por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 26 de janeiro de 2014

Veronika, a Primavera Chegou! - José do Vale Pinheiro Feitosa

Todos temos disto. Fiquei amarrado numa canção que ouvi na trilha sonora do filme Lili Marlene do diretor alemão Reiner Werner Fassbinder. Não me contive enquanto não encontrei seu nome e a ouvi. Chama-se Veronika, der lenz dar is.

Veronika, der lenz dar is - Max Raabe & Palast Orchester

Veronika, der lenz dar is, que se traduz por “Verônica, a primavera chegou”, é uma canção dos anos 20 de Walter Jumann e letra de Walter Borchert.

Walter Jumann, nasceu na Áustria, abandonou o estudo de medicina para se dedicar à música, sendo um dos grandes compositores alemães. Recebeu enorme influência da música americana e nos anos 20 e bem no início dos 30 viveu em Berlim onde o seu maior sucesso foi Veronika, der lenz dar is.
Com a ascensão do nazismo e início da guerra, vai para Paris e depois para os Estados Unidos onde compõe para vários filmes. Uma das mais marcantes foi San Francisco do filme do mesmo nome de 1936.
Veronika, der lenz dar is, é um foxtrot e teve muito sucesso na Alemanha com o conjunto vocal Comedian Harmonist que era um conjunto vocal alemão que também sofreu perseguição nazista em razão de três membros serem descendentes de judeus. Terminou por se dissolver, com parte do grupo indo viver nos Estados Unidos. 


 
Veronika, der lenz das is - Het Fluitekruidt

O mais interessante é que o radicalismo do nacionalismo nazista não conseguiu impor integralmente seu novo estilo. Especialmente o marcial. O exemplo clássico é o Lili Marlene gravado por Lale Andersen que era uma canção suave e amorosa na contramão da marcha de guerra.

Goebbles em uma das suas famosas idiotices (era genial em propaganda mas curto em sabedoria) chegou a proibir Lili Marlene e pôs Lale Andersen na geladeira. Mas os soldados queriam Lili Marlene  e na voz dela e ele teve que dar vida à cantora e até mandou fazer uma nova gravação com cornetas e tambores.

Enfim, o que quero dizer é que mesmo com o clima do nazismo, se misturou o mundo nele e no filme Lili Marlene de Fassibinder com trilha sonora de Peer Raben, apareceu esta bela Veroniza, der lenz dar is. Vejam que as cenas e acompanhem um pot-pourri formado por Polestädtchen, Westerwadlied  duas músicas realmente militares e finalmente Veronika.

Mesmo que só orquestrada, a primavera sempre vem com o verde e a esperança que se multiplica em vida.

Polestädtchen, Westerwallied e Veronika - cenas do filme Lili Marlene trilha de Peer Raben

A partir da tradução para o inglês da letra original em Alemão cheguei a esta em português que segue de Veronika, a primavera chegou:

Verônica, a primavera chegou,
As meninas estão cantando trá lá  lá
Todo o mundo está enfeitiçado
Verônica, o aspargo cresce,
Oh, minha Verônica, o mundo é verde.
Então vamos nos soltar nas florestas,
Mesmo o avô diz para vovó,
Verônica, a primavera chegou.

As moças riem, os rapazes falam,
Mocinha, você quer ou não sabe
Lá fora temos primavera,
O poeta Otto Licht,
Diz que é seu dever,
Escrever este poema.

Verônica,....

Eles se regozijarão, a primavera chegou,
Todo mundo foi enfeitiçado,
Veronika, o aspargo cresce,
Oh minha Veronika, o mundo é verde
Então vamos andar na floresta,
Meu caro, bom, o grande vovô,
Diz à minha querida, boa, avó
Veronika, a primavera chegou.

Veronika, der lenz is da - Comedian Harmonist - versão que deu sucesso à melodia