por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 19 de julho de 2011

Cícero Romão Batista



Cícero Romão Batista (Crato, 24 de março de 1844 — Juazeiro do Norte, 20 de julho de 1934) foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço.

Proprietário de terras, gado e dono de diversos imóveis, o Padre Cícero fazia parte da sociedade e política conservadora do sertão do Cariri. Tinha no médico Floro Bartolomeu seu braço direito e integrava o sistema político cearense que ficou sob o controle da família Accioli durante mais de duas décadas. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará e da Região Nordeste do Brasil.

Em março de 2001, foi escolhido O Cearense do Século em votação promovida pela TV Verdes Mares em parceria com a Rede Globo de Televisão.

wikipédia

JAIR AMORIM- Norma Hauer


Foi no dia 18 de julho de 1915 que nasceu no Espírito Santo o locutor jornalista e e compositor Jair Pedrita de Carvalho Amorim, que ficou conhecido como JAIR AMORIM.
Começou a trabalhar muito cedo primeiro como jornalista em sua terra e em 1940 , recebeu convite para dirigir a Rádio Clube do Espírito Santo, onde produziu vários programas e lançou-se como locutor de noticiários.
Em 1941, já no Rio de Janeiro, passou a escrever nas revistas “Carioca” e “Vamos Ler”, sendo em seguida contratado pela Rádio Clube do Brasil como locutor, onde conheceu o pianista e compositor José Maria de Abreu. Este, havia perdido seu parceiro mais constante (Francisco Matoso) e estava desinteressado em fazer novas composições.
Jair Amorim ofereceu-se como letrista para fazer parceria com José Maria de Abreu que não estava muito interessado, mas acabou cedendo, quando viu Jair Amorim fazer a versão do bolero Maria Helena, que acabou sendo gravado por Arnaldo Amaral.
". Em 1945, teve a primeira composição com José Maria de Abreu gravada: o fox canção "Brigamos outra vez", na voz de Orlando Silva na Odeon.
A partir daí vários foram os sucessos da dupla.,
Em 1948, depois de sair da Rádio Clube do Brasil, foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Quatro anos depois, retornou à Rádio Clube, onde passou a apresentar o programa "Discos na Vitrina".
Em 1949, teve gravados os sambas "Ponto final", por Dick Farney,"Não me pergunte", por Sílvio Caldas, e "Um cantinho e você", por Radamés Gnatalli ao piano, todos parceria com José Maria de Abreu,
. Em 1951, teve outra de suas parcerias com José Maria de Abreu gravada por Dick Farney, o samba "Sonhar". Ainda em 1952, compôs a valsa canção "Se ela perguntar", com Dilermando Reis, gravada por Carlos Galhardo.

Em 1956, teve gravadas, entre outras composições, os sambas "Hino ao samba", parceria com José Maria de Abreu, por Francisco Carlos e, "Conceição", parceria com Valdemar de Abreu, o Dunga, pelo Conjunto Farroupilha. Este último samba receberia ainda regravações de Dircinha Batista e Cauby Peixoto.
E foi com Cauby Peixoto que “estourou” em todas as paradas, sendo até hoje o “carro-chefe” de Cauby..
CONCEIÇÃO

Conceição
Eu me lembro muito bem
Vivia no morro a sonhar
Com coisas que o morro não tem
Foi então
Que lá em cima apareceu
Alguém que lhe disse a sorrir
Que, descendo à cidade, ela iria subir

Se subiu
Ninguém sabe, ninguém viu
Pois hoje o seu nome mudou
E estranhos caminhos pisou
Só eu sei
Que tentando a subida, desceu
E agora daria um milhão
Para ser outra vez
Conceição .
Em 1958 conheceu Evaldo Gouveia, na sede da UBC. No mesmo dia compuseram a primeira composição, "Conversa" de uma série de parcerias. A música foi gravada por Alaíde Costa, pela RCA Victor naquele mesmo ano.
Em 1959, com o mesmo parceiro compôs o bolero "Só Deus", gravado por Maysa na RGE. Em 1960, compôs com Evaldo Gouveia o samba-canção "Cantiga de quem está só", gravada por Agostinho dos Santos. Em 1962, a dupla compôs "Poema do olhar", que o cantor Miltinho gravou.;
Daí foram muitos os sucessos com seu novo parceiro:Evaldo Gouveia.
Em 1975 uma música marcou a carreira de Ângela Maria, como um de seus grandes sucesso até hoje: “Tango p’ra Tereza”, da parceria com Evaldo Gouveia.
JAIR AMORIM faleceu em 15 de outubro de 1993, em São Paulo, aos 78 anos.

Norma

O AFOGADO




















     O afogado

O mar trouxe o corpo à praia.
Era um estrangeiro, jovem e belo.
A boca aberta deixava ouvir, como se viessem
do outro mundo,
as vagas do mar e os gritos brancos das gaivotas.
Eu lhe fechei os olhos, azuis como o céu
através das órbitas de uma caveira.
A sua nudez lhe tornava a pele mais pálida.
Sorria perplexo, como se reconhecesse num espelho
a nossa estranheza.
Olhando-o, nós sabíamos:
também temos, em vida, o céu nas órbitas
e a morte nas pálpebras.



Um primor da MPB! Aposto que Aloísio vai gostar...





Aula de Matemática
Marino Pinto e Tom Jobin


Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.

MARINO PINTO- Por Norma Hauer


Foi aqui no Rio de Janeiro que ele nasceu em 18 de julho de 1916. Seu nome: MARINO PINTO, um compositor que obteve grandes sucessos em nosso cancioneiro.
Começou compondo em 1938 com Ataúlfo Alves, sendo que sua primeira gravação, na voz de Aracy de Almeida, já "estourou" . Foi o samba "Fale Mal, Mas Fale de Mim".

No ano seguinte,conheceu Wilson Batista e com ele compôs um dos sucessos, no ano seguinte, de Carlos Galhardo:"Deus no Céu e Ela na Terra".

Já um nome consagrado, passou a conhecer vários sucessos, com parceiros e cantores diversos.

Com Alberto Ribeiro, em 1941, compôs para Orlando Silva, o samba "Preconceito". Também com Alberto Ribeiro, um grande sucesso no carnaval de 1941, nas vozes dos "Anjos do Inferno":"Nós os Carecas"...

"Nós,nós os carecas,
Com as mulheres somos maiorais,
pois na hora do aperto
É dos carecas que elas gostam mais".

Foi um carnaval que os carecas ADORARAM.

No ano seguinte, em uma excursão pelo Norte e Nordeste, Orlando Silva lançou um samba de Zé da Zilda, com Marino Pinto, até hoje regravado por vários cantores:"Aos Pés da Cruz".

Luiz Vieira, quando comenta esse samba, gosta de dizer que a cruz não tem "pés"e sim um único pé.

Nesse mesmo ano, Isaurinha Garcia gravou "Teleco-Teco" e Carlos Galhardo, o samba "Largo da Lapa".

"Foi na Lapa, que eu nasci
Foi na Lapa que eu aprendi a ler.
Foi na Lapa que eu cresci
E na Lapa eu quero morrer".


Nos anos seguintes, novamente Carlos Galhardo gravava Marino Pinto, com "Seis Meses Depois" e "Desacordo", ambos Marino teve Waldemar Gomes como parceiro.

Mais uma vez com Wilson Batista, agora na voz de Déo "O Ditador de Sucessos", como foi designado por César Ladeira, gravou "A Morena que eu Gosto". Este samba projetou bem o nome de Déo.

Um grande sucesso de Dalva de Oliveira, foi composto por Marino Pinto ( tendo Herivelto Martins como parceiro) de nome "Segredo". Este samba foi explorado por Dalva durante seu "affaire" com Herivelto, apesar deste ser co-autor da composição.

Nessa época da separação de Dalva e Herivelto, os compositores apoiaram um ou outro. David Nasser, por exemplo, apoiou Herivelto e foi cruel com Dalva, em uma coluna que escrevia no "Diário da Noite".

Já Marino Pinto ficou ao lado de Dalva e, com Paulo Soledade, compôs outro grande sucesso, que também marcou o "affaire" : "Calúnia".

Este foi "forte"..."deixe a calúnia de lado se de fato és poeta...". Mais outro, este com Mário Rossi: "Que Será?", que também foi sucesso na voz de Dalva.

Em 1951 Getúlio Vargas regressou ao poder eleito que fora no final de 50 e Marino Pinto, seguindo a onda, compôs para Francisco Alves gravar, o samba "O Retrato do Velho"

"Bota o retrato do velho outra vez
Bota no mesmo lugar..."

Marino Pinto ainda fez parceria com Haroldo Lobo e Dalva gravou "Foi Bom"; com Tom Jobim "Aula de Matemática", gravação de Carlos José; outra com Paulo Soledade "Cidade de São Sebastião", gravação dos Anjos do Inferno e com Mário Rossi, gravação de Jorge Goulart, "Quem ainda não Pecou" e "Decisão".

Em 1959, João Gilberto "redescobriu" e regravou "Aos Pés da Cruz".

Encerrando, com chave de ouro, sua carreira, em 1965, Marino Pinto compôs uma obra-prima "Valsa de Uma Cidade", em mais uma parceria com Mário Rossi.

Nesse mesmo ano faleceu, no dia 28 de novembro, deixando uma grande bagagem musical. 

Norma

JECONIAS- por José do Vale Feitosa



- Quando nascer registro com o nome de Jeconias.

- Jeconias? De onde vem isso?

- De onde não tem Zé, Antonio, Manoel e Ananias.

- E isso é nome dos tempos de hoje?

- E interessa? Não quero é nome que todo mundo já tem.

- E sabes quem foi Jeconias?

- Nem quero saber. Eu quero é um nome diferente para meu filho.

- Mas poderia ser outro: Wolfgang, Setembrino, Giusepe, tudo isso é nome diferente.

- E daí? Eu quero é Jeconias e pronto. Está determinado.

- Mas Jeconias de que meu camarada? Qual o sobrenome?

- O meu e o da mãe dele!

- Jeconias Maria de Jesus?

- Ora se é o sobrenome dela e o meu!

- Mas é uma salada bíblica este nome.

- O quê?

- Uma mistura do velho e novo testamento.

- E daí. Não pode não?

- Pode, mas é esquisito para caralho.

- Então, vai ser Jeconias de Nada. Se for para agradar, vai ser assim.

- E o teu filho já começa com um nada de futuro?

- Ora porra e não é do nada que a vida de pobre começa mesmo?

- Mas o sujeito já levar um nome desse para cima e para baixo, isso já é demais. Aí as pessoas vão dizer "Qual é teu sobrenome?" Ele vai responder: "De Nada". Quem fez a pergunta fica confuso e diz "Não quero saber se teu sobrenome é importante ou não, eu só quero saber é como fica na tua certidão de nascimento". Escrito assim mesmo: "Jeconias de Nada". E então vão dizer " Ô fulano mando o de Nada para falar com beltrano".

- Esse argumento é fuga. Tu estás fugindo do que comecei falando. Eu disse que não quero é que o meu filho tenha nome comum: José Maria de Jesus, Antonio Maria de Jesus, Ananias Maria de Jesus. Eu quero um nome que se alguém chamar só tenha ele na sala em que estiver. Quando disserem: "Jeconias!". Será ele e pronto.

- Mas isso é nome arcaico. Ninguém mais usa isso. Então faz como todo mundo por aqui, junta sílabas do teu nome com o da tua mulher que vai ficar diferente do mesmo modo.

- Aí é que te enganas. Os evangélicos vivem agarrados na leitura da bíblia e o que tem de nome retirado dela não é sopa. Está cheio por aí de: Izaías, Melquesedeque, Ageu, Baltasar, Jessé e vai de lista adiante.

- Não tarda a aparecer Jeconias. Então junta teu nome com o da tua mulher.

- Meu nome é Tobias e o da mulher Ana, isso é bom para juntar nome feminino, mas masculino não dar. Se fosse mulher poderia ser Tobiana, Biana, Asana, Anabias. Nome de homem só dava Anato e isso eu não quero para meu filho. Vai ser é Jeconias mesmo.

- Mas que visgo é esse com este nome?

- E o que tu tem contra ele afinal de conta. Tudo que tu atacou dele eu já respondi e tu não larga a situação.
- Mas Jeconias? Não dar.

por José do Vale Pinheiro Feitosa

Vladimir Maiakovski


Vladimir Vladimirovitch Mayakovsky (em russo: Влади́мир Влади́мирович Маяко́вский; Bagdadi, 7 de julho (calendário juliano) / 19 de julho (calendário gregoriano) de 1893 – Moscou, 14 de abril de 1930) foi um poeta, dramaturgo e teórico russo, frequentemente citado como um dos maiores poetas do século XX, ao lado de Ezra Pound e T.S. Eliot, bem como "o maior poeta do futurismo".

wikipédia

Edgar Degas



Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 19 de julho de 1834 — Paris, 27 de Setembro, 1917) foi um gravurista, pintor e escultor francês. Embora seja muito conhecido pelas suas pinturas, majoritariamente de carisma impressionista, é igualmente relembrado como gravurista. Muitos dos seus trabalhos se conservam hoje no Museu de Orsay, na cidade de Paris, onde o artista nasceu e faleceu.

Archibald Joseph Cronin



Archibald Joseph Cronin (Cardross, 19 de Julho de 1896 — Montreux, 6 de Janeiro de 1981) foi um escritor escocês.

Era formado em Medicina. Escreveu romances idealistas de crítica social, traduzidos em vários idiomas, e alguns deles adptados ao cinema e à televisão, como The Citadel (1937) e The Minstrel Boy (1975)

Dercy Gonçalves


Dolores Gonçalves Costa, mais conhecida como Dercy Gonçalves (Santa Maria Madalena, 23 de junho de 1907 — Rio de Janeiro, 19 de julho de 2008), foi uma atriz, humorista e cantora brasileira, oriunda do teatro de revista, notória por suas participações na produção cinematográfica brasileira das décadas de 1950 e 1960.

Celebrada por suas entrevistas irreverentes, bom humor e emprego constante de palavras de baixo calão, foi uma das maiores expoentes do teatro de improviso no Brasil

Clementina de Jesus


Clementina de Jesus da Silva (Valença, 7 de fevereiro de 1901 — Rio de Janeiro, 19 de julho de 1987) foi uma cantora brasileira de samba. Também era conhecida como Tina ou Quelé.