por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 4 de maio de 2011



UMA AUSÊNCIA PRESENTE- por Norma Hauer


São 74 anos sem Noel.
Quem disse isso?
Noel está aqui entre nós; suas músicas são cada vez mais atuais; sua pessoa está em Vila Isabel, está no rádio em seu tempo áureo; está no programa Casé onde ele e Marília Batista competem com a música de "De Babado"...

Estou ouvindo os dois improvisando e fazendo, na hora, anúncio de O Dragão. o patrocinador do Programa Casé. a "fera da Rua Larga".
O Dragão fica em frente à Light ou a Light fica em frente ao Dragão ?

A Lihght continua lá, mas o que aconteceu com o Dragão? Teria regressado a seu país de origem, a China ?

Ouço Noel, acompanho seus improvisos com Marilia, acompanho suas desculpas pela atraso constante, ao Casé. Casé não se aborrece porque ele sabe que Noel é imortal.

É... Noel,é esse o Noel que se tornou conhecido em todo o Brasil, por sua participação no Programa Casé e não por suas noites mal dormidas nos cabarés da Lapa. Estas o levaram ao túmulo; o Programa Casé o levou aos píncaros da Glória.

4 de maio, mais um 4 de maio para "ver" e ouvir Noel, lembrar Noel, sentir Noel... 

Norma

O mauricinho Bin Laden - José do Vale Pinheiro Feitosa


















Se non é vero, é ben trovato. Peguei esta foto no blog do Melo que supostamente é do Daily Telegraph. Uma foto dos anos 60 de uma família saudita no gozo do consumismo britânico é o máximo da ironia destes tempos. Bem que sempre desconfiava: o terrorista mais odiado é aquele que vem das classes altas e médias. Os terroristas "pé-de-chinelo", desdentados, sujos e com olhos esbugalhados metem um medo de inferno, mas a estes se desprezam. O terrorista que é filho da vizinha é a marca de todos os ódios. E qual o motivo?

Simples. Se eu ralo para ter minha TV LED, meu I-phone, meu carrinho com tanta tecnologia que nem sei fixar o nome, como poderei me rebelar contra o sistema? Tenho que agradecer ao Deus mercado e tocar minha vidinha e vem este FDP da vizinha querendo estourar esta ordem feita para eu ralar ter coisas que passo o tempo sonhando e quando as tenho já se encontram na obsolescência.

Mas ainda não expliquei o máximo da ironia. É que na foto, de sueter verde, calça amarela e chapeu se encontra o "poderoso terrorrista Bin Laden". Risonho, entre priminhos e priminhas tendo com centro galvanizador da família um belo cadilac cor de rosa. Foi por este adolescente que um império atacou dois países, gastou trilhões de dólares e se endividou até as cuecas.

Foi este adolescente que foi trucidado numa operação manhosa, cheia de trejeitos, que deixa o mundo todo sem saber se efetivamente anda para a barbárie ou se desistiu da civilização ocidental cristã, o que, aliás, é a mesma coisa.

Uma "neófita" na política ??? - José Nilton Mariano Saraiva

A novidade (imoral e amoral), no tabuleiro político cearense nos dias que correm, são os recorrentes “balões de ensaio” e “notinhas” de rodapé de pagina que começam a proliferar nos jornais da capital, produzidos de forma orquestrada por alguns obedientes e amestrados “colunistas sociais” tupiniquins, lançando o nome de Lívia Sabóia Gomes (filha do Ciro Gomes), como possível candidata à Prefeitura de Fortaleza nas próximas eleições, em 2012 (isso, faltando quase dois anos para o pleito).
Por tratar-se de uma neófita (nunca recebeu um voto sequer na vida), à primeira vista parece tratar-se de uma brincadeira, mas não o é, devido à insistência, à forçação de barra e à teimosia com que o processo é acalentado e gestado. Por isso, tirante à inusitada surpresa, impõe-se, desde já, a pertinente indagação: já não estaria na hora de se acabar com essa “história pra boi dormir” de que, na política, fulano de tal “herdou o DNA” de beltrano, de que, “corre em suas veias o gene político do pai ou da mãe”, ou ainda que, o “peso da hereditariedade” há de funcionar e servir necessariamente de passaporte para que tais espécimes (desprovidos de conteúdo, despreparados e, consequentemente, desempregados), pousem maquiavelicamente de pára-quedas na concorrida arena política, à busca do ganho fácil ??? Em termos de Ceará, por exemplo, o “roçado” (para usar o linguajar do pai da distinta) é por demais produtivo, já que temos aí o Domingos Filho, o Gony Arruda, a Lívia Arruda dentre outros, e, principalmente, toda a família Ferreira Gomes, lá de Sobral.
A verdade, e não é preciso se ser nenhum gênio ou expert político pra constatar isso, no Brasil, de uns tempos pra cá, o exercício da atividade política transformou-se numa acirrada e concorrida disputa pelo almejado “emprego”, rentável e muito bem remunerado: um deputado estadual, federal ou um senador, todos sabem, fatura muito acima de 100 mil reais por mês, fácil, fácil, afora outras mordomias, além da possibilidade de exercício do asqueroso tráfico de influência, em benefício próprio, evidentemente. Certamente que em razão disso, a providência primeira dos espertalhões de discurso fácil, quando ungidos ao poder pelo voto popular, é tratar de acomodar na “política” aqueles familiares que, sem nenhuma vocação ou disposição para o trabalho, não conseguiram adquirir o famoso capital intangível - “bagagem e conhecimento” - suficientes para, por exemplo, obter aprovação em algum concurso público (por emblemático, nos fixemos nos sobralense Ferreira Gomes: afinal, o Cid é engenheiro civil, o Ivo é advogado, a Patrícia, pedagoga, a Lívia, estilista, mas... por um dia sequer já exerceram, ou foram aprovados ou sequer testados, na nobre profissão que escolheram ??? Já colocaram a mão na massa ???).
Onde uma figura apagada como a Patrícia Sabóia (ex-Gomes, ex-vereadora, ex-senadora, ex-candidata à prefeita da capital e atual deputada), arranjaria emprego, público ou privado, que lhe permitisse faturar o que fatura na atividade política (e já há dezenas de anos) simplesmente por escorar-se e ancorar-se no prestígio do marido falastrão ??? Substantiva e pragmaticamente, se analisarmos com critério, parcimônia, seriedade e imparcialidade a sua atuação, qual seria mesmo o produto resultante da relação “custo/benefício” entre a montanha de dinheiro percebido na sua longeva e improfícua atividade parlamentar, e o seu pífio desempenho ???
Ante tal constatação, afigura-se-nos de uma inconsistência a toda prova tentar justificar que o filho de um político necessariamente tenha que militar na política (dentro daquela “lenda” de que “filho de peixe peixinho é”), daí posicionarmo-nos radicalmente contra a que se “presenteie” uma neófita como Lívia Ferreira Gomes (que nunca na vida deu um prego numa barra de sabão) com um “empregaço” desses, simplesmente pro ser filha de quem é.
Portanto, parodiando e homenageando os tais “colunistas sociais”, bola preta, não, bola prestíssima, para aqueles que desfraldam tal bandeira.

sua voz

ouvindo adriana calcanhoto

quando você cantou
sombra e sol de sua voz
invasão dessa sala-cela

sua voz acima do suave
nas entranhas da noite
secando ameaças
mentiras
noite grávida de pedras
para a cara
de quem acorda desarmado
olhos de morango
aguardando esquinas pontiagudas

quando você cantou
havia em sua voz coisas
cuja perda se lamenta
o que perdido é para sempre

sua voz por dentro dos ossos
desses anos de ferrugem
cortando com mel e um pouco mais...


A culpa sempre ocupa
Espaços inquietantes
De perto, olhando com a lupa
Todos somos delirantes!

(Ulisses Germano)



AMOR ÀS VEZES DÁ GAGUEIRA...

Gago apaixonado
Noel Rosa

Mu-mu-mulher, em mim fi-fizeste um estrago
Eu de nervoso estou-tou fi-ficando gago
Não po-posso com a cru-crueldade da saudade
Que que mal-maldade, vi-vivo sem afago

Tem tem pe-pena deste mo-moribundo
Que que já virou va-va-va-va-ga-gabundo
Só só só só por ter so-so-sofri-frido
Tu tu tu tu tu tu tu tu
Tu tens um co-coração fi-fi-fingido

Mu-mu-mulher, em mim fi-fizeste um estrago
Eu de nervoso estou-tou fi-ficando gago
Não po-posso com a cru-crueldade da saudade
Que que mal-maldade, vi-vivo sem afago

Teu teu co-coração me entregaste
De-de-pois-pois de mim tu to-toma-maste
Tu-tua falsi-si-sidade é pro-profunda
Tu tu tu tu tu tu tu tu
Tu vais fi-fi-ficar corcunda!

Por Lupeu Lacerda





Aqui, agora, o agora perde
a importância.
O frio sobra. Sabre.
Frio como se nada mais frio.
Ninguém se conhece.
Todo mundo procura sua cara
no espelho do outro.
O outro se esborracha no chão
pra não parecer.
Não ser.
Nem ser.


Quintais urbanos
casas antigas
gravando vidas

nem procuro saudades...
elas estão cristalizadas
até nos telhados

daqui a pouco , anoitece ...
e eu nem ganhei o dia !

(socorro moreira)

Riacho lácteo- socorro moreira


Riacho lácteo

de seixos, de seios
colo lavanda
balança no leito

pedras limadas
jogadas na beira
Iaras, ninfetas
no rio se ajeitam

no espelho das águas
arrumam os cabelos
com fitas e rosas
esperam Narciso
que tarda, e não chega!

rio navegável
enluarado de loucos
nele se atiram
meus sonhos de moço
esperam o feitiço
da flor do enguiço

rio sereno
águas turmalinas
acolhe o pescado
oferta uma isca
salga com choros
o veio que salta
nos mares bravios.

rio cansado
das águas paradas
reduto esquecido
na orla florida
perfuma o gemido
dos ais afogados
de todos os sonhos
que encontram o destino!


socorro moreira


Noel, João de Barro, Almirante, Alvinho e Henrique Brito.. lá pelos idos de 1929... Único registro em imagem do grande Noel Rosa

Noel Rosa


Noel de Medeiros Rosa (Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937) foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só o samba, mas a história da música popular brasileira.

wikipédia

Herbert Vianna



Herbert Lemos de Sousa Vianna (João Pessoa, 4 de maio de 1961) é o vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro.

UM AMOR, UM LUGAR



O meu amor é teu
O meu desejo é meu
O teu silêncio é um véu
O meu inferno é o céu
Pra quem não sente culpa de nada
E se não for, valeu
E se já for, adeus
O dia amanheceu
Levante as mãos para o céu
E agradeça se um dia encontrar
Um amor, um lugar
Pra sonhar
Pra que a dor possa sempre mostrar
Algo de bom

Eu ainda lembro
O dia em que eu te encontrei
Eu ainda lembro
Como era fácil viver
Ainda lembro

Curtas.Por Liduina Belchior.



Menino adulto

sonhando.

Adulto criança

devaneando.

Adulto idoso

caminhando.

O futuro é a vida - José de Arimatéa dos Santos(texto e foto)

O futuro
É o desenvolvimento sustentável
Todos os biomas preservados
Rios, matas, solo,...
O futuro quer ter também
As riquezas naturais!
Que os nossos representantes em Brasília
Olhem para a vanguarda,
Defesa do nosso meio ambiente
No campo e cidade,
A vida!