por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 13 de julho de 2012

ALMINA ARRAES NOVAMENTE NA IMPRENSA

Minha mãe, Almina Arraes (88 anos), mais uma vez chamou a atenção da imprensa. Desta vez foi a Revista Continente, editada pela Cia Editora de Pernambuco – CEPE, número 139 – mês de julho/2012, na matéria “Redes – Ótimas para descanso”. Antes de D. Almina, a revista transcreve declarações do Médico e Escritor Ronaldo Correia de Brito, que viveu a infância e adolescência no Crato e dormiu exclusivamente em redes até os 19 anos.  Sobre D. Almina, a reportagem, informa: “...Aos 86 anos, Almina Arraes de Alencar, residente em Crato, é uma incentivadora do trabalho das artesãs estaduais, descrito por conhecedores como um dos mais requintados e elaborados entre os produzidos no Brasil.  Além de ser dona de uma coleção com dezenas de redes, uma delas centenária, herdada de sua mãe; e outra, parte do seu enxoval de casamento, ocorrido há 66 anos – Almina é responsável pela realização de  um inusitado consórcio: o de redes bordadas em ponto cruz, ponto estrela, amor perfeito, Brito Alves (assim batizada em homenagem ao advogado que defendeu o governador Miguel Arraes durante o golpe de 164) e outras preciosidades produzidas por artesãs do Sertão dos Inhamuns, de Várzea Alegre e de cidades vizinhas ao Crato.”Muitas destas redes levam até 6 meses para serem produzidas”, diz Almina, que não ganha um centavo na comercialização, apenas faz o papel de intermediária para ajudar as artistas populares. Desse consórcio, participam mulheres que muitas vezes esperam anos para receber um exemplar.”
 É assinada por Danielle Romani, que vem a ser neta do Manuel de Siqueira Campos, e fotos de Roberta Guimarães.   

Eu por mim (Linha tênue) por Vera Barbosa


Sou dengosa, até dramática, lírica, e exagerada na mesma proporção, fiel, apaixonada, invocada, mas alegre, intensa, muitas vezes tensa, mas leve como uma bolha de sabão, cúmplice, mas crítica, exigente, mas sei ser condescendente, implicante, mas carinhosa, nostágica, também trágica, melancólica, mas feliz, interessada, mas não menos interessante, carente, mas muito amada, impulsiva, compulsiva, mas tento me equilibrar, transparente, dizem que sou inteligente, errante, sou vermelha, sou quente, mas também sou divertida, ousada, atrevida, detesto despedida, sou chata muitas vezes, noutras indecente, louca, inocente?, chorona, mas também um tanto má, perversa se preciso, ingênua, mas não burra, criativa, e até por isso impaciente, provocante, chego a ser mesmo irritante, mas sei pedir desculpa, coerente, tenho argumentação, sou influente, justa, sigo meu coração, ciumenta, dedicada, vivo na contramão, sou mutante, mas não inconstante, controversa, mas sou ética, densa, dizem que não compensa, mas é assim que eu sou.

"Ou você me odeia descaradamente,
ou disfarçadamente me tem amor."