por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 21 de junho de 2011

CURIOSIDADES SOBRE HERMETO PASCOAL - Ulisses Germano



- Hermeto Pascoal é praticamente cego, e foi convidado para participar do belíssimo documentário sobre a cegueira "Janela da Alma". Ele diz em determinado ponto do filme que "enxerga com a nuca".

- Hermeto Pascoal nasceu em Lagoa da Canoa, Arapiraca (AL), filho de uma família pobre. Seus pais são negros, e seu albinismo foi muitas vezes discriminado em sua própria família.

- O nome de seus discos reflete de certa forma a liberdade sonora que ele aplica e sua visão positiva da vida e da música universal: "Só não toca quem não quer", "A música livre de Hermeto Pascoal", "Festa dos Deuses", "Brasil Universo"... E se eu tivesse que escolher apenas um CD para levar para uma ilha deserta, mais nada, eu responderia sem pensar 2 vezes: "Festa dos Deuses" do Hermeto Pascoal.

Fonte: Blog Uma Mala Pelo Mundo

FRASES DO HERMETO PASCOAL - por Ulisses Germano

CIÊNCIA
Se eu fosse cientista e descobrisse a cura do câncer, eu sairia gritando na rua para os meus colegas médicos para curarmos o mundo logo. Mas as pessoas gostam de guardar os segredos e carregá-los para tirar proveito daquilo

DINHEIRO 
 


MÚSICA
 
 
 
Observação: para quem não sabe Hermeto é filho de negros... 
 
 
 
 
 
 
"Um acorde bonito é como uma pintura."
 

Chá de Panela - Guinga e Aldir Blank

Hermeto foi na cozinha
pra pegar o instrumental :
do facão à colherinha tudo é coisa musical.
Trouxe concha e escumadeira, ralador, colher de pau,
barril, tirrina, e peneira - tudo é coisa musical.
Me convidou pra uma pinga, meu não pesou com dó,
piscou um olho só, disse que eu tiro a seringa,
que home que não bebe e nega mocotó,
acaba quenga em vez de guinga, se veste de filó
afrouxa o fiofó e o ferrão já nem respira:
encolhe feito um nó
e vai ficar menó...
Assoprou numa chaleira, bateu nema bacia.
Jesus , Ave Maria, era uma sinfonia!
Secador e geladeira entraram no compasso,
dançou a farinheira, saleiro no pedaço e tudo era coisa musical,
funil mandando: ôi! fogão gritando: uau!
Fez um chocalho de arroz e outro de feijão
No talo do mamão cortou a fruta que já vi tocá mais doce,
irmão, direto ao coração.
Assoprou numa chaleira, bateu numa bacia...
Nesse chá de panela que eu senti a vocação:
vi que música é tudo que avoa e rasga o chão.
Foi Hermeto Paschoal que magistral me deu o dom de entender que o lixo ao avião em tudo há tom
E que até pinico da bom som se a criação é mais
se o músico for bom

HERMETO - O CAMPEÃO - por Ulisses Germano

Hermeto Pascoal é mestre
Músico do faro-fino
Viveu a infância no agreste
É sempre um eterno menino
O mundo todo admira
O poder da sua lira
Vem do supremo divino


Assim como Villa Lobos
Pixinguinha ou Tom Jobim
Formam nosso panteão
Hermeto Pascoal pra mim
É herdeiro de tudo isso
Fez do som o seu feitiço
De ouvir na fala o clarim

Perguntei para o Hermeto
Qual o segredo da vida
Respondeu meio discreto:
-É seguir em frente a lida
Sem jamais olhar pra trás
O presente se apraz
Quando a vivência é solvida

Fragmentos do Cordel 
HERMETO PASCOAL: O POETA DAS NOTAS MUSICAIS
Ulisses Germano - Crato, CE.









Hermeto Pascoal



Hermeto Pascoal (Lagoa da Canoa, 22 de junho de 1936) é um compositor arranjador e multi-instrumentista brasileiro (toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais)

Os sons da natureza o fascinaram desde pequeno. A partir de um cano de mamona de jerimum (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Até o acordeão de 8 baixos de seu pai, de sete para oito anos, ele resolveu experimentar e não parou mais. Dessa forma, passou a tocar com seu irmão mais velho José Neto, em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no acordeão e no pandeiro.

Mudou-se para o Recife em 1950, e foi para a Rádio Tamandaré. De lá, logo foi convidado, com a ajuda de Sivuca (acordeonista conhecido), para integrar a Rádio Jornal do Commercio, onde José Neto já estava. Formaram o trio O Mundo Pegando Fogo e, segundo Hermeto, ele e seu irmão estavam apenas começando a tocar acordeão, ou seja, eles só tocavam o acordeão de 8 baixos até então.

Porém, por não querer tocar pandeiro e sim acordeão, foi mandado para a Rádio Difusora de Caruaru, como refugo, pelo diretor da Rádio Jornal do Commercio, o qual disse-lhe que "não dava para a música". Ficou nessa rádio em torno de três anos. Quando Sivuca passou por lá, fez muitos elogios sobre o Hermeto ao diretor dessa rádio, o Luís Torres, e Hermeto, por conta disso, logo voltou para a Rádio Jornal do Commercio, em Pernambuco, ganhando o que havia pedido, a convite da mesma pessoa que o tinha mandado embora. Ali, em 1954, casou-se com Ilza da Silva, com quem viveu 46 anos e teve seis filhos: Jorge, Fabio, Flávia, Fátima, Fabiula e Flávio. Foi nessa época também que descobriu o piano, a partir de um convite do guitarrista Heraldo do Monte, para tocar na Boate Delfim Verde. Dali, foi para João Pessoa, onde ficou quase um ano tocando na Orquestra Tabajara, do maestro Gomes.

Em 1958, mudou-se para o Rio de Janeiro para tocar acordeão no Regional de Pernambuco do Pandeiro (na Rádio Mauá) e, em seguida, piano no conjunto e na boate do violinista Fafá Lemos e, em seguida, no conjunto do Maestro Copinha (flautista e saxofonista), no Hotel Excelsior.


wikipédia

SIDERAL - por Stela Siebra

AS FACES DO AMOR: Simbolismo astrológico do mito de Vênus através da poesia
Pesquisa e texto das astrólogas Cris Aragão e Stela Siebra


INTRODUÇÃO
A leitura do mito enriquece a interpretação astrológica, apresentando elementos que nos conduzem a uma maior compreensão das facetas da alma humana.
Neste estudo recorremos à poesia para ilustrar como o amor pode se manifestar na nossa vida e, também, como nos comportamos afetivamente.
Falar de amor não é fácil, muito menos vivê-lo, por conta das diferenças dos arquétipos. O tema é inesgotável, mas, trazemos com nossa leitura astrológica, a visão simbólica dessas modalidades de amor, tentando clarificar esse caminho amoroso através da arte poética: sete poesias ilustram sete epítetos da deusa Vênus.

MITO
Para melhor trilharmos esse caminho mergulhemos no mito de Vênus.
Na mitologia grega Vênus é Afrodite, filha de Urano – céu. A Teogonia narra que quando Cronos mutila o pai, corta-lhe os testículos e os joga no mar. Uma espuma branca formou-se ao redor deles e da semente do céu com a espuma do mar nasce Vênus, emergindo como deusa totalmente desenvolvida: belíssima e já com todos os atributos da Beleza e do Amor.
Ela é a deusa do Amor e da Beleza! Divindade do prazer, delineia o que em nós é caro, prazeroso e bonito.
Mãe dos Amores, das Graças, dos Jogos e dos Risos, presidia casamentos e nascimentos, mas, sobretudo os jogos de sedução.
Os dois primeiros acólitos (assessores) de Vênus são: Hímerus (o Desejo) e Eros (o Amor).
Quando da feitura de Pandora, Vênus foi convidada para dar-lhe beleza, atração e graça e, também, para insuflar-lhe o desejo indomável.
Suas ligações amorosas são incalculáveis e infinitas, como infinitas são as formas de amor.
Vênus dobra sob a lei do desejo tudo aquilo que é vivo e se move: os deuses, os mortais e os animais de terra e mar. Somente as deusas castas, Palas Atena, Ártemis e Héstia, resistem à sua sedução. Todos os outros e, notadamente, todos os deuses experimentaram a força da sua sedução.
Vênus possuía um cinto que continha todos os atributos de graça, atrativos e sedução.
Júpiter a casou com Hefesto – ferreiro real – grande artífice, ourives e escultor. Mas ele era muito feio e coxo. Vênus o traía diariamente. Esse casamento, que não gerou filhos, vai representar a união da beleza de Vênus com a engenhosidade artística de Hefesto.
As outras ligações importantes de Vênus foram com Ares (Marte), Adonis e Paris. Do casamento com Ares nasceram Demos, Fobos, Harmonia e Eros.

REPRESENTAÇÃO DE VÊNUS
Vênus representa o prazer, a satisfação, a auto-estima. Quando não estamos satisfeitos não atingimos um estado saudável de auto-estima e, portanto, não iremos achar que alguém pode nos amar e respeitar.
Vênus é o espelho da nossa própria alma: o que amamos e o que achamos bonito são o que há de mais belo e valioso em nós.
Vênus é também o princípio da união e fertilização. O hino homérico a Afrodite fala dessa união.
É esse um dos atributos venusiano: o envolvimento e a entrega amorosa, que certamente resultará num processo de fertilidade e criação.

OS MUITOS NOMES DA DEUSA DO AMOR
A compreensão dos arquétipos de Vênus, tentaremos decodificar através dos seus epítetos, ilustrando cada um com uma poesia.
1. Porné (a da luxúria)
2. Pandêmia (a de toda gente)
3. Pontia (a dos marinheiros)
4. Anadiomena (a que sai do mar)
5. Genetrix (a dos matrimônios)
6. Melenis (a da noite)
7. Urania (a celeste).


Na próxima postagem SIDERAL apresentaremos uma poesia para revelar a natureza dos arquétipos venusianos.

BOLO DE MACAXEIRA



Bolo de Macaxeira de Liquidificador

1 Kg de macaxeira crua em pedaços
1 pacote de 200 g de manteiga
200 ml de leite de coco
4 ovos inteiros
50 g de coco ralado
2 xic de açúcar

Bata tudo no liquidificador e despeje em uma forma untada com manteiga
Depois ponha mais 50 g de coco ralado salpicado por cima da massa crua já na forma. Leve pra assar em forma de buraco em forno pré aquecido.

http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/08/quer-bolo-aposte-na-macaxeira/


21 de Junho – Aniversário da Cidade de Crato – CE



A cidade de Crato está situada no estado do Ceará, na região do Vale do Cariri. Como faz fronteira com o estado de Pernambuco, a cidade sempre esteve ligada a ele, pelo fato de que os pais mandavam seus filhos para estudarem em Recife. Mas após a criação da Universidade do Ceará, essa influência diminuiu.

Próximo ao município está a Chapada do Araripe, que está incluída numa área de proteção ambiental. O lugar é um dos últimos redutos da mata atlântica no estado e já foi pesquisado por um grupo de pesquisadores, em fevereiro de 2001, que procuravam fósseis, coisa que existe em grande número na Chapada. Esses pesquisadores acharam nessa região o fóssil do Santanaraptor Placidus. No local funciona o Centro de Pesquisa Paleontológico da Chapada do Araripe, com um acervo de mil peças.

Crato é a terra natal do famoso Padre Cícero, um sacerdote católico e um político de renome na região. Devido ao seu carisma, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará e da Região Nordeste do Brasil.

O município do Crato foi instalado no dia 21 de junho de 1764.

Origem do topônimo: vocábulo de origem portuguesa, certamente homenagem ao vilarejo qual infante D. Miguel, depois do Rei Miguel I, foi o último Grão-Prior. Tal vilarejo está construído sobre as ruínas de uma povoação remotíssima chamada Ucrate ou Ucrato. Todavia, é voz corrente na região caririense que o nome Crato é uma corruptela da palavra Curato de São Fidélis de Siguaringa, depois Curato de São Fidélis e, por fim, simplesmente, Curato e daí Crato.

A Chapada do Araripe possui aproximadamente 180 km de extensão por 40 km de largura. Sua altitude é de aproximadamente 900 m, uma das maiores formações geológicas do estado. Sua formação granítica permeável de encontro ao sopé com sua camada impermeável constitui o maior lençol d’água subterrâneo desse tipo no mundo. Ela está dividida em 3 setores: exploração agrícola, pecuária e a Floresta Nacional Araripe-Apodi.

A riqueza da cultura popular do Cariri está registrada no Crato. Hoje os turistas presenciam manifestações artísticas preservadas desde os tempos dos índios Kariris. Pastoris, violeiros, bandas cabaçais, grupos de pífanos, além de mestres populares em cordel e xilogravuras, são exemplos da cultura presente no Crato. O município tem se destacado na região por sediar importantes eventos de negócios e de entretenimento, como é o caso da Expocrato, feira de agropecuária de maior representatividade no Nordeste.

Além do Museu de Fósseis, para os interessados em ampliar os conhecimentos científicos, o Crato oferece também, como pontos turísticos, o Museu Histórico e de Arte, a Universidade Popular da Arte, o Seminário Diocesano São José e o Sítio Histórico do Caldeirão, que conta a saga do Beato José Lourenço e a história da comunidade do Caldeirão. Existe ainda a Igreja de São Francisco, com uma torre contendo seis relógios em funcionamento e que faz parte do Guiness Book.

Fonte: Cidades / City Brazil

NELSON GONÇALVES - por Norma Hauer


A VOLTA DO BOÊMIO

Foi no dia 21 de junho de 1919 que ele nasceu, segundo seus biógrafos em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul. Seu nome Antonio Gonçalves Sobral, que ficou conhecido como NELSON GONÇALVES.
Há uma dúvida sobre se de fato ele era gaúcho, ou português. Isso porque consta que no processo de sua separação da cantora Lourdinha Bittencourt, que correu na Justiça, que ele nascera em Portugal.
Seus pais, portugueses, vieram para o Brasil indo residir em Santana do Livramento, onde ele foi registrado. Pouco tempo depois, sua família mudou-se para São Paulo. Onde ele foi criado.
E foi lá que começou uma carreira de lutador de box, abandonando-a para dar os primeiros passos em sua carreira artística.
Vindo para o Rio, apresentou-se no programa de calouros de Ary Barroso, então na Rádio Cruzeiro do Sul. Este, desprezando-o, sugeriu que voltasse a se dedicar ao box.
Voltou a São Paulo, onde com dois compositores (Oswaldo França e Rosano Monello) fez um teste, foi aprovado e eles o aconselharam a procurar, no Rio, a gravadora Victor onde poderia gravar.
Aqui conheceu o compositor Benedito Lacerda que lhe abriu as portas para gravar na RCA Victor, onde fez sua primeira gravação:”Sinto Bem”, de Ataulfo Alves e “Se Eu Pudesse Um Dia”, da mesma dupla que o apoiou em São Paulo. O samba “Sinto-me Bem” fez algum sucesso, mas faltava o grande divulgador dos cantores na época: o rádio.
E foi Carlos Galhardo, então na Rádio Mayrink Veiga, que o levou àquela emissora, apresentando-o a Cesar Ladeira, seu Diretor Artístico. Aprovado, foi contratado e teve início sua carreira vitoriosa.
O primeiro grande sucesso de Nelson Gonçalves foi o fox “Renúncia”, de Roberto Martins e Mário Rossi. Aqui, entra mais uma vez a ajuda de Carlos Galhardo. Roberto compôs esse fox para Galhardo, este, querendo mais uma vez ajudar, passou-o para Nelson, que o gravou; “estourou” e abriu-lhe as portas para uma longa carreira que só terminou com sua morte em abril de 1998.

Teve uma vida pessoal um tanto agitada, envolveu-se com tóxicos, sendo, inclusive, preso por esse envolvimento.
Recuperando-se, conheceu o compositor Adelino Moreira e, com todo o “vapor” gravou uma série de sucessos de Adelino, começando com “ A Última Seresta”,
Foram “A Deusa do Asfalto”, “Silêncio da Seresta”; “Êxtase”; “Mariposa”; “Argumento”; “Chore Comigo”; “Meu Dilema”;”Fantoche”; “Escultura” e muitos outros, sendo “A Volta do Boêmio” seu carro-chefe.
“A Volta do Boêmio” é uma resposta a ”A Última Seresta”.e fez muito mais sucesso que esta.

A VOLTA DO BOÊMIO

Boemia, aqui me tens de regresso
E suplicante te peço a minha nova inscrição.
Voltei pra rever os amigos que um dia
Eu deixei a chorar de alegria;
Me acompanha o meu violão.

Boemia, sabendo que andei distante,
Sei que essa gente falante vai agora ironizar:
"Ele voltou! O boêmio voltou novamente.
Partiu daqui tão contente.
Por que razão quer voltar?

Acontece que a mulher que floriu meu caminho
De ternura, meiguice e carinho, sendo a vida do meu coração,
Compreendeu e abraçou-me dizendo a sorrir:
"Meu amor, você pode partir, não esqueça o seu violão".

Vá rever os seus rios, seus montes, cascatas.
Vá sonhar em novas serenatas e abraçar seus amigos leais.
Vá embora, pois me resta o consolo e alegria
De saber que depois da boemia
É de mim que você gosta mais".

Nelson gravou também várias composições de Herivelto Martins, como “Normalista”; “Carlos Gardel”; “A Camisola do Dia”; “Pensando em Ti”...
Foi o primeiro cantor a receber o título de “Rei do Rádio “, em concurso realizado pela “Revista do Rádio”.

Foi uma carreira vitoriosa, iniciou-a com discos em 78 rotações, foi o cantor que mais gravou LPs em sua época, inclusive (para o futuro) um que seria lançado no ano 2000.
Não viu chegar o século 21, tendo falecido em 18 de abril de 1998, sem completar 79 anos..

Norma

QUEM DORME DE REDE DORME MELHOR

Cientistas estudam efeito rede no sono

Uma equipe de cientistas suíços e franceses publicou nesta segunda-feira (20) um estudo que sugere que o movimento de vai e vem de uma rede melhora a qualidade do sono e ajuda as pessoas a dormir mais rapidamente.

O estudo incluiu 12 voluntários do sexo masculino que aceitaram tentar tirar uma soneca tanto em uma cama fixa quanto em uma rede, enquanto seus movimentos cerebrais, oculares e musculares foram monitorados por aparelhos.

As mulheres foram excluídas do estudo, uma vez que o ciclo menstrual pode afetar a monitoração do eletroencefalograma (EEG), informaram os cientistas.

Dois dos 12 homens tiveram que ser descartados da análise final porque o EEG detectou um malfuncionamento em um deles e o outro ficou ansioso demais para dormir no dia em que lhe coube a cama fixa.

Mas os outros 10 indivíduos dormiram mais rapidamente em uma rede do que na cama fixa e sua sesta de 45 minutos foi mais profunda, destacou o estudo publicado na revista Current Biology.

"Observamos uma transição ao sono mais rápida em cada um dos indivíduos que estavam no modo 'rede', um resultado que sustenta a noção intuitiva de que o sono é facilitando quando associado a este procedimento" de vai e vem, disse Michel Muhlethaler, da Universidade de Genebra.

"Surpreendentemente, também observamos um espetacular impulso de certos tipos de oscilações (das ondas cerebrais) relacionadas com o sono", acrescentou.

A etapa de sono intermediária, conhecida como N2, que não inclui rápidos movimentos oculares e geralmente ocorre na transição para um período de sono profundo, foi mais longa na 'cama de balanço'.

"A cama de balanço também teve um efeito prolongado na atividade cerebral, aumentando as oscilações mentais e a irrupção da atividade conhecida como eixos de sono. Estes efeitos são consistentes com uma atividade neuronal mais sincronizada, característica do sono mais profundo", destacou o estudo.

Os pesquisadores esperam examinar se o efeito de balançar é similar em períodos mais prolongados de sono, e averiguar se pode ser utilizado para ajudar pessoas que sofrem de insônia.
JORNAL DO COMMÉRCIO – 21/Junho/2011
Fonte: AFP

O verdadeiro amor-Por Rosemary Borges Xavier

A intensamente da vida não está na síntese de que hoje ou amanhã tudo vai embora, esta será possível quando todos os seres se tocarem com o verdadeiro amor; para que a fome, a inveja, o ódio, o orgulho, a ambição, a guerra (essas paixões que não evoluem o ser) possam dar lugar a realização dos verdadeiros sonhos. Muita gente fala na realização destes, mas, a maioria está sentada em seu trono com sua bunda suja, falando palavras que nem mesmo vão se perder no Universo.
Somos meros vazios, neste mundo imenso e, pensamos que somos completos, se não fosse o que é natural nos cercando, não conseguíamos fazermos notar.
Portanto, ninguém chega a nenhum lugar correndo, o mínimo que se consegue é a fadiga do corpo.
Paz, harmonia, equilíbrio, felicidade, enfim, são alguns estados espirituais para se experimentar a grandiosa delicadeza da vida.
Quando um dia formos capazes de aprender a ler a vida, seremos os seres mais perfeitos, não precisando mais encontrar a metade vazia que existe em nós.
O futuro do amanhã é o presente do ontem.

As luzes do Amor - Emerson Monteiro

A força maior do Universo veio mudar este mundo. O Amor nasce no coração das pessoas. Diante de toda incoerência das ações, predomina o sentimento superior de quem descobre a força de amar. Jesus aqui demonstrou o potencial que existe de possibilidades no íntimo coração. Quanto tudo parecia inadequado para a descoberta de um plano espiritual, a história se dividia ao meio em face da sua presença inesquecível.

Por mais que a Ciência dos homens mergulhasse nos segredos da Natureza, o senso do materialismo ainda predominava, limitando o poder das descobertas. Ainda que a Filosofia quisesse desvendar os tantos aspectos das investigações do pensamento, daria de cara com as fronteiras do desconhecido que não cabe no método científico. No entanto as emoções sinceras, vindas no seguimento do Amor, revelam os aspectos da alma que tais restrições da matéria deixaram de lado.

Assim tem sido há muito tempo. Grandes luminares, porém, quando admitem o caminho da essência, o campo invisível das percepções, abre espaço nas sábias teses para tais conotações da Verdade.

Nisto somado, reunido o conceito das visões do Espírito, resta exercitar o infinito potencial do Amor nas vidas individuais. Desarmar o instinto da destruição pela destruição, do apego pelo apego, e ampliar as chances de praticar os bons relacionamentos no seio da calma interna.

A consciência disto revela o quanto há de crescimento à disposição, no trato com os valores da liberdade sonhada. Bem próximos de todos, prêmios de realizações permanecem ao dispor esta virtude, cabendo tão só estender as mãos e traze-la a si mesmo. São os bons frutos das atitudes para consigo e com os outros. Esperança. Alegria. Paz e convicção, matriz da paz coletiva. Otimismo. Trabalho. Honestidade. Justiça. Em cada passo uma nova luz.

O sofrimento demonstra o quanto distante alguns ainda habitam longe da aceitação da Felicidade. Ninguém ficará à margem deste recurso, alimento da sobrevivência na Terra. Inconscientemente, no entanto, a Humanidade utiliza agressões do desequilíbrio, por vezes eliminando o direito pleno de outros usufruírem das benesses originais do Tempo. Não poucos, a qualquer custo, largam nas estradas rastros dolorosos de pouca, ou nenhuma, habilidade na existência. Esquecem os que virão e agem quais bichos atoleimados.

Níveis absurdos de prejuízos representam o que precisa mudar na percepção das criaturas humanas, os ingênuos aprendizes deste chão de nossa herança coletiva.
Por isso, ajustes pessoais do sentimento de amar significam a suprema realização de um destino melhor aos acontecimentos, nas responsabilidades do futuro.

Esquecimento - por Socorro Moreira


Nunca lhe fiz um poema
Construimos rimas
Mas a poesia fez pouco caso

Nos desacostumamos, nas ausências

Não lembro você no agora,
nem de vez em quando ...
Durmo sem rezar o mistério do afeto
É assim que os amores acontecem ?

As horas repetem as dores
- As duas são contínuas.
Umas passam lentas
Outras, nem passam...

E esse mormaço, que a tarde veste
recolhe o meu recato

Pernas para cima...
Pernas, eu te quero !

"Bar do Nelson Gonçalves"




Lilian Gonçalves, filha do mito e incomparável Nelson Gonçalves, convida você para conhecer o Bar do Nelson – O bar do boêmio e saber um pouco mais sobre a vida do melhor cantor de todos os tempos.

Bar do Nelson - O Bar do Boêmio

O bar do boêmio, um dos maiores cantores do Brasil recebeu uma grande honraria quando da inauguração do "Bar do Nelson, o bar do boêmio", uma homenagem ao maior boêmio do Brasil: Nelson Gonçalves. A idéia e o empreendimento são de autoria da filha do cantor, Lílian Gonçalves. Empresária de sucesso, a "Rainha da Noite" quer trazer à memória a história de um inesquecível boêmio.

O Bar do Nelson – o bar do boêmio, foi todo ambientado em homenagem à vida do cantor e da própria música popular brasileira como, por exemplo, nos tampos das mesas que têm o formado de LP's. No mezanino, quadros em PB e coloridos com cenas de Nelson Gonçalves, como nos estúdios dos programas Silvio Santos e Flávio Cavalcanti, além de algumas imagens de taças, drinques e instrumentos musicais. O Bar do Nelson – o bar do boêmio é um bar temático é um exemplo de bom gosto com arquitetura moderna dispõe de uma linha do tempo mostrando a trajetória do mito além de inúmeros quadros retratando sua vida com fatos e fotos exclusivas incluindo uma relíquia pessoal, uma echarpe original.

Em um ambiente aconchegante você desfrutará de um excelente restaurante com uma cozinha contemporânea e dois bares servindo os melhores drink's da noite. Com piso térreo e mezanino, um restaurante, a casa, tem um espaço refinado, com direito a apresentações de voz e violão. Todos os dias os clientes poderão desfurtar do melhor de Nelson Gonçalves na voz de Paulo Rodrigues no "Momento Nelson Gonçalves", além de um show especial com Stênio Mello, o melhor showman do Brasil, Aline Moura e Rickson com o melhor da MPB, a música ao vivo é o charme da casa.

Na cozinha, a especialidade é o Picadinho do Boêmio, um prato tradicional dos boêmios. No Bar do Nelson Gonçalves você poderá degustar petiscos de época e pratos da cozinha contemporânea. Para os freqüentadores mais assíduos, a casa tem os Clubes do Vinho, do Whisky e da Cachaça. Tudo para deixar os boêmios à vontade para curtir o melhor da noite e do Happy Hour. A casa será o primeiro bar do Brasil a operar no conceito de "Happy Business", que permite falar de negócios em um ambiente descontraído e agradável.

"É uma casa elegante, acolhedora e divertida – uma mescla do passado com a modernidade." afirma, orgulhosa, Lilian Gonçalves, filha de Nelson Gonçalves e proprietária do Bar do Nelson – o Bar do Boêmio.

O O Bar do Nelson – o bar do boêmio está localizado no bairro de Santa Cecília, na rua Canuto do Val, 83, considerada a mais alegre e segura de São Paulo. Na região, este é o quinto empreendimento da empresária Lílian Gonçalves, todos ligados a Rede Biroska. Como todo bar de boêmio, a casa funcionará diariamente das 16h até o último boêmio com música ao vivo.


Acesse o site www.biroska.com.br/nelson e conheça mais sobre a casa."

Nelson Gonçalves



 Nelson é inesquecível.
Meu pai chegava em casa , depois de uma passadinha em Hilário Lucetti , sempre com um vinil debaixo do braço , e corria pra vitrola.
Na maioria das vezes era o último lançamento de Nelson Gonçalves. Aí ouvíamos todas as faixas, repetidas vezes. Decorávamos as letras das canções, ensaiávamos no banheiro , e cantarolávamos depois, nas rodas de seresta. Isso num tempo mais moderno , quando a turma da Jovem Guarda , já conquistara o seu espaço.
A partir desse repertório , entrei em contato com a obra de Lupicínio Rodrigues, Vinícius de Morais,, Tom Jobim, Noel Rosa, Ari Barroso , David Nasser, Benedito Lacerda , Capiba , e todos os outros bons compositores brasileiros.

Quem foi para mim o intérprete mais popular da música brasileira ?
-Eu diria sem pestanejar : Nelson Gonçalves !
photo

Eclipse 06/2011

a sombra da Terra
na Lua
vista da
minha rua.

O SABOR DA SABEDORIA

"Os antigos usavam a palavra sapiência. Sapiência quer dizer conhecimento que tem sabor. Ainda hoje dizemos: "Isto sabe bem". Saber é sentir o sabor. Mas saber é aquilo que se encontra às portas do corpo, prestes a ser engolido. O que importa aqui não é a "performance" extraordinária, coisa de circo, mas uma capacidade para avaliar se a coisa é boa para a vida ou não. Para se construir uma bomba atômica é preciso ser muito inteliente. Para se tormar a decisão de se desmontrar todas elas é necessario ser sábio. A solução do problema econômico exige muita inteligência. A opção por um estilo de vida diferente precisa de muita sabedoria (...) a sabedoria,  com frequencia, mora do outro lado da inteligência."  Rubem Alves - ESTÓRIAS DE QUEM GOSTA DE ENSINAR.