por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 15 de dezembro de 2012

Troca de e-mails - José do Vale Pinheiro Feitosa


Primeiro envio:

Não tive como adiar o envio sobre o centenário de Seu Luiz. Afinal se trata de uma data.
Bom final de semana.

José do Vale.

Resposta:

A FESTANÇA  CONTINUA POR AQUI.
NÃO É MERA COINCIDÊNCIA SER UM ANO DE SECA “BRABA”. COM CARRO PIPA TRAZENDO ÁGUA POTÁVEL  DO PIAUI PARA  AIUABA E SEUS DISTRITOS. CADA LATA DE 20 LITROS CUSTA R$1,50. POR LÁ  AINDA HÁ UM POUCO DE  ÁGUA NOS AÇUDES, MAS  O GADO  EMAGRECENDO. QUEM PODE, COMPRA RESIDUO PARA AS VACAS, PRINCIPALMENTE PARA AQUELAS DE BEZERRO NOVO. E HAJA ESPERANÇA  EM SANTA LUZIA, NO DIA 13 DE DEZEMBRO, JUSTO NO ANIVERSÁRIO DO VELHO LUA.
QUANDO CHEGARÁS POR AQUI?

ABRAÇOS.

CARMINHA.

Segundo Envio:

Carminha,

A seca continua maior que nossas barragens. Que barram a solução dos nossos problemas históricos com a firmeza de barro frouxo. Agora fica claro que as águas que correm nos grandes rios do Brasil precisam irrigar o semiárido nordestino e os grandes trogloditas espumam apenas pela transposição do São Francisco que afinal parece que estacionou em alguma empreiteira. Mas é preciso trazer água dos grandes rios da Amazônia para que, na falta das nuvens, o sertanejo e suas cidades não se tornem o que é o solo dos rios secos: a rachadura da integridade do fundo do leito.

Prima é comum que alguém no clima de um bom ar condicionado olhe como uma obra de arte as fotos das carcaças do gado morte de fome e sede. Esse alguém que derrete nos trópicos sonhando com a fantasia friorenta dos natais do hemisfério norte, não sabe o que aquelas carcaças significam. Aquele couro furado pelo bico dos urubus, cada osso em processo de tornar-se despojo do solo arruinado do sertão, é a marca da magreza dos sertanejos. Cada osso do gado morto que surge ao sol das máquinas fotográfica dão mais um ponto nas costelas magras do nosso povo.

E tome atraso na escola dos filhos. Os prefeitos cuidam de se lamentarem e não cuidam de abastecer, basta perceber que dez latas de água já levam 2% do salário mínimo. E se a situação permanecer além do dia de Santa Luzia, e o dia de São José passar sem nuvens, a lei da oferta e da procura irá disparar o preço da lata de água. Disparar sobre as costelas magras dos nossos fazendeiros.

Por isso água permanente para os sertões é uma grande revolução no nordeste. E estamos vendo que as barragens não são seguras para o futuro. E precisamos ter consciência que o aquecimento global é uma realidade em curso e isso provocará modificação geral no clima do planeta. Quando seu Luiz cantou os versos de Zé Dantas com a volta da Asa Branca ainda sonhava com o relampejar do norte. Agora precisamos dos canais dos rios do norte e não apenas do São Francisco que vem do sudeste.

Beijos,

José do Vale.     



CRATO - "IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA" - José Nilton Mariano Saraiva

Meses atrás, o Zé Flávio nos deu ciência do atraso no pagamento dos servidores lotados nos órgãos da saúde do município do Crato, assim como se reportou à falta de material/equipamentos básicos nos postos de saúde do município (coincidentemente, o problema aconteceu antes das eleições municipais, levando muita gente a imaginar que o dinheiro faltante teria sido desviado para finalidades outras).
Em resposta, o pessoal da Prefeitura da cidade resolveu transferir a culpa para o Governo Federal, porquanto teria atrasado o repasse de determinadas verbas para o setor.
Pois bem, hoje, com base em informações do Tribunal de Contas dos Municípios, o jornal O POVO (que não circula na cidade), publica matéria onde a prefeitura do CRATO é citada pela prática de “IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA” e onde deverá haver uma “TOMADA DE CONTAS ESPECIAL”  (processo no qual a administração pública exige a restituição de recursos ao patrimônio público ou que os envolvidos apresentem sua defesa).
Aos fatos.  
Detectadas “irregularidades graves” em 14 municípios
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou Tomadas de Contas Especial em 14 das 39 prefeituras cearenses que foram fiscalizadas depois do período eleitoral deste ano. Conforme O POVO já havia antecipado na edição de ontem, irregularidades foram constatadas em todos os 39 municípios e a análise do que foi constatado nas visitas dos inspetores continua.
Por isso, o resultado é apenas parcial e a Tomada de Contas Especial deverá ser direcionada também a outros municípios nas próximas semanas. “Há improbidade administrativa e crime em todos os 39 e acho que em todos (a Tomada de Contas Especial) vai ser determinada”, afirma o promotor Eloílson Landim, do Ministério Público (MP-CE)
O balanço da Operação Antidesmonte foi divulgado em coletiva na manhã de ontem, na sede do TCM. Os relatórios do tribunal são repassados à Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap). A análise desses relatórios nos próximos dias poderá culminar no bloqueio de contas ou afastamento de gestores, a exemplo do que já ocorreu em outros municípios.
“Agora, cabe ao Ministério Público, através dos promotores das respectivas comarcas, agilizarem as ações de improbidade administrativa e, à Procap, atuar no campo criminal”, afirma o promotor Luis Alcântara. Segundo ele, certamente as investigações em curso no momento resultarão em operações do MP em várias cidades, durante 2013, a exemplo do que vem ocorrendo este ano. “Nosso trabalho está apenas iniciando e irá ter continuidade durante os próximos quatro anos”, complementa o procurador Maurício Carneiro.
Embora a situação verificada no fim deste ano seja melhor frente ao que ocorreu em outros períodos de fim de gestão, a procuradora de contas do TCM, Leilyanne Feitosa, aponta que houve também um “refinamento” das práticas irregulares. “(Os gestores) pensaram o que pra eles deve ter sido forma brilhante de desviar o dinheiro, só que nós também temos mentes brilhantes do lado de cá”, advertiu, acrescentando que “muita gente” será atingida ao fim das investigações.
Municípios onde foi determinada Tomada de Contas Especial:
Acopiara /Antonina do Norte / Barroquinha / Baturité / Coreaú / Crato / Granja / Ibiapina / Icó / Itaitinga / Pacajus / Santa Quitéria / Uruburetama / Uruoca
Saiba mais
Tomada de Contas Especial é processo no qual a administração pública exige a restituição de recursos ao patrimônio público ou que os envolvidos apresentem sua defesa.
Em conseqüência da ação do TCM e do MP, a Justiça já determinou o afastamento de alguns gestores. O primeiro a ser afastado como resultado da Operação Antidesmonte foi o prefeito de Granja, Hélio Fontenele Magalhães, acusado de improbidade administrativa. Também foi afastado o prefeito de Uruburetama, Giuvan Nunes (PPS), e suas secretárias de Educação e Ação Social.
O presidente do TCM, Manoel Veras, frisou que, apesar das irregularidades constadas, o cenário atual é bastante diferente (para melhor) se comparado aos últimos pleitos. Segundo ele, isso se deve ao trabalho de prevenção e fiscalização do TCM, em parceria com o MP e a Justiça.

Tiros em Newtowm Atingem o Alvo do Teu Futuro - José do Vale Pinheiro Feitosa


Logo que a notícia de mais um atirador massacrando estudantes nos Estados Unidos da América veio para a mídia internacional, emissoras de televisão brasileiras passaram a fazer transmissão direta com aquele país. A Globo News entrevistou um brasileiro que mora na vizinha cidade do massacre e ele traçou um perfil do morador daquele distrito de Connecticut. O perfil da cidadezinha Newtown onde o massacre ocorreu: é uma cidade pacata, ocupada por pessoas de alta classe média que trabalha em Nova York. Gente muito educada. As crianças são educadíssimas, muito respeitosas e preparadas.

E foi esse perfil que gerou um jovem que matou a mãe, matou 20 crianças entre 5 e 10 anos e mais outros adultos. Temos três coisas a considerar: a) como esta patologia bio-psicossocial surge; b) qual a causa desse massacre tomar as dimensões que toma; c) como isso funciona na psicologia social humana, especialmente no EUA.

Apesar dos estudos que analisam padrões do surgimento desses assassinos que geralmente vão ao ato do suicídio a verdade é que do ponto de vista do seu controle, incluindo detecção precoce, tratamento e ajuste à sociedade, ainda deixa muito a desejar. Pelo menos é o que notícias como essa levam à conclusão.

Mas isso tem um viés central: muito da percepção vem da tragédia pela extensão dos massacres. E não estamos apenas falando em controle de indivíduos com esses padrões. Não estamos porque uma causa central da extensão do problema é a arma de fogo. Basta comparar com casos ocorridos na China que parecem semelhantes em comportamento patológico, mas a extensão é mínima quando a arma do ataque no máximo é uma faca.

O EUA tem praticamente uma arma para cada cidadão. Isso é uma sociedade que possui uma máquina de morte para cada um e por consequência, todos estão armados contra todos. É uma ilusão que iremos proteger a vida quando as lanças apontam para o peito de todos. Vamos é produzir mais mortes do que se não existisse todo esse arsenal.

A evidência é tanta que comparando estados que têm algum controle no porte de arma, existem menos assassinatos por tais armas do que aqueles que tão têm controle nenhum. E a situação americana se eleva ao padrão político: o filme “Tiros em Columbine” do diretor Michael Moore expõe claramente o lobby das armas nos EUA e de modo patético para minha geração, expôs o papel negativo do ator de cinema Charlton Heston.      

E como tudo funciona na psicologia social da humanidade e em especial dos americanos? Antes, basta não esquecer o episódio de Realengo aqui no Rio de Janeiro quando um jovem de 24 anos matou onze estudantes. O que fica de efeito é o terror em estado bruto. Enquanto os carros bombas e os assassinatos seletivos geram ação política e revolta para um discurso político, esse que aconteceu ontem leva ao terror sem ação. Ele essencialmente transforma o ser humano em bicho do ser humano.

O mais dramático é revelar a compulsão de final dos tempos: jovens matando crianças na primeira infância. Quando as crianças são aniquiladas não existe mais futuro. É equivalente à sensação de fim de mundo. É desesperançador. E tudo toma ares de impotência quando um dos políticos mais importantes da atual civilização, Barack Obama chora frente à rede mundial de comunicação demonstrando sua total fragilidade humana.

Mas é engano. A fragilidade é a contradição com os lucros da indústria de armas de fogo. Se for impossível detectar todos aqueles com compulsão de morte, é possível lhes tirar o poder de massacrar em grande número. Ou não é por isso que basicamente apoiamos o controle das bombas atômicas?

Por Socorro Moreira





Carrossel da vida
Tempo passando em tela
Com nuances nunca vistas
Esse giro que me traz de volta
Fundo musical inesquecível

Presenças novas e antigas
Tenham paciência comigo
Passei da idade
Não vivo desatinos

Chegaram com as chuvas
Corrente fria na barriga
Fiquei sem prumo pra colher os versos
Na terra , bandeja
Cachos de emoções oferecidas

A vida é milagre sem mágicas
Sons soltos no éter
Unem-se em falas
Escrevo complexos de vida

Nova canção
Olhar maduro sobre o já vivido
Olhar infantil
No presente, arrisco...
Umas esperanças sem esperas
No porvir se ligam

Éramos loucos
Salgados de mar
Bocas molhadas de desejo
Mesmo assim
Deixávamos passar
O carro, o comboio
E o mês de dezembro

Segurei convites descentes
A indecência estava na recusa
Na vitalidade de abraçar
Sonhos impossíveis

Imantados
Sinto a flecha , destino ferido
Enfim, Eros voltou...
De asas curadas
Sem Psique, sem Afrodite