por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011


inspiração
é chumbo,

trocado
não dói.

 por Nicodemos

Desejos de fim de ano - por rosa guerrera


Chegamos finalmente ao ultimo mês do ano .E na verdade , parece que foi ontem que brindamos o Natal de 2010. É curioso como o tempo voa a medida que a gente vai envelhecendo.É como se já conhecessemos um por um os efeitos de cada sentimento dentro de nós .
Sinceramente , o que tenho a dizer do ano que se finda ? .Foi ingrato ? Foi . Levou consigo muita gente que eu amava e que hoje trago pra sempre no coração.Tive alegrias ? Também as tive . Conheci pessoas maravilhosas , vivi momentos de ternura , recebi abraços sinceros , dividi sorrisos , enfim : um eterno continuar nos passos da própria vida.

Refletindo direitinho , aceitemos ou não a gente vive num constante circulo vicioso , onde perdas e ganhos , vão fazendo parte do nosso dia a dia . Se por vezes mergulhamos em saudades , rapidamente entendemos que ( como costumo sempre dizer ) a “ fila anda” e temos que continuar nessa fila que a qualquer momento pode ser partida , ou ainda ter o seu prolongamento por muito mais tempo.
Caminhar pela cidade nessa época é um verdadeiro “round’. Vitrines de grandes magazines e praças com vendas a varejo aumentam o comercio com enfeites e presentes de natal. Tudo igualzinho a todos os outros meses de dezembro.
Mas algo muito mais importante eu sei que existe dentro do coração de todos nós quando o Natal se aproxima ..
É aquele desejo que sejam diminuídos os relatos de violência contra as mulheres , que infelizmente este ano atingiu o numero de 58.510 casos , que o Brasil não ocupe mais o terceiro lugar em casos de pedofilia , e que o índice de atropelamentos não chegue ao numero de 50 mil pessoas , vítimas durante este ano.
Que a nossa Justiça seja mais justa, e as nossas Leis sejam modificadas para o progresso do nosso país .
Se tudo isto acontecer , e a impunidade realmente for destruída , tenho certeza absoluta que em dezembro de 2012 , todos nós estaremos brindando no Natal a vitória da paz e o verdadeiro significado da palavra Fraternidade .
por socorro moreira

Mensagem para Normando Rodrigues - meu amigo invisível ! -Por Socorro Moreira

Desenho de Normando

Eu sinto falta daquele moço.
Não é falta solitária...
É solidária!
(Comigo também sentem
muitos outros...)
Chega sempre por um fio invisível
num gestual decifrável
Hoje, ontem...
Às vezes ele chega vestido de Elmano.
Noutras como Nicodemos...

Nos sonhos dos nossos encontros,
Somos felizes!

Histórias de Patativa do Assaré - por Joaquim Pinheiro



01 – Dr. Francisco Valdemiro Nascimento, odontólogo, irmão do conhecido jornalista Antº Vicelmo, “mancava” numa rua do Crato, com uma perna engessada em conseqüência de um jogo de futebol, parou para cumprimentar seu grande amigo Patativa do Assaré, perdeu o equilíbrio e, para não cair, apoiou-se no ombro do grande poeta. No mesmo momento ouviu a seguinte quadra: Nessa vida já caipora nesse mundo desgraçado um aleijado se escora no ombro d'outro aleijado.

02 – Quando completou 80 anos, Patativa foi homenageado em Fortaleza. Dia de agenda cheia, terminou com sessão solene em auditório. Após o evento, o poeta cercado por admiradores, respondendo inúmeras perguntas, se deparou com um chato que disparou a fazer perguntas, sem deixar ninguém mais falar. O pior é que passou a provocá-lo com questões irrelevantes, fora do contexto, chegando ao cúmulo de perguntar se, aos 80 anos, ainda tinha tesão para fazer sexo. Em cima da bucha, como se diz, o poeta respondeu: “Tenho tesão sim, mas estou cansado, vá dar a outro.

”Obs: A primeira história foi contada pelo próprio Dr. Valdemiro. Quanto a 2º, ouvi de terceiros, e não consegui confirmá-la.
Joaquim Pinheiro

Quebrando o relógio do tempo - por Socorro Moreira


Tarde, Dezembro!
Não chegue, Natal...
Mas essas referências são insubmissas
- Como são fracos, os meus apelos ao tempo...!

Ah, mas lembrei que quero logo um janeiro
Quero que o tempo faça cambalhotas, e me divirta
Quero anoitecer e amanhecer
Sem o sono e as despedidas na madrugada
Quero as manhãs compridas, preguiçosas
As tardes claras e ventiladas

Quero que o relógio corra, e pare
em bons pensamentos .
Quero que chegue a fogueira de junho
E que julho seja um companheiro
Não, não quero apressar a vida
Quero degustá-la como se ela  fosse
a primeira lambida num pirulito.
Quanto tempo ainda terei para trocar tanto olhar?
Quero o teu carinho em mim, até nunca mais findar.

Reflexão - por Socorro Moreira



O artista diz:
Enchi a tua casa de poesia e canções
Cantei o mar, suas praias...
E ajudei com encantamentos
O saber amar

O homem precisa entender o caos
(Reflexo de si mesmo)
E nele achar as soluções
Que harmonizam e equilibram

Hilda Hilst


CANÇÃO V

Quando Beatriz e Caiana te perguntarem, Dionísio
Se me amas, podes dizer que não.
Pouco me importa ser nada à tua volta, sombra, coisa esgarçada
No entendimento de tua mãe e irmã.

A mim me importa,
Dionísio, o que dizes deitado, ao meu ouvido
E o que tu dizes nem pode ser cantado
Porque é palavra de luta e despudor.

E no meu verso se faria injúria
E no meu quarto se faz verbo de amor


Hilda Hilst

MOSTRA CARIRI EM NITEROI - RIO DE JANEIRO - COMPARTILHANDO - ULISSES GERMANO


 



O Natal – por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Desde a segunda quinzena de novembro que a cidade de Fortaleza está repleta de luzes, com muitas propagandas. O comércio usa todos os artifícios para atrair o consumidor, a fim de que este gaste seu décimo terceiro salário em compras. É bom presentear as pessoas nessa época, pois demonstramos amor àqueles que nos são caros. No sistema capitalista em que vivemos, poucas pessoas acumulam riquezas, gerando exclusão social. É importante que lembremos também dessas vítimas das injustiças, partilhando também do nosso alimento. O ideal seria que todos os brasileiros tivessem o direito a uma vida digna, durante o ano todo. Entretanto, podemos fazer a nossa pequena parte, pondo em prática a virtude da caridade para com os mais necessitados. Caridade é amor e foi para pregar o amor, a fraternidade, a paz e a justiça que Deus, na sua infinita bondade, mandou o seu Filho Jesus Cristo, para salvação da humanidade.

O milagre da multiplicação dos pães, que é o milagre da partilha é narrado pelos quatro Evangelistas. Nele Jesus nos mostra que havendo partilha, os alimentos serão suficientes para todos e ainda sobrará. O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus, 14,13-21, relata o seguinte: “Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu, e foi de barca para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões ficaram sabendo disso, saíram das cidades, e o seguiram a pé. Ao sair da barca, Jesus viu grande multidão. Teve compaixão deles, e curou os que estavam doentes. Ao entardecer, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto, e a hora já vai adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar alguma coisa para comer.” Mas Jesus lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Vocês é que têm de lhes dar de comer.” Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes.” Jesus disse: “tragam isso aqui.” Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Depois pegou os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães, e os deu aos discípulos; os discípulos distribuíram às multidões. Todos comeram, ficaram satisfeitos, e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. O número dos que comeram era mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.” Jesus, com o milagre da partilha dos pães e dos peixes, quis nos mostrar que essa proposta era para construção de uma nova sociedade, fundamentada na partilha igualitária dos bens da vida, que Deus nos deu. Jesus continua fiel à missão de reunir e servir ao seu povo, principalmente a multidões de sofredores. Com essa atitude, Jesus está realizando os sinais de uma nova maneira de viver e de anunciar o Reino de Deus.

Refletindo esse Evangelho da multiplicação dos pães, chegaremos à conclusão, que nós, seguidores de Jesus não deveremos ficar insensíveis nesse Natal, nem no restante do ano, para os mais necessitados. Assim como Jesus, vamos servir ao nosso irmão carente.

O sentido do Natal foi desvirtuado. Demonstrar o nosso amor na troca de presentes, no espírito voltado para os mais pobres, é muito bom. No entanto, ultimamente a festa natalina foi se afastando do que é mais importante, a nossa preparação para a vinda de Jesus, o nosso Salvador. O Natal é a festa de aniversário de Jesus. Como é nosso costume presentear os aniversariantes, devemos dar a Jesus nosso compromisso de mudança de vida e adesão ao seu projeto. Festas, luzes, compras, encontros com os amigos, nada disso deve ofuscar o verdadeiro sentido do Natal.

Estamos vivendo o advento que é tempo de preparação, de alegria, de expectativa para a chegada de Jesus Cristo. É um momento propício ao arrependimento e a promoção da fraternidade e da paz. O verdadeiro cristão aproveita esse tempo para avaliar o que construiu de bom e de ruim durante o ano e, procurar colocar-se diante de si mesmo e de Deus, assumindo o compromisso de trabalhar não só pelo sucesso material, mas também pelo crescimento espiritual.

O ideal é que todos, cristãos e não cristãos irmanados na mesma fé em Deus, de mãos dadas e de coração aberto ao amor, pratiquemos a fraternidade.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de felicidades e paz é o que eu desejo a todos os leitores.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo