por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 3 de junho de 2013

A costa litorânea que é um país - José do Vale Pinheiro Feitosa

Começarei hoje uma série de postagens sobre o que é hoje a menina dos olhos do modelo liberal na América Latina: o Chile. Esta é a primeira e a última se auto-explicará. 

A Grécia, na ponta dos Bálcãs  é uma costa dadivosa para o comércio do Mediterrâneo e sua navegação a juntar o Oriente e o Ocidente. A Inglaterra uma ilha na costa do Atlântico foi uma armada a engolir povos em razão da expansão mercanto-capitalista deste oceano. A natureza desta presença histórica é a navegação como rota de expansão de produção e cultura.

A América do Sul tem 17,8 milhões de quilômetros quadrados e quatro quintos de seu território fica abaixo da linha do Equador. No princípio dos tempos era um só corpo continental junto com a África, a península Arábica, a Índia e a Austrália. O pedaço que formou a América do Sul se compunha de três massas: o escudo brasileiro, o escudo patagônico e o escudo guiano.

Foi muito tumultuada a separação deste corpo continental original com dobramentos e formação de sedimentos nos primeiros tempos e finalmente o grande dobramento dos Andes junto com a regressão dos mares na face Atlântica. A América do Sul é um conjunto de três estruturas: as planícies, os planaltos e a cordilheira dos Andes.

Há uma diferença enorme entre a costa do Pacífico e a costa do Atlântico. O litoral do Atlântico em geral é baixo, de fraco declive no terreno, terreno arenoso com depósitos fluviais e tem uma larga plataforma continental como terras mais baixas inundadas pelo oceano. Além de tudo é rico em acidentes geográficos como baias, golfos, penínsulas, saídas de grandes rios inclusive de grandes deltas.

Já o Pacífico é um contraste entre escarpas e grandes profundidades marinhas. Tem a moldura alta dos Andes e não tem plataforma continental. Não é tão rica em acidentes geográficos destacando-se alguns golfos e uma península, além da imensidão de ilhas e arquipélagos assim como a Terra do Fogo separada do continente pelo estreito de Magalhães.

A Atlântico tem 16 mil quilômetros de extensão em sua costa e o Pacífico tem 9 mil quilômetros. Destes 9 mil quilômetros do Pacífico, quase a metade pertence ao Chile: são 4.265 quilômetros. Porém é um país formado por uma faixa de terra com esta extensão toda e uma média de largura de 180 quilômetros, sendo a máxima de 349 quilômetros em Antofagasta e a mínima em 15 quilômetros em Puerto Natales bem no final sul do país.

É o Chile uma típica costa marinha, um país defendido a oeste pela Cordilheira dos Andes, ao sul pelos glaciares e a norte pelas terras conquistadas à Bolívia num dos desertos mais secos do mundo. A marinha é uma essência do seu domínio, mas os povos foram domados a ferro e fogo pelos exércitos que participaram de algumas guerras, inclusive a chamada guerra do Pacífico de 1879 e 1883 que deram ao Chile territórios conquistados ao Peru, como a Província de Tarapacá e à Bolívia, no caso a Província de Antofagasta que deixou a Bolívia sem saída para o mar.

E como sempre a raiz da guerra era o papel de protetorado que faziam as recém libertas repúblicas sul americanas aos capitais ingleses aplicados na exploração mineral dos nitratos, o guano e o salitre, no Deserto de Atacama. Até hoje a Bolívia reivindica um respiro para o Pacífico e isso é um conflito latente neste extenso litoral chileno.
    
Enfim o Chile tomou o Peru, solapou o litoral da Bolívia e os EUA começaram seu proselitismo com mediador do conflito e da paz entre as três nações com a conquista chilena de territórios que ainda fazem a história da nações latino americanas em suas mazelas e sofrimentos. Nestes episódios os EUA começavam sua marcha imperial em substituição à Inglaterra e neste episódio o Chile como uma costa por domínio.