapeuzinho Encarnado”. E de tanto repetir a cantiga, chegou mesmo a decorar quase toda a letra.
No final do mesmo ano da ocorrência desse fato, em reunião de pais e mestres no colégio onde ela estudava, fui sondado, habilidosamente, por representantes do educandário, sobre a possibilidade de eu fazer uma palestra para as crianças a respeito do tema: histórias infantis de “causos dos moradores do mato”.
Achei um pouco estranho o tipo de abordagem. Meio sem jeito, agradeci educadamente ao honroso convite, dando uma desculpa meio esfarrapada. Na verdade, tinha ficado morrendo de vergonha, pois, no fundo, sabia que tudo deveria advir de conversas de Amandinha. Ela provavelmente teria contado a história de “Chapeuzinho Encarnado” lá na escola, só podia ser. Ademais, não me sentia preparado e seguro para dar palestra para crianças daquela faixa etária, tampouco para contar histórias de “gente do mato”.
Meses depois, houve um feriado escolar. Só que nesse dia trabalhei normalmente na empresa onde era empregado. E, como era de costume, vim almoçar em casa no horário de sempre.
No momento em que destranquei a porta de casa, para minha surpresa, vi logo a sala coalhada de crianças, todas sentadas no assoalho e em círculo: coleguinhas do colégio, amiguinhos do prédio... Tomei o maior susto do mundo e fui longo indagando:
— O que está havendo aqui, minha gente?
Repentinamente, todos começaram a bater palmas e, em coro, pediram:
— Tio, conta a história de “Chapeuzinho Encarnado”; conta a história de “Chapeuzinho Encarnado”; conta a história de “Chapeuzinho Encarnado”...
Meu Deus... Que sufoco. Se pudesse, teria sumido, voado para bem longe, tamanho o embaraço que senti naquele momento! Todavia, como um passe de mágica, veio-me logo à mente as sábias palavras do grande mestre Fernando Sabino, que diziam assim: “Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não me perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino”.
Inesperadamente, um fogo estranho tomou conta de mim; tive vontade de chorar, mas segurei. E como se me visse rodeado de anjos, comecei a sentir um bem-estar inexplicável, uma alegria sem limite e espontaneamente minha alma e coração tomaram conta de meu corpo e minha voz, imitando a de criança, começou a toar candidamente:

Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar

Oh! Deus, será que o senhor se zangou
E só por isso o sol arretirou
Fazendo cair toda a chuva que há

Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedir pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão

Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração

Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar

Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará

Palmas e mais palmas. Senti-me leve, feliz, como se fosse um “menino-passarinho com vontade de voar”. E não queria mais parar de cantar até que ouvi uma doce voz:
— Tio, agora conte a história...
Fiz então uma pequena pausa. Temperei a garganta. Olhei no rostinho de cada criança e comecei, dessa feita, com voz embargada:
— Era uma vez uma garotinha bem pobrezinha que vivia na roça, lá pras bandas...
Ao final, foi uma gritaria sem tamanho e uma emoção sem medida. As crianças correram para me abraçar.
Por alguns minutos vivi momentos mágicos, possivelmente os mais sublimes e felizes da vida. E para completar meu estado de graça, a Amandinha, sentindo-se orgulhosa e realizada pelo aparente sucesso de minha missão, deu-me um intenso e afetuoso abraço, no mesmo instante em que tentou me dizer:
— Eu te amo, papai! Não conseguiu terminar a frase. Começou a chorar de emoção.


Geraldo Ananias Pinheiro geraldo.ananias@tera.com.br Brasília (DF), junho/2008.

Carta de Altina Siebra para o nosso Blog

Por você tomei conhecimento desta rebeldia do nosso inesquecível rio Granjeiro, que tanto embalou nossas brincadeiras e sonhos de infância. Ainda pequena, quando ia ao Seminário São José atravessava aquela ponte que ligava os dois lados da cidade e o fazia com medo, diante da largura de seu leito e imensidão de água que corria lá em baixo. Via as mulheres lavando roupas e a filharada tomando banho, enquanto as mães faziam o seu trabalho.
Não me lembro de enchentes àquela época, só da conversa do perigo da pedra da Batateira descer e acabar com a cidade. Felizmente, nos anos sessenta, passamos incólumes às intempéries da natureza. Quando a chuva chegava, o rio seguia seu curso normal.
Pobre inocente que, hoje, procura seu ninho, qual criança busca espaço para correr, encontra-se tolhido, preso, sem liberdade, sujeito a projetos mal planejados. Fizeram-lhe um berço menor que seu tamanho.
Que a sua reconstrução venha logo, mas o respeitando no seu direito que a natureza o dotou.
Solidarizo-me com todos que sofreram perdas. Que possam recuperar, com brevidade, os muitos anos de trabalho que as águas levaram.
Que os poderes públicos sejam mais sensíveis e possam encontrar uma solução adequada, acabando de vez com estas tragédias.

Um abraço!

Altina.



O Plástico - Roberto Jamacaru

Desculpe, amigo, se te alcançamos tão pouco.
Bem que queríamos, mas voar na tua imaginação era privilégio dos Deuses da criação.
Tu que vivias um mundo à parte, num plano irreal, com certeza tinhas razão para rir da maneira que rias; para criar do jeito que criavas e imaginar com a riqueza que imaginavas.
Dizem que nos píncaros montanhosos é onde corre a melhor das brisas, mas alcançá-los e senti-las fica para os libertos de espírito que têm na essência artística a verdadeira visão da vida. Tu, no entanto, diferentemente de nós, vagavas costumeiramente no mais alto desses montes.
Quantas e quantas vezes olhamos para ti e vimos o teu corpo em movimento a sorrir marcando presença entre nós, mas, nessa mesma hora, quantas e quantas vezes foi impossível alcançar o vôo da tua imaginação. Estavas, como sempre, em outra dimensão, no além mar, no além céu, no além cosmo, no além espírito, mas sempre perto de Deus.
Era dessas esferas imaginárias que tuas atitudes carinhosas nos surpreendiam. Sempre fomos todos rasteiros em relação a ti, quando o assunto era criatividade e imaginação, enfim, quando o assunto era a arte.
Meu caro poeta das cores e formas, como nos impressionava ver teus pincéis bailarem na brancura de uma tela, definindo e redefinindo o concreto e o abstrato; o belo e o feio; o triste e o alegre com tanta harmonia.
Para “nosotros”, meros grafiteiros de mentes plebes, isso era mágica.
Nas tuas galerias havia olhos que falavam;
Vestes que desnudavam;
Silêncios que protestavam;
Mudez que gritava;
Passos que voavam
E choros que riam.
A tua arte falava mais que mil palavras;
Protestava mais que mil revoluções;
Coloria mais que mil arco-íris;
Embelezava mais que mil arranjos.
De tanto mexer na dramatologia do real com o imaginário, levando-nos ao delírio da contemplação, um dia resolveste fazer parte do sonho.
Assim, moldurado nos teus próprios quadros, nas paredes de nossas vidas, ficastes exposto para sempre, reluzente e colorido, a nos adornar na alegria de tuas fantasias.
Na tua última homenagem, o teu corpo, em cinzas, foi lançado sobre o solo dos antigos índios guerreiros, habitantes do misterioso vale do Quixará.
Eras um artista plástico.
Em telas plásticas pintavas a vida.
Um dia viraste tinta, na imagem te confundiste, e aí, na imortalidade da própria arte, renasceste para sempre.

Tributo ao Artista Plástico, natural de Farias Brito no CE.
- Normando Rodrigues –

Un cuerpo se cae! Quién? - José do Vale Pinheiro Feitosa

Com um abraço aos que postam e leêm este blog publico este texto. Inédito. Apenas publicado aqui. Sempre no desejo que o coletivo aconteça no amplo espaço e que não se insule no factual dos oceanos bravios.

José do Vale Pinheiro Feitosa


Menos alguns metros da esquina da Calle Corrientes, alguns metros a norte, na margem da Avenida Pelegrini. Próximo ao Obelisco e sua majestosa glória, a América Latina despenca no vazio.

Vazio de futuro e excesso de presente sem linhas de horizontes. Levas de migrantes rurais vendendo a produção dos chineses na Calle Florida, na Feria de Santelmo. Sangrando a indústria argentina, mas permitindo os trocados da sobrevivência no rés do solo das “calles calientes”, corrosivas mesmo, debajo de milhões de estrelas cadentes.

No alto da construção de um coletivo imaginário de três continentes face ao imperialismo. No alto do Hotel Panamericano, no andar que se nivela aos montes, o vigésimo terceiro andar. Neste espaço e nesta altura, o corpo de uma jovem argentina de número igual de anos àqueles de tais patamares. Um corpo indeciso, entre respirar ou deixar esta etapa no vazio.

Diante de tanto horizonte da cidade portenha, dos seus edifícios parisienses, da mais ancha calle del mundo, o que via era apenas os escombros de sua vida rota. O córrego vazio, no horizonte de um pampa que ao invés de dobrar a curvatura do mundo, apenas se recurva sobre si mesmo.

Um pouco menos, quem sabe igual em conteúdo, mas diferente em recipiente, do motorista de táxi que estacionado à frente do hotel espera o passageiro que ainda não chegou. Espera tanto, quanto a sua vontade não suporta o ritmo do relógio do taxímetro e abre a porta.

Põe uma perna para fora, entre permanecer e dar alguns passos na calçada. Um limite em que tal decisão não faz, no cotidiano, qualquer diferença. Mas a outra perna vem para fora e os passos se antecipam na vontade de fuga do olhar aprisionado ao teto do veículo e lhe vem o desejo imediato de encontrar o azul do céu.

E ele olha para o topo do mundo, ali definido pelos 25 andares do Panamericano. E o quê ele vê?
Um corpo acelerando-se à velocidade da atração da gravidade. Corre por um triz. Sobre o estimulo do rito esmagador. Do impacto que destroça carne, abre as torneiras das artérias e despedaça os ossos. Ele corre do seu instrumento de trabalho a um só tempo.

O tempo em que a jovem de 23 anos, do vigésimo terceiro andar, a alguns metros a menos da calle corrientes afunda de teto adentro do veículo. Muito machucada, como matéria apropriada às ambulâncias de emergência.

Quando soube do assunto, foi como aquele tango à media luz: Corrientes 3-4-8, segundo piso ascensor. Non hay porteros, ni vecinos....Ela ainda estava viva como matéria dos cuidados intensivos.

Dois dias depois - Emerson Monteiro


No jornalismo, notícias são acontecimentos de interesse público divulgados pelos meios de comunicação de massa, e existem formas de avaliar a importância das notícias conforme a sua relevância. Uma dessas formas é a proximidade. Entre duas notícias, uma sempre melhor atende a esse requisito de tocar mais de perto a comunidade.
Enquanto avistávamos, no Cariri, as catástrofes climáticas ocorridas em cidades do Rio de Janeiro, as notícias guardavam proporção considerável, porém representavam marcas noutras populações afastadas geograficamente falando. Agora, contudo, diante da cheia desproporcional do Rio Grangeiro, a força das águas nos mostrou outras dimensões, em face da ligação imediata do acontecimento.
Esta madrugada, dois dias depois, circulando nalgumas avenidas que margeiam o Canal e ruas circunvizinhas ainda em fase de arrumação, avaliei de perto a dimensão do fenômeno meteorológico que confrangeu toda a cidade de Crato na madrugada do dia 28 de janeiro de 2011.
A imagem principal da cena deixa às claras o risco constante que representa, a curtos e longos prazos, viver exposto à imprevisibilidade natural de possibilidades antes anunciadas. Longe dos brados alarmistas ou lendários, domar rio de tamanha impetuosidade torna-se, de hoje adiante, o fator determinante das administrações, independente do que passou, perante as transformações causadas pela ação do homem nas encostas da serra nestes dois séculos de aproximação.
Olhar o assunto de frente, encontrar a solução de engenharia que ultrapasse apenas os sintomas e siga direto à base do problema, sem contemporizar, porquanto a tensão persistirá em graus adiantados durante as fases invernosas do futuro. Interessa, pois, a todos, superar os limites desta herança histórica da localização do núcleo urbano que tanto admiramos e queremos.
Somar a potencialidade dos cidadãos e reconstruir as esperanças da tranquilidade sob outros prismas, na vontade política de uma gente trabalhadora e pacífica, civilizada, respeitada na história e dotada de cultura, cheia de boa vontade e amor pela terra em que vivemos nossas vidas. Despertar as novas energias da autoestima para preservar a natureza em volta com equilíbrio e inteligência.
Existirá, com certeza, solução adequada e coerente, desde que se saiba encaminhar estudos e as providências certas.

" E por falar em Saudade... "

Como disse o poeta português Teixeira de Pascoaes, " Ter saudade é querer viver o já vivido ..."Então, continuemos a sentir saudades, ou melhor, continuemos a lembrar de tudo o que passou, e nos deixou "saudade", como, por exemplo,essa linda música de Vínicius,na voz da baianinha Maria Creuza.

por Socorro Moreira




Ela não me visita: mora comigo
Convivência amena, visceral, que nem arde, nem maltrata.
Conseguimos boas parcerias na poesia, e na vida.


Saudades das sombras dos pés de fícus, plantadas nos meus amores.
Da voz do meu pai, entoando canções
Da minha mãe ,pra lá e pra cá, no tempero dominical.
Saudade dos meus filhos pequenos...
Do Crato de antigamente...Tão lindo!
Saudade de tudo que passou, e esqueceu de voltar.
Saudade do amor que não tive, e deitou perfume no ar.


Saudade de todas as idades
Dormidas da noite pro dia


Não existe remédio pra tal sentimento...
Se existisse, que graça teria ?
Sem passado, sem futuro
Presente chato, eterna mesmice.
Felicidade seria infeliz
Riso sem choro
Choro sem alegria


Saudação de boas vindas à nossa Amélia - Zabumbeiros Cariris


Figura querida do nosso meio artístico cultural.
Aproveito o ensejo , e mando um abraço especial para o amigo Luciano Brauner.

Para quem gosta de música italiana...