por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 22 de junho de 2013

Retornaremos a 1964? - Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Sinto-me como se vivesse hoje no Brasil de 49 anos atrás. Lá, como agora, via o povo nas ruas, na denominada "Marcha da Família com Deus pela liberdade." Inicialmente no Rio de Janeiro e depois em São Paulo e espalhando-se rapidamente pelo país afora em todas as capitais e demais cidades de porte médio. Ontem como hoje, milhares de jovens clamavam por democracia, combatiam a corrupção e enchiam as ruas rezando para que fosse afastado do Brasil os riscos de uma ditadura comunista, que se dizia iminente. Tudo isso sem destruição e ataque ao patrimônio publico e privado, como se vê agora. Então, a denominada grande imprensa brasileira, tendo à frente um grupo de comunicação carioca, à época composto apenas por um jornal e uma emissora de rádio, ouvida nas demais regiões pela sua estação de ondas curtas, dava conhecimento ao país inteiro da luta que se travava em favor da democracia, conforme se dizia amiúde. Os grandes partidos políticos oposicionistas de então, assim como os atuais, apoiavam aquela grande "causa". O resultado de toda aquela movimentação nas ruas, de todos os editoriais e clamores da chamada "grande imprensa brasileira" e de todos os discursos inflamados dos políticos oposicionistas foi um golpe militar seguido de vinte e um longos anos de uma ditadura, que a grande maioria dos nossos aguerridos jovens de hoje não tomaram conhecimento e, nem sentiram na pele como é viver  num país sem democracia.

É claro que o país mudou nesse meio século que se passou. A inflação de 60% registrada naquela época era quase dez vezes maior do que os 6,5% anuais que atualmente é reclamado como alarmante. E lembrar que ninguém reclamava quando ela atingiu 90% ao mês, no final dos anos de 1980. De lá para cá, os muitos ricos se tornaram mais ricos ainda. E aquele jornal e emissora de rádio carioca se agigantou. Associou-se ao poderoso grupo de comunicação americano Times-Life e ganhou de presente da ditadura uma rede de rádio e televisão em sinal aberto e fechado espalhada por todos os recantos do país, do mais extremo ponto da fronteira, ao mais humilde e tosco arruamento de casebres dos grotões sertanejos. Tornou-se perigosíssima! Nesse quase meio século de sua existência, mudou os nossos costumes, o nosso sotaque e deteriorou a moral do povo brasileiro. As consciências foram anestesiadas. Corremos sérios riscos de sermos comandados pela vontade desses serviçais dos interesses norte-americano, do neoliberalismo, do capitalismo materialista e cruel, que proclama o Estado mínimo, atribui como gastos os salários pagos aos trabalhadores e sonha com o fim do emprego. O resultado dessas políticas que grupos oposicionistas querem de volta, podemos observar na grande crise em que vive mergulhada o continente europeu, a experimentar a pobreza e agruras de um pais subdesenvolvido como o nosso. E claro, a se refletir em nossa economia, pois nossas exportações tornaram-se irrisórias, pela carência dos compradores de nossos produtos exportáveis.

Conforme constatação da Conferencia Episcopal Latino-americana de Puebla, qualquer política voltada para o combate à pobreza, é imediatamente rechaçada pelos poderosos. Creio ser essa a ameaça maior que a grande imprensa e políticos conservadores enxergam no Brasil atual. Tudo isso, acrescentado por mais de dez anos de jejum que vem sofrendo esses partidos hoje colocados na oposição pelo voto livre e soberano do povo. Por tudo isso, eu temo que um movimento tido por todos como o "grande despertar da consciência do povo brasileiro", nos leve a um golpe de Estado. Que Deus nos livre disso e me perdoe tamanho pessimismo! Mas que existe riscos, existe sim!

Por Carlos Eduardo Esmeraldo