por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

palavras

a cor do seu coração
colore o dia de claro
com essa luz luxuriante
e acorda os segredos
que formam a beleza


que peso tem a poesia
e o que pede o poeta
ao imponderável
quando escreve um poema
a uma jovem chamada carmem?
que o medo não se meta
entre os olhos de quem espera,


mas como haver coragem nos desanimados?

Sonhos possíveis, sonhos bons - Emerson Monteiro


Quando veremos o mundo de olhos abertos aos bons sentimentos que passeiam faceiros nas trilhas molhadas de impactos, os quais que apenas nós indivíduos um dia conheceremos de água na boca. Viver com prazer os momentos uniformes da harmonia sem culpa ou ressentimentos, e acatar as decisões do destino de espírito desarmado; aquiescer, nos gestos imprevistos das marés, as tais criaturas obedientes a um Criador que move as parelhas dos cavalos à frente do Sol, nas charretes aceleradas das horas incansáveis, dentro da natureza mãe dadivosa. Aceitar, enfim, os balanços dos barcos enquanto o rio segue nas suas águas impetuosas, filhas equilibradas da feliz companhia dos outros irmãos, no bojo de naves luminosas que afeitas riscam os céus, nas madrugadas frias.
Porquanto pretendam discordar, os protagonistas do drama questionam os roteiros apresentados dos operários na peça. Erguem assustadas vozes de protesto, perante, no entanto, o desfilar das conveniências mais pessoais. Reclamam de barriga cheia, às vezes de mágoa, de fastio, ou pressa, mas reclamam de barriga cheia disso tão só. Levantam os braços num sinal de descaso face as contradições aparentes do sistema que eles, nós, vós, mesmos criaram nos instantes de dúvidas atrozes, no fingimento da espécie insatisfeita com o itinerário do vôo em velocidades extremas. Querem, a qualquer preço, impor condições aos limites imprevistos, desde o começo, postulando propósitos de causas iniciais perdidas, alarmistas repórteres policiais.
Andar nesse ritmo alimenta de pânico o gosto de tantos que a visão conturbada mistura, entre o desejo e o desespero, impetuosa estupidez de eras atrozes. Marcam, assim, aonde querem chegar multidões famintas, caravanas sequiosas de empedernidos seres, afoitos pássaros noctívagos.
Todavia acontecem os quadros seguintes e o palco estremece no pulo dos atores, impulsos febris de cores e formas, providências inevitáveis que persistem ao infinito da fé, em corredores escuros dos paranóicos filmes, até surgir para sempre. Valentes cavaleiros calmos tangem os seus rebanhos pacíficos nas caladas da noite, forças operantes apesar das dores que invadiram o instinto explosivo de todas as pessoas, fase de crescimento que atravessam de águas no peito.
Vislumbrar, pois, novos meios de construir as igrejas dos corações impacientes significa mistérios, doces aspectos das provas do período nefasto que lá abandonou suas vítimas aos portões da alvorada em festa que já se aproximava, e morrem nas praias, o que representa a correta imagem do que quiseram dizer os livros fechados nas bancas.

Se queres saber ...

Por Norma Hauer

ÚLTIMA INSPIRAÇÃO
Um vulto importante em nossa música, nasceu em 21 de janeiro de 1911: José Fernandes de Paula, que ficou conhecido como PETERPAN.

Peterpan era cunhado de Emilinha Borba, casado com sua irmã, também cantora, conhecida como Nena Robledo (Xezira Borba)
Feliz em ter escolhido o nome de Nena Robledo. Mesmo assim não ficou conhecida como a irmã .

Seus maiores sucessos foram "Se Queres Saber", gravação de Emilinha; "Você nâo me Beija", gravado por Carlos Galhardo, ou "Última Inspiração", um dos maiores sucessos de João Petra de Barros.
Compôs ainda outras músicas que se destacaram, como “Eu Já vi Tudo”; e Mulher dos 30”

De Peterpan (com Chiaroni) é uma das mais belas canções de Natal: “Feliz Natal”, gravada por Carlos Galhardo

Há uma bonita valsa, em parceria com Ari Monteiro, lançada por Carlos Galhardo na Rádio Mayrink Veiga, que nunca foi gravada. Seu nome

"MISTÉRIOS DA NOITE

Tarde morre o dia,
Triste como sempre...
Cedo a noite vai chegar.
Maior será então
A minha grande mágoa.
Meus olhos já estão
Ficando rasos dágua"...

Pois quando anoitece,
Muito mais padece,
Quem tiver no coração a sombra da tristeza.
Não sei o mistério que a noite tem
Que faz crescer no coração da gente
A saudade de alguém.

Essa música (melodia e letra) está "gravada" apenas em minha memória.

Peterpan faleceu em 28 de abril de 1983, aos 72 anos.

Depois de escrever sobre Peterpan foi que atinei com sua data de nascimento:
21 de janeiro de 1911, ou seja, hoje seria seu Centenário.

E quem está lembrado dele?

Este ano temos, ainda, o Centenário de Pedro Caetano, co-autor de "É Com Este Que Eu Vou", nome que foi dado a um espetáculo sobre sambas carnavalescos, atualmente em cartaz no Teatro João Caetano.
De Pedro Caetano é também "Onde esrão os Tamborins?" e vários outros sucessos.
Comentarei sobre ele em 1° de fevereiro, dia de seu Centenário.

Outro que faria 100 anos, mas que partiu de expontânea vontade :
ASSIS VALENTE, em 1958. Em março escreverei sobre ele.

E ainda temos MÁRIO LAGO, mas só em novembro. Ele foi um artista completo.

Norma Hauer

Palavras , que não serão insistentes...

Tenho pensado e repensado sobre esta nova forma comum de comunicação que chamamos Blog. Já participei de três, e deles me afastei, evidenciado o meu intento coletivo e ao mesmo tempo intolerante. È assim que nos acontece quando mudamos de emprego, casa, cidade, e até de parceiro amoroso. Desejamos o estar bem, dentro das nossas reais possibilidades. No caso dos blogs, tenho perfil catalisador, e quero as pessoas interessantes ( colaboradores e leitores) numa interação harmônica. Sofre mais quem assume a postura administrativa de controlador. Não quero para mim esta característica. Então o melhor é entrar, viver com prazer a alegria dos encontros, e não entrar na sintonia que provoca os desafetos.
Vejo em cada colaborador um veículo/locomotiva de promover entretenimento e encontros dos afins .
Saltito com a presença de conhecidos amigos escritores, cada qual no seu estilo, que faz a sinergia, numa contribuição individual significativa.
Esqueçam de quem é o blog. Aqui não existe dono, não existem outras intenções, a não ser aspirar a possibilidade de uma comunicação literária, fraterna, entre todos.
Quero ser uma cidadã comum, uma colaboradora comum, e deixar que o amadurecimento nas relações se processe, a partir de mim mesma.
Li um texto de Magali, recentemente, que frisava as dificuldades de união entre o povo do Cariri, ao mesmo tempo insistia na esperança de um entrosamento pacífico com vistas a importantes aprendizagens humanas.
Aqui é horário de recreio. A vida tem e deve ter muito mais horas e desejos. Somos voluntários, nos abraços literários. Que se cumpra o objetivo, mesmo implícito, dessa nova opção de espaço virtual : no azul sonhado... queremos escrever em prosa e verso e trocar figurinhas animadas.

Meu forte abraço.

Plácido Domingo







José Plácido Domingo Embil, KBE (Madri, 21 de janeiro de 1941), mais conhecido como Plácido Domingo, é um tenor e maestro espanhol, conhecido por sua vesátil e poderosa voz, possuíndo um tom dramático em toda a sua amplitude. Em março de 2008 ele cantou seu 128º papel operístico , fazendo-se assim o tenor que mais cantou papéis na história. Um dos Três Tenores, ele também tem conduzindo óperas e concertos, como também servindo de Diretor da Ópera Nacional de Washington, em Washington, Estados Unidos e na Ópera de Los Angeles. Seu contrato em Los Angeles foi estendido até a temporada 2012/3.

Lenine




Vladimir Ilitch Lenin ou Lenine (em russo: Владимир Ильич Ленин; nascido Vladimir Ilyitch Ulianov, Владимир Ильич Ульянов; Simbirsk, 22 de abril de 1870 – Gorki, 21 de janeiro de 1924) foi um revolucionário e chefe de Estado russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo, e suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada leninismo. Diversos pensadores e estudiosos escreveram sobre a sua importância para a história recente, entre eles o historiador Eric Hobsbawm, para quem Lenin teria sido "o personagem mais influente do século XX".
wikipédia

Convite !




Olá amigo(a),

Gostaria de contar com sua honrosa presença para os eventos abaixo:


No dia 30 de janeiro (DOMINGO), às 19:00H, no Hall do Teatro Salviano Arraes Saraiva,

com a presença do Artista Bruno Pedrosa, faremos a


ABERTURA da EXPOSIÇÃO DAS OBRAS DO MUSEU DE ARTE VICENTE LEITE


(MAVILE), com seu ACERVO totalmente RESTAURADO, trabalho da

Artista Plástica Edilma Rocha, realizado pela Prefeitura Municipal do Crato e Fundação

Cultural J. de Figueiredo Filho.


PERÍODO DA EXPOSIÇÃO: 30 e 31 de Janeiro, 01, 02 e 03 de Fevereiro de 2011.

Obs.: Este prazo poderá ser prorrogado.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No dia 02 de fevereiro (QUARTA), no Teatro Salviano Arraes Saraiva.

às 19:00H, ocorrerá a Sessão Solene da Câmara Municipal do Crato.

para a entrega do Título de Cidadania Cratense ao Artista Bruno Pedrosa.


Em seguida, às 20:30H, Sessão Solene do ICC - Instituto Cultural do Cariri, para a

Criação da Cadeira Bruno Pedrosa e Posse do Artista Cratense George Macário.


Conto com você lá!

Um forte abraço.

GEORGE MACÁRIO





 

Caririando- foto de Tâmia Peixoto

Uma visão astrológica Por Luis Eduardo





Do modo astrológico, a vida humana é dividida possivelmente em individual e social.
Individualmente, nos caracterizamos em relação a nossa iniciativa para fazer as coisas – o que tem analogia com o pioneirismo e a autoridade de Áries –; a nossa relação com o mundo material – e seu séquito de sensações e luxúrias –, em nossa busca de nós mesmos, na condução, em suprema transformação, para esferas espirituais, análogo ao professor e conselheiro Touro; à atração e à tomada de consciência através do relacionamento comunicacional geminiano; à introspecção selência canceriana; à luxúria apaixonada e criativa leonina; ao movimento para o interior virginiano.

Socialmente, em Libra, nos associamos equilibrada e justamente a outras pessoas; em Escorpião, morremos para o mundo exterior ilusório, em nossa transformação; ao nos equilibrarmos entre os opostos, nos criamos alquimicamente, como o sagitário, na busca do vida superior; em Capricórnio, dominamos procriativamente a matéria, e atingimos os mais altos patamares de objetivos; em Aquário, nos conectamos com a inteligência universal para a realizar no plano material; em Peixes estamos nos umbrais de novos níveis de consciência.

O sistema de conhecimento astrológico é aquele melhor orientador para que busquemos a evolução da nossa comunidade. As artes podem servir a tão importante objetivo – claro que os artistas falam de uma “liberdade criativa”, que a arte não devesse de nenhuma maneira servir à ideologia, que ela deveria somente elogiar a beleza e criar mundos novos e melhores. É uma possibilidade, mas a organização deste não é um mal negócio – talvez ela possa atender a essas duas frentes. Isso se torna especialmente produtivo, você não acha?

A ciência astrológica nos indica os fatores arquetípicos da nossa humanidade. Sob sua orientação, abordaremos as questões cruciais da nossa atualidade, e temos a internet para fazer chegar nossas reflexões ao conhecimento das posições fundamentais de cada parte. Auguro bons resultados, em diversos sentidos.


Coisas



                               
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A PALAVRA COISA

A poesia da palavra coisa.
O seu silêncio de ovo, de relógio.
A coisa é uma pedra no poema,
pedra de toque, fora e dentro: essência.


HORIZONTE

Chove lá fora, além das montanhas
no horizonte em frente
e num outro horizonte com que sonho sem fim.


FLOR DE PEDRA

A flor nasce na pedra,
a flor medra na pedra.
Nasce, medra, como tudo
para morrer.


NOTA

No velho livro,
uma data e a nota:
“Trocaram o nosso gato.”


NO MEIO DO CAMINHO

Tinha uma pedra no meio do caminho.
Pus de lado e sentei em cima
para descansar.


COMPOSIÇÃO

Entre coisa e cousa
componho o poema
com giz e lousa.


O GUARDA-CHUVA

Abro o guarda-chuva
contra as águas do dilúvio
e morro afogado.


ELÉTRICO

Meu céu ficou elétrico
na objetiva da minha câmara
e nas minhas retinas.


 A COISA
 
A poesia é uma coisa
que ninguém sabe o que é
e se soubesse, o que adiantaria?

Um filme, uma música

Como anda sua mente ??? - José Nilton Mariano Saraiva

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. SOHW DE BLOA.

*******************************

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

*****************************

E aí, preguiçoso, conseguiu traduzir/decifrar ??? Precisa de uma ajudazinha ??? Tá legal. Veja aí embaixo:

"Este pequeno texto serve apenas para mostrar como nosso cabeça consegue fazer coisas impressionantes! Repare nisso! No começo estava muito complicado, mas nesta linha sua mente vai decifrando o código quase automaticamente, sem precisar pensar muito, certo ? Pode ficar bem orgulhoso disso ! Sua capacidade merece ! Parabéns !"

Autoria: desconhecida

Bem-Vindos !


Estou respirando no azul que imaginava, para  aturar o chumbo que o céu nos prepara, e dissolvê-lo com serenidade.
Já somos  32 colaboradores /gestores ...  Um número significativo !
Com a minha natureza de aposentada ,retiro os números, e prendo-me à satisfação da qualidade, à possibilidade de crescimento com as trocas humanas/literárias.
 !

Abraços, minha gente !
A mesa é redonda .Não  esqueçam !

CURTAS - à moda de Aloísio

Escorpiana, com Lua em Gêmeos:
os mistérios quase revelados.
(Stela Siebra Brito)

Curtas - Aloísio

O meu coração

Diz para

Outro coração

Responde

Não para não

Amenidades... - José Nilton Mariano Saraiva

AÍ A BRIGA COMEÇOU...

01) Minha esposa estava dando dicas sobre o que ela queria para seu aniversário que estava próximo. Ela disse: - Quero algo que vá de 0 a 100, em cerca de 3 segundos. Eu comprei uma balança para ela.
Aí a briga começou...
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

02) Minha mulher estava nua, se olhando no espelho do quarto de dormir. Ela não está feliz com o que vê e diz: - Sinto-me horrível; pareço velha, gorda e feia. Eu, realmente, preciso de um elogio seu. Eu lhe disse: Sua visão está ótima!
Aí a briga começou...
= = = = = = = = = = = =

03) Minha esposa sentou-se no sofá junto a mim, enquanto eu acionava o controle remoto da TV, à procura de algo interessante. Ela perguntou: - O que tem na TV?
Eu disse: - Poeira.
Aí a briga começou...
===============================

04) Quando cheguei em casa ontem à noite, minha esposa exigiu que a levasse a algum lugar caro. Então eu a levei ao posto de gasolina.
Aí a briga começou...
===============================

05) Depois de aposentar-me, fui até o INSS para poder receber meu benefício. A mulher que me atendeu solicitou minha identidade para verificar minha idade. Chequei meus bolsos e percebi que a tinha deixado em casa. Disse à mulher que lamentava, mas teria que ir até minha casa e voltar depois. A mulher disse: - Desabotoe sua camisa. Então, desabotoei minha camisa deixando exposto meus pêlos crespos prateados. -Estes pêlos prateados no seu peito são prova suficiente para mim, disse ela. E processou meu benefício. Quando cheguei em casa, contei entusiasmado o que ocorrera para minha esposa. Ela disse: - Por que você não abaixou as calças? Você poderia ter conseguido “auxilio-invalidez” também...
Aí a briga começou...
===============================

06) Voltei do médico após uma consulta e minha esposa toda preocupada, pergunta-me: -E então, o que o médico lhe disse? De pronto, eu respondi: - A partir de hoje, não faremos mais amor, estou proibido de comer qualquer coisa gorda.
Aí a briga começou...
===============================

QUEM SOU EU ???

Nesta altura da vida já não sei mais quem sou. Vejam só que dilema!!!
Na ficha da loja, sou CLIENTE, no restaurante, FREGUÊS, quando alugo uma casa, INQUILINO, na condução, PASSAGEIRO, nos correios, REMETENTE, no supermercado, CONSUMIDOR.
Para a Receita Federal, CONTRIBUINTE, se vendo algo importado, CONTRABANDISTA, se revendo algo legalmente, MUAMBEIRO. Se o carnê tá com o prazo vencido, INADIMPLENTE, se não pago imposto, SONEGADOR. Para votar, ELEITOR, mas em comícios, MASSA. Em viagens, TURISTA , na rua caminhando, PEDESTRE. Se sou atropelado, ACIDENTADO, no hospital, PACIENTE, nos jornais, viro VÍTIMA. Se compro um livro, LEITOR, se ouço rádio, OUVINTE, para o Ibope, ESPECTADOR, para o apresentador de televisão, TELESPECTADOR. No campo de futebol, TORCEDOR, se sou flamenguista, SOFREDOR. Se trabalho na Chesf, COLABORADOR.
Quando morrer, uns dirão, FINADO, outros, DEFUNTO, para outros, EXTINTO, para o povão, PRESUNTO. Em certos círculos espiritualistas serei, DESENCARNADO, já os evangélicos dirão que fui, ARREBATADO.
E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!!
E pensar que um dia já fui EU.

Autoria: desconhecida

Agradecimento

Fiquei feliz com o convite para participar do Blog "Chão de Estrela, no azul sonhado". Nós, os cratenses, temos tudo a ver com o azul. Nascemos, crescemos e vivemos com o azul do arco formado pela floresta verde, que se torna azul com o reflexo dos raios solares, segurando em suas entranhas as encostas da nossa Chapada do Araripe, formando desde o nascer e ao por do sol uma cortina azulada. E quando retornamos ao Crato e ao longe ainda, avistamos esse azul, enchemo-nos de alegria.
Obrigado e vida longa ao novo blog.
Um abraço do Carlos Eduardo Esmeraldo

Caminhos de Missão Velha!

Clic na foto para ver melhor.


Foto: Pachelly Jamacaru