por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

 

“SIMILARES E ANÁLOGOS” – José Nílton Mariano Saraiva

O carnaval promovido pela mídia mundial em razão de um já reconhecido “escorregão” verbal do Presidente do Brasil, Lula da Silva, ao referir-se inapropriadamente sobre o Holocausto nazista durante a Segunda Grande Guerra Mundial, comparando-o com o que ocorre em Israel nos dias atuais, bem que poderia ser amenizado ou sequer publicizado à exaustão, como vem sendo, se houvesse um mínimo de análise isenta sobre o que foi dito, em essência, pelo Presidente do Brasil.

Na verdade, Lula da Silva apenas mostrou que o governo israelense adotou numa guerra interna – embora em menor quantitativo, evidentemente – métodos similares ou análogos aos usados pelos nazistas contra os judeus àquela época, só que, agora (muito pior), contra mulheres, crianças, idosos, doentes em hospitais e opositores políticos (a matança, por lá, sem dó nem piedade, tem sido generalizada).

Portanto e substantivamente, não houve qualquer intenção de Lula da Silva em desrespeitar a memória dos judeus trucidados pelos alemães, mas, sim, chamar a atenção do mundo para a similitude do que ocorre agora com os inocentes residentes na Faixa de Gaza.

Afinal, desde a eclosão do conflito, o Presidente brasileiro foi categórico, veemente e incisivo em condenar os “terroristas do Hamas” pela carnificina que promoveram, ao tempo em que clamou pela paz e diálogo para a resolução da pendenga (não cabe, pois, qualquer pedido de desculpas).  

Não tenham dúvidas que muitos dos líderes mundiais atuais pensam como Lula da Silva (em termos de analogia dos métodos adotados, lá e cá), só que não têm coragem de se expor publicamente, como o fez Lula da Silva.  

Ou temos que aceitar passivamente, e sem quaisquer questionamentos, a truculência que vem sendo praticada pelo governo israelense ???

 

******************************************

 

Post Scriptum:  

 

Holocausto nazista, é o nome que se dá para o genocídio cometido pelos nazistas ao longo da Segunda Guerra Mundial e que vitimou aproximadamente seis milhões de pessoas entre judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes físicos e mentais, opositores políticos etc.

 

(Mini) Holocausto israelense é o nome que se dá para o genocídio cometido pelo governo israelense, a partir do final do ano passado e que vitimou milhares de pessoas dentre as quais mulheres, crianças, idosos, doentes em hospitais e opositores políticos.