por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Um Anjo chamado Edilson

Foi numa manhã de quinta-feira. O céu bem aberto e pintado de azul abria as suas portas para receber o seu mais novo morador. O céu estava em festa. Dentro de nós, o choro e o vazio. Mas naquela manhã de intenso sofrimento, você meu cunhado, não suportando tamanha dor, como um anjo de asas brancas e largas, deu um adeus e alçou vôo em direção aos céus. Intimamente, todos nós imaginávamos que isso pudesse acontecer. O seu peito já não mais suportava tamanha dor. A sua respiração curta já não mais atendia o seu comando. O seu corpo frágil impedia os seus movimentos mais festivos. E neste dia, 07/10/2010 às 06h00min da manhã, você partiu. Partiu deixando uma forte e dolorosa saudade. Partiu deixando-nos sem rumo e sem norte. Partiu deixando a melhor essência da sua alma. Partiu deixando o seu maior e melhor perfume e o seu maior tesouro: a sua bondade, generosidade, a sua honradez, a sua candura, o seu jeito silencioso e correto. Um homem íntegro como nenhum outro. Um pai dedicado e atencioso, um marido fiel, um avô atento, um amigo de todas as horas. Partiu despedindo-se dia a dia, noite após noite… Seja no toque das mãos, seja no seu olhar triste e sereno, quando, os seus olhos falavam de uma forma tão clara, mesmo sem emitir uma única palavra. Mas não queríamos enxergar. Não queríamos aceitar. Procurávamos uma fórmula mágica que pudesse reverter aquele quadro. Procurávamos uma luz no final do túnel. Mas o momento havia chegado. Deus o chamou. E você, aliviado, descansou.
Você é um anjo, meu cunhado. Um anjo brilhante! Você sempre foi um grande amigo e um grande irmão do coração de muitos que cruzaram o seu caminho. Obrigada pela sua alegria e carinho. Obrigada pelos tantos e tantos dias festivos em que, em família, convivemos.
Existem pessoas que são anjos. Anjos disfarçados de gente. E você Edilson, é um anjo que Deus nos enviou, para sempre estar abençoando as nossas vidas.
Sua Cunhada,

Mara Thiers
10/10/2010

O SOL ESTÁ NO SIGNO DE AQUÁRIO


Estrelar AQUÁRIO é sair de um quadro de referências essencialmente subjetivo e pessoal, para olhar a vida com uma perspectiva objetiva, social, solidária e ampla. Vamos olhar bem para o futuro, com esperança e, sintonizados com idéias inovadoras, desenvolver uma sociedade mais justa e igualitária. Os ideais aquarianos estimulam consciência e interações sociais. Não podemos ficar de braços cruzados, olhando para nosso próprio umbigo, quando as mudanças e revoluções estão acontecendo. Vamos participar, cooperar e desenvolver nosso espírito de solidariedade. Vamos estrelar Aquário buscando a matriz primordial das coisas. Quando sairmos de um tipo de vida comum – centrados na nossa auto-imagem – para buscar o modelo original, estaremos nos repotencializando, nos libertando e oficializando nosso encontro com o Sagrado. Aí começamos a realizar e estrelar PEIXES.

StelaSiebraBrito












Por de sol ao som de Bolero de Ravel

Ontem eu vi o sol se deitar diferente do que vejo todo dia. Foi de um jeito muito especial: o sol foi se deitar ao som do Bolero de Ravel. O homem vestido de branco, em pé dentro de um barco remado por um pescador, tocava no sax aquela música bela, tornando o momento mais grandioso. A música, o sol, as águas do rio, a vegetação, estavam unidos na doce harmonia do universo, reverenciando o Sagrado.
Ao som da melodia o sol se despedia, espalhando nas águas do rio seu brilho dourado. O céu também estava dourado. E aquela luz amarela tão especial era mensageira da luz divina maior, de amor, de cura, de fé, do brilho que aquece e que banha, que dá nova cor ao céu, às águas e aos corações contemplativos.
Quando o sol se deita no poente, levando sua luz e seu calor, a terra vai aos pouquinhos mudando de cor. As águas refletem novos tons, a luz se vai aos poucos, o crepúsculo matiza o mundo com nova cara. As cores vão escurecendo para dar lugar à senhora das sombras. A noite pede passagem com seu manto de escuridão. É hora de silenciar, aquietar o coração, contemplar, apenas contemplar. Unir-se a este momento de sagrada beleza e deixar que o silêncio se faça na alma, que assim, calada, escutará a voz interior, para que a ausência da luz externa acenda nossa luz interna, possibilitando ouvirmos outra canção. O silêncio e as sombras são caminhos para dentro da alma. Ela precisa silenciar, contemplar, receber a dádiva divina da beleza curativa do por do sol. É o momento de guardar a luz dentro de nós, para que no silêncio ele retorne no outro dia com um brilho maior, mais intenso, irradiando o amor que alimentamos no silêncio do recolhimento.
Momento de silêncio, momento de reverência, momento de gratidão.


Olinda, 08/12/03

Um filme, uma música ...- "HAIR"- por Socorro Moreira




Recife (Pe)- 1979

Hair, em cartaz no Cine Veneza. Lá estava com minha caftan, cabelos ouriçados, e brincos de apartar ao meio os lóbulos das orelhas.Assisti de mãos entrelaçadas, apaixonadas...Provavelmente, por este sentimento, foi uma película inesquecível. Fecho os olhos e ainda sinto-me "pós-woodstoquiana". Era tão fácil e ao mesmo tempo tão difícil ser a menina romântica e aquela mulher liberada...! Eu conseguia arregalar os olhos e deixar que o outro me adentrasse, possuísse a minha alma num olhar, onde tudo lá dentro parecia dourado e respingava luzes de felicidade. Era fácil ser feliz num segundo, e profundamente infeliz, quando a separação acontecia.
Doía, mas doía tanto, que o mar passava a morar na gente com a salubridade do sofrimento.

Deixar passar a alegria... Deixar que o avião levasse de volta, quem nos seduzia. Depois usávamos outro cabelo, passávamos um novo batom, novos saltos, e aguardávamos um próximo e grande amor, diferente de tudo que já nos acontecera. Sofrido amor. Sempre a repetência da dor.
Um dia meu coração desistiu de sofrer. Fez pirraça e avisou-me: cansei!
Cuidei daquele músculo expirado, sem validade, e o resgatei. Agora é ele que me ordena pra amar de novo, e caçoando da minha grande idade, solta um desafio: volte a acreditar, você já sabe amar!
De repente , mesmo irreverente, sinto-me no tempo da obediência.


Sob o Signo de Aquário





Aquário: O dom da Liberdade


Trata-se da liberdade de pensamento.
O signo da originalidade, da inventividade, da moderinidade - do olhar voltado para o futuro, para o que pode vir a ser.

Aquário é aquele amigo, super inteligente, que vive criando projetos para uma situação que irá ocorrer láaa no futuro.
Entre outros é conhecido como "o buscador da verdade".

A personalidade de Aquário, é essencialmente contraditória.
É rebelde e conservador, reservado e excêntrico, sereno e nervoso.

Agora, com certeza, entre os seus traços mais marcantes temos a sinceridade, a generosidade e a postura inconvencional. Ah - ia esquecendo : são imprevisíveis.
Sua vida anda monótona ? Traga um Aquáriano para sua casa.. eles não param nunca.
Sempre estão revolucionando, inventando novidade, efetuando reformas ou mudanças no meio social.

São essencialmente pensadores, a mente sempre funcionando em ritmo acelerado.
Daí que com frequência são estabanados.
Precisam andar pelos ambientes de mãos para trás - quebram copos, derrubam objetos - e ficam desconsolados com isto.

Livres, leves e soltos - o Aquariano faz amizade com todo mundo.

Têm a capacidade de descobrir o foco interessante de qualquer ser humano.
Do mais humilde ao poderoso - a quem irá tratar sem cerimônias.
Eles adoram derrubar máscaras de personalidade.

Amizade para o Aquariano é um prazer natural sem compromissos .
Têm a capacidade de unir grupos os mais heterogêneos.

Festas em casa de Aquarianos unirão boêmios intelectuais, políticos contestadores, empresários conservadores, místicos e pais-de-santo.
E tudo na maior harmonia - em prol do enriquecimento ideativo.

Aquarianos se sentem atraídos por pessoas de vivacidade intelectual.
Gostam mesmo é de amizades coloridas, onde o enroscar amoroso faça parte da gostosa aventura de conhecer pessoas novas.

Quando querem seduzir, eles são fantásticos com as palavras.
Irão lhe dizer tudo que deseja ouvir.
Mas lembre-se: não passa de gostosa brincadeira descompromissada.

Aquário quando tomado pela paixão - quer casar. Simples assim.
Casar, juntar - é tudo igual.

A frase de nosso famoso poeta e compositor Vinícius de Moraes : "O amor é eterno enquanto dura" se encaixa harmoniosamente com o pensamento do signo.

Respeite a liberdade de Aquário e terá uma pessoa leal ao seu lado.


http://www.fazfacil.com.br/astrologia/signo_aquario.html

Homenagem ao meu pai – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Quero fazer uma singela homenagem ao meu pai, Aníbal Viana de Figueiredo, que faleceu há quatro anos e cinco meses. Ele foi um cratense de privilegiada inteligência que estudou em Fortaleza, mas como amava muito o Crato, preferiu montar o seu consultório de dentista nesta cidade. Casou com minha mãe, Maria Eneida de Figueiredo em 29 de dezembro de 1945 e viveram juntos sessenta anos de casados. Dessa união nasceram oito filhos. Foi um exemplo de marido e de pai. A saudade é grande, mas fica a certeza de que ele cumpriu a sua missão na terra. E pela minha fé, acredito que está contemplando a face de Deus, pois passou sua vida fazendo o bem aos outros. Um homem digno que plantou nos filhos a semente da honestidade, da responsabilidade, do respeito ao ser humano e do amor ao próximo. Meu pai era uma pessoa que tinha muito amor e entusiasmo pela vida e valorizava a amizade. Lembro-me com muita gratidão que recebi dele muito carinho, amor e apoio em todos os momentos da minha vida, tudo que um ser humano precisa para crescer de maneira saudável. Embora sentindo muita falta da sua presença física, ele continuará nos guiando com o exemplo de vida e os ensinamentos que deixou para nós, seus filhos, para vivermos no caminho da retidão. Com a sua profissão, conseguiu formar todos os filhos. Jamais se preocupou em acumular riquezas e ter poder, pois era uma pessoa simples e sem vaidade. Sinto que meu pai nos deixou a melhor herança, os valores “que nem a traça e a ferrugem corroem, nem os ladrões assaltam e roubam.” (Mt, 6-19). Agradeço a Deus por ter me dado um pai tão maravilhoso, presente em todos os momentos da minha vida. A educação que recebi dele era baseada no seu testemunho de vida. Muitas vezes eu presenciei cenas importantes, para o meu crescimento como pessoa humana nas atitudes de meu pai. Na sua profissão, nunca agiu com egoísmo, sempre tratou bem a todos os seus clientes sem fazer nenhuma distinção com os que podiam pagar ou com os que não podiam pagar. Era solidário com os novos dentistas que se instalavam na nossa cidade, ajudando-os em tudo que fosse possível, sem nenhum temor de sofrer concorrência. São essas e outras qualidades que admiro no meu pai e foram passadas para todos os filhos ao longo da vida, que me fizeram decidir escrever essas palavras de respeito, amor, orgulho e agradecimento por esse pai que fez tudo que pode para fazer de seus filhos pessoas dignas.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Ida a Varzea Alegre. Curtas.

Passando por essas paragens
Encontrei Varzea Alegre, asfalto,
chuva e amor.
Amor que veio de longe,
longe um lugar que existe.
Nos olhos duas faíscas
brilhando de alegria e esplendor.


Sombra e água fresca - por Socorro Moreira



Sou das estradas
Mesmo quando finco o pé em casa
Tenho nos olhos um novo horizonte
Asfalto, barro.
Nuvens, e um pé de pau.
Se cair uma fruta
Eu sacudo a terra
E provo o mel.
Cato o cheiro das coisas
Faço escolhas
Aspiro e espirro
O que mal, bem me faz.
Minhas mãos vazias
Ligam a massa
Acendem o fogo
E alimentam a fome
Dos carinhos que sumiram
Depois, amaciadas...
Aguardam um próximo toque
E tremem de arrepio.

foto: Nívia Uchôa

Dois de Fevereiro...



Dois de Fevereiro
Gal Costa
Composição: Dorival Caymmi

Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
Pra salvar Yemanjá

Eu mandei um bilhete pra ela
Pedindo para ela me ajudar
Ela então me respondeu
Que eu tivesse paciência de esperar
O presente que eu mandei pra ela
De cravos e rosas vingou

Chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou...

José Calazans Neto Callou !




"José Calazans Callou Neto, mais precisamente, Calazans Callou.
Callou vem desenvolvendo um trabalho autoral árido, mas cultivável. Nascido no Crato-Ce na década de sessenta, época de transição social, onde surgiu no mundo, uma nova ordem, o formato universal na arte musical. Cresceu ouvindo rádio, como as AM Educadora e Araripe, no Crato. Surge a vontade de um dia fazer música, ter suas próprias composições.
Já nos meados da década de oitenta, integrou a pioneira banda de rock autoral do cariri cearense, a banda Fator Rh, como baixista, depois transformando-se em Lerfa-Mu, lançando a primeira fita demo da região. No começo da década de noventa, mudou-se para o Recife. Logo engajou-se aos movimentos musicais alternativos, como guitarrista da banda Gnomos da Metrópole, ganhou em 1996 o prêmio de melhor banda de rock do circuito universitário promovido pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Nesse mesmo ano surge a banda Nacacunda no Crato-Ce, onde veio a participar da etapa Norte/Nordeste do SKOL ROCK, no Recife. Junta-se aos caras da Nacacunda e passa a fazer inúmeros shows por diversas cidades do cariri cearense.
Em 2005, começou uma nova fase como produtor musical, produzindo o CD ao Rei da banda Astro Reggae, no ano seguinte, produziu o primeiro cd da banda Nacacunda, Na Lata. Em 2007, já em trabalho solo, produziu o seu primeiro cd Estação Urano, ainda não lançado. São 11 músicas em parceria com o poeta maior Geraldo Urano. A partir daí começou a tocar em diversos locais da capital pernambucana. Com esse trabalho, inscreveu-se no Festival Cariri da Canção, 2008, ficando em quarto lugar e ganhou em parceria com o compositor Luiz Carlos Salatiel o prêmio de melhor intérprete, com a música Girassóis (Calazans Callou/Geraldo urano).
Atualmente, está com o show Estação Urano, onde mescla o trabalho autoral com compositores já consagrados da música pop brasileira. Dentre eles: ( Walter Franco, Karnak, Zeca Baleiro, Abidoral Jamacarú, Pachelly Jamacarú, Los Hermanos, etc.)."

* Neto de Seu Calazans e Dona Mariquinha, pais dos meus amigos de infância e adolescência.
Filho de Chico Callou e Dona Severina ( minha querida professora primária).
Calazans circulava , nos bosques de eucaliptos dos anos 80 ( Parque Municipal do Crato). Lá onde uma tribo criativa e amiga, vivia se reunindo. Nunca fomos íntimos, mas sempre fomos próximos.
Tenho-lhe um verdadeiro afeto , e velada admiração.
Desejo-lhe sucesso, e plena realização como músico sensível de valioso talento. Todos que o conhecem podem testemunhar !

Bem-vindos ao "Azul Sonhado"!

O dia de hoje nos trouxe mais dois importantes colaboradores:

Mara Thiers e Calazans Callou.

Mara, amante da poesia.Moça sensível, figura amiga!

Calazans, músico e compositor, filho do casal Francisco e Severina Callou.

Tenho uma história afetiva, sentimental e linda, ligada às suas raízes.

Sempre catei esse menino, no mundo virtual. Para minha alegria hoje ele marca presença, e me faz feliz! Cratense da gema reside em Recife, onde tem um trabalho reconhecido, no meio artístico.

Vamos conhecê-los, a partir das suas artes!

Abraçamos vocês

Felicidade é assim...


Socorro... Agradeço o convite.
Nesse universo azul, mais um catador de letras para compor alguns versos...
Já estou por aqui...
Hoje, 01/02/2011
Mara
***
FELICIDADE É ASSIM...

São encontros desejáveis; são sorrisos e risos.
São olhos brilhantes de muita emoção. É o pulsar do coração.
São palavras ditas e sentidas; Verdadeiramente.
Sem meios-termos.
São abraços, são cartas escritas, presentes inesperados.
São lembranças de um bom tempo; de um tempo muito bom!
Felicidade é o perfume das rosas; é o orvalho da noite, luar do sertão...
Felicidade é uma bela conversa no meio da noite;
ou durante o dia, ou nas madrugadas... Não se sabe.
Não importa a hora; importa o tema e a sintonia com quem se fala.
Felicidade é ter amigos por perto; não importa onde estejam.
É saber tê-los. É saber por inteiro, completo. E não, incompleto.
É aconchego de irmão, é paz no coração. É cantiga de viola;
É fechar os olhos embalados pelos sonhos;
É cochicho no ouvido, é cheiro no cangote...
É um olhar que diz tudo. Felicidade é assim;
É Paz de espírito.
É procurar borboletas no bosque de manhã cedinho;
É pés descalço no meio do mato. É sentir um cheiro...
É amar, e ser amada. É sentir-se respeitada.
É ler poesia e viajar no mundo dos sonhos...
É escrever também.
Felicidade é acordar; Simplesmente.
É olhar o dia elaborando idéias, construindo novos rumos e ponderando o inusitado.
Felicidade é aproveitar os grandes momentos. Literalmente!
Felicidade é assim...
É esse momento de agora;
É ver, sentir, ouvir, falar... E muitas vezes saber silenciar.
Isso aí é felicidade.
Assim, é Felicidade.

Mara
Escrito em: 12/06/2009