por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 2 de maio de 2014

Grande demais para falir - José do Vale Pinheiro Feitosa

Quem não esqueceu e ligou os dois neurônios para a mensagem deve lembrar. A empresa privada é superior à pública pois se fracassar falirá enquanto no outro caso a sociedade pagará a ineficiência. E assim a coisa privada ocupou todo o cenário e prometeu um vida muito melhor para todos.

Mas não entrega a velocidade da internet. A telefonia móvel é uma mixórdia de mentira, raiva e engabelação. Mudaram o modelo de negócio das companhias aéreas e tudo é pago, até certos assentos na fileiras apertadas.

Quer dizer: a consonância entre o que pode e deve e aquilo que entrega não existe. E é caro. Muito caro. Certos medicamentos psiquiátricos custam mais de R$ 800,00 mensais para ter efeito. Medicamentos contra o câncer não só custam o mesmo que apartamentos luxuosos como são controlados por uma máfia picareta que ganha nas duas pontas.

Observem que a manutenção da vida já ultrapassou os limites das necessidades básicas contínuas. O domicílio tem inúmeros taxímetros rodando continuamente: eletricidade, água e esgoto, retirada do lixo, televisão a cabo e telefonia. Mas a dependência não fica aí: toda a parafernália eletroeletrônica e mecânica que entulha os vãos dos domicílio tem a necessidade sistemática de manutenção.

Uma lâmpada iluminada a eletricidade se tornou um escândalo de obsolescência: duram menos de um décimo que poderiam durar. Já viram como os faróis dos automóveis não levam nem seis meses para queimar? O quanto estas lâmpadas novas a gás que economizariam a conta da luz queimam com muito menos horas de uso do que o fabricante promete?

Então inverteu-se a racionalidade e o avanço do conhecimento num cavalo de pau louco onde a dinâmica é a dos cassinos. Um bando de ricos apostando lucros em medidas arriscadas que transformaram a produção em canal privilegiado de enganar e extrair maiores lucros.   

E agora na crise de 2008, que dizem ser a crise ideológica daquele discurso neoliberal, caiu a viga principal que o sustentava. E o tombamento da estrutura tem a frase germinal dele: grande demais para falir.


Voltamos à origens: se não podem falir, a sociedade paga a conta.